Questões de Concursos Prefeitura de armação de Buzios RJ

Resolva questões de Prefeitura de armação de Buzios RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

31Q324648 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Em relação à organização curricular da educação básica, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q607233 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Em relação às regras da tabela de Cutter, idealizada pelo bibliotecário norte-americano Ammi Cuttter (1837-1903), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q478487 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo alguns autores , interações medicamentosas são “ações recíprocas dos componentes ativos dos medicamentos”. Os efeitos resultantes podem ser benéficos, quando melhoram a eficácia terapêutica, por exemplo, ou prejudiciais quando aumentam acentuadamente os efeitos farmacológicos dos princípios ativos ou estes se antagonizam a ponto de anular. Assinale abaixo o exemplo de interação medicamentosa grave e seus correspondentes efeitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q365636 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Assinale a alternativa que contenha os conceitos corretos sobre sístole e diástole.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q325607 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. De acordo com o Art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/96), os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudosemcaráter regular. Os exames a que se refere esse artigo serão realizados no nível de conclusão do Ensino Fundamental e no Nível de conclusão do Ensino Médio, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q319640 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

“Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais.” Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q321741 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo o educador, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

 O segundo período de desenvolvimento considerado por Piaget é o período pre-operatório , que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anosemmédia. Este período é marcado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q795106 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período – a cosmologia – é definido como um tipo de saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q324481 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.

Vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicasemdois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. Nessa Pedagogia, a atividade de ensinar é centrada no(na):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.