Início

Questões de Concursos Prefeitura de armação de Buzios RJ

Resolva questões de Prefeitura de armação de Buzios RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q485881 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

The word REQUIREMENTS (second paragraph) is an example of a(n) _________ in the English language in relation to Portuguese and should be a part of a programme of reading strategies for Brazilian students.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q485730 | Inglês, Gramática, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Choose the option which provides the word classes of the following words from the text: STRUCTURED, THROUGH, LEARNING ( f i rst paragraph) , respectively:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q419684 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Advogado, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Assinale a alternativa correta acerca da consignação empagamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q324834 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Ao fazer a crítica ao regime feudal e aos costumes da aristocracia, Jean-Jacques Rousseau preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais. Da mesma forma que, na esfera política, o cidadão elabora as leis da sociedade democrática, também a educação busca a espontaneidade original, a fim de que o homem seja dono de si mesmo. Rosseau não dá muito valor ao conhecimento transmitido e quer que a criança aprenda a pensar, não como um processo que vem de fora para dentro, ao contrário, como desenvolvimento interno e natural. Segundo o filósofo Rosseau, a educação primeira deve, portanto, ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q321585 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O ciclo incorpora a concepção da formação global do sujeito, partindo do pressuposto da diversidade e dos ritmos diferenciados no processo educativo, criando espaços de experiências variadas para dar oportunidade de construção da autonomia e da produção de conhecimentos sobre a realidade. O ciclo para a escola plural é um tempo contínuo que se identifica com o tempo de formação do próprio desenvolvimento humano: infância, puberdade e adolescência. Os elementos a serem considerados pelo professor são, entre outros, a fase do desenvolvimento humano do aluno e suas características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q328208 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

AEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q320865 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Para os alunos impedidos de frequentar regularmente as aulas, por motivo de doença, poderão ser ofertados estudos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q800866 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Analise as afirmativas abaixo sobre a unidade musculotendínea e assinale a alternativa correta.

I. A distensão muscular é causada pelo alongamento excessivo do músculo ou pela contração forçada contra uma sobrecarga.

 II. As câimbras acontecem pela perda excessiva de água, sódio, potássio, magnésio e cálcio.

III. Não é encontrada inflamação na tendinose, somente degeneração no tendão.

IV. A compressão traumática do tecido mole que resulta em sangramento nos tecidos circundantes é chamado de contusão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q625080 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Na orientação a objetos, a transferência de propriedades estruturais e os comportamentos de uma classe para as suas subclasses, estão relacionados com o conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q361569 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os seus níveis, tem a obrigação de garantir a atenção integral à saúde, que inclua a assistência à concepção e à contracepção, num contexto de respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos. Diante desse fato, é consideradoummétodo de barreira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q794719 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Em sua Crítica da razão pura , Kant propõe uma teoria do conhecimento que é denominada de filosofia transcendental. NÃO está de acordo com as ideias defendidas na obra a afirmativa de que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q606878 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Uma biblioteca acessível é um espaço que permite a presença e proveito de todos, com instalações adequadas às diferentes necessidades físicas, antropométricas e sensoriais da população. De acordo com a NBR 9050 da ABNT, o percentual do total de terminais de consultas por meio de computadores e acesso à Internet que deve estar acessível a pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.) e pessoas com mobilidade reduzidas (P.M.R.) deve ser de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q324787 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação se associa à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola. Para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social. Dos padrões listados a seguir, assinale o que NÃO é previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q326837 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Assis (1994) [ apud Pascoal (2008)] apresenta a importância do papel do Orientador Educacional como corresponsável pela aprendizagem dos alunos. Apresenta o papel do Orientador Educacional numa dimensão bastante ampla e fala também da escola como lócus privilegiado de participação. Questiona a formação profissional, mostrando que há necessidade do domínio de conteúdos essenciais a uma nova atuação. Questiona, ainda, as práticas docentes envolvendo os aspectos didático-pedagógicos, tais como metodologia, avaliação, relação professor-aluno, objetivos, conteúdos e revela a necessidade de que os docentes conheçam e reflitam sobre o real significado da existência da escola e sua função:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q326647 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Os conteúdos de cada tema foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q472342 | Educação Física, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A Educação Física convencional recebe forte influência da Pedagogia Tradicional. Por esta razão, quando trabalha o corpo, faz isso de maneira fragmentada e não o percebe além de seus limites:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q385360 | Biologia, Genética, Biólogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Conforme Junqueira (2005) admite-se, atualmente, que alterações gênicas são responsáveis por, aproximadamente, 5% das doenças conhecidas. Além de alterações gênicas por mutações localizadas na sequencia do DNA, também podem ocorrer deleções ou acréscimos em cromossomos inteiros (defeitos cromossômicos). Como exemplo, podemos citar o cromossomo sexual, onde o defeito é a ausência ou deleção de um dos dois cromossomos X. Nesse caso a doença causada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q472443 | Educação Física, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

As vivências corporais devem se apropriar da diversidade cultural, ética, física e de gênero como elemento enriquecedor das relações escolares e da vida social que se quer democrática. O direito à Educação, como requisito básico para a cidadania democrática, traduz-se na defesa incondicional da escola para todos. Desta forma, a Educação Física irá contribuir para a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q471974 | Educação Física, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O esporte nacional é um aparelho que tem sido utilizado para consolidação do consenso liberal. De tempo em tempo, surgem propostas que influenciam a Educação Física escolar, nas quais encontramos princípios que fecundam o pensamento burguês, tais como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.