Início

Questões de Concursos Receita Federal

Resolva questões de Receita Federal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q165432 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não se pode afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q160866 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Assistente Técnico Administrativo, Receita Federal, ESAF

No que se refere ao fato gerador, dispõe o Código Tributário Nacional que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q163440 | Direito Penal, Crimes contra a organização do trabalho, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Paulo, dirigente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo, constrange Márcia, metalúrgica não filiada, a participar do sindicato dos metalúrgicos, ameaçando-a de ser demitida caso não se associe imediatamente. Tal ameaça foi presenciada por policial que se encontrava casualmente ao lado de Márcia. À luz do Código Penal, julgue os itens abaixo assinalando o correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q166302 | Direito Tributário, Solidariedade e Responsabilidade Tributária, Auditor Fiscal, Receita Federal, ESAF

A lei tributária pode atribuir responsabilidade solidária

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q168361 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Auditor Fiscal, Receita Federal, ESAF

Assinale entre o seguinte rol de entidades de cooperação com o Poder Público, não-integrantes do rol de entidades descentralizadas, aquela que pode resultar de extinção de entidade integrante da Administração Pública Indireta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q167884 | Economia, Setor Público, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Considere as seguintes informações extraídas de um sistema de contas nacionais, em unidades monetárias:
Poupança privada: 300
Investimento privado: 200
Poupança externa: 100
Investimento público: 300

Com base nessas informações, pode-se considerar que a poupança do governo foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q165900 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre Jurisdição Aduaneira e Controle Aduaneiro de Veículos, é correto afrmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q165411 | Direito Constitucional, Funções Essenciais à Justiça, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre o Ministério Público, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q167059 | Direito Constitucional, Medida Provisória, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre o processo legislativo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q163748 | Direito Tributário, Limitações Constitucionais Poder Tributar, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre o entendimento do STF acerca da vedação da utilização, por parte da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, dos tributos com efeitos de confsco, pode-se afrmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q168936 | Direito Tributário, Limitações Constitucionais Poder Tributar, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A Constituição da República veda a cobrança de tributos no mesmo exercício fi nanceiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Trata-se do princípio da anterioridade tributária, que, contudo, encontra na própria Constituição algumas exceções. Assinale, a seguir, a modalidade tributária em que só pode ser exigido o tributo no exercício seguinte ao de sua instituição ou majoração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q167337 | Direito Tributário, Disposições gerais, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre o lançamento, com base no Código Tributário Nacional, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q166345 | Direito Administrativo, Organização da administração pública, Auditor Fiscal, Receita Federal, ESAF

Assinale, entre as seguintes definições, aquela que pode ser considerada correta como a de órgão público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q168684 | Português, Coesão e coerência, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Texto associado.
O governo tem incluído, nos diversos pacotes de estímulo ao consumo, o abatimento de impostos, de fato um dos mais pesados componentes do chamado custo Brasil. É o reconhecimento implícito de que a carga tributária, em tendência de alta desde o início do Plano Real, em 1994, funciona hoje como importante obstáculo à retomada de fôlego da economia – praticamente estagnada no primeiro trimestre. Em todo setor que se analise há sempre o mesmo problema de excesso de impostos.

(Hora de ampla desoneração tributária. Editorial, O Globo, 05/06/2012. http.://arquivoetc.blogspot.com.br/2012/06/hora-de-ampla-desoneracao-tributaria,html)
Assinale o resumo que retoma com fidelidade todas as principais ideias do texto acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q168489 | Direito Administrativo, Tribunais de Contas, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Ex-presidente de uma autarquia sofre tomada de contas especial determinada pelo Tribunal de Contas da União – TCU em razão de apuração de denúncia recebida naquele Tribunal.

A autarquia instaurou a tomada de contas especial com a finalidade de quantificar o montante de recursos gastos com o fretamento de aeronaves (taxi aéreo) pelo seu ex- presidente.

Tal procedimento resultou na apuração de despesas relativas a 59 (cinquenta e nove) voos no período de sua gestão desde sua posse até a data em que foi afastado do cargo.

A comissão condutora da tomada de contas especial, não obstante as considerações do interessado, concluiu pela ausência de motivação para a contratação dos voos realizados.

A referida comissão ressaltou também que encontrou reportagens de jornais da época do fato, todas juntadas aos autos, noticiando que o então presidente da autarquia, por ter pretensão de ocupar cargo político, acompanhava o governante do Estado onde a autarquia era sediada em viagens e auxiliava outros governantes em suas respectivas plataformas políticas, com a utilização da autarquia que presidia como “trampolim político”.

Endossando o entendimento da comissão de tomada de contas especial, o TCU considerou que o ex-presidente da referida autarquia praticou ato antieconômico e julgou pela irregularidade de suas contas, aplicando-lhe multa.

Considerando o caso concreto acima narrado e a jurisprudência do TCU acerca do seu papel no exercício do controle da administração pública, avalie as questões a seguir, assinalando falso (F) ou verdadeiro (V) para cada uma delas, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A motivação para a instauração da tomada de contas especial foi indevida, porquanto invadiu o mérito administrativo, na medida em que compete ao administrador a escolha do meio de transporte que melhor lhe aprouver.

( ) Quando se examina o interesse público sob a ótica da economicidade, a partir de parâmetros e metas de eficiência, eficácia e efetividade e tendo presente o princípio da razoabilidade, devem ser identificadas as situações em que os administradores públicos tenham adotado soluções absurdamente antieconômicas. Caso seja possível identificar, a partir da razoabilidade essas soluções, a conclusão é a de que elas são ilegítimas.

( ) Não é da competência do TCU, invocando os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, manifestar-se sobre o mérito administrativo, posto que teria sido tomado na órbita da discricionariedade a que a lei reserva ao administrador público.

( ) A análise da discricionariedade administrativa mostra- se viável para a verificação da sua regularidade em relação às causas, aos motivos e à finalidade que ensejam os dispêndios de recursos públicos, devendo o gestor público observar os critérios da proporcionalidade e da razoabilidade no exercício de suas funções administrativas.

( ) O controle da economicidade envolve questão de mérito para verificar se o órgão procedeu, na aplicação da despesa pública, de modo mais econômico, atendendo, por exemplo, a uma adequada relação custo-benefício.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q165167 | Direito Constitucional, Conselho Nacional de Justiça, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre o Conselho Nacional de Justiça, é correto afrmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q162895 | Direito Tributário, Tributos Conceito, Assistente Técnico Administrativo, Receita Federal, ESAF

A obrigação tributária principal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q165047 | Contabilidade Geral, Apuração e destinação do resultado do exercício, Auditor Fiscal, Receita Federal, ESAF

Com relação aos dividendos distribuídos por suas investidas, a Cia. Firmamento, quando da apuração de seu resultado do exercício de 2002, deve dar o seguinte tratamento contábil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q167909 | Direito Empresarial e Comercial, Títulos de crédito, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A respeito da nota promissória, do cheque e da duplicata, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q167765 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A empresa Captação S.A. emitiu debêntures para financiamento de uma nova usina de açúcar. Foram realizados gastos com advogados, consultores e bancos de investimento, no processo de estruturação da emissão e colocação no mercado dos papéis. Fundamentado nas novas normas contábeis brasileiras, referidos gastos devem ser registrados como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.