Questões de Concursos: SAAE de Itabira MG

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: SAAE de Itabira MG. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q711276 | Eletrônica, Técnico em Eletrônica, SAAE de Itabira MG, FUNDEP, 2019

Texto associado.

Analise o quadro a seguir em que se resume as características de um dispositivo utilizado nos circuitos de comando.


• Operação simples.

• Geralmente de baixo custo.

• Deve ser trocado após a atuação.

• Sem a capacidade de realizar manobras.

• Sem capacidade de operação repetitiva.

• Característica tempo-corrente não ajustável.

• Apresenta uma faixa de atuação tempo X corrente.

• Constitui proteção contra corrente de curto-circuito.

 

Essas características referem-se ao: 

22 Q708111 | Informática, Técnico em Eletrônica, SAAE de Itabira MG, FUNDEP, 2019

Analise as afirmativas a seguir sobre o Microsoft Windows 10.


I. O painel de controle é usado para alterar as configurações do Windows.

II. A Central de Segurança do Windows Defender oferece um conjunto robusto de recursos de segurança que mantêm o dispositivo seguro.

III. O menu Iniciar tem várias opções de personalização, sendo uma delas remover ou editar um bloco fixado.


Estão corretas as afirmativas

23 Q700162 | Direito Ambiental, Advogado, SAAE de Itabira MG, Gestão de Concursos, 2019

Para o estabelecimento de áreas verdes urbanas, o poder público municipal contará com os seguintes instrumentos dispostos na legislação ambiental, exceto:

24 Q704641 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Advogado, SAAE de Itabira MG, Gestão de Concursos, 2019

Sobre licitações, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. 
( ) A Administração Pública exigirá da contratada, nos editais de licitação para contratação de serviços, que um percentual mínimo de sua mão de obra seja oriundo ou egresso do sistema prisional, com a finalidade de ressocialização do reeducando, na forma estabelecida em regulamento. 
( ) Na fase de julgamento, a Administração deve verificar a regularidade do procedimento elaborado, observando se ele preencheu os requisitos legais e do edital, além de verificar a conveniência da licitação, constituindo uma ratificação dos atos anteriores e declarando o vencedor ao final. 
( ) A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura. 
( ) No procedimento da concorrência, antes do início da fase externa, deve ser realizada a audiência pública sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a cem vezes o limite mínimo previsto para a concorrência. 
Assinale a sequência correta. 

25 Q701658 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Advogado, SAAE de Itabira MG, Gestão de Concursos, 2019

A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, elenca de forma exemplificativa algumas hipóteses de inexigibilidade de licitação, decorrentes da ausência de pressupostos que justifiquem a sua realização. São hipóteses de inexigibilidade, exceto:

26 Q700723 | Direito do Trabalho, Advogado, SAAE de Itabira MG, Gestão de Concursos, 2019

Quanto à duração do trabalho prevista na Consolidação das Leis do Trabalho e os períodos de descanso ali disciplinados, assinale a alternativa correta. 

27 Q708026 | Eletrônica, Técnico em Eletrônica, SAAE de Itabira MG, FUNDEP, 2019

Texto associado.

Analise o quadro a seguir em que se resume as características de um sensor de pressão.


• Alta precisão de medida.

• Baixo custo.

• Excelente resposta dinâmica.

• Excelente linearidade.

• Facilidade de instalação.

• Pode ser utilizado imerso em água ou em atmosfera de gás corrosivo.

• Possibilidade de efetuar medidas a distância.


Essas características referem-se ao seguinte dispositivo:

28 Q704364 | Direito do Trabalho, Advogado, SAAE de Itabira MG, Gestão de Concursos, 2019

A respeito da jornada de trabalho disciplinada nos artigos 58 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho, com suas recentes alterações, é correto afirmar: 

29 Q711096 | Informática, Técnico em Eletrônica, SAAE de Itabira MG, FUNDEP, 2019

Analise as afirmativas a seguir, conforme o cert.br, sobre os cuidados que se deve ter ao manipular arquivos recebidos via e-mail.


I. Deve-se desabilitar no programa leitor de e-mails, a autoexecução de arquivos anexados.

II. Duvidar de mensagens recebidas, a não ser que o endereço seja conhecido e registrado em seu catálogo de endereços.

III. Deve-se ter cautela ao clicar em links, independentemente da maneira como foram recebidos.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

30 Q709189 | Português, Compreensão e Interpretação de Textos, Técnico em Eletrônica, SAAE de Itabira MG, FUNDEP, 2019

Texto associado.

                                      O crime de Brumadinho

                O rompimento de mais uma barragem, em Minas Gerais,

                      não é a repetição de uma tragédia, nem de um

                       erro da Vale, terceira maior empresa do país.

                                     É a reincidência de um crime


Reza o ditado popular algo assim: “Ou se aprende no amor ou se aprende na dor”. Mas o Brasil parece não aprender de jeito algum. E quem é “o Brasil”? Neste caso, as autoridades que exercem cargos públicos, os políticos, a Justiça que não pune como deveria. Embora com distintas responsabilidades, há uma cadeia de (ir)responsáveis. O rompimento de mais uma barragem, em Minas Gerais, não é a repetição de uma tragédia, nem de um erro da Vale, terceira maior empresa do país. É a reincidência de um crime; na verdade, de vários crimes. Omissão, ambição, ganância, descaso com a natureza, falta de fiscalização. O preço é a vida humana, sempre em risco.

Nove mortos e mais de três centenas de desaparecidos (enquanto escrevo). Famílias devastadas. Uma comunidade em choque, levada por um mar de lama. Sequelas permanentes para o ecossistema. A comoção diante das cenas de resgate e da dimensão da lama é real, mas passa e, depois, nada acontece. Nada de multas pagas, nada de indenizações, nada de prisões, nada de ajuda real para quem foi afetado. É assim com os atingidos por desastres ambientais, por balas perdidas, por quedas de avião, por incêndio em boate e por aí vai... Impunidade é mais causa do que consequência, pode apostar.

O caso de Mariana só não foi esquecido por quem foi atingido e por quem tenta até hoje fazer justiça à comunidade e reparar os danos ao meio ambiente. O país seguiu sem pagar essa conta, apostando no “esquecimento” a eterna válvula de escape. Depois de Mariana, o que foi feito para evitar novos rompimentos? Quais medidas protetivas foram tomadas para salvaguardar a população e o meio ambiente? Você sabe responder a essa pergunta? Eu não.

Para alguém aprender, é preciso ensinar. O Brasil não aprende porque poucos estão dispostos a educar. Educação exige limite, disciplina, lei, autoridade, seriedade, desprendimento de si próprio para focar no bem comum. Enquanto um cargo público, sobretudo o eletivo, for visto como uma mina de dinheiro e um balcão de negócios, não haverá aprendizado.

Não foi a chuva nem a ira de Deus. Não foram as pessoas que ali trabalham ou que moram em Brumadinho. Se houve negligência, houve culpados, tanto quanto vítimas. O Estado precisa assumir sua responsabilidade, já que a ele compete outorgar, liberar, conceder, fiscalizar. Basta cumprir seu papel. Estamos esperando.

Disponível em:<https://tinyurl.com/yyy8zmd2> . Acesso em: 11 fev. 2019 (Adaptação).

O título do texto (“O crime de Brumadinho”), ao se referir ao acontecido como ‘crime’, apresenta ao leitor o posicionamento do autor acerca do rompimento da barragem da mineradora Vale na cidade de Brumadinho.

Isto pode ser percebido porque


🖨️ Baixar o PDF
Compartilhe esta página!
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.