Início

Questões de Concursos SABESP

Resolva questões de SABESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q685506 | Português, Interpretação de Textos, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Como vamos lidar com robôs em casa, na educação e no trabalho?
    A combinação entre a imaginação dos escritores de ficção e a tendência a aceitar desafios dos cientistas costuma gerar revoluções nas nossas vidas. Assim também foi com o surgimento dos robôs. O nome foi usado pela primeira vez em uma peça teatral da década de 1920 para designar um ciborgue ficcional que tinha como principal tarefa servir à humanidade. 
  Desde então, passamos a ver robôs em todos os lugares: nas indústrias, montando ou soldando peças; nos atendimentos telefônicos; e até nos comandos de voz que damos aos assistentes digitais dos nossos smartphones. No entanto, nem todas essas automações são exatamente robôs. “Para se tornar um robô é preciso ser físico, como um carro autônomo ou um robô de operação industrial”, frisa Flavio Tonidandel, professor do Centro Universitário FEI e pesquisador de robótica e inteligência artificial (IA). Além de ter um corpo físico, outro pré-requisito é mover-se de forma autônoma, semiautônoma ou controlada a distância, bem como ser capaz de interagir com o ambiente.
   “Existe uma grande confusão entre os conceitos de robôs e de inteligência artificial”, afirma Tonidandel. Simplificando bastante, o professor explica que a IA seria o equivalente ao cérebro do robô, capaz de dar a ele potencial de tomada de decisão, raciocínio, aprendizagem e reconhecimento de padrões. 
  O desenvolvimento interdependente entre as tecnologias de IA e robótica trouxe uma nova geração de robôs, capazes de interagir com os humanos para executar tarefas, transitar pelos mesmos lugares que as pessoas e atuar como assistentes nas tarefas do dia a dia. É a chamada robótica de serviços, que promete levar robôs para dentro de casas, empresas, hospitais e até escolas. 
  Conviver com esses seres autônomos e com tendência a nos servir, contudo, traz novas questões. A que regras eles estarão sujeitos? O que poderão (ou não) fazer? Como fica o mercado de trabalho com a robotização de serviços que hoje ainda são feitos pelos humanos? São perguntas bem difíceis de responder, mas que fazem parte da próxima fronteira para a evolução da robótica.
(Adaptado de: LAFLOUFA, Jacqueline. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. 30/05/2019) 
Considerando-se que um robô deve ter um corpo físico, entre outros requisitos, conforme explicado no texto, um exemplo preciso de robô é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q249636 | Edificações, Técnico de Sistemas de Saneamento Edificações, SABESP, FCC

Os tubos de uma rede de esgoto são dimensionados para trabalhar com escoamento por gravidade. O entupimento total localizado na parte mais baixa dessa rede pode provocar na tubulação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q113533 | Português, Analista de Gestão Contabilidade, SABESP, FCC

Texto associado.

2015_09_11_55f3099504628.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Nenhum fator isolado nessa coleção poderia tê-los derrubado tão severamente...

A transposição da frase acima para a voz passiva terá como resultado a forma verbal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q684037 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Um coquetel do produto foi encontrado na água de uma em cada quatro cidades do Brasil entre 2014 e 2017. As empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 tipos que são obrigados por lei a testar. Desses, 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas.
(Disponível em: de https://www.cartacapital.com.br. Adaptado)
O texto acima faz referência à contaminação da água pelo excesso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q112210 | Administração Pública, Contratos Administrativos, Analista de Gestão Administração, SABESP, FCC

A propósito dos contratos administrativos e seus prazos de vigência, considere:

I. a realização de licitação é princípio que norteia a formalização de contratos pela Administração pública, sendo dispensada, no entanto, diante dos casos de contratação emergencial por prazo igual ou inferior a 12 (doze) meses, prorrogáveis por igual período, uma única vez.
II. os contratos de prestação de serviços contínuos excepcionam a regra geral de vigência dos contratos administrativos, esta que está vinculada à duração dos créditos orçamentários a eles relativos.
III. os contratos administrativos pertinentes à área de informática devem ter sua vigência adstrita a um exercício orçamentário, vedada prorrogação, garantindo que a Administração pública conseguirá capturar, a cada licitação, as inovações técnicas do segmento.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q171095 | Biologia, Biólogo, SABESP, FCC

O nitrogênio pode ser encontrado nas águas na forma de nitrogênio orgânico, amoniacal, nitrito e nitrato. Abaixo estão representadas

as principais relações entre a matéria orgânica disponível à decomposição e o ciclo do nitrogênio.

Entrada de dejetos (matéria orgânica) ? Nitrogênio amoniacal ? Nitrito ? Nitrato

Em uma amostra de água de um dado ponto em um rio foram encontrados os seguintes resultados, com predominância das formas

reduzidas de nitrogênio:

Nitrogênio amoniacal = 10 mg/L

Nitritos = 7 mg/L

Nitratos = 4 mg/L

A partir destes resultados, é correto afirmar que o foco poluidor, como entrada de dejetos, encontra-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q111245 | Português, Analista de Gestão Administração, SABESP, FCC

Texto associado.

2015_09_11_55f3099504628.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

 

Sem prejuízo para a correção e a lógica, uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois de

I. mostra, na frase Um estudo publicado recentemente mostra que a civilização maia... (1° parágrafo)
II. abandonada, na frase No final do século IX a área foi abandonada e os motivos que levaram ao seu colapso ainda são questionados e debatidos pelos pesquisadores. (5° parágrafo)
III. Scarbourough, na frase Para Scarborough é muito difícil dizer o que de fato aconteceu. (5° parágrafo)

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q49537 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atendente, SABESP, FCC

Em junho de 2013, com as galerias tomadas, a Câmara [dos Deputados em Brasília] derrubou, por 430 votos a 9, a proposta de Emenda Constitucional chamada de PEC 37. A votação e, em especial o placar, foi uma clara res- posta à pressão das ruas ao Congresso. A PEC 37 era uma das matérias em tramitação da Casa mais atacadas pelas recentes manifestações nas ruas do País. 

(Disponível em: < http://www.estadao.com.br/noticias/na- cional,apos-pressao-popular-pec-37-e-derrubada-no-con- gresso,,0.htm.>) 

A proposta de Emenda Constitucional - PEC 37 pretendia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q170499 | Biologia, Biólogo, SABESP, FCC

São consideradas como situações que podem causar degradação das áreas de mananciais de abastecimento público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q249620 | Edificações, Técnico de Sistemas de Saneamento Edificações, SABESP, FCC

É necessária a execução de ancoragem de uma rede de distribuição de água que se utiliza de tubulação de grande diâmetro, onde sofre variação na sua direção, para resistir ao esforço

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q113270 | Português, Analista de Gestão Contabilidade, SABESP, FCC

Texto associado.

2015_09_11_55f3099504628.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente foi realizada de modo INCORRETO em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q251085 | Meio Ambiente, Técnico de Sistemas de Saneamento Hidráulica, SABESP, FCC

A ciência que mede e analisa as características físicas e químicas da água, incluindo métodos, técnicas e instrumentação, utilizados em hidrologia, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q249881 | Edificações, Técnico de Sistemas de Saneamento Edificações, SABESP, FCC

Nos projetos de instalações de redes de esgoto a utilização de fechamento hídrico (sifão), tem a função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q250672 | Edificações, Técnico de Sistemas de Saneamento Edificações, SABESP, FCC

Para análise de uma proposta de aluguel de equipamentos de escavação, dois dos fatores a serem considerados são: o custo da máquina e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q249670 | Edificações, Técnico de Sistemas de Saneamento Edificações, SABESP, FCC

Para executar um assentamento de tubos na cota -2 m em um terreno de solo arenoso e com nível de lençol freático na cota -1 m, o tipo de escoramento mais indicado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q250486 | Português, Pronomes, Técnico de Sistemas de Saneamento Hidráulica, SABESP, FCC

Texto associado.

 

Atenção: Para responder às questões de números 8 a 12,

considere o texto abaixo.

"O amor acaba", disse Paulo Mendes Campos, em sua

crônica mais bonita; só não disse o que fica no lugar. É na esperança,

talvez, de entender essa estranha melancolia, esse vazio

preenchido por boas lembranças e algumas cicatrizes, que a

encontro a cada ano ou dois. Marcamos um almoço num dia de

semana. Falamos do passado, mas não muito. Falamos do presente,

mas não muito. Há uma vontade genuína de se aproximar

e o tácito reconhecimento dessa impossibilidade.

Dois velhos amigos, quando se reveem, voltam no ato

para o território comum de sua amizade. Reconstroem o pátio

da escola, o prédio em que moraram ? e o adentram. Para antigos

amantes, no entanto, é impossível restabelecer o elo, o elo

morreu com o amor, era o amor. O que sobra é feito um cômodo

dentro da gente, cheio de objetos valiosos, porém trancado.

Sentimos saudades do que está ali dentro, mas não podemos

nem queremos entrar. Como disse um grego que viveu e amou

há 2.500 anos: não somos mais aquelas pessoas nem é mais o

mesmo aquele rio.

Uma vez vi um filme em que alguém declarava: "Se duas

pessoas que um dia se amaram não puderem ser amigas, então

o mundo é um lugar muito triste". O mundo é um lugar triste,

mas não porque antigos amantes não podem ser amigos: sim

porque o passado não pode ser recuperado.

(Adaptado de: PRATA, Antonio. Folha de S.Paulo,

20/02/2013)

 

Reconstroem o pátio da escola - entender essa estranha melancolia - restabelecer o elo

Fazendo-se as alterações necessárias, os segmentos grifados acima foram corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q215205 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, SABESP, FCC

Em um motor ciclo OTTO, o ponto máximo que o pistão alcança, ao subir dentro do cilindro, é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q692832 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Para responder às questões de números 1 a 8, leia a notícia a seguir, publicada em 15 de março de 2019. 
Estudantes vão às ruas em protesto global contra mudança climática 
        Milhares de estudantes saíram às ruas nesta sexta-feira (15) para protestar por medidas efetivas no combate às mudanças climáticas. 
        O movimento “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo futuro) ganhou força com Greta Thunberg, que uma vez por semana falta às aulas, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o aquecimento global. Nesta sexta, não foi diferente. Greta protestou diante do Parlamento na capital do país, cercada por 30 manifestantes. Ao todo, nesta sexta, estão previstos 2 mil eventos em 123 países - no Brasil, 20 cidades têm protestos agendados. 
        “Não sou a origem do movimento. Já existia. Precisava apenas de uma faísca para acender. Vivemos uma crise existencial ignorada durante décadas. Se não agirmos agora, será muito tarde”, disse Thunberg. 
        Desde o ano passado, Greta já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, em dezembro, e no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro. Nesta quinta (14), ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três políticos noruegueses por sua atuação na agenda ambiental. 
(Adaptado de: OLIVEIRA, Elida. Portal G1, 15.03.2019. Disponível em: https://g1.globo.com) 
Conforme o texto, o movimento “Fridays For Future” tem o propósito de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q684750 | Português, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

A frase escrita em conformidade com a concordância e a regência da norma-padrão da língua é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q111335 | Contabilidade Geral, Analista de Gestão Contabilidade, SABESP, FCC

A partir da análise das demonstrações financeiras da empresa Clorágua S.A. foram obtidos os seguintes indicadores: ? Participação de capitais de terceiros sobre os recursos totais = 65%. ? Composição do endividamento = 40%. ? Índice de Liquidez Corrente = 1,30. Sabendo-se que o ativo total da empresa é igual a R$ 2.000.000, o seu ativo circulante, em reais, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.