Início

Questões de Concursos SAD MT

Resolva questões de SAD MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q350446 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Técnico, SAD MT, NCE

Segundo SANTOS, algumas iniciativas devem ser tomadas para manter sob controle o grau de deterioração dos documentos eletrônicos. O controle da temperatura e umidade relativa do ar são fatores primários para reduzir as taxas de deterioração desses suportes especiais. Assim, apontamos abaixo os fatores que, associados aos fatores primários, contribuem para deterioração total dos documentos eletrônicos. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q332216 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Uma professora resolveu aproveitar o envolvimento dos alunos com a organização de uma festa junina para trabalhar alguns conteúdos matemáticos, propondo a eles algumas situaçõesproblema. Entre as tarefas que os alunos teriam de realizar, estava a confecção de bandeirinhas para enfeitar as barracas. Os alunos da 7.ª série receberam como tarefa confeccionar 270 bandeirinhas de papel nas cores azul, amarela, vermelha e verde. Cada folha utilizada permitia confeccionar 2 bandeirinhas e, para cada bandeirinha verde, os alunos deveriam confeccionar 2 azuis, 3 amarelas e 4 vermelhas.

Na situação apresentada acima, o número mínimo de folhas de papel de cor vermelha necessário para a confecção das bandeirinhas dessa cor é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q593075 | Química, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O ácido nítrico concentrado comercial tem densidade de 1,4 g/cm3 e 69% em massa. Considerando que M(HNO3) = 63 g/mol, marque, entre as opções a seguir, aquela que apresenta o volume de ácido nítrico concentrado comercial que, se diluído para 1 L, geraria uma solução de ácido nítrico com concentração mais próxima de 2 mol/L.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q388827 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Reproduziu-se em Mato Grosso o quadro de turbulência que, não raro, assinalou a trajetória da Primeira República (1889-1930) no Brasil. Choques entre facções das elites, tentativas de golpes e pretensas revoluções e intervenção do poder central marcaram esse período. Em meio a uma dessas crises, uma solução típica da política brasileira — a conciliação — foi buscada para apaziguar o Estado: em plena Primeira Guerra Mundial, um membro do clero católico foi escolhido para presidir Mato Grosso. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q326974 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A necessidade de se abordar transversalmente o tema saúde, permeando todas as áreas componentes do currículo escolar, decorre da constatação de que a mera transmissão de informações acerca do funcionamento do corpo, das características das doenças e dos hábitos de higiene, ainda que importantes, não garantem o desenvolvimento de atitudes de vida saudável. Entre as opções abaixo, assinale a que não reflete atitude de um educador comprometido com a promoção da saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q542171 | Probabilidade e Estatística, Média, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Para ser aprovado em um concurso, o candidato precisa, inicialmente, ser aprovado na primeira fase, que consta de duas provas, A e B, valendo 100 pontos cada uma. O candidato precisa obter um mínimo de 50 pontos em cada uma delas para não ser desclassificado. Considerando que a prova A tem peso 2 e a prova B tem peso 3, somente os candidatos não-desclassificados na primeira fase e que obtiverem média ponderada maior ou igual a 70 pontos na primeira fase irão para a segunda fase do concurso. Pedro, Paulo, João e Miguel fizeram as provas, e acreditam que irão para a segunda fase, pois obtiveram as seguintes pontuações:

Pedro: 60 pontos na prova A e 82 pontos na prova B;

Paulo: 80 pontos na prova A e 59 pontos na prova B;

João: 49 pontos na prova A e 91 pontos na prova B;

Miguel: 71 pontos em cada uma das provas.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, para a segunda fase do concurso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q388028 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção em que se identifica o principal fato decorrente da descoberta do ouro em Mato Grosso, na primeira metade do século XVIII.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q591293 | Química, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos modelos atômicos e dos estudos que contribuíram para a construção desses modelos, julgue os itens a seguir.

I O modelo de Dalton teve como referência as experiências que esse cientista realizou em laboratório.

II De acordo com Dalton, os átomos são partículas individuais e indestrutíveis. Os átomos de elementos químicos idênticos apresentam o mesmo número atômico e as mesmas propriedades. Átomos de diferentes elementos químicos são diferentes em número atômico e em propriedades. As substâncias são formadas pela combinação de diferentes átomos.

III A partir de resultados experimentais, Thomson estabeleceu um modelo de átomo como uma esfera de carga negativa, na qual estariam incrustados os prótons, de carga positiva.

IV A partir de suas experiências, Rutherford concluiu que o átomo possui duas regiões. A região central, ou núcleo, é formada por partículas positivas chamadas prótons e por partículas sem cargas denominadas nêutrons. Os nêutrons proporcionam estabilidade ao núcleo. A outra região é a eletrosfera, constituída por partículas carregadas negativamente, os elétrons.

V Bohr aperfeiçoou o modelo de Rutherford. Para Bohr, os elétrons estão em estados estacionários de energia que correspondem a órbitas ao redor do núcleo. Para um elétron passar de um nível de energia a outro, ele precisa receber ou perder energia.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q593697 | Química, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Cu (s) + HNO3 (aq) ? Cu(NO3)2 (aq) + NO (g) + H2O (l)

Em relação à reação não-balanceada representada acima, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q323645 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Em cada item a seguir é apresentada uma ação pedagógica. Julgue se a ação pedagógica apresentada favorece as práticas de escrita.

I Reconhecer a capacidade de escrita das crianças e dar legitimidade às escritas iniciais.

II Desenvolver atividades que promovam escritas significativas para as crianças.

III Promover atividades que permitam diversidade de estratégias na resolução de problemas.

IV Desenvolver atividades que permitam à criança reler o texto produzido para possível reestruturação e para ampliação da compreensão acerca do processo de escrita.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q355671 | Contabilidade Geral, Restos a Pagar, Técnico, SAD MT, NCE

Analise os dados abaixo:

Despesa Fixada - R$ 500
Despesa Empenhada - R$ 500
Despesa Liquidada - R$ 350
Despesa Paga - R$ 120

O valor de Restos a Pagar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q327350 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com relação à escola como espaço de produção cultural infantil, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q795103 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A respeito da Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q325347 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

É característica da avaliação

I controlar a disciplina dos alunos.

II possibilitar a revisão do plano de ensino.

III ajudar a desenvolver capacidades e habilidades nos alunos.

IV refletir os valores e expectativas do professor em relação aos alunos.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q388355 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No Brasil, historicamente, não são esporádicas manifestações do tipo "salve-se quem puder", "levar vantagem em tudo" ou "você sabe com quem está falando?". Ainda que a lei possa estar assentada sobre princípios eticamente inquestionáveis e moralmente justos, a prática cotidiana nem sempre a respeita. Nesse sentido, sob o ponto de vista ético, uma escola comprometida com a formação de alunos conscientes de sua historicidade e do valor insubstituível da dignidade humana estará atenta ao seguinte fundamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q325269 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao desenvolvimento da autonomia nas crianças, assinale a opção correta, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q332487 | Matemática, Progressões, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Em algumas experiências com animais, é importante que as idades deles sejam conhecidas tão exatamente quanto possível. Além disso, tanto quanto for possível, essas experiências devem ser feitas com animais de diferentes idades.

A partir dessas informações, considere que, em determinada experiência, diversos animais tenham sido escolhidos de modo que as suas idades formassem uma progressão geométrica. Sabendo-se que o animal mais jovem escolhido para a experiência tinha 2 semanas de vida e o quinto animal mais jovem tinha 162 semanas de vida, é correto concluir que a razão da progressão geométrica formada pelas idades dos animais escolhidos para a experiência é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q632091 | Informática, Tipos, Técnico, SAD MT, NCE

A melhor definição para o KDE seria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q324195 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O respeito ao patrimônio público e à comunidade educativa fazem parte da ação esperada dos funcionários da educação.

 Na afirmação acima, o termo "público" designa a qualidade daquilo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.