Início

Questões de Concursos SAD MT

Resolva questões de SAD MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q812358 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei n.º 9.394/1996, julgue os itens que se seguem, quanto às funções dos sistemas de ensino.

I Assegurar gratuidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), viabilizando acesso e permanência do trabalhador na escola mediante ações integradas e complementares.

II Criar curso de curta duração para certificar jovens e adultos que não tiveram acesso à educação formal em idade escolar.

III Estabelecer parceria com instituições privadas a fim de financiar os cursos de EJA aos mais necessitados.

IV Reconhecer e aferir conhecimentos e habilidades adquiridas pelos educandos da EJA, por meios informais, mediante exames de qualificação.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q388953 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Um dos problemas ainda hoje verificados na condução da temática indígena, na escola, é o de que os avanços da pesquisa histórica e antropológica nem sempre são incorporados pelos livros didáticos, razão pela qual tendem a prevalecer, em sala de aula, formulações esquemáticas e reducionistas em relação aos povos indígenas. Para se superar o problema, seria conveniente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q387764 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Considerando o processo de ensino da arte em que o aluno deve se expressar tanto pelo desenho como pela linguagem falada e escrita, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q480995 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No quadro de evolução do pensamento geográfico, não faltam conhecimentos que encontram aplicação no contexto escolar do ensino da Geografia. Nesse sentido, um dos objetivos do ensino escolar de Geografia é fazer que o aluno se torne capaz de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q472292 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta de acordo com as idéias apresentadas pela tendência pedagógica crítico-superadora.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q387955 | História, Mato Grosso MT, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Como em outras províncias, também em Mato Grosso ocorreram, nos primeiros anos pós-independência do Brasil, violentos embates entre brasileiros e portugueses. Conhecido como a "noite de São Bartolomeu mato-grossense", a 30 de maio de 1834 irrompeu vigoroso movimento armado em Cuiabá, quando populares exigiram a retirada dos portugueses. Esse episódio é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q389661 | História, Teoria em História, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

As relações de poder entre nações, estados, povos e culturas sempre marcaram a trajetória das sociedades ao longo da história. Relativamente a esse tema, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q381731 | Biologia, Taxonomia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Considere as características morfofisiológicas a seguir.

I Animais simples com tecidos parcialmente diferenciados, sem órgãos internos e que se reproduzem sexuada ou assexuadamente conforme as condições ambientais.

II São os primeiros animais na escala evolutiva com sistema nervoso e cavidade digestiva; vivem isolados ou em colônias; habitam o meio aquático.

As características acima apresentadas nos itens I e II referem-se, respectivamente, aos organismos pertencentes aos filos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q472118 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Considerando os fundamentos da abordagem desenvolvimentista da educação física, assinale a opção correta acerca do processo de aprendizagem e aquisição de habilidades motoras básicas e específicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q482401 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados ao conceito geopolítico do espaço não incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q379123 | Biologia, Genética, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A partenogênese é um processo de reprodução que ocorre naturalmente em vegetais, invertebrados e até mesmo em alguns vertebrados. Acerca desse processo de reprodução, julgue os itens abaixo.

I A partenogênese é um processo de reprodução que, diferentemente das demais características dos seres vivos, é indispensável para a conservação do indivíduo, mas não da espécie.

II A capacidade de realizar partenogênese permite a reprodução a partir de uma fêmea viva isolada em uma ilha deserta.

III Do ponto de vista evolutivo, a reprodução por partenogênese aumenta a probabilidade de uma espécie sobreviver às modificações do meio ambiente.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q349685 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Técnico, SAD MT, NCE

O arquivista de uma importante empresa estatal inicia o processo de reclassificação de documentos por assunto, sem ter em conta a proveniência e a classificação original dos documentos. Chamado a expor sobre suas últimas tarefas frente ao arquivo, o arquivista explanou sobre seu trabalho, justificando que, para reclassificar os conjuntos documentais, estava adotando o princípio de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q481642 | Geografia, Economia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O processo de globalização tem conduzido a uma grande interdependência nas relações internacionais, sendo que ainda outro processo marca a atualidade: a regionalização. Quanto ao desenvolvimento desses processos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q324986 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

As escolas de educação infantil devem servir de apoio às crianças e a suas famílias. Nesse sentido, tais instituições necessitam

I respeitar os vários tipos de estrutura familiar.

II possibilitar o convívio com as diferenças culturais, acolhendo as diferentes manifestações e expressões de cultura.

III demonstrar a riqueza das diferenças culturais apenas por meio de comemorações festivas em datas específicas.

IV compreender as tradições familiares, por meio do apoio às demandas e necessidades das crianças.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q381396 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que expressa algumas características morfofuncionais dos anelídeos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q544488 | Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com relação à combustão que ocorre durante o processo de queima de uma vela (mistura de hidrocarbonetos), assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q388386 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No Brasil, entre fins do período regencial e princípios do Segundo Império, o ensino da história estava voltado para a formação da nacionalidade brasileira, da própria identidade do Brasil. No século XX, durante a Era Vargas, essa tendência é retomada e aprofundada. No transcurso do regime militar, iniciado em 1964, ao lado do estudo da geografia, o estudo da história

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q794551 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Considerando as seguintes premissas: "Se Pedro não ama ao próximo que ele vê, ele não ama a Deus que ele não vê; Ora, Pedro ama a Deus que ele não vê", assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q642648 | Informática, Arquitetura de redes, Técnico, SAD MT, NCE

Um protocolo de rede utilizado para realizar roteamento dinâmico em redes TCP/IP é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q794616 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A respeito do conceito de ideologia, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.