Início Questões de Concursos SAD MT Resolva questões de SAD MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SAD MT Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 141Q812358 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPECom base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei n.º 9.394/1996, julgue os itens que se seguem, quanto às funções dos sistemas de ensino. I Assegurar gratuidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), viabilizando acesso e permanência do trabalhador na escola mediante ações integradas e complementares. II Criar curso de curta duração para certificar jovens e adultos que não tiveram acesso à educação formal em idade escolar. III Estabelecer parceria com instituições privadas a fim de financiar os cursos de EJA aos mais necessitados. IV Reconhecer e aferir conhecimentos e habilidades adquiridas pelos educandos da EJA, por meios informais, mediante exames de qualificação. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1 ✂️ b) 2 ✂️ c) 3 ✂️ d) 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 142Q388953 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEUm dos problemas ainda hoje verificados na condução da temática indígena, na escola, é o de que os avanços da pesquisa histórica e antropológica nem sempre são incorporados pelos livros didáticos, razão pela qual tendem a prevalecer, em sala de aula, formulações esquemáticas e reducionistas em relação aos povos indígenas. Para se superar o problema, seria conveniente ✂️ a) abandonar a noção genérica e homogênea de índio, concepção que ignora a diversidade que sempre existiu entre os numerosos grupos indígenas. ✂️ b) fixar o estudo dos índios no passado, centrando-se sua participação nos séculos iniciais da colonização portuguesa. ✂️ c) compreender que as culturas indígenas estão paralisadas no tempo, imunes a acontecimentos e a situações que as transformem. ✂️ d) fazer uso da intensa documentação escrita produzida pelos povos indígenas antes e depois da chegada dos portugueses ao Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 143Q387764 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsiderando o processo de ensino da arte em que o aluno deve se expressar tanto pelo desenho como pela linguagem falada e escrita, assinale a opção correta. ✂️ a) O aluno da educação infantil, ao finalizar o desenho, deve entregá-lo ao professor para que o mesmo possa corrigir e assim possibilitar uma representação mais fiel do objeto desenhado. ✂️ b) O professor não deve interferir nos desenhos que estiverem desproporcionais, pois o aluno deve aprender a comparar as grandezas para que ele próprio possa se corrigir nos próximos trabalhos. ✂️ c) O professor deve dar inteira liberdade ao aluno em suas manifestações artísticas, para que a sua capacidade de criar e desenvolver possa ser melhor conhecida. ✂️ d) A cópia feita como decalque é essencial para o melhor aprendizado dos desenhos espontâneos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 144Q480995 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPENo quadro de evolução do pensamento geográfico, não faltam conhecimentos que encontram aplicação no contexto escolar do ensino da Geografia. Nesse sentido, um dos objetivos do ensino escolar de Geografia é fazer que o aluno se torne capaz de ✂️ a) memorizar os atributos naturais e socioeconômicos de cada país no mundo. ✂️ b) concluir que a construção do espaço geográfico é resultado da maior ou da menor intensidade de exploração da base de recursos naturais de cada país, de tal modo que as regiões mais desenvolvidas do mundo são aquelas mais efetivamente exploradas em suas potencialidades. ✂️ c) reconhecer o papel das tecnologias de comunicação e de informação no desenvolvimento do mundo atual. ✂️ d) inferir que, de acordo com o pensamento atual, a Geografia trabalha com a noção de escala global, visto que a globalização, isto é, o desenvolvimento das redes mundiais de produção, anulou os processos de escala local, pertinentes às análises do passado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 145Q472292 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta de acordo com as idéias apresentadas pela tendência pedagógica crítico-superadora. ✂️ a) As aulas de educação física devem articular o conteúdo específico da cultura corporal com os grandes problemas sociopolíticos da atualidade, como relações sociais de trabalho, distribuição de renda, saúde pública etc., desenvolvendo nos alunos uma leitura crítica da realidade brasileira. ✂️ b) Para a tendência crítico-superadora, as aulas de educação física devem ser realizadas no turno contrário ao que o aluno estuda, e a escola deve dispor de um espaço físico e adequado para a prática esportiva. ✂️ c) Por assumir uma postura crítica diante da "sociedade de consumo", o ensino da educação física não deve ter um sentido lúdico, que instigue nos alunos o exercício da criatividade do trabalho e do lazer. ✂️ d) Na seleção dos temas da cultura corporal a serem abordados nas aulas de educação física, o professor deve dar uma atenção especial às modalidades esportivas já institucionalizadas e difundidas na sociedade moderna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 146Q387955 | História, Mato Grosso MT, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPEComo em outras províncias, também em Mato Grosso ocorreram, nos primeiros anos pós-independência do Brasil, violentos embates entre brasileiros e portugueses. Conhecido como a "noite de São Bartolomeu mato-grossense", a 30 de maio de 1834 irrompeu vigoroso movimento armado em Cuiabá, quando populares exigiram a retirada dos portugueses. Esse episódio é denominado ✂️ a) A Rusga. ✂️ b) Insurreição Cuiabana. ✂️ c) Inconfidência Mato-Grossense. ✂️ d) A Guaíra. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 147Q389661 | História, Teoria em História, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAs relações de poder entre nações, estados, povos e culturas sempre marcaram a trajetória das sociedades ao longo da história. Relativamente a esse tema, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Na Antiguidade Clássica, Roma dominou a bacia do Mediterrâneo a partir da conquista da Itália e da vitória sobre Cartago nas guerras púnicas. ✂️ b) Na Europa feudal, o símbolo de poder estava identificado, acima de tudo, com a propriedade da terra e com o domínio sobre as pessoas que nela viviam. ✂️ c) Com o advento do capitalismo, a abolição gradativa das classes sociais tornou a sociedade menos hierarquizada e mais igualitária. ✂️ d) A colonização da América pelos europeus representou, entre outros aspectos, a imposição de um modelo externo de organização da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 148Q381731 | Biologia, Taxonomia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsidere as características morfofisiológicas a seguir. I Animais simples com tecidos parcialmente diferenciados, sem órgãos internos e que se reproduzem sexuada ou assexuadamente conforme as condições ambientais. II São os primeiros animais na escala evolutiva com sistema nervoso e cavidade digestiva; vivem isolados ou em colônias; habitam o meio aquático. As características acima apresentadas nos itens I e II referem-se, respectivamente, aos organismos pertencentes aos filos ✂️ a) porífero e cnidário. ✂️ b) cnidário e platelminto. ✂️ c) porífero e anelídeo. ✂️ d) porífero e platelminto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 149Q472118 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsiderando os fundamentos da abordagem desenvolvimentista da educação física, assinale a opção correta acerca do processo de aprendizagem e aquisição de habilidades motoras básicas e específicas. ✂️ a) O conceito de período crítico da aprendizagem refere-se à prontidão maturacional, quando o aluno reúne as condições mínimas para aprender determinadas habilidades. Segundo esse conceito, antes desse período, qualquer tentativa resulta em pouca ou nenhuma aprendizagem, da mesma forma que após esse período, a aprendizagem passa a ser muito mais difícil e até mesmo impossível. ✂️ b) Até os 7 anos de idade, o desenvolvimento motor da criança caracteriza-se pela aquisição de habilidades básicas, como andar, correr, saltar, arremessar, receber etc. As aulas de educação física devem, portanto, ser organizadas em torno de atividades que estimulem a interação entre esses padrões fundamentais para se formarem estruturas mais complexas. ✂️ c) A partir do 3.º e 4.º ciclos do ensino fundamental (5.ª a 8.ª séries), de acordo com o princípio hierárquico do desenvolvimento das habilidades motoras (do simples para o complexo), as aulas de educação física devem estimular ao máximo a diversificação das habilidades básicas, sem se preocupar com o ensino das habilidades específicas. ✂️ d) A crítica ao conceito de especialização precoce, indica que é contra indicado se superestimular a criança, em qualquer fase do desenvolvimento motor, para que ela realize qualquer tipo de habilidade motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 150Q482401 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEOs temas relacionados ao conceito geopolítico do espaço não incluem ✂️ a) os conflitos pela disputa do controle de recursos naturais, como, por exemplo, o petróleo. ✂️ b) a possessão de áreas geográficas estratégicas, como, por exemplo, o Canal do Panamá. ✂️ c) as lutas ligadas à hegemonia ideológica, étnica ou nacionalista. ✂️ d) a conquista ou expansão de territórios, pois o estabelecimento de fronteiras geográficas entre estados nacionais está obsoleto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 151Q379123 | Biologia, Genética, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEA partenogênese é um processo de reprodução que ocorre naturalmente em vegetais, invertebrados e até mesmo em alguns vertebrados. Acerca desse processo de reprodução, julgue os itens abaixo. I A partenogênese é um processo de reprodução que, diferentemente das demais características dos seres vivos, é indispensável para a conservação do indivíduo, mas não da espécie. II A capacidade de realizar partenogênese permite a reprodução a partir de uma fêmea viva isolada em uma ilha deserta. III Do ponto de vista evolutivo, a reprodução por partenogênese aumenta a probabilidade de uma espécie sobreviver às modificações do meio ambiente. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 0 ✂️ b) 1 ✂️ c) 2 ✂️ d) 3 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 152Q349685 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Técnico, SAD MT, NCEO arquivista de uma importante empresa estatal inicia o processo de reclassificação de documentos por assunto, sem ter em conta a proveniência e a classificação original dos documentos. Chamado a expor sobre suas últimas tarefas frente ao arquivo, o arquivista explanou sobre seu trabalho, justificando que, para reclassificar os conjuntos documentais, estava adotando o princípio de: ✂️ a) prevalência; ✂️ b) precedência; ✂️ c) proveniência; ✂️ d) procedência; ✂️ e) pertinência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 153Q481642 | Geografia, Economia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEO processo de globalização tem conduzido a uma grande interdependência nas relações internacionais, sendo que ainda outro processo marca a atualidade: a regionalização. Quanto ao desenvolvimento desses processos, assinale a opção correta. ✂️ a) A regionalização é um processo antagônico ao da globalização, pois, com a constituição de blocos econômicos, fica impossibilitado o estabelecimento de fluxos mundiais de capitais, mercadorias e pessoas. ✂️ b) Na geração dos complexos econômicos regionais, são reconhecidos diferentes tipos de blocos, como, por exemplo, a união aduaneira. ✂️ c) Com a globalização dos fluxos comerciais e do movimento dos capitais, as barreiras comerciais antes existentes se diluíram, uma vez que dificultavam o comércio entre os países. ✂️ d) As relações econômicas dos membros do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) são restritas aos países que constituem o continente sul-americano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 154Q324986 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAs escolas de educação infantil devem servir de apoio às crianças e a suas famílias. Nesse sentido, tais instituições necessitam I respeitar os vários tipos de estrutura familiar. II possibilitar o convívio com as diferenças culturais, acolhendo as diferentes manifestações e expressões de cultura. III demonstrar a riqueza das diferenças culturais apenas por meio de comemorações festivas em datas específicas. IV compreender as tradições familiares, por meio do apoio às demandas e necessidades das crianças. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I, II e IV. ✂️ d) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 155Q381396 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAssinale a opção que expressa algumas características morfofuncionais dos anelídeos. ✂️ a) Vivem em ambientes úmidos ou aquáticos, pois precisam manter a pele sempre umedecida; apresentam a organização do corpo em uma série linear de segmentos essencialmente semelhantes ente si e em forma de anel e um grande celoma compartimentalizado. ✂️ b) O sistema circulatório é aberto e a respiração é pulmonar. ✂️ c) Possuem esqueleto calcário formado de placas articuladas, na maioria das vezes originando proeminências. ✂️ d) A forma de reprodução é exclusivamente assexuada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 156Q544488 | Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPECom relação à combustão que ocorre durante o processo de queima de uma vela (mistura de hidrocarbonetos), assinale a opção correta. ✂️ a) Embora a combustão mencionada seja exotérmica — o que se observa pela luz e pelo calor —, a reação não tem início sem que se forneça ao sistema uma energia inicial. ✂️ b) Durante a reação de combustão completa da vela, a chama apresenta uma cor amarelada e uma fumaça cinzenta. ✂️ c) A combustão não é exemplo de reação de oxirredução. ✂️ d) comburente presente no ar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 157Q388386 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPENo Brasil, entre fins do período regencial e princípios do Segundo Império, o ensino da história estava voltado para a formação da nacionalidade brasileira, da própria identidade do Brasil. No século XX, durante a Era Vargas, essa tendência é retomada e aprofundada. No transcurso do regime militar, iniciado em 1964, ao lado do estudo da geografia, o estudo da história ✂️ a) passou a ser elemento central no currículo escolar, com carga horária superior à das demais disciplinas, com o claro objetivo de fazer desse conhecimento instrumento de apologia ao regime político autoritário vigente. ✂️ b) transformou o ambiente escolar, fazendo da sala de aula autêntico laboratório de pesquisa, livre de cerceamento à atuação dos docentes e dos alunos, aos quais eram abertas as fontes documentais produzidas pelo Estado. ✂️ c) desprezava os assuntos relativos ao país, voltando-se para o exame da denominada História Mundial e, mais enfaticamente, para a até então desconhecida História da América. ✂️ d) perdeu muito de sua autonomia no currículo escolar, visto que, ao ser reduzido a Estudos Sociais, perdeu o seu conceito de produção de conhecimento, por meio de métodos próprios, e a sua essência de questionamento crítico da realidade brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 158Q794551 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsiderando as seguintes premissas: "Se Pedro não ama ao próximo que ele vê, ele não ama a Deus que ele não vê; Ora, Pedro ama a Deus que ele não vê", assinale a opção correta. ✂️ a) O silogismo é do tipo categórico, portanto dedutivo. ✂️ b) O silogismo é da primeira figura e do terceiro modo. ✂️ c) A conclusão formal e materialmente correta é: Pedro não ama a Deus que ele não vê. ✂️ d) A conclusão formalmente correta do silogismo supra é: Pedro ama o próximo que vê. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 159Q642648 | Informática, Arquitetura de redes, Técnico, SAD MT, NCEUm protocolo de rede utilizado para realizar roteamento dinâmico em redes TCP/IP é: ✂️ a) IGMP ✂️ b) ICMP ✂️ c) DHCP ✂️ d) OSPF ✂️ e) SSH Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 160Q794616 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEA respeito do conceito de ideologia, é correto afirmar que ✂️ a) a ideologia representa a sociedade tal como ela é, com os seus valores e com a sua cosmovisão do real. ✂️ b) ideologia é o conjunto das idéias dos grupos pensantes que atuam de modo dominante na sociedade. ✂️ c) ideologia é o mesmo que doutrina, pois ambas tratam de teorias. ✂️ d) o marxismo e o capitalismo são ideologias, mas não o neocapitalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
141Q812358 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPECom base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei n.º 9.394/1996, julgue os itens que se seguem, quanto às funções dos sistemas de ensino. I Assegurar gratuidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), viabilizando acesso e permanência do trabalhador na escola mediante ações integradas e complementares. II Criar curso de curta duração para certificar jovens e adultos que não tiveram acesso à educação formal em idade escolar. III Estabelecer parceria com instituições privadas a fim de financiar os cursos de EJA aos mais necessitados. IV Reconhecer e aferir conhecimentos e habilidades adquiridas pelos educandos da EJA, por meios informais, mediante exames de qualificação. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1 ✂️ b) 2 ✂️ c) 3 ✂️ d) 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
142Q388953 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEUm dos problemas ainda hoje verificados na condução da temática indígena, na escola, é o de que os avanços da pesquisa histórica e antropológica nem sempre são incorporados pelos livros didáticos, razão pela qual tendem a prevalecer, em sala de aula, formulações esquemáticas e reducionistas em relação aos povos indígenas. Para se superar o problema, seria conveniente ✂️ a) abandonar a noção genérica e homogênea de índio, concepção que ignora a diversidade que sempre existiu entre os numerosos grupos indígenas. ✂️ b) fixar o estudo dos índios no passado, centrando-se sua participação nos séculos iniciais da colonização portuguesa. ✂️ c) compreender que as culturas indígenas estão paralisadas no tempo, imunes a acontecimentos e a situações que as transformem. ✂️ d) fazer uso da intensa documentação escrita produzida pelos povos indígenas antes e depois da chegada dos portugueses ao Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
143Q387764 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsiderando o processo de ensino da arte em que o aluno deve se expressar tanto pelo desenho como pela linguagem falada e escrita, assinale a opção correta. ✂️ a) O aluno da educação infantil, ao finalizar o desenho, deve entregá-lo ao professor para que o mesmo possa corrigir e assim possibilitar uma representação mais fiel do objeto desenhado. ✂️ b) O professor não deve interferir nos desenhos que estiverem desproporcionais, pois o aluno deve aprender a comparar as grandezas para que ele próprio possa se corrigir nos próximos trabalhos. ✂️ c) O professor deve dar inteira liberdade ao aluno em suas manifestações artísticas, para que a sua capacidade de criar e desenvolver possa ser melhor conhecida. ✂️ d) A cópia feita como decalque é essencial para o melhor aprendizado dos desenhos espontâneos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
144Q480995 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPENo quadro de evolução do pensamento geográfico, não faltam conhecimentos que encontram aplicação no contexto escolar do ensino da Geografia. Nesse sentido, um dos objetivos do ensino escolar de Geografia é fazer que o aluno se torne capaz de ✂️ a) memorizar os atributos naturais e socioeconômicos de cada país no mundo. ✂️ b) concluir que a construção do espaço geográfico é resultado da maior ou da menor intensidade de exploração da base de recursos naturais de cada país, de tal modo que as regiões mais desenvolvidas do mundo são aquelas mais efetivamente exploradas em suas potencialidades. ✂️ c) reconhecer o papel das tecnologias de comunicação e de informação no desenvolvimento do mundo atual. ✂️ d) inferir que, de acordo com o pensamento atual, a Geografia trabalha com a noção de escala global, visto que a globalização, isto é, o desenvolvimento das redes mundiais de produção, anulou os processos de escala local, pertinentes às análises do passado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
145Q472292 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta de acordo com as idéias apresentadas pela tendência pedagógica crítico-superadora. ✂️ a) As aulas de educação física devem articular o conteúdo específico da cultura corporal com os grandes problemas sociopolíticos da atualidade, como relações sociais de trabalho, distribuição de renda, saúde pública etc., desenvolvendo nos alunos uma leitura crítica da realidade brasileira. ✂️ b) Para a tendência crítico-superadora, as aulas de educação física devem ser realizadas no turno contrário ao que o aluno estuda, e a escola deve dispor de um espaço físico e adequado para a prática esportiva. ✂️ c) Por assumir uma postura crítica diante da "sociedade de consumo", o ensino da educação física não deve ter um sentido lúdico, que instigue nos alunos o exercício da criatividade do trabalho e do lazer. ✂️ d) Na seleção dos temas da cultura corporal a serem abordados nas aulas de educação física, o professor deve dar uma atenção especial às modalidades esportivas já institucionalizadas e difundidas na sociedade moderna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
146Q387955 | História, Mato Grosso MT, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPEComo em outras províncias, também em Mato Grosso ocorreram, nos primeiros anos pós-independência do Brasil, violentos embates entre brasileiros e portugueses. Conhecido como a "noite de São Bartolomeu mato-grossense", a 30 de maio de 1834 irrompeu vigoroso movimento armado em Cuiabá, quando populares exigiram a retirada dos portugueses. Esse episódio é denominado ✂️ a) A Rusga. ✂️ b) Insurreição Cuiabana. ✂️ c) Inconfidência Mato-Grossense. ✂️ d) A Guaíra. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
147Q389661 | História, Teoria em História, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAs relações de poder entre nações, estados, povos e culturas sempre marcaram a trajetória das sociedades ao longo da história. Relativamente a esse tema, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Na Antiguidade Clássica, Roma dominou a bacia do Mediterrâneo a partir da conquista da Itália e da vitória sobre Cartago nas guerras púnicas. ✂️ b) Na Europa feudal, o símbolo de poder estava identificado, acima de tudo, com a propriedade da terra e com o domínio sobre as pessoas que nela viviam. ✂️ c) Com o advento do capitalismo, a abolição gradativa das classes sociais tornou a sociedade menos hierarquizada e mais igualitária. ✂️ d) A colonização da América pelos europeus representou, entre outros aspectos, a imposição de um modelo externo de organização da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
148Q381731 | Biologia, Taxonomia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsidere as características morfofisiológicas a seguir. I Animais simples com tecidos parcialmente diferenciados, sem órgãos internos e que se reproduzem sexuada ou assexuadamente conforme as condições ambientais. II São os primeiros animais na escala evolutiva com sistema nervoso e cavidade digestiva; vivem isolados ou em colônias; habitam o meio aquático. As características acima apresentadas nos itens I e II referem-se, respectivamente, aos organismos pertencentes aos filos ✂️ a) porífero e cnidário. ✂️ b) cnidário e platelminto. ✂️ c) porífero e anelídeo. ✂️ d) porífero e platelminto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
149Q472118 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsiderando os fundamentos da abordagem desenvolvimentista da educação física, assinale a opção correta acerca do processo de aprendizagem e aquisição de habilidades motoras básicas e específicas. ✂️ a) O conceito de período crítico da aprendizagem refere-se à prontidão maturacional, quando o aluno reúne as condições mínimas para aprender determinadas habilidades. Segundo esse conceito, antes desse período, qualquer tentativa resulta em pouca ou nenhuma aprendizagem, da mesma forma que após esse período, a aprendizagem passa a ser muito mais difícil e até mesmo impossível. ✂️ b) Até os 7 anos de idade, o desenvolvimento motor da criança caracteriza-se pela aquisição de habilidades básicas, como andar, correr, saltar, arremessar, receber etc. As aulas de educação física devem, portanto, ser organizadas em torno de atividades que estimulem a interação entre esses padrões fundamentais para se formarem estruturas mais complexas. ✂️ c) A partir do 3.º e 4.º ciclos do ensino fundamental (5.ª a 8.ª séries), de acordo com o princípio hierárquico do desenvolvimento das habilidades motoras (do simples para o complexo), as aulas de educação física devem estimular ao máximo a diversificação das habilidades básicas, sem se preocupar com o ensino das habilidades específicas. ✂️ d) A crítica ao conceito de especialização precoce, indica que é contra indicado se superestimular a criança, em qualquer fase do desenvolvimento motor, para que ela realize qualquer tipo de habilidade motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
150Q482401 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEOs temas relacionados ao conceito geopolítico do espaço não incluem ✂️ a) os conflitos pela disputa do controle de recursos naturais, como, por exemplo, o petróleo. ✂️ b) a possessão de áreas geográficas estratégicas, como, por exemplo, o Canal do Panamá. ✂️ c) as lutas ligadas à hegemonia ideológica, étnica ou nacionalista. ✂️ d) a conquista ou expansão de territórios, pois o estabelecimento de fronteiras geográficas entre estados nacionais está obsoleto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
151Q379123 | Biologia, Genética, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEA partenogênese é um processo de reprodução que ocorre naturalmente em vegetais, invertebrados e até mesmo em alguns vertebrados. Acerca desse processo de reprodução, julgue os itens abaixo. I A partenogênese é um processo de reprodução que, diferentemente das demais características dos seres vivos, é indispensável para a conservação do indivíduo, mas não da espécie. II A capacidade de realizar partenogênese permite a reprodução a partir de uma fêmea viva isolada em uma ilha deserta. III Do ponto de vista evolutivo, a reprodução por partenogênese aumenta a probabilidade de uma espécie sobreviver às modificações do meio ambiente. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 0 ✂️ b) 1 ✂️ c) 2 ✂️ d) 3 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
152Q349685 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Técnico, SAD MT, NCEO arquivista de uma importante empresa estatal inicia o processo de reclassificação de documentos por assunto, sem ter em conta a proveniência e a classificação original dos documentos. Chamado a expor sobre suas últimas tarefas frente ao arquivo, o arquivista explanou sobre seu trabalho, justificando que, para reclassificar os conjuntos documentais, estava adotando o princípio de: ✂️ a) prevalência; ✂️ b) precedência; ✂️ c) proveniência; ✂️ d) procedência; ✂️ e) pertinência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
153Q481642 | Geografia, Economia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEO processo de globalização tem conduzido a uma grande interdependência nas relações internacionais, sendo que ainda outro processo marca a atualidade: a regionalização. Quanto ao desenvolvimento desses processos, assinale a opção correta. ✂️ a) A regionalização é um processo antagônico ao da globalização, pois, com a constituição de blocos econômicos, fica impossibilitado o estabelecimento de fluxos mundiais de capitais, mercadorias e pessoas. ✂️ b) Na geração dos complexos econômicos regionais, são reconhecidos diferentes tipos de blocos, como, por exemplo, a união aduaneira. ✂️ c) Com a globalização dos fluxos comerciais e do movimento dos capitais, as barreiras comerciais antes existentes se diluíram, uma vez que dificultavam o comércio entre os países. ✂️ d) As relações econômicas dos membros do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) são restritas aos países que constituem o continente sul-americano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
154Q324986 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAs escolas de educação infantil devem servir de apoio às crianças e a suas famílias. Nesse sentido, tais instituições necessitam I respeitar os vários tipos de estrutura familiar. II possibilitar o convívio com as diferenças culturais, acolhendo as diferentes manifestações e expressões de cultura. III demonstrar a riqueza das diferenças culturais apenas por meio de comemorações festivas em datas específicas. IV compreender as tradições familiares, por meio do apoio às demandas e necessidades das crianças. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I, II e IV. ✂️ d) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
155Q381396 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAssinale a opção que expressa algumas características morfofuncionais dos anelídeos. ✂️ a) Vivem em ambientes úmidos ou aquáticos, pois precisam manter a pele sempre umedecida; apresentam a organização do corpo em uma série linear de segmentos essencialmente semelhantes ente si e em forma de anel e um grande celoma compartimentalizado. ✂️ b) O sistema circulatório é aberto e a respiração é pulmonar. ✂️ c) Possuem esqueleto calcário formado de placas articuladas, na maioria das vezes originando proeminências. ✂️ d) A forma de reprodução é exclusivamente assexuada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
156Q544488 | Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPECom relação à combustão que ocorre durante o processo de queima de uma vela (mistura de hidrocarbonetos), assinale a opção correta. ✂️ a) Embora a combustão mencionada seja exotérmica — o que se observa pela luz e pelo calor —, a reação não tem início sem que se forneça ao sistema uma energia inicial. ✂️ b) Durante a reação de combustão completa da vela, a chama apresenta uma cor amarelada e uma fumaça cinzenta. ✂️ c) A combustão não é exemplo de reação de oxirredução. ✂️ d) comburente presente no ar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
157Q388386 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPENo Brasil, entre fins do período regencial e princípios do Segundo Império, o ensino da história estava voltado para a formação da nacionalidade brasileira, da própria identidade do Brasil. No século XX, durante a Era Vargas, essa tendência é retomada e aprofundada. No transcurso do regime militar, iniciado em 1964, ao lado do estudo da geografia, o estudo da história ✂️ a) passou a ser elemento central no currículo escolar, com carga horária superior à das demais disciplinas, com o claro objetivo de fazer desse conhecimento instrumento de apologia ao regime político autoritário vigente. ✂️ b) transformou o ambiente escolar, fazendo da sala de aula autêntico laboratório de pesquisa, livre de cerceamento à atuação dos docentes e dos alunos, aos quais eram abertas as fontes documentais produzidas pelo Estado. ✂️ c) desprezava os assuntos relativos ao país, voltando-se para o exame da denominada História Mundial e, mais enfaticamente, para a até então desconhecida História da América. ✂️ d) perdeu muito de sua autonomia no currículo escolar, visto que, ao ser reduzido a Estudos Sociais, perdeu o seu conceito de produção de conhecimento, por meio de métodos próprios, e a sua essência de questionamento crítico da realidade brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
158Q794551 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsiderando as seguintes premissas: "Se Pedro não ama ao próximo que ele vê, ele não ama a Deus que ele não vê; Ora, Pedro ama a Deus que ele não vê", assinale a opção correta. ✂️ a) O silogismo é do tipo categórico, portanto dedutivo. ✂️ b) O silogismo é da primeira figura e do terceiro modo. ✂️ c) A conclusão formal e materialmente correta é: Pedro não ama a Deus que ele não vê. ✂️ d) A conclusão formalmente correta do silogismo supra é: Pedro ama o próximo que vê. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
159Q642648 | Informática, Arquitetura de redes, Técnico, SAD MT, NCEUm protocolo de rede utilizado para realizar roteamento dinâmico em redes TCP/IP é: ✂️ a) IGMP ✂️ b) ICMP ✂️ c) DHCP ✂️ d) OSPF ✂️ e) SSH Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
160Q794616 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEA respeito do conceito de ideologia, é correto afirmar que ✂️ a) a ideologia representa a sociedade tal como ela é, com os seus valores e com a sua cosmovisão do real. ✂️ b) ideologia é o conjunto das idéias dos grupos pensantes que atuam de modo dominante na sociedade. ✂️ c) ideologia é o mesmo que doutrina, pois ambas tratam de teorias. ✂️ d) o marxismo e o capitalismo são ideologias, mas não o neocapitalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro