Início

Questões de Concursos SAD MT

Resolva questões de SAD MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q592794 | Química, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No que refere a estrutura interna da matéria e a classificação periódica, sabendo que Z(O) = 8, Z(F) = 9, Z(Na) = 11, Z(Mg) = 12, Z(Al) = 13, Z(Sn) = 50 e Z(Pb) = 82, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q471524 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com relação à análise crítica do papel político e social desempenhado pela educação física e pelo esporte na sociedade moderna, julgue os próximos itens.

I Com intuito de se coibirem os excessos provocados pela ênfase na competição, o esporte escolar deve assumir uma feição cooperativa, deixando-se a competição apenas a cargo dos clubes que se dedicam à formação de atletas.

II O cenário esportivo não tem nenhuma correlação com o mundo do trabalho.

III A crítica social ao esporte revela que a superveniência dos interesses políticos, a exploração econômica e a manipulação das massas transformaram o esporte em um fenômeno marcado pela ideologia capitalista.

IV A escolha dos conteúdos trabalhados na educação física, independentemente de possuírem um caráter eminentemente técnico e científico, têm uma ideologia inerente a ela.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q482626 | Geografia, Economia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A economia chinesa é considerada a de maior crescimento no mundo. As características que destacam a China no cenário político mundial incluem o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q381058 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A presença de cavidade digestória em determinados grupos de organismo possibilitou o processo de digestão extracelular. No intestino delgado dos humanos, esse tipo de digestão ocorre sob ação de enzimas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q643495 | Informática, Tipos, Técnico, SAD MT, NCE

O Kurumin é um sistema Linux que tem como base a distribuição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q356590 | Contabilidade Geral, Orçamento na Constituição de 1988, Técnico, SAD MT, NCE

O Plano Plurianual deverá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q387470 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A busca por uma nova expressão na arte brasileira ganhou força com a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. Com relação a esse movimento modernista, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q557885 | Informática, Técnico, SAD MT, NCE

O item de menor relevância para o desempenho cotidiano de uma rede de comunicação de dados é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q387662 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com relação a pop art, movimento artístico que se desenvolveu na década de 1960 nos Estados Unidos da América, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q324945 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Acerca da proposta pedagógica de uma escola, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q380762 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos aos tecidos vegetais.

I Os tecidos de suporte são constituídos por células que apresentam as paredes espessas, o que lhes confere rigidez.

II O parênquima é um tecido encontrado exclusivamente na medula das raízes.

III O colênquima, devido à plasticidade e à capacidade de alongar-se, adapta-se à sustentação das folhas e caules em crescimento.

IV O esclerênquima é o primeiro tecido que aparece nos vegetais.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q388621 | História, História Geral, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Entre 1989 e 1991, o leste europeu foi palco de profundas transformações, decisivas para a nova configuração do poder mundial. Em síntese, trata-se do coroamento de um processo histórico assinalado pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q388122 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O padrão da atuação oficial em relação aos povos indígenas começa a ser alterado, inclusive por pressão de setores da sociedade civil, especialmente via imprensa, a partir de famosa expedição liderada por dois respeitados sertanistas. Dela decorreu o anteprojeto que criava o Parque do Xingu (1952), efetivamente criado apenas em 1961. Essa expedição e seus líderes denominam-se, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q349924 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Técnico, SAD MT, NCE

Pesquisando no acervo de sua instituição, o técnico de arquivo encontra um documento com fortes indícios de falsificação. Conclui, após análise junto à chefia, que se trata de um documento cuja autenticidade não se pode reconhecer. O técnico de Arquivo deparou-se então com uma espécie de documento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q387573 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O artesanato é um segmento da cultura do estado do Mato Grosso que reflete o dia-a-dia e os costumes do artista e do povo. Com relação ao artesanato mato-grossense e principalmente à cerâmica, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q387847 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O ambiente do museu propicia o encontro com obras originais realizadas por artistas, enquanto que na escola, normalmente, é utilizada a linguagem verbal e materiais didáticos com reprodução de obras. Considerando esse tema e com relação a visita a museus por estudantes como atividade educativa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q544804 | Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões 49 e 50

O aquecimento global, conseqüência do efeito estufa, tem provocado graves mudanças climáticas e, portanto, deve ser controlado. Estudos recentes demonstram que a temperatura do planeta subiu 0,18 oC no século XX. Se for mantida essa tendência, nos próximos 50 anos, haverá um aquecimento de 4 oC a 5 oC, que pode provocar o degelo de parte das calotas polares e, conseqüentemente, a produção de grandes blocos de gelo (icebergs) passíveis de deslocamento em águas marítimas. Outra conseqüência dessas alterações climáticas é a elevação do nível dos mares e a inundação de cidades litorâneas. Durante o século XX, houve uma elevação de 30 centímetros do nível do mar e esse processo tem-se acelerado graças à atuação do homem.

Tomando-se o texto como referência inicial e assumindo-se que as temperaturas de solidificação e de evaporação da água nas três escalas são, respectivamente, 0 ºC, 32 ºF e 273 K; 100 ºC, 212 ºF e 373 K, conclui-se que as variações de temperatura, nas escalas Fahrenheit e Kelvin, equivalentes a uma variação de 5 ºC, são, respectivamente, iguais a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q319952 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

As penalidades que as comissões de ética podem aplicar a professores do estado do Mato Grosso no exercício do seu cargo incluem

I advertência.

II demissão.

III redistribuição.

IV remoção.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q473417 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com relação à abordagem dos temas transversais pela educação física, julgue os itens subseqüentes, considerando as orientações dos PCN.

I Como nas aulas de educação física as situações de jogo promovem uma intensa mobilização afetiva, o professor não dispõe de um meio educativo apropriado para a discussão ética acerca dos valores pessoais, pois essa discussão deve acontecer em um ambiente tranqüilo e com uma postura racional.

II Nos jogos em que há árbitro, o professor não deve estimular que os alunos transfiram para o juiz a responsabilidade moral pela conduta esportiva adequada, reproduzindo o que preconiza o dito popular: "tudo que o juiz não vê, é como se não tivesse acontecido".

III No que se refere à saúde, compete à educação física, principalmente, transmitir aos alunos informações de como lidar de forma adequada e segura com as suas necessidades corporais.

IV O professor deve estimular a realização de jogos sem um árbitro, criando, assim, um espaço propício para a construção coletiva das regras, de forma que os alunos estabeleçam uma relação de compromisso com o que foi definido como certo ou errado.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q472523 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relacionados ao desenvolvimento dos aspectos afetivos da criança.

I O domínio afetivo não possui conteúdos explícitos, não é alvo de um programa discriminado, pois permeia os demais conteúdos. Na verdade, os sentimentos devem ser expressos, mais do que ensinados.

II A dimensão afetiva está presente na organização escolar e, com destaque, nas relações humanas particularmente, na atitude do professor. É com exemplo e testemunho que se ensina no domínio afetivo, muito mais do que com palavras.

III Os objetivos que tratam do domínio afetivo são atingidos a curto prazo, podendo ser facilmente observados na atitude dos alunos; caso contrário, não se justificaria a sua inclusão no planejamento educacional.

IV Existe uma relação direta entre o comportamento e a dimensão afetiva. As pessoas costumam agir de modo a revelar o que estão sentindo, o que favorece a convivência em grupo.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.