Início

Questões de Concursos SAEB BA

Resolva questões de SAEB BA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q746408 | Economia, MACROECONOMIA, Especialista em Produção de Informações Econômicas, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Os indicadores são medidas estatísticas que objetivam sintetizar diversos aspectos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O indicador social mais utilizado para medir o desenvolvimento de um país é o índice de desenvolvimento humano (IDH).

  1. ✂️
  2. ✂️

422Q741831 | Economia, MICROECONOMIA, Especialista em Produção de Informações Econômicas, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos efeitos preço, renda e substituição, às elasticidades e às curvas de demanda dos diferentes tipos de bens, julgue os itens a seguir.

Os bens de luxo são bens normais com elasticidade-renda da demanda superior a 1.

  1. ✂️
  2. ✂️

424Q811042 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Segundo a Lei n.º 9.605/1998, é crime ambiental contra a flora brasileira, punível com pena de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

425Q650310 | Ciências Políticas, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SAEB BA, FCC

De acordo com a Constituição brasileira de 1988, constitui objetivo da República Federativa do Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q356189 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SAEB BA, FCC

Os valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra que se refiram à substituição de servidores e empregados públicos devem, segundo a classificação vigente, ser contabilizados no elemento de despesa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q434858 | Direito Constitucional, Assistência Social, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SAEB BA, FCC

A participação popular na formulação de políticas de assistência social e no controle de suas ações é concretizada por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q551117 | Informática, Busca e Pesquisa, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Acerca de serviços, recursos e busca na Internet, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

429Q543459 | Probabilidade e Estatística, Amostragem, Especialista em Produção de Informações Econômicas, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de amostragem, que constitui uma das principais etapas de um projeto de pesquisa, julgue os itens subsequentes.

Na amostragem aleatória simples sem reposição, a probabilidade de inclusão de certo elemento j na amostra é dada por n/N, em que n é o tamanho da amostra e N é o tamanho da população a ser amostrada.

  1. ✂️
  2. ✂️

430Q387149 | Biologia, Recursos Hídricos, Técnico em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A contaminação ocorre pela introdução, pelo depósito ou pela infiltração de substâncias ou resíduos poluentes, de forma planejada ou acidental, no meio ambiente. Apesar de avanços no controle das liberações de poluentes na atividade industrial, as emissões atmosféricas ainda constituem uma fonte importante de poluição do ar. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

431Q809856 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Técnico em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conselhos consultivos em unidades de conservação federais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

432Q674724 | Informática, Soldado, SAEB BA, IBFC, 2020

Eduarda precisa enviar um e-mail comum comunicado
geral a vários destinatários,de tal maneira que eles não
conheçam uns aos outros. Assinale a alternativa que
apresenta corretamente a forma do envio que Eduarda
deve utilizar para o comunicado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q593061 | Química, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Em um microscópio óptico,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

434Q740005 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Produção de Informações Econômicas, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Entre os anos de 1960 e 1990, a economia brasileira passou por diversas conjunturas, do chamado milagre econômico (1968) à adoção de planos econômicos, como o Plano Collor (1990). Com relação à economia brasileira nesse período, julgue os itens que se seguem.

No período entre o milagre econômico brasileiro e os Planos Nacionais de Desenvolvimento I e II, houve crescimento da renda per capita e melhoria na distribuição da renda no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

435Q537302 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos e modelos hidrológicos, estimativa de vazões e erosão dos solos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

436Q386519 | Biologia, Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

As práticas utilizadas nos cultivos agroecológicos têm como objetivo a sustentabilidade dos plantios e para isso, procuram respeitar os ciclos naturais de cada espécie de forma integrada com todas as atividades de manejo realizadas, inserindo o homem no mesmo agroecossistema de cultivo. Assinale a opção correta, que contenha somente práticas agroecológicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q538731 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

O tratamento de água tem a finalidade de transformar em potável a água bruta, cuja natureza exerce influência direta no tipo de tratamento a ser adotado para atender aos padrões de potabilidade adequados ao consumo humano. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

439Q561781 | Informática, Internet, Especialista em Produção de Informações Econômicas, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às novas tecnologias de comunicação, julgue os itens a seguir.

XML, Esquema XML, RDF, RDF Schema e OWL são tecnologias de descrição de recursos e linguagens de marcação utilizadas para representação da informação na Web Semântica.

  1. ✂️
  2. ✂️

440Q650395 | Ciências Políticas, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SAEB BA, FCC

O neoliberalismo na condução das políticas públicas levou o Estado brasileiro a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.