O fluxo dos dados no processo de conversão de dados geográficos em informações geográficas e a sua utilização na geração de ações de controle segue as seguintes quatro etapas distintas, não necessariamente nessa ordem.
I Recuperação e manipulação dos dados disponíveis no banco de dados, que têm por objetivo a análise e extração de informações que possam eventualmente estar implícitas nos dados. É nesta etapa que, com o auxílio das ferramentas de manipulação de dados presentes nos SIGs, os dados são convertidos em informações geográficas.
II Aquisição dos dados por meio de várias formas — satélites, aviões, equipamentos manuais em campo etc. — e níveis de medidas — nominal, ordinal, intervalo e razão. O resultado dessa etapa pode ser uma grande massa de dados nos formatos analógicos e digitais e, possivelmente, sem uma organização lógica.
III Modelagem e integração dos dados em uma base comum, gerando um banco de dados geográfico no formato digital e utilizando novas informações no suporte à tomada de decisões.
IV Estabelecimento de necessidades específicas de dados de que se necessita, das informações geográficas precisas para a tomada de decisões.
Assinale a opção correspondente à ordem correta (de 1 a 4) das etapas.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️