Questões de Concursos SARAH

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21Q955408 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O seguinte conceito se refere à capacidade de perceber e interpretar as sensações corporais para guiar o movimento consciente:
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22Q955411 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Por meio do exercício de uma atenção sensível à gravidade, a pele torna-se lugar de partilha do sensível e da repartição dos apoios. A pele é trabalhada em sua espessura, animada e animando a tensão, essa escuta que se dá em movimentos, por estremecimentos. Ela pode se expandir ou se retrair em uma respiração própria desta escuta-composição que se dá na imediatez como tensão.

Fonte: Bardet, Marie. A Filosofia da Dança. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Conforme o texto acima, assinale a afirmativa correta acerca o modo como a consciência do peso parcial e global do corpo pode influenciar a dança em relação à gravidade.
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23Q955378 | Enfermagem, Pele e Anexos, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A sudorese, um dos mecanismos básicos de regulação da homeostase, compreende a secreção do suor na superfície externa do corpo por meio de glândulas dérmicas chamadas sudoríparas.
Sobre a sudorese, assinale a afirmativa incorreta.
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24Q955370 | Português, Significação Contextual de Palavras, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Muitas vezes uma frase mostra uma função expressa e uma intenção implícita diferente.
Assinale a frase que traz a sua função implícita indicada corretamente.
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25Q955399 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: use o texto abaixo para responder à questão.

A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. Se conseguirem, os rios vão desaparecer debaixo da terra, o chão vai se desfazer, as árvores vão murchar e as pedras vão rachar no calor. A terra ressecada ficará vazia e silenciosa. Os espíritos xapiri, que descem das montanhas para brincar na floresta em seus espelhos, fugirão para muito longe. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los e fazê-los dançar para nos proteger. Não serão capazes de espantar as fumaças de epidemia que nos devoram. Não conseguirão mais conter os seres maléficos, que transformarão a floresta num caos. Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar.


Kopenawa, Davi & Albert, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Sobre as contribuições de povos originários brasileiros a respeito das concepções filosóficas de Natureza e Ciência, está correta a seguinte afirmativa:
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26Q955383 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Em seu livro Ritmo e Dança, Garcia e Haas (2006) trazem a Dança Afrobrasileira como aquela gerada a partir da fusão da cultura africana com a cultura brasileira. Apresenta característica especial nas movimentações dos braços e das mãos, da cabeça, do tronco (ondulação e contração), dos quadris (com acentuada movimentação pélvica) e molejo, na expressão facial e vestuário adequado a tal intenção de manifestação.
Fonte: Garcia, A. & Haas, A.N. Ritmo e Dança. Canoas: 2ª ed., ULBRA, 2006.

O movimento ondulatório do tronco atribuído ao repertório gestual das danças afrobrasileiras está relacionado com
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27Q955390 | Linguística, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Canta, canta, minha gente

Deixa a tristeza pra lá

Canta forte, canta alto

Que a vida vai melhorar



A música tem efeitos múltiplos sobre o corpo. Esses efeitos envolvem o canto, a dança, o estado emocional, a memória, entre outros. No refrão da canção Canta, Canta, Minha Gente, de Martinho da Vila, as aliterações marcadas têm o efeito de

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28Q955394 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A dança como linguagem artística, vem atravessando os séculos realizando obras que descrevem seu tempo. Na história da dança ocidental, grandes nomes realizaram marcos relevantes para a evolução técnica e estética da linguagem do corpo expressivo nas artes da cena.
Os seguintes coreógrafos bailarinos, de reconhecimento histórico, foram responsáveis por mudanças paradigmáticas na história da dança no século XX:
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29Q955396 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

No final do século XX e início do século XXI, a dança como espetáculo artístico se denomina contemporânea, mesclando estilos e temáticas diversas.

Nas últimas décadas, a dança cindiu, negou, infringiu, competiu, separou, para no fim fundir todas as tendências estéticas, admitir todos os recursos técnicos, códigos, concepções de mundo e de vida, o Oriente e o Ocidente, o acadêmico e o moderno, a exaltação da técnica e sua completa negação, num retorno, muitas vezes, à dança entretenimento, sem contudo, se distanciar da preocupação de integrar o mundo que a cerca.

Fonte: Caminada, Eliana. História da Dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

Sem dúvida, o conceito de Dança Contemporânea se complexificou para poder dialogar com os múltiplos contextos da atualidade.
Assinale a opção que apresenta apenas coreógrafos que se destacaram na dança contemporânea.
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30Q955410 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a opção que melhor define o conceito de embodiment e percepção corporal.
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31Q955418 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Angel Vianna (1928 – 2024) foi uma bailarina, coreógrafa e educadora fundamental na história da dança brasileira. Ela criou sua metodologia inclusiva na qual afirmava que a dança era para todos. Permaneceu dançando por toda sua vida. Foi uma precursora de muitas lutas no campo da dança, inclusive dando seu próprio exemplo e se mantendo em cena e dançando até seus 90 anos.
Espetáculos são construídos com seus protagonistas, porém, a coreografia pode variar ao longo das etapas da vida.
As opções a seguir são consideradas etapas fundamentais na prática de montagem da coreografia, à exceção de uma. Assinale-a
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32Q955374 | Português, Substantivos, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Observe o seguinte texto:

Enquanto preocupa a ameaça nuclear, as sociedades tecnologicamente mais avançadas continuam sua competição para a ocupação do espaço extraterrestre. Em 1957, os soviéticos inauguraram a conquista espacial, lançando um primeiro satélite artificial.

Nesse texto foram sublinhados os substantivos.
O substantivo que mostra a mais extensa explicitação é
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33Q955385 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O fígado é um órgão indispensável ao corpo humano, responsável pelo processamento de diversas substâncias que chegam à corrente sanguínea tanto pela inoculação como pelo próprio metabolismo.
As características que garantem a alta eficiência funcional do fígado envolvem
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34Q955420 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Em parceria com o Ministério da Saúde, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), lançou, em 2023, a campanha “Combata o Capacitismo” pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

Assinale a opção a seguir que melhor define o conceito de capacitismo e sua relação com o processo histórico da inclusão de pessoas com deficiência.
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35Q955388 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: use o texto abaixo como base para responder à questão.

Musicoterapia, como definida pela Federação Mundial de Musicoterapia, é o “uso profissional da música e seus elementos como intervenção em ambientes terapêuticos, educacionais e cotidianos com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que busquem otimizar sua qualidade de vida e incrementar sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual”. Não há dúvidas de que a música como intervenção terapêutica, desde a Antiguidade, alcançou crescente popularidade, especialmente na medicina cardiovascular. Por um lado, a exposição à música estimula respostas cardíacas positivas. Por outro, há efeitos ansiolíticos de simulações de salas de concerto que levam à diminuição de medicações sedativas. O funcionamento do sistema nervoso autônomo é fundamental para ajustar mecanismos fisiológicos para estabelecer e manter a homeostase e adaptabilidade ambiental. No contexto do estresse, para recuperar o equilíbrio homeostático, o organismo tenta se ajustar a cada novo episódio desafiador. Os dois ramos do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), parassimpático e simpático, trabalham para garantir essa adaptação. O Sistema Nervoso Simpático mobiliza mecanismos de energia em estresse agudo para vencer adversidades internas ou externas (reação de luta ou fuga).


Mojtabavi, H., Saghazadeh, A., Valenti, V.E., Rezaei, N. Can music influence cardiac autonomic system? A systematic review and narrative synthesis to evaluate its impact on heart rate variability, Complementary Therapies in Clinical Practice, Volume 39, 2020, 101162, ISSN 1744-3881, https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2020.101162
A principal função do sistema nervoso autônomo (SNA) no contexto do estresse, conforme descrito no texto, é
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36Q955397 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Uma característica comum às linguagens de dança, artes visuais e cinema na corrente do Expressionismo nas artes é
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37Q955416 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Na atualidade, a dança educativa não se restringe apenas a transmissão de técnicas de dança, descrição de um tema ou fato. É importante estimular, encorajar e fortalecer o processo criativo dos estudantes de dança, em qualquer idade, para que criem estruturas coreográficas de sua própria autoria.
As principais etapas de criação de uma coreografia de dança são
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38Q955414 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os fundamentos da dança educativa não priorizam estilos ou técnicas específicas de dança, mas, faz-se necessário explicar, estudar e desenvolver senso crítico sobre as expressões ao longo da história da dança.
Uma das principais diferenças entre a dança clássica e a dança contemporânea reside no fato de que
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39Q955419 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Para a montagem de um espetáculo de dança, é necessária uma equipe com vários participantes e não apenas os dançarinos. Muitos itens fazem parte de uma apresentação artística mesmo que seja simples.
Para compor uma equipe técnica mínima necessária para um espetáculo especificamente de dança num teatro com palco em formato “arena”, os seguintes profissionais seriam básicos e imprescindíveis, além dos dançarinos:
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40Q955404 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Segundo Rudolf Laban, educador, analista de movimento e autor do livro “Dança Educativa Moderna”, o ensino da dança precisaria desenvolver uma consciência precisa dos diferentes esforços do movimento humano:

A ideia básica na aprendizagem de uma nova dança é que as ações, em todo tipo de atividade humana e por conseguinte também na dança, consistem em sucessões de movimentos onde um esforço definido do sujeito acentua cada um deles.
A diferenciação de um esforço específico é possível porque cada ação consiste em uma combinação de elementos de esforço que provém das atitudes das pessoas que se movem seguindo os fatores de movimento.

Fonte: Laban, Rudolf. Dança Educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

De acordo com esse ponto de vista, os fatores de movimento humano aos quais Rudolf Laban se referiu são
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