Questões de Concursos: SARAH

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: SARAH. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q955384 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Após práticas intensas da voz, tanto falada como cantada, é importante realizar práticas de desaquecimento vocal. Ao contrário do aquecimento, que prepara a fonação para projeção e controle específico da produção sonora, o desaquecimento envolve movimentos de alongamento e relaxamento do trato vocal que são indispensáveis para a saúde vocal.
As afirmativas abaixo apresentam benefícios do desaquecimento vocal, à exceção de uma. Assinale-a.

32 Q955393 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O autor Paul Bourcier, em sua obra História da Dança no Ocidente, declara que “A primeira dança foi um ato sagrado. O primeiro dançarino teria 14.000 anos – O neolítico inventa a dança ritual” (Bourcier, 2001, p.1).

Fonte: Bourcier, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001

Diante da premissa de que a dança é uma expressão humana e uma das atividades sociais mais antigas da humanidade, é correto considerar que

33 Q955407 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a afirmativa que descreve melhor a relação entre o desenvolvimento psicomotor e o desenvolvimento cognitivo em crianças.

34 Q955369 | Português, Tipologia Textual, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

À saída de uma rodovia para uma cidade vizinha, aparecia um cartaz com as seguintes palavras:

Não deixe de visitar aqui o Museu de Tiradentes!

Nesse caso

35 Q955380 | Medicina, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A formação embrionária do sistema nervoso tem como marco a neurulação, que determina a diferenciação progressiva do tecido nervoso. Ainda que haja essa diferenciação, as células nervosas guardam relação embrionária com células dérmicas e sensoriais do corpo humano.
Essa relação existe porque o sistema nervoso e o revestimento externo do corpo

36 Q955389 | Psiquiatria, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: use o texto abaixo como base para responder à questão.

Musicoterapia, como definida pela Federação Mundial de Musicoterapia, é o “uso profissional da música e seus elementos como intervenção em ambientes terapêuticos, educacionais e cotidianos com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que busquem otimizar sua qualidade de vida e incrementar sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual”. Não há dúvidas de que a música como intervenção terapêutica, desde a Antiguidade, alcançou crescente popularidade, especialmente na medicina cardiovascular. Por um lado, a exposição à música estimula respostas cardíacas positivas. Por outro, há efeitos ansiolíticos de simulações de salas de concerto que levam à diminuição de medicações sedativas. O funcionamento do sistema nervoso autônomo é fundamental para ajustar mecanismos fisiológicos para estabelecer e manter a homeostase e adaptabilidade ambiental. No contexto do estresse, para recuperar o equilíbrio homeostático, o organismo tenta se ajustar a cada novo episódio desafiador. Os dois ramos do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), parassimpático e simpático, trabalham para garantir essa adaptação. O Sistema Nervoso Simpático mobiliza mecanismos de energia em estresse agudo para vencer adversidades internas ou externas (reação de luta ou fuga).


Mojtabavi, H., Saghazadeh, A., Valenti, V.E., Rezaei, N. Can music influence cardiac autonomic system? A systematic review and narrative synthesis to evaluate its impact on heart rate variability, Complementary Therapies in Clinical Practice, Volume 39, 2020, 101162, ISSN 1744-3881, https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2020.101162
O texto descreve alguns fatores de efeito terapêutico quando pacientes são expostos ao contato com a música.
Entre eles, é correto citar:

37 Q955399 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: use o texto abaixo para responder à questão.

A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. Se conseguirem, os rios vão desaparecer debaixo da terra, o chão vai se desfazer, as árvores vão murchar e as pedras vão rachar no calor. A terra ressecada ficará vazia e silenciosa. Os espíritos xapiri, que descem das montanhas para brincar na floresta em seus espelhos, fugirão para muito longe. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los e fazê-los dançar para nos proteger. Não serão capazes de espantar as fumaças de epidemia que nos devoram. Não conseguirão mais conter os seres maléficos, que transformarão a floresta num caos. Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar.


Kopenawa, Davi & Albert, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Sobre as contribuições de povos originários brasileiros a respeito das concepções filosóficas de Natureza e Ciência, está correta a seguinte afirmativa:

38 Q955408 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O seguinte conceito se refere à capacidade de perceber e interpretar as sensações corporais para guiar o movimento consciente:

39 Q955377 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A projeção da voz em espetáculos cênicos e em alguns espetáculos de dança é indispensável para a dicção do artista e para sua comunicação ao público. A projeção é adquirida por meio do aproveitamento da ressonância acústica de cavidades do corpo.
Esse aproveitamento é obtido numa coordenação de movimentos musculares tais como

40 Q955404 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Segundo Rudolf Laban, educador, analista de movimento e autor do livro “Dança Educativa Moderna”, o ensino da dança precisaria desenvolver uma consciência precisa dos diferentes esforços do movimento humano:

A ideia básica na aprendizagem de uma nova dança é que as ações, em todo tipo de atividade humana e por conseguinte também na dança, consistem em sucessões de movimentos onde um esforço definido do sujeito acentua cada um deles.
A diferenciação de um esforço específico é possível porque cada ação consiste em uma combinação de elementos de esforço que provém das atitudes das pessoas que se movem seguindo os fatores de movimento.

Fonte: Laban, Rudolf. Dança Educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

De acordo com esse ponto de vista, os fatores de movimento humano aos quais Rudolf Laban se referiu são
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.