Questões de Concursos SARAH

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41Q955409 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Na atualidade, a tecnologia faz parte do nosso cotidiano. As expressões artísticas têm trazido a presença tecnológica em muitos suportes variados. Na dança, o próprio corpo tem se beneficiado com a tecnologia para aumentar a abrangência artística de seus realizadores. Cadeiras de rodas mais leves e motorizadas, próteses variadas, além dos recursos de vídeo, audiodescrição e tradução em libras.
Avalie se os seguintes recursos multimídias podem ser utilizados na dança para criar uma experiência imersiva e interativa com o público:

I. Iluminação cênica.
II. Projeção de vídeo.
III. Áudio 3D.

Está correto o que se apresenta em
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42Q955377 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A projeção da voz em espetáculos cênicos e em alguns espetáculos de dança é indispensável para a dicção do artista e para sua comunicação ao público. A projeção é adquirida por meio do aproveitamento da ressonância acústica de cavidades do corpo.
Esse aproveitamento é obtido numa coordenação de movimentos musculares tais como
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43Q955386 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Muitas práticas corporais têm como objetivo a regulação do tônus e da respiração. O yoga é uma prática integrativa e complementar que pode contribuir muito, quando reconhecida e empregada em conjunto com a medicina convencional, perante o atual quadro de grande incidência de distúrbios ocasionados pelo estilo de vida e trabalho, como doenças psicossomáticas e crônicas.

Fonte: Bhattacharyya, A., Patil, N. J., & Muninarayana, C. (2015). “Yoga for promotion of health”: conference held on international day of yoga- 2015 at kolar. Journal of Ayurveda and integrative medicine, 6(4), 305.

O ganho de alongamento e elasticidade comuns aos praticantes de yoga é devido, fundamentalmente, a
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44Q955369 | Português, Tipologia Textual, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

À saída de uma rodovia para uma cidade vizinha, aparecia um cartaz com as seguintes palavras:

Não deixe de visitar aqui o Museu de Tiradentes!

Nesse caso
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45Q955379 | Psicologia, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Ao longo do desenvolvimento infantil, um aspecto fundamental está relacionado com o autorreconhecimento dos membros e partes do corpo.
Sobre esse processo, analise as afirmações a seguir.

I. O autorreconhecimento implica tanto em dimensões psíquicas sobre o “Eu” como na localização e consciência anatômica e fisiológica do corpo.
II. A noção de “Eu” é um construto cumulativo humano que se consolida na primeira infância e só torna a se modificar em casos de distúrbios psiquiátricos de imagem.
III. O processo infantil de autodescoberta, que dá forma à somatognosia, dispensa a manipulação de objetos na percepção do próprio corpo e sua espacialidade.

Está correto o que se afirma em
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46Q955382 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

No balé clássico, a movimentação dos membros superiores é denominada port de bras, mas em cada estilo de dança existe esse tipo de deslocamento parecido. Todo port de bras do balé clássico deve ser executado com fluidez, mas também deve estar associado à estabilidade escapular.
Fonte: Haas, J. G. Anatomia da Dança. Barueri, SP: Manole, 2011.

São responsáveis pela estabilidade escapular os músculos
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47Q955412 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Preservação, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A cultura de massas e, principalmente, as redes sociais, privilegiam corpos específicos em detrimento de uma grande multiplicidade de fatores e diferenças que passam pelas questões étnico-raciais, de gênero, PcD’s (Pessoas com Deficiência) e intolerância aos idosos, apenas para citar alguns exemplos.
Os principais benefícios da dança para a inclusão social de grupos marginalizados se materializam na seguinte afirmativa:
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48Q955413 | Artes Cênicas, Formação do Espectador, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A dança no Brasil faz parte da cultura e corporeidade de todos os povos. Sejam comunidades rurais ou urbanas, a participação coletiva pode variar entre dançarinos ou espectadores. Porém, mesmo os espectadores, de alguma forma, se beneficiam das danças.

Como em um riso louco, a dança se partilha, contagiosa; ver dançar é pôr-se a dançar: nenhuma parcela predefinida na divisão dos lugares entre aquele que observa e analisa e aquele que dança. Esse contágio do movimento dançado, pelos pés, é antes de tudo uma escuta, um compartilhamento do solo, da fúria de dançar.
Fonte: Bardet, Marie. A Filosofia da Dança. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Avalie se a importância de não somente praticar dança, mas também de assisti-la, se expressa das seguintes formas:

I. É importante reconhecer os mestres populares que comandam as danças tradicionais de nosso país, como o Cacuriá, Bumba-meu-boi, Congada, Maracatu, Coco, entre muitas outras.
II. A dança gera significados; ao serem compartilhadas, essas significações afetam e constituem a nossa visão de mundo.
III. A dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas, proporcionando interações, melhorando a saúde mental, a autoestima e o pertencimento na cultura.

Está correto o que se afirma em
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49Q955372 | Português, Interpretação de Textos, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Em todas as situações comunicativas abaixo foi identificado o emissor da mensagem.

A mensagem em que o emissor foi corretamente identificado, é:

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50Q955389 | Psiquiatria, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: use o texto abaixo como base para responder à questão.

Musicoterapia, como definida pela Federação Mundial de Musicoterapia, é o “uso profissional da música e seus elementos como intervenção em ambientes terapêuticos, educacionais e cotidianos com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que busquem otimizar sua qualidade de vida e incrementar sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual”. Não há dúvidas de que a música como intervenção terapêutica, desde a Antiguidade, alcançou crescente popularidade, especialmente na medicina cardiovascular. Por um lado, a exposição à música estimula respostas cardíacas positivas. Por outro, há efeitos ansiolíticos de simulações de salas de concerto que levam à diminuição de medicações sedativas. O funcionamento do sistema nervoso autônomo é fundamental para ajustar mecanismos fisiológicos para estabelecer e manter a homeostase e adaptabilidade ambiental. No contexto do estresse, para recuperar o equilíbrio homeostático, o organismo tenta se ajustar a cada novo episódio desafiador. Os dois ramos do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), parassimpático e simpático, trabalham para garantir essa adaptação. O Sistema Nervoso Simpático mobiliza mecanismos de energia em estresse agudo para vencer adversidades internas ou externas (reação de luta ou fuga).


Mojtabavi, H., Saghazadeh, A., Valenti, V.E., Rezaei, N. Can music influence cardiac autonomic system? A systematic review and narrative synthesis to evaluate its impact on heart rate variability, Complementary Therapies in Clinical Practice, Volume 39, 2020, 101162, ISSN 1744-3881, https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2020.101162
O texto descreve alguns fatores de efeito terapêutico quando pacientes são expostos ao contato com a música.
Entre eles, é correto citar:
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51Q955380 | Medicina, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A formação embrionária do sistema nervoso tem como marco a neurulação, que determina a diferenciação progressiva do tecido nervoso. Ainda que haja essa diferenciação, as células nervosas guardam relação embrionária com células dérmicas e sensoriais do corpo humano.
Essa relação existe porque o sistema nervoso e o revestimento externo do corpo
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52Q955384 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Após práticas intensas da voz, tanto falada como cantada, é importante realizar práticas de desaquecimento vocal. Ao contrário do aquecimento, que prepara a fonação para projeção e controle específico da produção sonora, o desaquecimento envolve movimentos de alongamento e relaxamento do trato vocal que são indispensáveis para a saúde vocal.
As afirmativas abaixo apresentam benefícios do desaquecimento vocal, à exceção de uma. Assinale-a.
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53Q955371 | Português, Significação Contextual de Palavras, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Na seguinte situação de comunicação o emissor e o receptor correspondem a uma só pessoa:
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54Q1081335 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Médico do Trabalho, SARAH, Rede Sarah, 2025

Em conformidade com o Decreto nº 5.296/2004, a condição caracterizada pela alteração de segmentos do corpo humano que acarreta o comprometimento de uma função física, como a paralisia cerebral ou o nanismo, é classificada como deficiência
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55Q1081331 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Médico do Trabalho, SARAH, Rede Sarah, 2025

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de diversos atos. Considere os atos listados a seguir:



I. tratamento;


II. hospitalização;


III. estudos clínicos;


IV. procedimento;


V. pesquisa científica.



Constitui ato para o qual o consentimento é indispensável, segundo o Art. 12 da referida lei, apenas o que figura em

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56Q1081333 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Crimes e Infrações Administrativas, Médico do Trabalho, SARAH, Rede Sarah, 2025

Conforme a Lei nº 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, abandonar pessoa com deficiência em hospitais, casas de saúde, entidades de abrigamento ou congêneres constitui
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57Q1081332 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Médico do Trabalho, SARAH, Rede Sarah, 2025

A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, com a finalidade de atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público, exceto nos serviços de emergência públicos e privados, onde a prioridade conferida pela lei fica condicionada
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