Questões de Concursos: SEAD PA

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: SEAD PA. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q792061 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Atualmente, a tecnologia de computadores está presente em várias atividades humanas. Isso é verdade também na área que envolve equipamentos médicos. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O computador pessoal, além de ser usado para operar com diversos tipos de aparelho biomédico, pode ser utilizado para tarefas administrativas. Uma configuração muito usada ultimamente devido a sua eficiência inclui um computador com processador Pentium 100 com um sistema operacional Windows XP. Outra vantagem no uso desse tipo de computador é o fato de que, pela lei brasileira, estabelecimentos de saúde têm direito a acesso gratuito a softwares, incluindo o Windows XP.

72 Q476361 | Farmácia, Histotécnico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

As etapas do processo de fixação e inclusão de tecidos ou células apresentam pontos críticos na preservação da arquitetura histológica. As células e seus constituintes, quando não fixados corretamente, mostram distorção e retração que dificultam sua avaliação. Por essa razão, a busca por uma solução fixadora adequada é importante para o estudo histológico de diferentes tecidos biológicos. O tempo de fixação, o tamanho da amostra e a capacidade de penetração do fixador são considerados pontos importantes para a obtenção de um material apropriado para avaliação histomorfológica, histoquímica e imunológica. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O fixador de Bouin, que contém ácido pícrico, formaldeído e ácido acético, é usado na fixação de biópsias de medula óssea e de testículo.

73 Q705272 | Segurança e Saúde no Trabalho, Perito Médico, SEAD PA, IADES

O anexo V da Norma Regulamentadora n° 15 (NR 15) determina que os limites de tolerância para a radiação ionizante devem obedecer às normas da CNEN NE – 3.01 – Diretrizes básicas de radioproteção. Considerando a elaboração do laudo técnico das condições ambientais do trabalho (LTCAT) de um serviço de radiologia, assinale a alternativa correta.

74 Q225598 | Direito Constitucional, Remédios constitucionais: habeas data, Procurador, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, com referência a direito constitucional.

75 Q362205 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da atuação da enfermagem no trabalho de parto, julgue os itens que se seguem.

No estágio de dequitação, deve-se solicitar à paciente que faça força suave para baixo. Nesse estágio, é desaconselhável aplicar pressão sobre o fundo do útero, devido ao risco de restos placentários, sendo importante controlar o sangramento vaginal e os sinais vitais da parturiente.

76 Q380202 | Biologia, Citologia, Histotécnico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

A organização é um ponto fundamental na rotina de um laboratório. Visando à padronização dos resultados obtidos, grande parte dos procedimentos realizados segue protocolos já estabelecidos e diversas rotinas de preparo de material. Em relação aos procedimentos de rotina em laboratórios de histologia, julgue os itens subseqüentes.

É procedimento comum em laborat¨®rio de an¨¢lise histol¨®gica a fixação seguida pela imersão em parafina, a coloração do bloco de parafina e, finalmente, a obtenção dos cortes em micr¨®tomo.

77 Q792324 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Atualmente, a tecnologia de computadores está presente em várias atividades humanas. Isso é verdade também na área que envolve equipamentos médicos. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Um componente importante em diversos equipamentos é o conversor analógico/digital (A/D), que converte uma grandeza física, tal como o fluxo de ar ou a diferença de potencial entre dois pontos da pele, para uma tensão proporcional ao valor da grandeza na forma digital. Em um conversor A/D de 8 bits, se a tensão de 0 V corresponder ao número binário 00000000 e a tensão de 10 V corresponder ao número binário 11111111, então a tensão de 1 V corresponderá ao número 01010011.

78 Q701327 | Segurança e Saúde no Trabalho, Perito Médico, SEAD PA, IADES

De acordo com o anexo IV da Norma Regulamentadora no 15 (NR 15), relativo aos agentes biológicos, assinale a alternativa correta. 

79 Q472243 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, quanto ao jogo e suas dimensões metodológica, recreativa e desportiva.

Entre as categorias dos jogos cooperativos, os chamados jogos de inversão são aqueles que enfatizam a noção de independência e o constante distanciamento entre os jogadores, uma vez que esses permanecem no mesmo time durante todo o desenrolar dos jogos.

80 Q704083 | Segurança e Saúde no Trabalho, Perito Médico, SEAD PA, IADES

Quanto à avaliação de insalubridade, assinale a alternativa correta. 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.