Questões de Concursos: SEAD SE

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41 Q321048 | Pedagogia, Analista Educacional, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca de gestão e planejamento.

O método CENDES-OPS de programação em saúde, surgido nos anos 60 do século passado, na América Latina, propõe o gerenciamento da escassez de recursos em saúde e foi abandonado por seu caráter prescritivo e por estar desvinculado da produção de políticas na sociedade.

42 Q464637 | Direito Previdenciário, Regras básicas para o cálculo do salário de benefício, Procurador, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Quanto aos planos de benefícios previdenciários, julgue os itens a seguir.

O valor dos benefícios de prestação continuada pagos pela previdência social, inclusive o salário-maternidade, será calculado com base no salário-de-benefício.

43 Q319521 | Pedagogia, Analista Educacional, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.

Na pedagogia libertadora, o processo de ensinoaprendizagem parte da realidade observada diretamente para a formulação de hipóteses para solucionar os problemas observados, sem qualquer distanciamento da realidade observada como forma de impedir-se a alienação teórica.

44 Q321728 | Pedagogia, Especialista Educacional, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a abordagem representativa, o professor tem como função apresentar ao aluno problemas de tal maneira que este, a partir de suas experiências anteriores, possa lembrar os elementos ausentes.

45 Q321294 | Pedagogia, Especialista Educacional, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.

A prática educativa na educação formal orienta-se por objetivos que direcionam ação intencional e sistemática.

46 Q321920 | Pedagogia, Especialista Educacional, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.

O processo didático é caracterizado como a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos, tendo em vista as finalidades da educação.

47 Q816800 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista Educacional, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

De acordo com a LDB, a educação, dever exclusivo do Estado, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e sua preparação para o mercado de trabalho.

48 Q325465 | Pedagogia, Especialista em Política, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

A respeito da promoção da saúde e da avaliação de ações, julgue os itens a seguir.

Entre as estratégias e as linhas de ação para a promoção da saúde, no mundo atual, estão a afirmação do conceito amplo de saúde como valor de vida, a superação da fragmentação do estado, o respeito às diferenças e a restrição da autonomia individual em favor da solidariedade e da tolerância.

49 Q475739 | Farmácia, Nutrição Clínica, Farmácia, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da manipulação de nutrição parenteral, julgue os itens seguintes.

Os lipídeos são os nutrientes que mais influenciam na osmolaridade de uma formulação de NPT devido à sua baixa solubilidade em água.

50 Q475044 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

O uso abusivo de antimicrobianos pode alterar os padrões de sensibilidade/resistência dos micro-organismos. Essa modificação de comportamento dos micro-organismos é observada tanto na comunidade quanto nos hospitais onde o uso de antibióticos é descontrolado.

Acerca de controle de infecção hospitalar, uso racional de medicamentos e da atuação do farmacêutico na CCIH, julgue os itens de 61 a 65.

O uso de antimicrobianos no tratamento de doenças não infecciosas febris é um exemplo de erro de utilização desses medicamentos.

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