Início

Questões de Concursos SEASIC SE

Resolva questões de SEASIC SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1028453 | Serviço Social, Saúde, Assistente Social, SEASIC SE, FGV, 2025

Compete ao SUS desenvolver ações destinadas à prevenção de deficiências por causas evitáveis, inclusive por meio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1032313 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASIC SE, FGV, 2025

Segundo a Política Estadual de Assistência Social do Estado de Sergipe que estabelece diretrizes que incluem a proteção social com vista à garantia da vida, redução de danos e prevenção da incidência de riscos em grupos específicos, analise as afirmativas abaixo que estão de acordo com o segmento de pessoas com deficiência.

I. A Prevenção de riscos inclui apenas ações emergenciais, sem necessidade de investimentos em acessibilidade e inclusão.

II. A proteção social prevista na Lei inclui ações voltadas à habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, promovendo sua inclusão e autonomia na sociedade.

III. A política pública deve garantir o acesso das pessoas com deficiência a serviços essenciais, respeitando suas necessidades específicas e promovendo sua integração à vida comunitária.

IV. A Lei não estabelece diretrizes específicas para proteção de pessoas com deficiência, dando essa responsabilidade para as políticas federais.

Está correto o que se afirma em.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1032306 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

Para Freud, em 1908, o jogo é o primeiro vestígio da atividade poética, a infância da arte. Reencontramos a visão romântica da criança que joga: “toda criança que joga se comporta como poeta, enquanto cria um mundo para si, ou, mais exatamente, transpõe as coisas do mundo em que vive para uma ordem nova que lhe convém”. A importância do jogo e sua seriedade estão ligadas ao investimento psíquico (afetos) que ela manifesta. O jogo, como o sonho acordado, se opõe à realidade (“o contrário do jogo não é a seriedade, mas a realidade”); a diferença mínima é que ele se apoia em uma realidade para fazer dela outra coisa. A referência ao jogo ajuda a circunscrever a especificidade desse comportamento, que permite projetar um mundo conforme as aspirações do psiquismo, sem os entraves devidos à realidade. Desse ponto de vista, o poeta e a criança tem uma atividade semelhante, em que predomina o imaginário: “O poeta faz como a criança que joga; cria um mundo imaginário que leva muito a sério, isto é, que dota de grandes qualidades de afetos, distinguindo-o claramente da realidade”.


BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p. 90.

Com base no trecho acima, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1028484 | Nutrição, Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

As operações preliminares no preparo dos alimentos compreendem os inúmeros procedimentos de limpeza, divisão ou mistura.

Em relação à essas operações, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1032311 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASIC SE, FGV, 2025

Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a acessibilidade nos espaços culturais, incluindo salas de cinema, estabelece diretrizes específicas para garantir a inclusão das pessoas com deficiência.

Assinale a afirmativa correta sobre a acessibilidade nas salas de cinema para pessoas com deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1032308 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, SEASIC SE, FGV, 2025

Para a psicanálise, espera-se que no decurso do tratamento se estabeleça um fenômeno inconsciente no qual o paciente atualiza na relação com o analista os protótipos infantis de sua relação recalcada com as imagos parentais. Embora Freud considere tal fenômeno como uma forma de resistência ao tratamento, ele também o concebeu como um poderoso instrumento de cura analítica, portanto, aberto às intervenções do analista.

Trata-se do fenômeno de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1028520 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Psicólogo, SEASIC SE, FGV, 2025

Lilian foi diagnosticada com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Ela tem, como um dos seus principais sintomas, a necessidade de lavar as mãos repetidas vezes, sobretudo se tocar em alguma superfície com “impurezas”.

A psicanálise já se ocupou dessa condição, denominada então de neurose obsessiva, e identificava nela a manifestação de um mecanismo de defesa, que seria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1032307 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, SEASIC SE, FGV, 2025

O psicanalista e pediatra D. Winnicott desenvolveu uma teoria crucial para compreender as fases do desenvolvimento humano. Assim, ele elaborou um conceito original que aponta para o objeto escolhido pela criança para realizar a transição de sua primeira relação oral com a mãe para uma verdadeira relação de objeto, separada do corpo materno.

Para Winnicott, trata-se do objeto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1032309 | Direito do Trabalho, Efeitos e Duração do Trabalho Nos Contratos de Emprego, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASIC SE, FGV, 2025

Alfredo, tradutor, intérprete e guia intérprete de Libras- Língua Portuguesa, foi contratado para trabalhar em uma empresa prestadora de serviços de saúde no cuidado em domicílio para pessoas surdas. Antes de assinar o contrato observou que a carga horária de trabalho estava acima do que é previsto por lei.

A duração do trabalho deste profissional, tratada na lei, deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1028448 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, SEASIC SE, FGV, 2025

Dentre as seguranças afiançadas pelo SUAS está a de acolhida, que implica em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1032304 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

É que, se os homens são estes seres da busca e se sua vocação ontológica é humanizar-se, podem, cedo ou tarde, perceber a contradição em que a “educação bancária” pretende mantê-los e engajar-se na luta por sua libertação.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005, p. 71.


Acerca da noção freireana de educação bancária, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1028514 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicólogo, SEASIC SE, FGV, 2025

A maioria dos casos da doença de Alzheimer resulta da interação entre predisposição genética e fatores ambientais. Pesquisas científicas indicam que, além da genética, diversos fatores psicossociais podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Assinale a opção que apresenta fatores de proteção psicossocial contra o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1028455 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de Alagoas, Assistente Social, SEASIC SE, FGV, 2025

De acordo com a Lei estadual nº 9.342, de 19 de 2023, são entidades e organizações de Assistência Social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1028509 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

O papel do professor na integração entre a escola e a família é estratégico para a construção do desenvolvimento educacional dos estudantes.

As opções que se seguem apresentam algumas das atribuições que dizem respeito a esse processo, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1032305 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

Que aluno se quer formar? Quais são os objetivos da escola? Como quer ser reconhecida? Na rotina intensa dos gestores e da equipe docente, muitas vezes, tais questões não estão claras. Sendo assim, é fundamental saber de onde se parte e para onde se quer ir.


SOARES, Cristine. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2021, p. 1415.


O trecho em questão adverte para a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1028507 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

Um projeto poderia ser definido como uma pesquisa específica ou uma investigação desenvolvida em profundidade, sobre um tema claramente delineado e com objetivos claros a serem aferidos. (...) É realizado por duas ou mais classes, ou até mesmo por todos os alunos da escola, para que busquem concretizar essa pesquisa e alcançar esses objetivos. É, pois, um esforço investigativo que busca respostas convincentes encontradas pelos alunos e orientado pelo professor, ou por uma equipe de professores.

ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e

práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 117.


Acerca da metodologia pedagógica descrita acima, e seus impactos no processo de aprendizagem, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1028510 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

São atribuições da escola a difusão de valores e normas sociais, a promoção da interação entre estudantes e professores, a transmissão de saberes culturais e cívicos, a construção e o desenvolvimento de espaços de convivência.

Esses aspectos dizem respeito, principalmente, ao desenvolvimento de habilidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1028515 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo, SEASIC SE, FGV, 2025

Rebeca, 7 anos, contou para uma colega da escola que seu tio frequentemente a chamava para “brincar de médico” e passava a mão em suas partes íntimas. A colega contou para a professora e Rebeca repetiu seu relato para a professora, para a pedagoga da escola, para o conselheiro tutelar, para a psicóloga do Conselho Tutelar e para o policial na Delegacia. Essa situação constitui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1028521 | Psicologia, Psicoterapias, Psicólogo, SEASIC SE, FGV, 2025

O psicólogo americano Martin Seligman é conhecido como o pai da vertente teórico técnica denominada Psicologia Positiva. Sobre a Psicologia Positiva, avalie as afirmativas a seguir:

I. A psicologia positiva tem como foco a avaliação por meio de testes objetivos dos construtos psicológicos que respondem pela incidência de transtornos emocionais e psiquiátricos.

II. A psicologia positiva busca identificar e incentivar o desenvolvimento dos aspectos da experiência humana, como qualidades individuais, potencialidades e virtudes que promovem bem-estar e felicidade.

III. De acordo com essa teoria, o cultivo de emoções positivas e a descoberta de um senso de propósito na vida são fatores que concorrem para a promoção do bem estar emocional.

IV. O envolvimento em relacionamentos interpessoais significativos é um fator perturbador para uma vida emocionalmente mais saudável de acordo com essa abordagem.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1028505 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

A essência das metodologias ativas diz respeito ao protagonismo dos alunos, à escola participativa e colaborativa, em que se manifestam as condições para que este se desenvolva de forma integral.

SOARES, Cristine. Metodologias ativas: uma nova experiência de

aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2021, p. 886.


As opções abaixo apresentam técnicas de ensino que consistem em metodologias ativas, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.