Hoje, tomamos consciência de que o sentido das nossas vidas não
está separado do sentido do próprio planeta. Diante da
degradação das nossas vidas no planeta, chegamos a uma
verdadeira encruzilhada entre um caminho tecnozóico, que coloca
toda a fé na capacidade da tecnologia de nos tirar da crise sem
mudar nosso estilo poluidor e consumista de vida, e um caminho
ecozóico, fundado numa nova relação saudável com o planeta,
reconhecendo que somos parte do mundo natural, vivendo em
harmonia com o universo, caracterizado pelas atuais preocupações
ecológicas. Fazemos escolhas! Nem sempre temos clareza delas. A
educação carrega de intencionalidade nossos atos. Precisamos ter
consciência das implicações de nossas escolhas.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição para
a década do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria
Instituto Paulo Freire, 2009, p. 62.
Com base na reflexão proposta pelo trecho supracitado, assinale a
afirmativa correta.
a) O caminho tecnozóico, por sua intencionalidade, é o
responsável pela crise e pelos retrocessos.
b) O caminho ecozóico recusa o aparato tecnológico do caminho
tecnozóico.
c) O processo educacional pode contribuir para um modo de vida
consciente.
d) A intencionalidade das escolhas encobre a dimensão dos
interesses.
e) A degradação ambiental produz a conscientização das
escolhas.