Questões de Concursos SEASICSE Resolva questões de SEASICSE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEASICSE Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q1008574 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fertilidade do Solo, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025A conservação da matéria orgânica em solos tropicais é fundamental para reduzir perdas de nutrientes e manter a fertilidade do solo. Os solos tropicais, devido às condições climáticas (alta temperatura e umidade), tendem a sofrer rápida decomposição da matéria orgânica e lixiviação de nutrientes. Portanto, examine as seguintes afirmações: I. A matéria orgânica é uma reserva de nutrientes, liberando-os gradualmente para as plantas. II. A matéria orgânica é fonte de energia para os microrganismos do solo. III. A matéria orgânica atua na agregação das partículas do solo, contribuindo com a porosidade e a infiltração de água. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II, apenas ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q1008666 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025Dia Estadual do Tradutor e Intérprete de Libras em Sergipe celebra a inclusão e acessibilidade para pessoas surdas. “O 26 de julho reconhece o trabalho desses profissionais que quebram barreiras da linguística tradicional e garantem a inclusão de pessoas surdas tanto na educação, quanto na sociedade.” Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado do Sergipe. Por Arthur Dias/Estagiário e Ascom/Seduc. Em, 26/07/2023 Analise se as afirmativas são (V) verdadeiras ou (F) falsas. ( ) O profissional tradutor e intérprete de Libras tem como atividade traduzir e interpretar de uma língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentem. ( ) O profissional guia-intérprete de Libras domina, no mínimo uma das formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdocegas. ( ) A atividade profissional do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras-Língua Portuguesa é realizada exclusivamente na área da Educação e Serviço Social para pessoas surdas ou surdocegas. ( ) A atividade profissional do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras-Língua Portuguesa é realizada em qualquer área ou situação em que pessoas surdas ou surdocegas precisem estabelecer comunicação com não falantes de sua língua em quaisquer contextos possíveis. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) V – V – F – V. ✂️ b) V – V – V – V. ✂️ c) F – V – F – V. ✂️ d) F – V – V – F. ✂️ e) V – F – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q1008667 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025Segundo o edital nº 1/2025, deste concurso, é exigido, como requisito para o cargo de Tradutor e Intérprete de Libras, diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Tradutor e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa em Letras com habilitação em Tradução e Interpretação em Libras ou em Letras- Libras e registro ativo no Conselho de Classe respectivo, se houver. Caso o profissional tenha formação em outra área de conhecimento, assinale a afirmativa que apresente a justificativa para exercer o cargo. ✂️ a) Ser diplomado em curso de educação ambiental de nível médio em Tradução e Interpretação em Libras. ✂️ b) Ser diplomado em curso superior de bacharelado em LetrasLibras ou em Letras. ✂️ c) Possuir diploma de organizações da sociedade civil, sem a representatividade da comunidade surda e com certificado convalidado por instituições educativas. ✂️ d) Possuir diploma de cursos de extensão, de formação continuada ou de especialização, com carga horária mínima de 360 horas e que tenha sido aprovado em exame de proficiência em tradução e interpretação em Libras-Língua Portuguesa. ✂️ e) Possuir diploma de cursos de extensão, de formação continuada ou de especialização, com carga horária mínima de 180 horas e que tenha sido aprovado em exame de proficiência em tradução e interpretação em Libras- Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q1008670 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025Em Libras, os pronomes demonstrativos e os advérbios de lugar possuem o mesmo sinal, sendo diferenciados apenas pelo contexto e pela expressão facial. Eles indicam proximidade em relação ao emissor, ao receptor ou a um terceiro ponto distante. Assinale a afirmativa que apresenta como deve ser feita a diferenciação correta entre AQUI, AÍ e LÁ em Libras. ✂️ a) Apontar para o local próximo ao emissor, olhando para o ponto indicado; apontar para um local próximo ao receptor, olhando para esse ponto; e apontar para um local distante, direcionando o olhar para o ponto indicado. ✂️ b) Usar o mesmo apontar para todos os pronomes, sem necessidade de variação no olhar ou na posição. ✂️ c) Apontar para os locais do emissor e receptor, diferenciando apenas pela expressão facial e a direção do olhar para os pontos indicados. ✂️ d) Apontar para o local próximo ao receptor, olhando para esse ponto; apontar para um local distante, direcionando o olhar para o emissor; apontar para o local próximo ao emissor, direcionando do olhar para mais distante. ✂️ e) Sempre apontar diretamente para a pessoa e não para os objetos, pois o contexto já esclarece qual é o referente na frase. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q1008587 | Engenharia Agronômica Agronomia, Silvicultura, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025Um plantio florestal com eucalipto em área de 100.000 m2, apresenta crescimento com incremento médio anual de 35 m3.ha-1.ano-1 aos 84 meses de idade. Com base nessas informações, podemos afirmar que o volume total de madeira do plantio é ✂️ a) 2.940 m3. ✂️ b) 29.400 m3. ✂️ c) 24.450 m3. ✂️ d) 2.450 m3. ✂️ e) 245 m3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q1008656 | Psicologia, Psicólogo, SEASICSE, FGV, 2025O psicodiagnóstico ou diagnóstico psicológico possui caráter multifacetado, podendo ser utilizado em escolas, empresas, presídios, etc. Assinale o que não caracteriza o diagnóstico psicológico: ✂️ a) A observação comportamental. ✂️ b) A aplicação de testes projetivos. ✂️ c) A avaliação perene dos sintomas. ✂️ d) O uso de métodos psicométricos. ✂️ e) A realização de diagnóstico diferencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q1008673 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025O processo de incorporação de numeral em Libras, ocorre quando o número de uma unidade é expresso pela mudança na configuração de mão do sinal. Esse processo é comum na língua de sinais, mas há limites para a quantidade de unidades expressas de forma incorporada. Assinale a alternativa que esteja de acordo com a incorporação de numeral em Libras. ✂️ a) O número de unidades pode ser expresso através de morfemas livres, sem alterações na configuração de mão. ✂️ b) O sinal pode ser alterado na configuração de mão de um até quatro, mas a partir do número cinco, a locação, a orientação e as expressões não manuais permanecem as mesmas. ✂️ c) No processo de incorporação de numeral, os morfemas presos podem ocorrer isoladamente. ✂️ d) Para números acima de quatro, o sinal é combinado com outro, sem alterações na configuração de mão. ✂️ e) A configuração de mão do sinal não muda para indicar diferentes quantidades; a mudança ocorre apenas na expressão não- manual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q1008575 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fertilidade do Solo, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025A transformação bioquímica do nitrogênio nos solos tropicais envolve diversos processos microbiológicos que afetam a disponibilidade deste nutriente para as plantas. Diante disso, é correto afirmar que: ✂️ a) A mineralização do nitrogênio é a transformação do nitrogênio orgânico da matéria orgânica em amônia (NH3) por ação de microrganismos desnitrificantes. ✂️ b) A nitrificação é um processo anaeróbico realizado por bactérias nitrificantes, como Nitrosomonas (transformação de amônio em nitrito) e Nitrobacter (transformação de nitrito em nitrato). ✂️ c) A imobilização é um processo da mineralização, onde microrganismos incorporam o nitrogênio mineral em sua biomassa, tornando-o permanentemente indisponível para as plantas. ✂️ d) A desnitrificação é um processo aeróbico realizado por bactérias como Pseudomonas e Paracoccus. Neste, convertese NO3- e NO2- em gases como N2O (óxido nitroso) e N2, liberando nitrogênio de volta para a atmosfera. ✂️ e) A fixação biológica de nitrogênio é realizada por bactérias fixadoras de N2 atmosférico, como exemplo se tem o Azospirillum (vida livre ou associada a gramíneas). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q1008580 | Direito Ambiental, Áreas de preservação permanente APP, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), assinale a alternativa correta. ✂️ a) Entende-se por APP, área protegida, desde que coberta por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. ✂️ b) São considerados como APP, os manguezais, em toda a sua extensão, porém, poderá ser autorizada, a intervenção ou a supressão de sua vegetação nativa para execução de obras habitacionais e de urbanização, inseridas em projetos de regularização fundiária de interesse social, desde que em áreas urbanas a serem ocupadas por população de baixa renda. ✂️ c) Entende-se por APP, área protegida, localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa. ✂️ d) Nas diferentes modalidades de APPs, como faixas marginais de cursos d’água natural, no entorno dos reservatórios de água, nascentes, restingas, entre outros, a intervenção ou a supressão de vegetação nativa poderá ocorrer nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental. ✂️ e) Poderão ser consideradas APPs, quando declaradas de interesse social por ato do Chefe do Poder Executivo, as áreas cobertas com florestas ou outras formas de vegetação destinadas a formar faixas de proteção ao longo de rodovias e ferrovias e assegurar condições de bem-estar público. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q1008586 | Engenharia Agronômica Agronomia, Anatomia Vegetal, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025A maioria das plantas cultivadas pertence a divisão chamada angiospermas, que são plantas com flores, frutos e sementes. Essa divisão abrange duas classes, as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. São características das plantas dicotiledôneas: ✂️ a) Raízes fasciculadas e sementes com um cotilédone. ✂️ b) Raízes fasciculadas e semente com dois cotilédones. ✂️ c) Raízes pivotantes e semente com dois cotilédones. ✂️ d) Raízes pivotantes e folhas com nervuras paralelas. ✂️ e) Raízes fasciculadas e flores trímeras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q1008646 | Legislação dos Municípios do Estado de Sergipe, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025Tendo como base a lei que dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social do Estado do Sergipe, compete aos municípios, por meio do respectivo órgão gestor da Política de Assistência Social, ✂️ a) executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil; ✂️ b) elaborar a proposta do Plano Plurianual - PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e da Lei Orçamentária Anual - LOA no que tange à Política de Assistência Social e garantir a ampla participação do CEAS; ✂️ c) promover a integração e articulação intersetorial da política estadual de assistência social com as demais políticas públicas e o Sistema de Garantia de Direitos; ✂️ d) implantar sistema de informação, acompanhamento, monitoramento e avaliação para promover o aprimoramento, qualificação e integração contínua dos serviços da rede socioassistencial, conforme o Pacto de Aprimoramento do SUAS e Plano de Assistência Social – PEAS; ✂️ e) prover a infraestrutura necessária ao funcionamento da Comissão Intergestores Bipartite - CIB/SE, garantindo recursos materiais, humanos e financeiros para o seu pleno funcionamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q1008527 | Serviço Social, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025Ao analisarem as Comunidades Terapêuticas no Brasil, Araújo e Duarte refletem que a organização da estrutura física destas reflete a adoção de uma estrutura hierárquica de organização na qual a rotina institucional fundamenta que o essencial para o tratamento é o(a) ✂️ a) redução de danos. ✂️ b) medicalização. ✂️ c) acompanhamento psiquiátrico. ✂️ d) presença da família. ✂️ e) trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q1008593 | Nutrição, Nutricionista, SEASICSE, FGV, 2025Na orientação de uma alimentação desejável sob o ponto de vista nutricional, convencionou-se repartir os alimentos em grupos básicos, nos quais predominam tipos específicos de macro e micronutrientes. Neste contexto, os vegetais podem ser classificados como do tipo “A”, “B” ou “C”. Quanto à tal temática, é correto afirmar que essa classificação dos vegetais consiste ✂️ a) no seu aporte de carboidratos. São exemplos de vegetais do tipo A: abóbora, couve e aipim. ✂️ b) no seu aporte de proteínas. São exemplos de vegetais do tipo A: beterraba, couve e alface. ✂️ c) no seu aporte de vitamina C. São exemplos de vegetais do tipo A: batata, quiabo e acelga. ✂️ d) no seu aporte de vitamina C. São exemplos de vegetais do tipo A: brócolis, alface e acelga. ✂️ e) no seu aporte de carboidratos. São exemplos de vegetais do tipo A: couve-flor, alface e chicória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q1008595 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Nutricionista, SEASICSE, FGV, 2025A avaliação nutricional é composta por vários pilares e instrumentos que permitem a classificação e triagem do estado nutricional de populações ou indivíduos, facilitando a elaboração de políticas públicas que garantam uma condição satisfatória de saúde. Dessa forma, quanto aos aspectos antropométricos, clínicos e bioquímicos da avaliação nutricional, é correto afirmar que ✂️ a) o uso de medicamentos, como anti-histamínicos, drogas psicotrópicas e corticosteroides pode afetar o estado nutricional, diminuindo o apetite. ✂️ b) para a determinação do estado nutricional de adultos, sobretudo quanto à adequação muscular, as proteínas séricas mais avaliadas são albumina, globulina e miosina. ✂️ c) na antropometria do adulto jovem, quando a estatura não pode ser medida por inúmeras dificuldades, deve ser aferida a envergadura dos braços, que é equivalente à metade da altura. ✂️ d) o exame físico pode indicar sinais de depleção nutricional, caracterizada pela perda de tecido subcutâneo na face e perda de massa muscular nos músculos quadríceps e deltoide. ✂️ e) a região do bíceps braquial é o local mais frequentemente utilizado como dobra cutânea, podendo ser comparada a padrões de referência, propostos por Jelliffe ou Frisancho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q1008640 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025Acolher significa assumir o outro como ele é; confrontar significa mostrar outras possibilidades de ação e de vida, para além da já assumida. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 80. Com base no trecho supracitado, e nos conhecimentos acerca do processo de ensino-aprendizagem, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Deve ser priorizada a prática de confrontar em vez de acolher. ✂️ b) O acolhimento produz o engessamento do acolhido em seus pensamentos e hábitos sub-reptícios. ✂️ c) O confronto suscita comportamentos de resistência no confrontado em relação aos saberes propostos. ✂️ d) Tanto acolher quanto confrontar são atitudes indispensáveis ao ato pedagógico. ✂️ e) O acolhimento faz-se a única postura indispensável, uma vez que propõe o respeito pelo outro em seu modo de ser. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q1008641 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025A educação inclusiva tem se mostrado uma perspectiva fundamental para a viabilização do direito universal à educação. As opções abaixo expressam alguns de seus princípios norteadores, à exceção de uma. Assinale-a. ✂️ a) Valorizar e respeitar a diversidade, reconhecendo que cada aluno tem sua própria singularidade. ✂️ b) Promover a acessibilidade, criando ambientes e práticas educacionais que permitam a integração de todos os alunos. ✂️ c) Apoiar o desenvolvimento da autonomia dos alunos, com o suporte adequado para cada um. ✂️ d) Respeitar a dignidade humana, tratando a todos com respeito e reconhecimento da sua identidade. ✂️ e) Possibilitar a participação integral de todos os alunos como receptores dos conteúdos escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q1008655 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicólogo, SEASICSE, FGV, 2025Beatriz e Gustavo se separaram após 10 anos de casamento e a mulher começou a apresentar ansiedade e insônia depois do divórcio. Recentemente Beatriz buscou por uma psicóloga, sendo iniciada uma intervenção psicológica. Dentre os benefícios da intervenção psicológica está ✂️ a) o prolongamento dos pensamentos ansiógenos. ✂️ b) a comunicação passivo-agressiva. ✂️ c) a habilidade manipulacional. ✂️ d) a incapacidade de estabelecer limites. ✂️ e) a melhoria da autoestima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q1008519 | Serviço Social, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, na compreensão de Iamamoto (2009), possui como características ✂️ a) o reconhecimento do ecletismo na profissão, a hegemonia do projeto ético-político e a primazia da prática profissional. ✂️ b) a aproximação à tradição marxista, o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais e a negação da sociedade de classes. ✂️ c) o processo de ruptura com o lastro conservador, o revigoramento do estrutural-funcionalismo e a inserção da teoria pós-moderna na profissão. ✂️ d) a dinâmica de amadurecimento intelectual da profissão, abordagem transclassita dos usuários e a distribuição territorial das políticas sociais. ✂️ e) a construção de um Serviço Social latino-americano, a recusa da importação de teorias e métodos alheios à nossa história e atribuição de um caráter científico às atividades profissionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q1008521 | Serviço Social, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025No que concerne ao Código de Ética Profissional vigente, Netto (2013) avalia que uma de suas características reside no fato de que houve um esforço para articular os seus princípios fundamentais com o(a): ✂️ a) Teoria marxista. ✂️ b) Conjuntura social. ✂️ c) Economia política. ✂️ d) Operacionalização do exercício profissional. ✂️ e) Metodologia do Serviço Social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q1008524 | Serviço Social, Pensamento Social, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025De acordo com Iamamoto (1991), a análise materialista históricodialética da nossa sociedade permite aos assistentes sociais a compreensão do(a) ✂️ a) movimento das classes sociais e das suas relações entre si. ✂️ b) base de requisição profissional do Serviço Social. ✂️ c) Estado burguês e suas políticas sociais compensatórias. ✂️ d) capacidade de construir respostas às demandas dos usuários. ✂️ e) trabalho como atividade concreta integradora do ser social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
41Q1008574 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fertilidade do Solo, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025A conservação da matéria orgânica em solos tropicais é fundamental para reduzir perdas de nutrientes e manter a fertilidade do solo. Os solos tropicais, devido às condições climáticas (alta temperatura e umidade), tendem a sofrer rápida decomposição da matéria orgânica e lixiviação de nutrientes. Portanto, examine as seguintes afirmações: I. A matéria orgânica é uma reserva de nutrientes, liberando-os gradualmente para as plantas. II. A matéria orgânica é fonte de energia para os microrganismos do solo. III. A matéria orgânica atua na agregação das partículas do solo, contribuindo com a porosidade e a infiltração de água. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II, apenas ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q1008666 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025Dia Estadual do Tradutor e Intérprete de Libras em Sergipe celebra a inclusão e acessibilidade para pessoas surdas. “O 26 de julho reconhece o trabalho desses profissionais que quebram barreiras da linguística tradicional e garantem a inclusão de pessoas surdas tanto na educação, quanto na sociedade.” Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado do Sergipe. Por Arthur Dias/Estagiário e Ascom/Seduc. Em, 26/07/2023 Analise se as afirmativas são (V) verdadeiras ou (F) falsas. ( ) O profissional tradutor e intérprete de Libras tem como atividade traduzir e interpretar de uma língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentem. ( ) O profissional guia-intérprete de Libras domina, no mínimo uma das formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdocegas. ( ) A atividade profissional do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras-Língua Portuguesa é realizada exclusivamente na área da Educação e Serviço Social para pessoas surdas ou surdocegas. ( ) A atividade profissional do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras-Língua Portuguesa é realizada em qualquer área ou situação em que pessoas surdas ou surdocegas precisem estabelecer comunicação com não falantes de sua língua em quaisquer contextos possíveis. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) V – V – F – V. ✂️ b) V – V – V – V. ✂️ c) F – V – F – V. ✂️ d) F – V – V – F. ✂️ e) V – F – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q1008667 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025Segundo o edital nº 1/2025, deste concurso, é exigido, como requisito para o cargo de Tradutor e Intérprete de Libras, diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Tradutor e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa em Letras com habilitação em Tradução e Interpretação em Libras ou em Letras- Libras e registro ativo no Conselho de Classe respectivo, se houver. Caso o profissional tenha formação em outra área de conhecimento, assinale a afirmativa que apresente a justificativa para exercer o cargo. ✂️ a) Ser diplomado em curso de educação ambiental de nível médio em Tradução e Interpretação em Libras. ✂️ b) Ser diplomado em curso superior de bacharelado em LetrasLibras ou em Letras. ✂️ c) Possuir diploma de organizações da sociedade civil, sem a representatividade da comunidade surda e com certificado convalidado por instituições educativas. ✂️ d) Possuir diploma de cursos de extensão, de formação continuada ou de especialização, com carga horária mínima de 360 horas e que tenha sido aprovado em exame de proficiência em tradução e interpretação em Libras-Língua Portuguesa. ✂️ e) Possuir diploma de cursos de extensão, de formação continuada ou de especialização, com carga horária mínima de 180 horas e que tenha sido aprovado em exame de proficiência em tradução e interpretação em Libras- Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q1008670 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025Em Libras, os pronomes demonstrativos e os advérbios de lugar possuem o mesmo sinal, sendo diferenciados apenas pelo contexto e pela expressão facial. Eles indicam proximidade em relação ao emissor, ao receptor ou a um terceiro ponto distante. Assinale a afirmativa que apresenta como deve ser feita a diferenciação correta entre AQUI, AÍ e LÁ em Libras. ✂️ a) Apontar para o local próximo ao emissor, olhando para o ponto indicado; apontar para um local próximo ao receptor, olhando para esse ponto; e apontar para um local distante, direcionando o olhar para o ponto indicado. ✂️ b) Usar o mesmo apontar para todos os pronomes, sem necessidade de variação no olhar ou na posição. ✂️ c) Apontar para os locais do emissor e receptor, diferenciando apenas pela expressão facial e a direção do olhar para os pontos indicados. ✂️ d) Apontar para o local próximo ao receptor, olhando para esse ponto; apontar para um local distante, direcionando o olhar para o emissor; apontar para o local próximo ao emissor, direcionando do olhar para mais distante. ✂️ e) Sempre apontar diretamente para a pessoa e não para os objetos, pois o contexto já esclarece qual é o referente na frase. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q1008587 | Engenharia Agronômica Agronomia, Silvicultura, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025Um plantio florestal com eucalipto em área de 100.000 m2, apresenta crescimento com incremento médio anual de 35 m3.ha-1.ano-1 aos 84 meses de idade. Com base nessas informações, podemos afirmar que o volume total de madeira do plantio é ✂️ a) 2.940 m3. ✂️ b) 29.400 m3. ✂️ c) 24.450 m3. ✂️ d) 2.450 m3. ✂️ e) 245 m3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q1008656 | Psicologia, Psicólogo, SEASICSE, FGV, 2025O psicodiagnóstico ou diagnóstico psicológico possui caráter multifacetado, podendo ser utilizado em escolas, empresas, presídios, etc. Assinale o que não caracteriza o diagnóstico psicológico: ✂️ a) A observação comportamental. ✂️ b) A aplicação de testes projetivos. ✂️ c) A avaliação perene dos sintomas. ✂️ d) O uso de métodos psicométricos. ✂️ e) A realização de diagnóstico diferencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q1008673 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025O processo de incorporação de numeral em Libras, ocorre quando o número de uma unidade é expresso pela mudança na configuração de mão do sinal. Esse processo é comum na língua de sinais, mas há limites para a quantidade de unidades expressas de forma incorporada. Assinale a alternativa que esteja de acordo com a incorporação de numeral em Libras. ✂️ a) O número de unidades pode ser expresso através de morfemas livres, sem alterações na configuração de mão. ✂️ b) O sinal pode ser alterado na configuração de mão de um até quatro, mas a partir do número cinco, a locação, a orientação e as expressões não manuais permanecem as mesmas. ✂️ c) No processo de incorporação de numeral, os morfemas presos podem ocorrer isoladamente. ✂️ d) Para números acima de quatro, o sinal é combinado com outro, sem alterações na configuração de mão. ✂️ e) A configuração de mão do sinal não muda para indicar diferentes quantidades; a mudança ocorre apenas na expressão não- manual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q1008575 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fertilidade do Solo, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025A transformação bioquímica do nitrogênio nos solos tropicais envolve diversos processos microbiológicos que afetam a disponibilidade deste nutriente para as plantas. Diante disso, é correto afirmar que: ✂️ a) A mineralização do nitrogênio é a transformação do nitrogênio orgânico da matéria orgânica em amônia (NH3) por ação de microrganismos desnitrificantes. ✂️ b) A nitrificação é um processo anaeróbico realizado por bactérias nitrificantes, como Nitrosomonas (transformação de amônio em nitrito) e Nitrobacter (transformação de nitrito em nitrato). ✂️ c) A imobilização é um processo da mineralização, onde microrganismos incorporam o nitrogênio mineral em sua biomassa, tornando-o permanentemente indisponível para as plantas. ✂️ d) A desnitrificação é um processo aeróbico realizado por bactérias como Pseudomonas e Paracoccus. Neste, convertese NO3- e NO2- em gases como N2O (óxido nitroso) e N2, liberando nitrogênio de volta para a atmosfera. ✂️ e) A fixação biológica de nitrogênio é realizada por bactérias fixadoras de N2 atmosférico, como exemplo se tem o Azospirillum (vida livre ou associada a gramíneas). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q1008580 | Direito Ambiental, Áreas de preservação permanente APP, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), assinale a alternativa correta. ✂️ a) Entende-se por APP, área protegida, desde que coberta por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. ✂️ b) São considerados como APP, os manguezais, em toda a sua extensão, porém, poderá ser autorizada, a intervenção ou a supressão de sua vegetação nativa para execução de obras habitacionais e de urbanização, inseridas em projetos de regularização fundiária de interesse social, desde que em áreas urbanas a serem ocupadas por população de baixa renda. ✂️ c) Entende-se por APP, área protegida, localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa. ✂️ d) Nas diferentes modalidades de APPs, como faixas marginais de cursos d’água natural, no entorno dos reservatórios de água, nascentes, restingas, entre outros, a intervenção ou a supressão de vegetação nativa poderá ocorrer nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental. ✂️ e) Poderão ser consideradas APPs, quando declaradas de interesse social por ato do Chefe do Poder Executivo, as áreas cobertas com florestas ou outras formas de vegetação destinadas a formar faixas de proteção ao longo de rodovias e ferrovias e assegurar condições de bem-estar público. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q1008586 | Engenharia Agronômica Agronomia, Anatomia Vegetal, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025A maioria das plantas cultivadas pertence a divisão chamada angiospermas, que são plantas com flores, frutos e sementes. Essa divisão abrange duas classes, as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. São características das plantas dicotiledôneas: ✂️ a) Raízes fasciculadas e sementes com um cotilédone. ✂️ b) Raízes fasciculadas e semente com dois cotilédones. ✂️ c) Raízes pivotantes e semente com dois cotilédones. ✂️ d) Raízes pivotantes e folhas com nervuras paralelas. ✂️ e) Raízes fasciculadas e flores trímeras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q1008646 | Legislação dos Municípios do Estado de Sergipe, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025Tendo como base a lei que dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social do Estado do Sergipe, compete aos municípios, por meio do respectivo órgão gestor da Política de Assistência Social, ✂️ a) executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil; ✂️ b) elaborar a proposta do Plano Plurianual - PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e da Lei Orçamentária Anual - LOA no que tange à Política de Assistência Social e garantir a ampla participação do CEAS; ✂️ c) promover a integração e articulação intersetorial da política estadual de assistência social com as demais políticas públicas e o Sistema de Garantia de Direitos; ✂️ d) implantar sistema de informação, acompanhamento, monitoramento e avaliação para promover o aprimoramento, qualificação e integração contínua dos serviços da rede socioassistencial, conforme o Pacto de Aprimoramento do SUAS e Plano de Assistência Social – PEAS; ✂️ e) prover a infraestrutura necessária ao funcionamento da Comissão Intergestores Bipartite - CIB/SE, garantindo recursos materiais, humanos e financeiros para o seu pleno funcionamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q1008527 | Serviço Social, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025Ao analisarem as Comunidades Terapêuticas no Brasil, Araújo e Duarte refletem que a organização da estrutura física destas reflete a adoção de uma estrutura hierárquica de organização na qual a rotina institucional fundamenta que o essencial para o tratamento é o(a) ✂️ a) redução de danos. ✂️ b) medicalização. ✂️ c) acompanhamento psiquiátrico. ✂️ d) presença da família. ✂️ e) trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q1008593 | Nutrição, Nutricionista, SEASICSE, FGV, 2025Na orientação de uma alimentação desejável sob o ponto de vista nutricional, convencionou-se repartir os alimentos em grupos básicos, nos quais predominam tipos específicos de macro e micronutrientes. Neste contexto, os vegetais podem ser classificados como do tipo “A”, “B” ou “C”. Quanto à tal temática, é correto afirmar que essa classificação dos vegetais consiste ✂️ a) no seu aporte de carboidratos. São exemplos de vegetais do tipo A: abóbora, couve e aipim. ✂️ b) no seu aporte de proteínas. São exemplos de vegetais do tipo A: beterraba, couve e alface. ✂️ c) no seu aporte de vitamina C. São exemplos de vegetais do tipo A: batata, quiabo e acelga. ✂️ d) no seu aporte de vitamina C. São exemplos de vegetais do tipo A: brócolis, alface e acelga. ✂️ e) no seu aporte de carboidratos. São exemplos de vegetais do tipo A: couve-flor, alface e chicória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q1008595 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Nutricionista, SEASICSE, FGV, 2025A avaliação nutricional é composta por vários pilares e instrumentos que permitem a classificação e triagem do estado nutricional de populações ou indivíduos, facilitando a elaboração de políticas públicas que garantam uma condição satisfatória de saúde. Dessa forma, quanto aos aspectos antropométricos, clínicos e bioquímicos da avaliação nutricional, é correto afirmar que ✂️ a) o uso de medicamentos, como anti-histamínicos, drogas psicotrópicas e corticosteroides pode afetar o estado nutricional, diminuindo o apetite. ✂️ b) para a determinação do estado nutricional de adultos, sobretudo quanto à adequação muscular, as proteínas séricas mais avaliadas são albumina, globulina e miosina. ✂️ c) na antropometria do adulto jovem, quando a estatura não pode ser medida por inúmeras dificuldades, deve ser aferida a envergadura dos braços, que é equivalente à metade da altura. ✂️ d) o exame físico pode indicar sinais de depleção nutricional, caracterizada pela perda de tecido subcutâneo na face e perda de massa muscular nos músculos quadríceps e deltoide. ✂️ e) a região do bíceps braquial é o local mais frequentemente utilizado como dobra cutânea, podendo ser comparada a padrões de referência, propostos por Jelliffe ou Frisancho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q1008640 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025Acolher significa assumir o outro como ele é; confrontar significa mostrar outras possibilidades de ação e de vida, para além da já assumida. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 80. Com base no trecho supracitado, e nos conhecimentos acerca do processo de ensino-aprendizagem, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Deve ser priorizada a prática de confrontar em vez de acolher. ✂️ b) O acolhimento produz o engessamento do acolhido em seus pensamentos e hábitos sub-reptícios. ✂️ c) O confronto suscita comportamentos de resistência no confrontado em relação aos saberes propostos. ✂️ d) Tanto acolher quanto confrontar são atitudes indispensáveis ao ato pedagógico. ✂️ e) O acolhimento faz-se a única postura indispensável, uma vez que propõe o respeito pelo outro em seu modo de ser. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q1008641 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025A educação inclusiva tem se mostrado uma perspectiva fundamental para a viabilização do direito universal à educação. As opções abaixo expressam alguns de seus princípios norteadores, à exceção de uma. Assinale-a. ✂️ a) Valorizar e respeitar a diversidade, reconhecendo que cada aluno tem sua própria singularidade. ✂️ b) Promover a acessibilidade, criando ambientes e práticas educacionais que permitam a integração de todos os alunos. ✂️ c) Apoiar o desenvolvimento da autonomia dos alunos, com o suporte adequado para cada um. ✂️ d) Respeitar a dignidade humana, tratando a todos com respeito e reconhecimento da sua identidade. ✂️ e) Possibilitar a participação integral de todos os alunos como receptores dos conteúdos escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q1008655 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicólogo, SEASICSE, FGV, 2025Beatriz e Gustavo se separaram após 10 anos de casamento e a mulher começou a apresentar ansiedade e insônia depois do divórcio. Recentemente Beatriz buscou por uma psicóloga, sendo iniciada uma intervenção psicológica. Dentre os benefícios da intervenção psicológica está ✂️ a) o prolongamento dos pensamentos ansiógenos. ✂️ b) a comunicação passivo-agressiva. ✂️ c) a habilidade manipulacional. ✂️ d) a incapacidade de estabelecer limites. ✂️ e) a melhoria da autoestima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q1008519 | Serviço Social, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, na compreensão de Iamamoto (2009), possui como características ✂️ a) o reconhecimento do ecletismo na profissão, a hegemonia do projeto ético-político e a primazia da prática profissional. ✂️ b) a aproximação à tradição marxista, o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais e a negação da sociedade de classes. ✂️ c) o processo de ruptura com o lastro conservador, o revigoramento do estrutural-funcionalismo e a inserção da teoria pós-moderna na profissão. ✂️ d) a dinâmica de amadurecimento intelectual da profissão, abordagem transclassita dos usuários e a distribuição territorial das políticas sociais. ✂️ e) a construção de um Serviço Social latino-americano, a recusa da importação de teorias e métodos alheios à nossa história e atribuição de um caráter científico às atividades profissionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q1008521 | Serviço Social, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025No que concerne ao Código de Ética Profissional vigente, Netto (2013) avalia que uma de suas características reside no fato de que houve um esforço para articular os seus princípios fundamentais com o(a): ✂️ a) Teoria marxista. ✂️ b) Conjuntura social. ✂️ c) Economia política. ✂️ d) Operacionalização do exercício profissional. ✂️ e) Metodologia do Serviço Social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q1008524 | Serviço Social, Pensamento Social, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025De acordo com Iamamoto (1991), a análise materialista históricodialética da nossa sociedade permite aos assistentes sociais a compreensão do(a) ✂️ a) movimento das classes sociais e das suas relações entre si. ✂️ b) base de requisição profissional do Serviço Social. ✂️ c) Estado burguês e suas políticas sociais compensatórias. ✂️ d) capacidade de construir respostas às demandas dos usuários. ✂️ e) trabalho como atividade concreta integradora do ser social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro