Questões de Concurso SEASICSE

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51 Q1008534 | Serviço Social, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025

A estrutura do Plano de Assistência social, conforme descrito na Resolução nº 33/2012, consiste em, dentre outros:

52 Q1008576 | Engenharia Agronômica Agronomia, Morfologia e Física do Solo, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025

O processo de erosão hídrica tem início com a incidência das precipitações. Do total precipitado, a parte que atinge o solo causa o seu umedecimento, reduzindo suas forças coesivas. Com a continuidade da chuva, ocorre a desintegração dos agregados do solo em partículas menores, promovendo selamento superficial. Em momento posterior, ocorre o empoçamento da água em depressões da superfície e, após a capacidade de retenção superficial, a água começa a escoar. Associado ao escoamento, ocorre o transporte de partículas do solo e o processo de erosão hídrica. Visando a conservação do solo e da água em um sistema agrícola ou bacia hidrográfica, deve-se atuar na prevenção e, em última instância, no próprio processo físico de ocorrência da erosão hídrica. Sobre medidas de prevenção e controle de erosão hídrica, analise os itens a seguir.

I. O uso adequado da terra é impreterível para a conservação do solo e da água, e a avaliação da aptidão de terras é necessário. Deve-se favorecer práticas edáficas e vegetativas que favorecem a infiltração da água no solo, em especial nas posições mais elevadas da encosta, reduzindo o escoamento superficial.
II. Alterar a erosividade da chuva, que expressa a resistência do solo à erosão hídrica, e promover o encrostamento superficial, modificando a superfície do solo, para favorecer o processo de infiltração.
III. Quando práticas edáficas e vegetativas não são suficientes para o controle da erosão hídrica, em especial em regiões onde as precipitações apresentam grande intensidade, práticas mecânicas de controle de erosão podem ser implementadas de forma complementar.

Está correto o que se afirma em

53 Q1008595 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Nutricionista, SEASICSE, FGV, 2025

A avaliação nutricional é composta por vários pilares e instrumentos que permitem a classificação e triagem do estado nutricional de populações ou indivíduos, facilitando a elaboração de políticas públicas que garantam uma condição satisfatória de saúde.

Dessa forma, quanto aos aspectos antropométricos, clínicos e bioquímicos da avaliação nutricional, é correto afirmar que

54 Q1008604 | Nutrição, Nutricionista, SEASICSE, FGV, 2025

No que tange ao estudo químico‐bromatológico de proteínas, lipídios e carboidratos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A cinza é obtida após o aquecimento de uma amostra, com temperaturas superiores a 600 °C, durante quatro horas ou até alcançar a combustão total da matéria orgânica. A cinza representa a parte calórica contida nos alimentos, assim como os minerais mais abundantes, principalmente cálcio, ferro e sódio.
( ) A determinação do extrato etéreo consiste em submeter a amostra seca do material à extração com éter glicólico ou glicerol, partindo do princípio da solubilidade dos lipídios. Esse procedimento é desenvolvido num aparelho extrator do tipo “Bluefisch”, o qual quantifica o teor de lipídios por diferença de peso.
( ) A determinação da matéria seca é o ponto de partida da análise de alimentos. Conceitua-se como o peso do material analisado livre de água; e seu conhecimento é importante, pois é com base nele que se estabelece o cálculo da dieta, já que o consumo do alimento pelos animais é expresso em kg de matéria seca/animal/dia.

As afirmativas são, respectivamente,

55 Q1008637 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

Avaliar é diagnosticar, e diagnosticar, no caso da avaliação, é o processo de qualificar a realidade por meio de sua descrição, com base em seus dados relevantes, e, a seguir, pela qualificação que é obtida pela comparação da realidade descrita com um critério, assumido como qualidade desejada. O diagnóstico, propriamente, configura e encerra o ato de avaliar em si; a intervenção da qual temos falado ao longo deste livro, só ocorre no caso da avaliação de acompanhamento, comprometida com uma ação.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato

pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 295.


No trecho em destaque, o autor apresenta sua definição a respeito do ato de avaliar.

Assinale a opção que a resume corretamente.

56 Q1008638 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

A corrente de pensamento construtivista, que tem Jean Piaget (1896-1980) como seu principal expoente, sustenta uma perspectiva que se tornou célebre acerca da aprendizagem.

O processo de aquisição do conhecimento, de acordo com o construtivismo, ocorre por meio

57 Q1008642 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

O Conselho da Escola é um órgão decisivo para a viabilização de um ambiente educacional autônomo. Acerca do Conselho Escolar e suas atribuições, analise as afirmativas a seguir:

I. Aponta soluções acerca da aplicação dos recursos, racionalização dos horários de trabalho, elaboração do Plano escolar, entre outras.

II. Constitui-se como uma instância de integração entre a escola e a comunidade.

III. Sua atividade de deliberação inclui questões concernentes ao currículo, ao calendário escolar, a formação das classes, as atividades culturais.

Está correto o que se afirma em:

58 Q1008505 | Português, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: O TEXTO 1 refere-se à questão

TEXTO 1 – TABULEIRO DE XADREZ

“Aracaju foi uma das primeiras capitais brasileiras a ser planejada. O projeto desafiou a capacidade da engenharia da época, face à sua localização numa área dominada por pântanos e charcos. O desenho urbano da cidade foi elaborado por uma comissão de engenheiros, tendo como responsável o engenheiro Sebastião Basílio Pirro. Alguns estudos a respeito de Aracaju propagaram a ideia de que o plano da cidade havia sido concebido a partir da implantação dos modelos de vanguarda na época – Washington, Camberra, Chicago, Buenos Aires etc.

O centro do poder político-administrativo, (atual praça Fausto Cardoso) foi o ponto de partida para o crescimento da cidade. Todas as ruas foram arrumadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no Rio Sergipe.

Até então, as cidades existentes antes do século XVII, adaptavamse às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.”
O TEXTO 1, retirado de um blog sobre Sergipe, publicado na Internet, mostra a seguinte estrutura:

59 Q1008506 | Português, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: O TEXTO 1 refere-se à questão

TEXTO 1 – TABULEIRO DE XADREZ

“Aracaju foi uma das primeiras capitais brasileiras a ser planejada. O projeto desafiou a capacidade da engenharia da época, face à sua localização numa área dominada por pântanos e charcos. O desenho urbano da cidade foi elaborado por uma comissão de engenheiros, tendo como responsável o engenheiro Sebastião Basílio Pirro. Alguns estudos a respeito de Aracaju propagaram a ideia de que o plano da cidade havia sido concebido a partir da implantação dos modelos de vanguarda na época – Washington, Camberra, Chicago, Buenos Aires etc.

O centro do poder político-administrativo, (atual praça Fausto Cardoso) foi o ponto de partida para o crescimento da cidade. Todas as ruas foram arrumadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no Rio Sergipe.

Até então, as cidades existentes antes do século XVII, adaptavamse às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.”
O título do TEXTO 1 – Tabuleiro de Xadrez – se refere

60 Q1008507 | Português, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: O TEXTO 1 refere-se à questão

TEXTO 1 – TABULEIRO DE XADREZ

“Aracaju foi uma das primeiras capitais brasileiras a ser planejada. O projeto desafiou a capacidade da engenharia da época, face à sua localização numa área dominada por pântanos e charcos. O desenho urbano da cidade foi elaborado por uma comissão de engenheiros, tendo como responsável o engenheiro Sebastião Basílio Pirro. Alguns estudos a respeito de Aracaju propagaram a ideia de que o plano da cidade havia sido concebido a partir da implantação dos modelos de vanguarda na época – Washington, Camberra, Chicago, Buenos Aires etc.

O centro do poder político-administrativo, (atual praça Fausto Cardoso) foi o ponto de partida para o crescimento da cidade. Todas as ruas foram arrumadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no Rio Sergipe.

Até então, as cidades existentes antes do século XVII, adaptavamse às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.”
“Aracaju foi uma das primeiras capitais brasileiras a ser planejada.”
Essa é a primeira frase do TEXTO 1.

Em face dessa frase inicial, o restante do texto
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