Início

Questões de Concursos SEBRAE BA

Resolva questões de SEBRAE BA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q731916 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma trabalhadora tenha seu contrato de trabalho rescindido por pedido de demissão enquanto grávida. Julgue os itens subseqüentes.

Caso venha a manejar ação trabalhista ao rito sumário, o recurso cabível para revisão da sentença que vier a ser proferida será o recurso ordinário.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q401252 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Assistente II, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos a modalidades licitatórias.

As modalidades licitatórias do concurso e do leilão podem ser consideradas modalidades especiais, tendo em vista que o concurso se destina à escolha de trabalhos artísticos, técnicos ou científicos, enquanto o leilão se destina à alienação de bens. Assim, tais modalidades possuem objeto licitado distinto das demais modalidades, que podem ser, portanto, consideradas modalidades comuns.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q599400 | Agricultura e Agropecuária, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com relação as atividades econômicas do agronegócio.

A influenza aviária é atualmente uma grande fonte de preocupação para o setor avícola brasileiro. Essa doença foi identificada pela primeira vez na China em 1996, e em 1997 foram notificadas as primeiras contaminações em humanos em Hong Kong.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q542142 | Probabilidade e Estatística, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Um experimento foi realizado com o propósito de avaliar se a produtividade dos operários de uma indústria depende do método de treinamento. Para isso, vinte operários inexperientes foram selecionados aleatoriamente, sendo dez deles treinados pelo método A e os outros dez pelo método B. Após o treinamento, esses operários ingressaram na linha de produção, e seus índices de produtividade foram calculados. Constatou-se que a produtividade média e o desvio padrão amostral da produtividade dos dez operários treinados pelo método A foram iguais a 8 e 5, respectivamente. Daqueles que foram treinados pelo método B, a média e o desvio padrão amostral da produtividade foram iguais a 7 e 4, respectivamente.

 Em face dessa situação hipotética e considerando que os índices de produtividade tenham seguido distribuições Normais, julgue os itens que se seguem.

Ao testar se as variâncias das distribuições são iguais ou não, a estatística do teste F será superior a 0,5 e será inferior a 1,7.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q624834 | Informática, Software, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca de sistemas de geoprocessamento bem como da gestão e implantação destes, julgue os itens que se seguem.

Na perspectiva de uso de um sistema de geoprocessamento, o sensoriamento remoto não chega a fazer alterações nas informações tratadas por um SIG.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q599532 | Agricultura e Agropecuária, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca da indústria de tratores e máquinas agrícolas.

A linha de crédito do Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (MODERFROTA), do BNDES, visa financiar a aquisição de tratores agrícolas e implementos associados e colheitadeiras. Entretanto, não financia equipamentos para preparo, secagem e beneficiamento de café. Os prazos de pagamento podem chegar até 96 meses para algumas colheitadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

207Q470827 | Direito Tributário, Disposições gerais, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

A respeito da legislação e dos documentos referentes aos impostos federais, julgue os itens a seguir.

Embora os tributos somente possam ser instituídos ou extintos por lei, os tratados e convenções internacionais podem revogar ou modificar a legislação tributária interna.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q600401 | Agricultura e Agropecuária, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de produção, julgue os itens a seguir.

O conceito legal de sistema orgânico de produção agropecuária e industrial abrange apenas os conceitos denominados: ecológico, biodinâmico, natural e regenerativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

209Q468611 | Direito Tributário, Exclusão do crédito tributário, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

A respeito da legislação e dos documentos referentes aos impostos federais, julgue os itens a seguir.

A diferença entre imunidade e isenção tributária é que, no primeiro caso, o imposto nem sequer pode ser instituído, enquanto a isenção se refere às situações em que o ente da Federação que tem competência constitucional para instituir o imposto abstém-se de fazê-lo.

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q465590 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação trabalhista, tributária, comercial, previdenciária e societária, julgue os itens subseqüentes.

Constitui dívida passiva tributária a proveniente de crédito dessa natureza, regularmente inscrita na repartição administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado para o pagamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

211Q739739 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

A análise macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, constitui base sólida para o exame do processo de desenvolvimento econômico. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Havendo excesso de capacidade, a curva de oferta agregada keynesiana será horizontal e, nesse caso, o nível de atividade econômica será determinado unicamente pela demanda agregada.

  1. ✂️
  2. ✂️

212Q352742 | Contabilidade Geral, Analise das Demonstrações Contábeis Análise de Balanço, Assistente II, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

As demonstrações contábeis das microempresas apresentam informações para os gestores. Acerca das informações apresentadas pela contabilidade, julgue os itens subseqüentes.

O balanço patrimonial apresenta o total de dívidas de curto e longo prazo da empresa, mas não demonstra o fluxo de investimentos do período.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q397756 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Assistente II, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da dispensa e da inexigibilidade de licitação, julgue os itens que se seguem.

Na hipótese de ter sido adotada a licitação na modalidade de convite, não é possível que a ausência de manifestação de interesse dos licitantes convidados legitime a contratação sem licitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q521932 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Quanto a normas e procedimentos internacionais de auditoria, julgue os itens seguintes.

Os trabalhos de auditoria interna devem envolver follow-up, ou seja, os auditores internos devem verificar se estão sendo tomadas medidas adequadas a respeito de descobertas relatadas em auditorias anteriores.

  1. ✂️
  2. ✂️

216Q522447 | Auditoria, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Quanto a normas e procedimentos internacionais de auditoria, julgue os itens seguintes.

Embora a atividade de auditoria interna deva manter total conformidade com as normas e, os auditores internos, com o código de ética, pode haver ocasiões em que a total conformidade não seja atingida.

  1. ✂️
  2. ✂️

217Q600149 | Agricultura e Agropecuária, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com relação as atividades econômicas do agronegócio.

No final dos anos 70, a produção de algodão no país estava concentrada nos estados de São Paulo e Paraná. Atualmente, os maiores produtores são os estados do Mato Grosso e da Bahia.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q600124 | Agricultura e Agropecuária, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Além do AGF e dos Contratos públicos de opção de venda, a CONAB também é responsável pela operacionalização dos instrumentos de política agrícola intitulados de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) e pelo Prêmio de Risco de Opção Privada (PROP). No exercício de 2007, foram negociadas 10.091 mil toneladas, correspondendo a uma subvenção econômica equivalente a R$ 345.440 mil.

A partir do texto acima, julgue os próximos itens.

O contrato de opção de venda de produtos agrícolas constitui um seguro contra a queda dos preços, e orienta o produtor quanto ao comportamento futuro do mercado. O produtor terá a opção de desistir do contrato até 10 dias úteis antes do seu vencimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

219Q404963 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

No que concerne a convênios e contratos administrativos, julgue os seguintes itens.

Se o conveniado recebe determinado valor, este fica vinculado à utilização prevista no ajuste; assim, se um particular recebe verbas do poder público em decorrência de convênio, esse valor não perde a natureza de dinheiro público, podendo ser utilizado somente para os fins previstos no convênio.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q468498 | Direito Tributário, Impostos, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação trabalhista, tributária, comercial, previdenciária e societária, julgue os itens subseqüentes.

No caso em que o município não instituir e cobrar o IPTU, de sua competência tributária, o Estado não poderá fazê-lo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.