Início

Questões de Concursos SECAD TO

Resolva questões de SECAD TO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q213774 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Médico Cardiologista Ecocardiografia, SECAD TO, CESGRANRIO

De acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta, a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q366551 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Autópsia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

A tuberculose é uma doença transmissível que possui sua própria cadeia de transmissão. Acerca dessa enfermidade, julgue os itens a seguir.

A penetração do agente infeccioso se dá a partir da entrada por via ativa de formas evolutivas do parasito através da pele ou da mucosa do hospedeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q213819 | Legislação Federal, Lei n8080, Médico Cardiologista Ecocardiografia, SECAD TO, CESGRANRIO

Em relação à saúde do trabalhador, é disposição da lei 8.080/1990, que trata das condições para a promoção, pro- teção e recuperação da saúde e da organização e
funcionamento dos serviços correspondentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q396559 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Agente de Polícia Civil, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, a respeito dos direitos e obrigações do servidor público previstos no Regime Jurídico Único.

Considere que determinado escrivão de polícia não compareça habitualmente à delegacia onde está lotado, embora observe o horário de trabalho quando se faz presente. Nessa situação, esse escrivão descumpre o dever funcional da assiduidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q368201 | Enfermagem, Nutrição e Dietética, Auxiliar de Autópsia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, que tratam de nutrição hospitalar.

A dieta branda, indicada para pacientes com restrição de mastigação, consiste de preparações em que predominam saladas com vegetais cozidos, carnes assadas, carnes grelhadas picadas ou moídas e frutas em forma de sucos.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q735749 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

De acordo com a legislação especial pertinente, julgue os itens de 81 a 91.

Considere a seguinte situação hipotética.

Uma autoridade policial representou pela prisão temporária de um indiciado, tendo o juiz decretado a medida pelo prazo de cinco dias. Findo o prazo para a custódia, a autoridade policial, de ofício, deliberou por manter o indiciado por mais dois dias sob custódia, prazo necessário para a conclusão das investigações.

Nessa situação, não ocorreu constrangimento ilegal, pois a prisão poderia ser prorrogada por mais cinco dias.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q214260 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Exportações, Médico Cardiologista Ecocardiografia, SECAD TO, CESGRANRIO

Nos últimos anos, a economia tocantinense tem demonstrado um excelente desempenho. Em 2003, as exportações aumentaram cerca de 646% em relação a todo o ano de 2001, sendo esse crescimento do comércio exterior puxado especialmente pelas exportações de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q813594 | Legislação Federal, Lei n 12850 2013 Lei da Organização Criminosa, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

De acordo com a legislação especial pertinente, julgue os itens de 81 a 91. A lei que dispõe acerca da prevenção e repressão de ações praticadas por organizações criminosas estabeleceu a figura da ação controlada, o que significa que, em determinados casos, a autoridade policial poderá retardar a prisão em flagrante dos investigados, desde que os mantenha sob estrita e ininterrupta vigilância.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q732813 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Agente de Polícia Civil, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Quanto ao processo penal, seus princípios e procedimentos, julgue os itens a seguir.

Sendo o inquérito policial um procedimento realizado pela polícia judiciária cujo destinatário é o juiz, são aplicáveis em sua elaboração e tramitação todos os princípios processuais inerentes à instrução criminal, entre os quais o contraditório e a ampla defesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q339161 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Uma proposição é uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas não ambos. Uma dedução lógica é uma seqüência de proposições, e é considerada correta quando, partindo-se de proposições verdadeiras, denominadas premissas, obtêm-se proposições sempre verdadeiras, sendo a última delas denominada conclusão. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de proposições.

Considere a seguinte seqüência de proposições:

(1) Se o crime foi perfeito, então o criminoso não foi preso.

(2) O criminoso não foi preso.

(3) Portanto, o crime foi perfeito.

Se (1) e (2) são premissas verdadeiras, então a proposição

(3), a conclusão, é verdadeira, e a seqüência é uma dedução lógica correta.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q650077 | Ciência Forense, Perito Criminal, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Um perito criminal foi designado para perícia em residência. No leito da suíte observou cadáver de senhor de 45 anos de idade, em decúbito dorsal, coberto por lençol. Foram constatadas ausência de sangramento e presença de secreção hialina em travesseiro, sob a cabeça, com escorrimento bocal. Na lixeira, ao lado da pia do banheiro, foi encontrada cartela de medicamento do tipo blister sem nenhum comprimido. Não havia desarrumação de objetos no imóvel e não foi observado rompimento de obstáculos na casa. Ao ser argüida, a empregada afirmou ter sido a primeira a constatar o óbito, e revelou que, ao chegar, a porta da casa estava trancada e a do quarto estava aberta. O morto era separado da esposa e morava sozinho.

Julgue os itens subseqüentes, considerando o caso hipotético acima relatado.

Não é necessária a realização do laudo pericial nesse caso, uma vez que não há crime a apurar, devendo o perito apenas estabelecer a causa jurídica da morte.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q542256 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Agente de Polícia Civil, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens subseqüentes contém uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma empresa fornecedora de armas possui 6 modelos adequados para operações policiais e 2 modelos inadequados. Nesse caso, se a pessoa encarregada da compra de armas para uma unidade da polícia ignorar essa adequação e solicitar ao acaso a compra de uma das armas, então a probabilidade de ser adquirida uma arma inadequada é inferior a 1/2 .

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q339195 | Raciocínio Lógico, Experimentos Aleatórios, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que dizem respeito à determinação do número de possibilidades lógicas ou probabilidade de algum evento. Considere que 9 rapazes e 6 moças, sendo 3 delas adolescentes, se envolvam em um tumulto e sejam detidos para interrogatório. Se a primeira pessoa chamada para ser interrogada for escolhida aleatoriamente, então a probabilidades de essa pessoa ser uma moça adolescente é igual a 0,2.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q808314 | Legislação Federal, Lei n 9455 1997 Lei da Tortura, Escrivão de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Acerca de temas referentes ao direito penal, ao processo penal e à legislação especial, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Determinada pessoa foi intensamente torturada, em razão de sua opção homossexual, por um grupo que se dizia contrário a tal comportamento. Em razão das agressões e dos maustratos sofridos, a vítima experimentou graves lesões corporais que a incapacitaram, por mais de 30 dias, para as ocupações habituais. Nessa situação hipotética, os responsáveis pelas agressões responderão, em tese, pelo crime de tortura discriminatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q733586 | Direito Processual Penal, Prova, Perito Criminal, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo penal, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Maria foi vítima de estupro praticado por um professor de sua escola. Após o crime, Maria foi severamente ameaçada pelo agressor caso denunciasse os fatos. Temerosa, Maria resolveu se confessar em uma igreja, oportunidade em que, no confessionário, relatou os fatos ao padre que a atendera. Posteriormente, Maria procurou a autoridade policial e requereu providências em relação ao crime e seu respectivo autor. Nessa situação, o padre que ouviu o ato de confissão de Maria será obrigado a depor na condição de testemunha, não podendo se eximir deste dever.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q463311 | Direito Penal, Crimes Contra a Saúde Pública, Agente de Polícia Civil, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Considerando o direito penal, o processo penal e a legislação especial, julgue os itens a seguir.

Considere que determinado cidadão guardasse, em sua residência, cerca de 21 kg de cocaína, em depósito, para fins de mercancia e que, durante uma busca realizada por ordem judicial em sua casa, a droga tenha sido encontrada e os fatos tenham sido imediatamente apresentados à autoridade policial competente. Nessa situação, esse cidadão não pode ser preso em flagrante, pois, no momento da abordagem, ele não praticava nenhum ato típico da traficância.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q552996 | Informática, Criptografia e Assinatura Digital, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes relativos a informática. A assinatura digital consiste na criação de um código de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q341878 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Médico Legista, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Uma proposição é uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas não ambos. Uma dedução lógica é uma seqüência de proposições, e é considerada correta quando, partindo-se de proposições verdadeiras, denominadas premissas, obtêm-se proposições sempre verdadeiras, sendo a última delas denominada conclusão. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de proposições.

Considere verdadeiras as duas premissas abaixo:

O raciocínio de Pedro está correto, ou o julgamento de Paulo foi injusto.

O raciocínio de Pedro não está correto.

Portanto, se a conclusão for a proposição, O julgamento de Paulo foi injusto, tem-se uma dedução lógica correta.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q812881 | Legislação Federal, Lei 8159 1991, Papiloscopista, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 8.159/1991 definiu arquivo como o “conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos”. Em relação a esse conceito, julgue os itens seguintes.

Manuscritos colecionados por uma instituição podem ser considerados arquivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q363084 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Auxiliar de Autópsia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Um menino de 12 anos de idade, após uma queda ao andar de patins, sofreu traumatismo craniano e foi levado pela mãe ao pronto-socorro de um hospital. O paciente chegou consciente e recebeu os cuidados gerais de enfermagem adequados ao traumatizado craniano. Foi submetido a exames em que se detectou aumento prolongado da pressão intracraniana (PIC) e, em seguida, encaminhado a uma unidade de terapia intensiva (UTI) para monitoração invasiva da PIC, onde foi entubado, sedado e monitorado. Os sinais vitais mostraram-se estáveis.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

Entre os cuidados de enfermagem que esse paciente deve ter recebido durante o atendimento inicial no pronto-socorro, incluem-se a verificação dos sinais vitais a cada 15 minutos, a punção de uma veia de grande calibre para manutenção do acesso venoso e a observação rigorosa de seu estado de consciência.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.