Questões de Concursos SEDF

Resolva questões de SEDF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q1025455 | Direito Processual Civil, Resposta do Réu e Revelia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca do direito processual civil, julgue o item.

Em regra, na reconvenção, o pedido deve ser determinado, sendo lícito, no entanto, formular pedido genérico quando não for possível determinar, desde logo, as consequências do ato ou do fato.

  1. ✂️
  2. ✂️

222Q1071093 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às metodologias do ensino do teatro, julgue o item.

Uma das funções do teatro na escola é atuar como uma forma de terapia, possibilitando que os adolescentes entrem em contato com os seus sentimentos e, com isso, controlem suas emoções.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q1019137 | Espanhol, Fonética Fonética, Espanhol, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.

Texto para lo ítem.


Diciembre 29


El camino es el destino


Había sido copiosa la bebedera, diciendo adiós al año que pronto se iría, y andaba yo perdido en las calles de Cádiz.

Pregunté por dónde se iba al mercado. Un viejo desprendió su espalda de la pared y muy desganadamente me respondió, señalando nada:

—Tú haz lo que la calle te diga.

La calle me dijo, y yo llegué.

Algunos miles de años antes, Noé había navegado sin brújula, ni velas, ni timón.

El arca se dejó ir, por donde el viento le dijo, y se salvó del diluvio.


Eduardo Galeano. Los Hijos de los Días. México: Siglo XXI Editores, 2012.

Juzga lo ítem según el texto y la gramática normativa.

En la palabra “adiós” hay un hiato.

  1. ✂️
  2. ✂️

224Q1025560 | Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referentes às soluções, às misturas, à evolução dos conceitos de átomo e às propriedades dos átomos.
A solubilidade é uma propriedade definida como o máximo que uma substância se dissolve em outra, formando uma mistura homogênea. A possibilidade de dissolução aumenta quando a intensidade das forças entre as moléculas de soluto e solvente é igual ou superior à intensidade das forças atrativas das partículas do soluto entre si e das moléculas do solvente entre si.
  1. ✂️
  2. ✂️

225Q1025565 | Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto às propriedades gerais e aos conceitos da química inorgânica e a suas aplicações, julgue o item.
Sais são substâncias sólidas que, quando dissociadas em água, formam soluções aquosas condutoras de eletricidade, sendo predominantemente compostos iônicos. Segundo a classificação de Arrhenius, os sais são substâncias que se dissociam em solução aquosa, originando, pelo menos, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH . Sais hidratados são aqueles que apresentam água em sua estrutura cristalina.

  1. ✂️
  2. ✂️

226Q1025310 | Enfermagem, História da Enfermagem, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Algumas mulheres tiveram sua trajetória marcada pela superação e pela luta para consolidar a enfermagem como uma profissão e uma ciência fundamental para a sociedade. Considerando esse assunto, julgue o item.
Anna Nery, enfermeira pioneira no Brasil, prestou serviços voluntários, durante a Guerra do Paraguai, em hospitais militares de Assunção, Corriente e Humaitá.
  1. ✂️
  2. ✂️

227Q1025569 | Química, Transformações Químicas, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao histórico e à construção da tabela periódica, à cinética e ao equilíbrio químico, julgue o item.
Durante os anos de 1800 a 1900, os cientistas da época notaram que muitos dos elementos químicos apresentavam propriedades semelhantes entre si. A observação da regularidade periódica das propriedades físicas e químicas dos elementos conhecidos, bem como a necessidade de organizar um grande volume de informações disponíveis, levaram ao desenvolvimento da tabela periódica.
  1. ✂️
  2. ✂️

228Q1025827 | Biblioteconomia, Automação em Bibliotecas, Biblioteconomia, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto ao serviço de referência, julgue o item.

As bibliotecas vêm se adequando à realidade digital, adquirindo inúmeras nomenclaturas, como digitais, virtuais, eletrônicas, entre outros nomes, o que dificulta o trabalho do bibliotecário alheio às tecnologias e representa o fim das práticas tradicionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q1025337 | Arquitetura de Computadores, Periféricos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referentes aos conceitos dehardwaree aos sistemas de entrada, saída e armazenamento.

Os periféricos são componentes do computador destinados, exclusivamente, à entrada de dados nos sistemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

230Q1027643 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

O agente responsável pela pandemia da Covid-19 é um vírus que pertence à família Coronaviridae, denominado SARS- CoV-2, que só foi detectado após a notificação de um surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019. Todos os vírus possuem em comum o fato de dependerem de uma célula hospedeira, e esse, em especial, apresenta afinidade pelas células pulmonares, podendo causar pneumonia e ser fatal.


UZUNIAN, Armênio. Coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19.

J Bras Patol Med Lab. 2020; 56: 1-4.

Considerando o fato de esses agentes infecciosos dependerem de uma célula hospedeira, julgue (C ou E) o item a seguir.

Embora sejam células incompletas, apresentam uma membrana semipermeável, através da qual ocorrem trocas com o meio, além de parte da maquinaria de síntese macromolecular.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q1027645 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Uma semente consiste em um embrião e seu suprimento nutricional envolvidos por um revestimento protetor. Quando maduras, as sementes são dispersas pelo vento ou por outros agentes, possibilitando que colonizem locais distantes. Isso faz delas um exemplo de versatilidade e êxito das plantas com sementes como produtores dominantes no ambiente terrestre.


A respeito das adaptações terrestres que as plantas com sementes adicionaram àquelas já presentes em plantas avasculares e plantas vasculares sem sementes, julgue (C ou E) o item a seguir.

As gimnospermas desenvolveram-se à medida que o clima se tornava mais seco, em parte, por terem adaptações terrestres fundamentais, como sementes e pólen.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q1027658 | Física, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.
O telégrafo elétrico, inventado por Samuel Morse e Alfred Vail, era um dispositivo que utilizava ondas elétricas para transmitir mensagens codificadas e foi um marco importante no início das comunicações a distância baseadas em princípios de ondas elétricas, contribuindo para a compreensão e aplicação das ondas e da energia ao longo da história da ciência. Da óptica, que molda a visão, até a comunicação, que conecta pessoas distantes, o estudo das ondas eletromagnéticas leva a importantes descobertas relacionadas ao espectro da luz e da energia que permeiam o universo.

Em relação a esse assunto, julgue (C ou E) o item a seguir.

As ondas de rádio e as micro-ondas são exemplos de ondas eletromagnéticas usadas na comunicação sem fio.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q1025377 | Engenharia Elétrica, Medidas Elétricas, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito dos instrumentos de medidas elétricas aplicados aos circuitos de corrente alternada (CA) operando em regime permanente senoidal, julgue o item.
Considerando-se que um voltímetro, um amperímetro e um wattímetro sejam conectados corretamente nos terminais de um circuito monofásico constituído de resistores, indutores e capacitores, caso as medições realizadas por esses instrumentos sejam iguais a 200 V, 0,5 A e 100 W, respectivamente, é correto afirmar que o circuito estará operando em ressonância.
  1. ✂️
  2. ✂️

235Q1025894 | Direito Processual Civil, Litisconsórcio, Direito e Legislação, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação ao litisconsórcio multitudinário, julgue o item.

A limitação do número de litisconsortes pelo juízo pode dar-se de ofício ou a requerimento do réu, alcançando as modalidades facultativa e necessária.

  1. ✂️
  2. ✂️

236Q1025895 | Direito Processual Civil, Litisconsórcio, Direito e Legislação, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação ao litisconsórcio multitudinário, julgue o item.

A lei não preestabelece limite numérico para configuração do litisconsórcio multitudinário, cabendo ao juízo, à luz do caso concreto, verificar potencial prejuízo à ampla defesa e ao contraditório.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q1025390 | Eletricidade, Equipamentos Elétricos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca de transmissão e distribuição de energia elétrica, análise de sistemas elétricos, acionamentos e controles elétricos e equipamentos elétricos, julgue o item.
Em equipamentos alimentados pela energia elétrica, o aterramento tem como propósito servir, entre outras funções, para a segurança do usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q1025395 | Eletrônica, Análise de Circuitos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, considerando conceitos de controle de sistemas.

Para estabilizar um sistema de primeira ordem, sem zeros e polo instável, pode-se fazer uso de uma lei de controle proporcional.

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q1025396 | Eletrônica, Análise de Circuitos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, considerando conceitos de controle de sistemas.

Apenas leis de controle lineares poderão estabilizar sistemas não lineares instáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q1025399 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com base nos conhecimentos acerca do histórico da educação física, julgue o item.

Os métodos ginásticos europeus são expressões do Iluminismo que recuperam os princípios da cultura helênica, a fim de iniciar o processo de constituição das Olimpíadas Modernas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.