Questões de Concursos SEDF

Resolva questões de SEDF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

381Q1025391 | Eletrônica, Eletrônica de Potência, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referentes à conversão analógico/digital (A/D) e à conversão digital/analógico (D/A).
Conversores A/D de aproximação sucessiva apresentam tempo de conversão constante, independentemente da tensão analógica a ser convertida.
  1. ✂️
  2. ✂️

382Q1069177 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

A centralidade da cidade grega na ágora, praça pública onde os problemas de interesse comum eram debatidos, favoreceu o surgimento da filosofia na Grécia.
  1. ✂️
  2. ✂️

383Q1025401 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com base nos conhecimentos acerca do histórico da educação física, julgue o item.

Na década de 1980, período da redemocratização brasileira, a educação física foi influenciada pelas ciências humanas e sociais, em especial pela educação e pela sociologia crítica do esporte.

  1. ✂️
  2. ✂️

384Q1028730 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).


Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria-

dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20

(9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações.

O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.

O elevado percentual de população que se declara negra indica a forte atração de mão de obra para o DF, o que resulta na grande participação desse grupo étnico no mercado de trabalho e em significativa desigualdade socioespacial quanto ao acesso ao mercado de trabalho formal e a maior renda.

  1. ✂️
  2. ✂️

385Q1070719 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
O pensamento filosófico se diferencia do pensamento mítico por ter como fundamento a racionalidade humana.
  1. ✂️
  2. ✂️

386Q1069185 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Um dos maiores embates que ocorreram na história da Filosofia foi travado, no século XVII, entre racionalistas e empiristas. Os primeiros enfatizavam o papel da razão na epistemologia, enquanto os segundos davam ênfase à primazia da experiência no modo como conhecemos. Acerca desse rico debate histórico, julgue o item.

Descartes foi um dos maiores representantes do racionalismo, defendendo que o cogito era o ponto de partida seguro para o empreendimento filosófico.
  1. ✂️
  2. ✂️

387Q1070722 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
A epistemologia é o ramo da filosofia que se ocupa do estudo da natureza do conhecimento, da justificação e da racionalidade da crença e dos sistemas de crenças, em outras palavras, de toda a teoria do conhecimento.

Internet:http://www.infoescola.com/.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item subsequente.
Em sua teoria do conhecimento, David Hume adota uma posição cética quanto à possibilidade de afirmações causais universais nas questões de fato.
  1. ✂️
  2. ✂️

388Q1025925 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Economia, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente à macroeconomia.

As teorias neoclássicas de crescimento econômico, formuladas nas décadas de 1940 a 1960, focam o crescimento do produto per capita ao longo do tempo — daí considerarem tanto o aumento da quantidade de insumos ou dos fatores de produção quanto o aumento na produtividade desses fatores.

  1. ✂️
  2. ✂️

389Q1025670 | Matemática, Física Matemática, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Vinícius afirmou que leva de 15 a 20 minutos para sair de sua casa e chegar à casa de Pedro, seu amigo, andando em linha reta a uma velocidade de 1 m/s. Isso fez Pedro refletir sobre a área em que a casa de Vinícius pode estar localizada.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

A área em que é possível que a casa de Vinícius esteja localizada tem mais de 2 km2 .

  1. ✂️
  2. ✂️

390Q1028764 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos.


SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com

adaptações.

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

Para Gardner, as inteligências são genuinamente inatas no ser humano, sendo relevante o papel do professor na promoção das habilidades dos estudantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

391Q1025701 | Odontologia, Cariologia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto à etiopatogenia da cárie dentária, julgue o item.

A cárie dentária é uma doença infecciosa que acomete a cavidade bucal, e a transmissão dessa doença se dá pelo contato com a saliva de paciente infectado.
  1. ✂️
  2. ✂️

392Q1025450 | Direito Processual Civil, Sujeitos da Relação Processual, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca do direito processual civil, julgue o item.

O vencido será condenado ao pagamento de honorários ao advogado do vencedor na reconvenção, no cumprimento de sentença — provisório ou definitivo —, na execução — resistida ou não — e nos recursos interpostos, cumulativamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

393Q1025974 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

Diante da complexidade do desenvolvimento humano e da dificuldade da ciência em compreender seus processos, Bronfenbrenner (1917-2005) desenvolveu um modelo científico/epistemológico que, posteriormente, foi denominado modelo bioecológico. Tal modelo visava criar uma alternativa para o estudo do desenvolvimento humano, considerando-se a importância de observar o indivíduo e suas interações nos diferentes contextos e sistemas. No que se refere a esse modelo, julgue o item.

A partir da compreensão de desenvolvimento e da ênfase nos contextos ambientais, Bronfenbrenner define o ambiente ecológico como um sistema composto por cinco subsistemas socialmente organizados, que apoiam e orientam o desenvolvimento humano. São eles: o microssistema; o mesossistema; o exossistema; o macrossistema; e o cronossistema. Também fazem parte da sistematização do seu modelo os quatro elementos centrais: o processo; a pessoa; o contexto ambiental; e o tempo. Cada um desses componentes tem uma função fundamental e deve ser entendido a partir das interligações e das relações funcionais com os demais.

  1. ✂️
  2. ✂️

394Q1025975 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue o item.

Como a emoção é contagiosa, o comportamento do aluno interfere na dinâmica da classe e no professor. O professor, como adulto experiente, com maiores recursos para controle das emoções e dos sentimentos, pode colaborar para a resolução desses conflitos. Ademais, o conflito faz parte do processo de ensino e aprendizagem, pois é constitutivo das relações. Assim, a qualidade da relação é relevada pela forma como os conflitos são resolvidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

395Q1025472 | Legislação Federal, Lei N 9 394 de 1996, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

À luz da Lei Federal n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), julgue o item, referente à organização da educação nacional.

À União incumbe baixar normas gerais sobre graduação.

  1. ✂️
  2. ✂️

396Q1025473 | Legislação Federal, Lei N 9 394 de 1996, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

À luz da Lei Federal n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), julgue o item, referente à organização da educação nacional.

À União incumbe autorizar e reconhecer cursos das instituições de educação superior, podendo essa atribuição ser delegada aos estados que mantiverem instituições de ensino superior.

  1. ✂️
  2. ✂️

397Q1025236 | Fisioterapia, Leis Brasileiras, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando o Currículo em Movimento da Educação Básica — Educação Profissional e a Distância, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o que se refere à metodologia de ensino da fisioterapia, julgue o item.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio apontam perspectivas curriculares e metodológicas voltadas ao mundo do trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

398Q1026008 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao fundamento histórico e teórico-metodológico do serviço social.

A noção de dignidade da pessoa humana, sua perfectibilidade e capacidade de desenvolver potencialidades e a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem comum são alguns dos princípios filosóficos tomistas que direcionaram o início do serviço social no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

399Q1026015 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Serviço Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, relativo às dimensões investigativa e técnico-operativa, aos instrumentos e às técnicas do serviço social.

A entrevista é um instrumental técnico-operativo que possibilita estabelecer uma relação dialógica intencional com o sujeito e realizar uma escuta qualificada.

  1. ✂️
  2. ✂️

400Q1025251 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referentes à educação técnica em gastronomia, que tem sido um propulsor profissional no Brasil.

A educação profissional técnica de nível médio não se volta a estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.