Questões de Concursos SEDF

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501Q1025913 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Direito e Legislação, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando as disposições da Lei n.° 14.133/2021 e a designação de agentes públicos para desempenho das funções essenciais à execução da referida Lei, julgue o item.

Os impedimentos e requisitos aplicáveis ao servidor designado estendem-se aos agentes de assessoramento jurídico e de controle interno.

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502Q1071226 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

A filosofia ocidental se desenvolveu, em grande medida, no interior das tensões entre a perspectiva racionalista e a perspectiva empirista. Com relação ao racionalismo e ao empirismo, julgue o item.

Kant escreve sua Crítica da Razão Pura para responder, entre outras, à pergunta de como a ciência é possível.

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504Q1069180 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Há várias possibilidades de desenvolvimento de um pensamento ético. Os três principais modelos conhecidos na literatura filosófica são a ética das virtudes, o consequencialismo e a deontologia. Quanto a esta última, o filósofo prussiano Immanuel Kant desenvolveu um conhecido sistema moral com base no conceito de imperativo categórico. Em sua Fundamentação da metafísica dos costumes, Kant fornece várias formulações de tal imperativo. Considerando essas informações, julgue o item.

Constitui uma formulação desse imperativo: “Age somente de acordo com a máxima que possas, ao mesmo tempo, querer que se transforme em lei universal”.
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505Q1070717 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
Sabendo‐se que, para Aristóteles, o tempo é a medida do movimento segundo o antes e o depois, infere‐se que este filósofo ainda adotava estruturas caras à descrição mítica do mundo.
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506Q1071230 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

No que se refere ao existencialismo em geral e, em particular, ao existencialismo de Sartre, julgue o item.

A noção de “consciência posicional”, na filosofia de Sartre, opera como constitutiva do Ser-para-si.

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507Q1025407 | Educação Física, Atividade Física, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca dos aspectos que envolvem o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem motora, julgue o item.
Por meio da brincadeira, as crianças desenvolvem uma ampla variedade de habilidades motoras de equilíbrio, de locomoção e de manipulação.
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508Q1069186 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Um dos maiores embates que ocorreram na história da Filosofia foi travado, no século XVII, entre racionalistas e empiristas. Os primeiros enfatizavam o papel da razão na epistemologia, enquanto os segundos davam ênfase à primazia da experiência no modo como conhecemos. Acerca desse rico debate histórico, julgue o item.

Leibniz integrou a escola empirista ao conceber a sua monadologia, atendo-se ao campo da experiência do mundo do espírito ao mesmo tempo em que criticou a concepção cartesiana de substância material.
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509Q1069189 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Um dos maiores embates que ocorreram na história da Filosofia foi travado, no século XVII, entre racionalistas e empiristas. Os primeiros enfatizavam o papel da razão na epistemologia, enquanto os segundos davam ênfase à primazia da experiência no modo como conhecemos. Acerca desse rico debate histórico, julgue o item.

Roger Bacon foi um precursor do movimento empirista do século XVII, ao criticar o método dedutivo no empreendimento científico em favorecimento da indução.
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510Q1025672 | Matemática, Aritmética e Problemas, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Vinícius afirmou que leva de 15 a 20 minutos para sair de sua casa e chegar à casa de Pedro, seu amigo, andando em linha reta a uma velocidade de 1 m/s. Isso fez Pedro refletir sobre a área em que a casa de Vinícius pode estar localizada.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Se Vinícius andasse a uma velocidade igual a 0,5 m/s, mas demorasse o mesmo intervalo de tempo para ir à casa de seu amigo, seria correto concluir que a área em que a casa de Vinícius poderia estar localizada seria reduzida pela metade.

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511Q1069194 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Uma das várias questões sobre as quais os filósofos se debruçaram, desde os primórdios da filosofia, diz respeito à vida feliz. Considerando as respostas dadas a essa questão pela tradição filosófica, julgue o item.

Bertrand Russell defendia a existência de vários tipos de infelicidade e que suas causas residem no sistema social em detrimento da psicologia individual.
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512Q1025674 | Matemática, Geometria Plana, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Um quebra-cabeça é um jogo que consiste em juntar peças com diferentes formatos para que se obtenha, no final, uma imagem completa. Duas peças podem ser unidas caso o vão de uma encaixe na proeminência de outra. Considerando determinado quebra-cabeça que possui peças quadradas de aresta igual a 1 cm e dois tipos de par vão/proeminência, sendo eles um triângulo equilátero ou um meio círculo, em que o diâmetro do círculo e o lado do triângulo têm 0,2 cm de comprimento, e considerando que cada peça deve ter um vão ou uma proeminência em cada um dos quatro lados, julgue o item, desconsiderando a imagem como fator importante da conexão de peças.
O apêndice triangular tem área maior que o semicircular.
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513Q1069200 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em sua obraGenealogia da moral, publicada em 1887 como uma complementação e clarificação dePara além do bem e do mal, Nietzsche expõe a sua crítica aos princípios e valores morais que vigeram no Ocidente desde Sócrates. Com relação ao pensamento do filósofo alemão, julgue o item.

Nietzsche alega que houve uma transvaloração efetuada pelos sacerdotes judeus. A fraqueza teria sido transformada, de forma mentirosa, em mérito; a impotência, em bondade; a baixeza medrosa, em humildade; a submissão a quem se odeia, em obediência; o que há de inofensivo no fraco, em paciência.
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514Q1025426 | Educação Física, Atividade Física, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A partir da educação física enquanto linguagem, julgue o item.
A educação física provê ao aluno a oportunidade de experimentar práticas corporais que podem fazer parte de seu projeto de vida.
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515Q1025429 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca do direito administrativo, julgue o item.

A presunção de legitimidade ou de veracidade é um princípio administrativo vital para a Administração Pública, e a referida presunção é absoluta, haja vista a necessidade de proteger todos os atos administrativos praticados pelo ente público.

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516Q1025697 | Literatura, Teoria Literária, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.

Texto para o item.

Guardou a mão no bolso pra ainda ocupar menos lugar; encontrou um pedaço de giz; apertou ele com força e o giz se partiu em dois. Com um barulhinho gostoso mesmo. Barulhinho de escola. Vera lembrou da professora quebrando um pedaço de giz e escrevendo no quadro-negro. Pensou: quadro-negro é escuro assim. Quem sabe o giz também riscava a escuridão?

Tirou a mão do bolso devagarinho. Tomou coragem e experimentou desenhar na frente dela a roda de um sol. E não é que saiu? Vera ficou tão feliz que berrou:

— O escuro é que nem quadro-negro, Alexandre! Alexandre foi pra junto dela; pegou o outro pedaço de giz, e foi desenhando também. Uma casa. Uma árvore. Uma onda no mar. Quanto mais os dois desenhavam, menos iam se importando com o escuro. Fizeram uma flor nascendo, um rio correndo, dois besouros se encontrando; fizeram cada desenho lindo. E quanto menos se importavam com o escuro, mais gostoso iam desenhando. De repente, Alexandre teve uma ideia gozada:

— Vou desenhar a cara do medo.

Vera se assustou de novo:

— Psiu! fala baixo.


— Por quê?

— Ele pode não gostar da ideia.

— Mas ele ainda anda por aí?

— Acho que sim.

Alexandre achou melhor não dizer mais nada, mas começou a desenhar uma cara esquisita, toda inchada de um lado:

— O medo tá com dor de dente. — E riu baixinho.

O Pavão gostou tanto de ouvir Alexandre rindo, que riu também.

Vera entrou na brincadeira: desenhou no medo uma orelha inchada e disse que ele estava com dor de ouvido também (…). E não se importaram mais se o medo ia ouvir ou não: desabaram numa gargalhada.

Lygia Bojunga. A casa da madrinha. Casa Lygia Bojunga:

Rio de Janeiro, 2015 (com adaptações).


Com base no texto apresentado, julgue o item, relativos à literatura infantil brasileira.
A reescrita de mitos clássicos presente na obra de Monteiro Lobato influencia a narrativa de Lygia Bojunga, como no modo lúdico a partir do qual o fragmento aborda o medo.

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517Q1028769 | Pedagogia, Principais Autores, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygotsky, cada qual em seu tempo e contexto, investigaram e construíram suas teorias relacionadas à aprendizagem das crianças e ao desenvolvimento humano. Suas ideias embasam práticas pedagógicas e, apesar de suas especificidades, apresentam pontos de convergência acerca da construção do conhecimento.


Considerando a relevância desses três teóricos no contexto educacional, julgue (C ou E) o item a seguir.


Suponha que, em uma brincadeira de faz de conta, um grupo de crianças com diferentes níveis de abstração vivencie uma situação de “cuidados da casa”, a qual exija habilidades de organizar quem cuidará das crianças menores, do preparo das refeições e da limpeza, entre outras. Cada criança leva a própria experiência para a brincadeira e, por meio da interação, amplia suas habilidades sociais e seu vocabulário. É possível considerar essa situação hipotética como um exemplo do conceito de zona de desenvolvimento proximal proposta por Vygotsky.

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518Q1025446 | Direito Civil, Prescrição e Decadência, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referentes ao direito civil.

Os prazos prescricionais previstos em lei não podem ser alterados por acordo entre as partes.

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519Q1025452 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca do direito processual civil, julgue o item.

Quando o processo versar sobre direitos que admitam autocomposição, as partes plenamente capazes podem estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa, fixando, por exemplo, calendário para a prática dos atos processuais, o qual vincula as partes, mas não o juiz, que pode modificá-lo livremente.

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520Q1025458 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8 112 de 1990, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito dos poderes e dos atos administrativos, da administração direta e indireta e dos agentes públicos, julgue o item.

O conceito atual de agente público é amplo e abrange os agentes políticos, os servidores públicos e os particulares em colaboração com o poder público, mas não abrange os militares.

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