Início

Questões de Concursos SEDU ES

Resolva questões de SEDU ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q386848 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

Após uma refeição, a glicemia aumenta devido à absorção da glicose no intestino delgado. A homeostase da glicemia precisa do transporte da glicose para o interior das células do organismo, o que depende da liberação de insulina pelas células beta do pâncreas.

As moléculas do hormônio interagem com canais proteicos na membrana das células provocando a sua abertura e, consequentemente, a entrada da glicose.

O controle da glicemia descrito depende de qual tipo de transporte de membrana?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q545365 | Física, Óptica, Professor de Física, SEDU ES, FCC

Uma fonte luminosa esférica de 2,0 cm de diâmetro ilumina um objeto opaco, também esférico, de diâmetro 3,0 cm, colocado a 1,0 m de distância. Um anteparo é colocado a 3,0 m do objeto e a 4,0 m da fonte, perpendicularmente à reta que une os seus centros.

Nestas condições, a relação entre os raios das regiões de penumbra e de sombra projetadas no anteparo vale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q331041 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

Depois de ensinar que (a + b) . (a − b) = a2 −b2, um professor pediu que os alunos utilizassem a diferença de dois quadrados para fazer a conta “105 vezes 95” por meio de um cálculo mental simples. Os alunos que seguiram corretamente a proposta do professor finalizaram a operação fazendo a conta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q546353 | Física, Grandezas e Unidades, Professor de Física, SEDU ES, FCC

Quando um corpo se move no interior de um fluido com velocidade v, a força de resistência que ele sofre é proporcional à v. A unidade da constante dessa proporcionalidade, no Sistema Internacional, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q382972 | Biologia, Metodologia Científica, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

A utilização da experimentação em sala de aula é uma tendência já defendida desde a década de 1970 pelos projetos curriculares, no entanto até hoje há resistências para sua incorporação. Uma das potencialidades pedagógicas e os principais desafios de se utilizar a experimentação nas aulas de ciências são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q794932 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

A lógica que rege o pensamento científico contemporâneo está centrada na ideia de demonstração e prova, baseada na definição ou construção do objeto do conhecimento por suas propriedades e funções e da posição do sujeito do conhecimento.

O fundamento que NÃO pertence à ciência contemporânea é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q383082 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

O sistema sanguíneo ABO em humanos é constituído por três alelos, entre os quais IA e IB são codominantes entre si e dominantes em relação ao alelo i. Uma mulher do tipo A deu à luz um bebê do tipo O. Os fenótipos do pai podem ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q322148 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Todos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo.

As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q324841 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado (...) Em lugar de comunicar-se, o educador faz ?comunicados e depósitos, que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção ?bancária? de educação...

Para Paulo Freire, a concepção problematizadora da educação, ao contrário desta visão, considera que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q373749 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

vaBAKHTIN, em Estética da Criação Verbal, explica que: ?O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo de atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua, mas, acima de tudo, por sua construção composicional. [...] Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso?.

Depreende-se do texto que, na caracterização de um gênero discursivo, deve-se considerar, principalmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q378796 | Biologia, Biofísica, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Em pH fisiológico, a quase totalidade das macromoléculas que se encontram no fluido intracelular possuem carga negativa. Para contrabalançar essas cargas negativas, o fluido intracelular possui também elevadas concentrações de íons potássio (K+). A grande concentração desses solutos no fluido intracelular significa que, se o fluido extracelular não contivesse soluto, haveria uma grande pressão para a água se mover do fluido extracelular para o fluido intracelular, o que provocaria aumento do volume celular para além da elasticidade da membrana. Em células animais, existe um mecanismo cuja função é manter as concentrações de íons inorgânicos longe da posição de equilíbrio, evitando assim a sua acumulação no fluido intercelular: a bomba de Na+/K+. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

A bomba de Na+/K+ regula as forças osmóticas e, dessa forma, controla o volume celular.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q484120 | Geografia, Território, Professor de Geografia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à influência do sistema capitalista sobre os espaços nacionais e regionais no mundo atual, julgue os seguintes itens.

A divisão territorial do trabalho no mundo globalizado produz escalas diferenciadas de mercado — local, regional, nacional e mundial —, o que caracteriza a fragmentação do espaço geográfico na atualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q325140 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A democratização, no âmbito da escola, não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo (...) nada impede que cada escola se organize em termos do modo como compreende a tarefa educativa em face das dificuldades específicas que enfrenta...

Nessa compreensão,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q384564 | Biologia, Taxonomia, Professor de Biologia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

As categorias taxonômicas integram um sistema de classificação hierárquica proposto no ano de 1735 pelo botânico sueco Karl Von Linnée. Esse sistema agrupa os seres vivos de acordo com suas semelhanças e os separa de acordo com suas diferenças. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, na qual o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q474047 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

O termo budo era sinônimo de bushido, que significa a ideologia e o comportamento dos samurais. Hoje é utilizado como denominação genérica de nove modalidades da arte marcial japonesa que surgiram na época moderna e englobam a arte do kenjutsu (esgrima) e do jujutsu (sem armas). Dentre elas, e cada qual com as suas características peculiares, encontra-se o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q484468 | Geografia, Geopolítica, Professor de Geografia, SEDU ES, FCC

Ao longo do século XX, a urbanização mundial alcançou grande complexidade. Neste início de século XXI, a integração econômica e cultural, a velocidade das telecomunicações e a enorme importância da informação tornaram as grandes cidades em centros multifuncionais. A cidade de São Paulo, por exemplo, pode ser classificada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q373840 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

Considere as seguintes proposições:

I. VARGAS, em Verbo e práticas discursivas (2011) explica que um fenômeno recente no português é o uso de ?construções com o verbo ir no presente, acompanhado do verbo estar e de uma forma de gerúndio, dando origem ao que se convencionou chamar de ?gerundismo??. Para a autora ?os usos das formas verbais e suas respectivas marcas de subjetividade, de temporalidade e de aspectualidade são verdadeiras operações de produção de sentido, que envolvem sujeitos situados nas mais variadas circunstâncias de interação social?.

II. ABREU (2003) alerta que construções denominadas ?gerundismo? envolvendo futuro + gerúndio justificam-se ?apenas quando a ação do verbo apresentar aspecto durativo?.

III. FIORIN (2011) explica que ?quando uma forma linguística atende a uma necessidade de comunicação, ela se difunde. Eis o caso do gerundismo. Os operadores de telemarketing descobriram que era útil. Porque soa como uma forma polida de falar, tal como o futuro do pretérito é usado por quem quer ser gentil, e dá uma ideia de descompromisso e desobrigação: ?vou estar enviando? não é tão afirmativo quanto ?vou enviar??.

O enunciado em que o emprego das formas verbais com gerúndio está correto por ter aspecto durativo prolongado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q325139 | Pedagogia, Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

É frequente ouvirmos depoimentos de professoras ou membros da equipe escolar acerca de que as famílias são "desestruturadas", desinteressadas, carentes e, muitas vezes, de comunidades de baixa renda, violentas (...) Segundo teorias críticas da educação, este raciocínio

I. constitui, na maioria das vezes, uma "explicação" fácil para o insucesso escolar de algumas crianças.

II. serve para atribuição de culpa a uma situação externa à escola e para um consequente afastamento do problema.

III. confirma a incapacidade intelectual de algumas famílias no acompanhamento de seus filhos nas tarefas escolares.

IV. utiliza a denominação "família desestruturada" para se referir a uma estrutura diferente do modelo de família nuclear tra dicional.

V. justifica o simples fato de a família se organizar como responsável pelo comportamento acadêmico de suas crianças.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q341511 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

De acordo com a abordagem frequentista, afirmar que a probabilidade de sair cara no lançamento de uma moeda honesta é 50% é equivalente a dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q795183 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Há várias formas de conhecimento (senso comum, ciência, filosofia, artes, religião) que revelam maneiras diversas da consciência humana relacionar-se com o mundo, diz Chauí (2003, p. 268). E acrescenta que não há oposição e nem exclusão entre elas, mas diferença. Há oposição, diz ainda, quando a consciência, estando a analisar o mundo através de significações e práticas de uma destas formas, pretende realizar a análise de mundo utilizando práticas e significações, próprias de uma forma de conhecimento, através de outra forma de conhecimento. Isso gera oposição e conflito entre elas, como ocorre com frequência entre filosofia e religião. Considere as afirmações abaixo.

I. As únicas formas de conhecimento válidas são a ciência e a filosofia.

II. Religião é uma forma de conhecimento.

III. Cada forma de conhecimento tem significações e práticas próprias cabíveis em maneiras peculiares de a consciência se relacionar com a realidade.

IV. Em qualquer que seja a forma de conhecimento, é indiferente o uso de significações e práticas para as análises que a consciência pretenda realizar sobre a realidade.

V. O não respeito às significações e práticas a serem utilizadas para a análise e relacionamento da consciência sobre e com o mundo gera oposição e conflito entre as formas de produção destas análises, como é o que ocorre, no caso, entre filosofia e religião.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.