Questões de Concursos SEDUC AL

Resolva questões de SEDUC AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q1075139 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Ainda não foi criada uma filosofia natural pura. As existentes acham-se infectadas e corrompidas: na escola de Aristóteles, pela lógica; na escola de Platão, pela teologia natural; na segunda escola de Platão, a de Proclo e outros, pela matemática, a quem cabe rematar a filosofia e não engendrar ou produzir a filosofia natural.

Francis Bacon. Novum Organum.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Em contraposição à filosofia aristotélica, o empirismo baconiano não admite a noção de indução.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q1075147 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

Em Nietzsche, as dimensões apolínea e dionisíaca são impulsos artísticos que emergem da natureza, independentemente da mediação do artista.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q1070982 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

O conhecimento do universalin abstractoé conhecimento especulativo; o conhecimento do universalin concretoé conhecimento comum. O conhecimento filosófico é conhecimento especulativo da razão e começa, portanto, onde o uso comum da razão começa a tentar o conhecimento do universalin abstracto.

Immanuel Kant.Manual dos cursos de lógica geral.


Considerando o texto precedente e aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


Não há diferença entre o uso comum da razão e seu uso especulativo, porque o conhecimento humano deve ser universal.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q1071008 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à noção de arte e de absoluto na filosofia hegeliana, julgue o item a seguir.

A arte cumpre uma função dialética ao revelar a contradição da vida humana e, assim, se torna matéria para o filosofar.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q1075128 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

O que intriga os primeiros filósofos é principalmente o movimento, conceito que em grego tem um sentido bem amplo, podendo significar “mudança de lugar”, “aumento e diminuição”, “qualquer alteração ou um movimento substancial”, quando alguma coisa é gerada ou se deteriora. Diante disso, eles se perguntam: o que faz com que, apesar de toda a mudança, haja algo na realidade que sempre permanece o mesmo? Assim, sob a multiplicidade das coisas, eles buscam a identidade. Ou seja, procuram um princípio original e racional (em grego arkhé). O termo princípio pode ser entendido como “origem”, mas também como “fundamento”.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012. p. 285.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.

O surgimento da pólis facilitou a emergência da filosofia grega.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q1075133 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Sendo então a alma imortal e tendo nascido muitas vezes, e tendo visto tanto as coisas (que estão) aqui quanto as (que estão) no Hades, enfim, todas, as coisas, não o que não tenha aprendido; de modo que não é nada de admirar, tanto com respeito à virtude quanto ao demais, ser possível a ela rememorar aquelas coisas justamente que já antes conhecia. Pois, sendo a natureza toda congênere e tendo a alma aprendido todas as coisas, nada impede que, tendo (alguém) rememorando alguma só coisa — fato esse precisamente que os homens chamam aprendizado —, essa pessoa descubra todas as outras coisas, se for corajosa e não se cansar de procurar. Pois, pelo visto, o procurar e o aprender são, no seu total, uma rememoração.

Platão.Mênon. Rio de Janeiro: São Paulo, 2001. p. 51-2.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.

Para Platão, todos os indivíduos aprendem da mesma forma e pelas mesmas vias, uma vez que aprender é lembrar daquilo que já existe na alma.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q1075134 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral. A descoberta de que o outro é um “outro eu” é fundamental para superar o egocentrismo. No entanto, o desenvolvimento desses três níveis mentais — inteligência, afetividade e moralidade — não é automático, porque exige a intermediação de agentes culturais — pais, professores, adultos em geral.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2009, p. 222.

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.

Moralmente, a educação se constitui a partir dos polos da heteronomia (própria da imaturidade) e da autonomia (própria da maturidade).
  1. ✂️
  2. ✂️

108Q1075151 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.

T. W. Adorno. Os Pensadores. Textos escolhidos, Conceito de Iluminismo. Nova Cultural, 1999

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à relação entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.

O coletivismo é resultado da indústria cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q1075152 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.

T. W. Adorno. Os Pensadores. Textos escolhidos, Conceito de Iluminismo. Nova Cultural, 1999

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à relação entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.

A indústria cultural resulta da razão técnica, do desenvolvimento e da legitimação de uma razão instrumental, desenvolvida e possibilitada a partir da Revolução Científica, sem o concurso da Revolução Industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q1075153 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.

T. W. Adorno. Os Pensadores. Textos escolhidos, Conceito de Iluminismo. Nova Cultural, 1999

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à relação entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.

Para Adorno, a indústria cultural detém todos os elementos característicos do mundo industrial moderno, apresentando-se como disseminadora da ideologia dominante que dá sentido a todo o sistema sociocultural ocidental.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q1071001 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

A BNCC apresenta a disciplina de língua portuguesa no ensino médio como encarregada de, entre outras coisas:


“promover o desenvolvimento de habilidades relativas ao trato com a informação e a opinião, no que diz respeito à veracidade e à confiabilidade de informações, à adequação, validade e força dos argumentos”. (BNCC. 2018, p. 498).

Considerando a BNCC e sua organização, bem como as relações de interdisciplinaridade possíveis entre a filosofia e a língua portuguesa, julgue o item a seguir.

A citação apresentada remete à possibilidade do uso da filosofia na consideração do fenômeno da pós-verdade, abordando-a, por exemplo, sob diferentes perspectivas éticas, como a de Kant e a de Stuart Mill.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q1071013 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

O conceito de indústria cultural, no que se refere à arte, só se aplica ao contexto das relações capitalistas de produção, pois a cultura não é produzida pelas massas, e sim para as massas; o que verdadeiramente interessa é o seu valor de venda nas sociedades de mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q1075130 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Sendo então a alma imortal e tendo nascido muitas vezes, e tendo visto tanto as coisas (que estão) aqui quanto as (que estão) no Hades, enfim, todas, as coisas, não o que não tenha aprendido; de modo que não é nada de admirar, tanto com respeito à virtude quanto ao demais, ser possível a ela rememorar aquelas coisas justamente que já antes conhecia. Pois, sendo a natureza toda congênere e tendo a alma aprendido todas as coisas, nada impede que, tendo (alguém) rememorando alguma só coisa — fato esse precisamente que os homens chamam aprendizado —, essa pessoa descubra todas as outras coisas, se for corajosa e não se cansar de procurar. Pois, pelo visto, o procurar e o aprender são, no seu total, uma rememoração.

Platão.Mênon. Rio de Janeiro: São Paulo, 2001. p. 51-2.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.


Conforme a teoria da reminiscência platônica, os sentidos são as ferramentas que despertam na alma as lembranças latentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q1075140 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

O período de tempo que vai mais ou menos da data de publicação do De revolutionibus de Nicolau Copérnico, isto é, de 1543, à obra de Isaac Newton, Philosophia naturalis principia mathematica, publicada pela primeira vez em 1687, é comumente apontado hoje como o período da “revolução científica”. Trata-se de um poderoso movimento de ideias que adquiriu, no século XVII, as suas características determinantes na obra de Galileu, que encontra os seus filósofos — em aspectos diferentes — nas ideias de Bacon e Descartes e que depois iria encontrar a sua expressão, agora clássica, na imagem newtoniana do universo concebido como uma máquina, ou seja, como um relógio.

Giovanni Reale e Dario Antiseri. História da Filosofia: do humanismo a Kant. São Paulo: Paulus, 1990.

Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.

Conforme o fragmento de texto apresentado, ao final do período denominado revolução científica, estava formada uma concepção mecânica do universo.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q1075142 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

O período de tempo que vai mais ou menos da data de publicação do De revolutionibus de Nicolau Copérnico, isto é, de 1543, à obra de Isaac Newton, Philosophia naturalis principia mathematica, publicada pela primeira vez em 1687, é comumente apontado hoje como o período da “revolução científica”. Trata-se de um poderoso movimento de ideias que adquiriu, no século XVII, as suas características determinantes na obra de Galileu, que encontra os seus filósofos — em aspectos diferentes — nas ideias de Bacon e Descartes e que depois iria encontrar a sua expressão, agora clássica, na imagem newtoniana do universo concebido como uma máquina, ou seja, como um relógio.

Giovanni Reale e Dario Antiseri. História da Filosofia: do humanismo a Kant. São Paulo: Paulus, 1990.

Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.

Infere-se que Francis Bacon é citado no texto por sua defesa do estudo da natureza com características mecânicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q1075145 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

A estética nietzscheana se estabelece a partir dos aspectos apolíneo e dionisíaco na arte grega, considerados como impulsos antagônicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q1075149 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

No estado apolíneo, a natureza força o artista a exprimir-se, a dominar o caos da vontade e a criar um novo mundo de símbolos, no qual se encontram a dança e a música.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q1070993 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

A Moral pode assumir dois polos contraditórios: o caráter social e o individual. A partir dessa afirmação, julgue o item a seguir.


Um ato moral é livre, consciente, intencional e solitário.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q1070994 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Da antiguidade até o início da modernidade, a ética sempre esteve associada à capacidade de conhecimento do homem. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.

A ética de Espinoza valoriza o conhecimento racional.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q1070995 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Da antiguidade até o início da modernidade, a ética sempre esteve associada à capacidade de conhecimento do homem. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.

Para Platão, a virtude se identifica com a sabedoria, por isso não pode ser aprendida.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.