Questões de Concursos SEDUC AL

Resolva questões de SEDUC AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q384492 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. Métodos de avaliação como a aplicação de provas ao término dos módulos temáticos são úteis como função formativa, pois permitem avaliar o conhecimento prévio dos alunos e constatar dificuldades refletidas na aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q384371 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. A utilização de provas constituídas por questões avaliativas, com atribuição de notas para a avaliação individual do aprendizado, é uma prática rotineira que estimula os estudantes a estudarem o conteúdo sem se preocupar com a questão de obter menção satisfatória.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q385721 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. As tecnologias de sequenciamento de nova geração se baseiam na química de Sanger, em que se observa o término da síntese de DNA com a incorporação de sondas fluorescentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q384983 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. As técnicas de sequenciamento genômico se baseiam na tradução da dupla fita de DNA em moléculas de fita simples.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q382813 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. O uso de equipamentos audiovisuais associado às aulas expositivas pode tornar o processo educativo mais dinâmico e produtivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

46Q384653 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. No processo ensino-aprendizagem de biologia, quando os estudantes se defrontam com problemas biológicos complexos, o professor pode utilizar atividades em grupos para propiciar um ambiente de discussão que direcione o entendimento das questões em análise.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q861905 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, Professor de Geografia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito da urbanização brasileira, julgue o item a seguir. 

O forte movimento de urbanização no Brasil se verificou a partir da Segunda Guerra mundial e foi acompanhado de forte crescimento demográfico, resultado de uma natalidade elevada e de uma mortalidade em queda, causadas principalmente pela aplicação de medidas sanitárias e pela melhora relativa nos padrões de vida, sobretudo nas cidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q861910 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, Professor de Geografia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Em relação ao contexto do espaço industrial, julgue o item a seguir.

A expressão terciarização da economia revela o grau de importância que uma profunda intensificação do setor terciário (ligado aos serviços, à tecnologia e à comunicação) passou a ter na atualidade, sendo nítidas as fronteiras entre os setores da economia. 

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q861902 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, Professor de Geografia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

  Atualmente, nota-se um conjunto muito heterogêneo de trabalhadores, não apenas em suas características produtivas, mas também porque esses trabalhadores passaram a competir entre si por ascensão profissional e financeira. Nesse novo contexto, os mercados de trabalho transformaram-se em verdadeiras loterias ou cassinos nos quais os trabalhadores apostavam investimentos em capital humano com objetivo de se tornarem “vencedores”. Assim, os trabalhadores de baixa qualificação ou de pequeno estoque de capital humano são, a priori, perdedores, pois se encontram excluídos de tal loteria.

Internet:  .

Com relação à temática abordada no texto e aos múltiplos contextos que ela suscita, julgue o item seguinte.

Os trabalhadores de baixa qualificação ou de pequeno estoque de capital humano, como os apontados no texto, são indivíduos que se encaixam no contexto socioespacial urbano dos chamados aglomerados subnormais.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q861901 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, Professor de Geografia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

    Atualmente, nota-se um conjunto muito heterogêneo de trabalhadores, não apenas em suas características produtivas, mas também porque esses trabalhadores passaram a competir entre si por ascensão profissional e financeira. Nesse novo contexto, os mercados de trabalho transformaram-se em verdadeiras loterias ou cassinos nos quais os trabalhadores apostavam investimentos em capital humano com objetivo de se tornarem “vencedores”. Assim, os trabalhadores de baixa qualificação ou de pequeno estoque de capital humano são, a priori, perdedores, pois se encontram excluídos de tal loteria.

Internet:  .

Com relação à temática abordada no texto e aos múltiplos contextos que ela suscita, julgue o item seguinte.

O texto mostra que a loteria do mercado de trabalho é heterogênea e forma vencedores, na medida em que a competição é por ascensão profissional e financeira. 

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q861906 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, Professor de Geografia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito da urbanização brasileira, julgue o item a seguir. 

O denominado meio técnico-científico-informacional, termo criado por Milton Santos, ocorreu exclusivamente nas áreas urbanas brasileiras, haja vista a necessidade de atendimento do seu mercado consumidor.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q861903 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, Professor de Geografia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito da urbanização brasileira, julgue o item a seguir. 

No Brasil, o processo de urbanização foi ocasionado por uma intensa articulação entre as cidades do litoral, o que diferencia o processo ocorrido aqui do processo de urbanização de outros países periféricos.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q861907 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, Professor de Geografia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito da urbanização brasileira, julgue o item a seguir. 

O crescimento da economia do país criou condições, a partir de 1960, para o desenvolvimento da economia interna do país, estendendo-se por todo período do governo militar.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q861909 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, Professor de Geografia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Em relação ao contexto do espaço industrial, julgue o item a seguir.

A desconcentração industrial de São Paulo é um fato irreversível da atual fase do capitalismo globalizante; além disso, as políticas governamentais de desenvolvimento de outras regiões do país têm provocado um equilíbrio suficiente para que esse processo se consolide.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q861904 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, Professor de Geografia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito da urbanização brasileira, julgue o item a seguir. 

O Brasil foi, por muitos séculos, um grande arquipélago formado por subespaços que evoluíam segundo lógicas próprias, determinadas, em sua maior parte, pela região Sudeste brasileira — especificamente, por São Paulo. 

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q861908 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, Professor de Geografia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Em relação ao contexto do espaço industrial, julgue o item a seguir.

Em geral, as indústrias brasileiras se instalaram de forma concentrada nos locais em que se encontram, em razão de sua complexidade técnica e da exigência de maiores recursos financeiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q1075143 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

O período de tempo que vai mais ou menos da data de publicação do De revolutionibus de Nicolau Copérnico, isto é, de 1543, à obra de Isaac Newton, Philosophia naturalis principia mathematica, publicada pela primeira vez em 1687, é comumente apontado hoje como o período da “revolução científica”. Trata-se de um poderoso movimento de ideias que adquiriu, no século XVII, as suas características determinantes na obra de Galileu, que encontra os seus filósofos — em aspectos diferentes — nas ideias de Bacon e Descartes e que depois iria encontrar a sua expressão, agora clássica, na imagem newtoniana do universo concebido como uma máquina, ou seja, como um relógio.

Giovanni Reale e Dario Antiseri. História da Filosofia: do humanismo a Kant. São Paulo: Paulus, 1990.

Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.

Nenhum dos filósofos do período citado no texto considera a metáfora do universo como um relógio compatível com a crença em um Deus criador.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q1070986 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Nietzsche chamava também os “últimos homens” de macacos-aranha saltitantes. Parecem o “rebanho” que “salta de lá para cá, há pouco amarrado em seu desejo e desalento, estacado no momento”. Hoje, os “últimos homens” de Nietzsche saltam diante da câmera. Surge um novo homem: Homo saliens — o homem saltitante. Embora pelo seu som seja parente do Homo sapiens, nele se esvaneceu completamente a virtude do discernimento e da sabedoria que caracterizava o Homo sapiens. Salta para chamar a atenção.

Byung-Chull Han. Capitalismo e impulso de morte.

A partir do texto anterior, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da filosofia e da consciência cotidiana para Nietzsche.

No texto apresentado, Byung-Chull Han atualiza a crítica nietzscheana ao apresentar a figura do “Homo saliens”, pela qual indica a decadência humana observada no cotidiano atual.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q1071007 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à noção de arte e de absoluto na filosofia hegeliana, julgue o item a seguir.

A autodeterminação do espírito absoluto se dá, do ponto de vista da arte, pelo longo processo da exterioridade sensível.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.