Questões de Concursos SEDUC AL

Resolva questões de SEDUC AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q1070999 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Immanuel Kant rejeitava as concepções morais da filosofia grega e cristã pelo fato de elas afirmarem que a ação moral se funda em condicionantes como felicidade ou interesse. Tendo esse assunto como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com as ideias de Kant.

As consequências de uma ação são o que a tornam certa ou errada.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q1071000 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Immanuel Kant rejeitava as concepções morais da filosofia grega e cristã pelo fato de elas afirmarem que a ação moral se funda em condicionantes como felicidade ou interesse. Tendo esse assunto como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com as ideias de Kant.

A lei moral é descritiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q1071014 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

Para Walter Benjamin, a indústria cultural e reprodutibilidade técnica possibilitaram ao homem contemporâneo criar fenômenos como a estetização da política (própria do fascismo) e a politização da arte (própria do comunismo).

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q1075129 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

O que intriga os primeiros filósofos é principalmente o movimento, conceito que em grego tem um sentido bem amplo, podendo significar “mudança de lugar”, “aumento e diminuição”, “qualquer alteração ou um movimento substancial”, quando alguma coisa é gerada ou se deteriora. Diante disso, eles se perguntam: o que faz com que, apesar de toda a mudança, haja algo na realidade que sempre permanece o mesmo? Assim, sob a multiplicidade das coisas, eles buscam a identidade. Ou seja, procuram um princípio original e racional (em grego arkhé). O termo princípio pode ser entendido como “origem”, mas também como “fundamento”.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012. p. 285.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.

Denomina-se filosofia grega antiga o longo período que se iniciou na era mítica, por volta do final do século VII a.C., e se estendeu até o século III d.C., período conhecido como clássico.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q1075132 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Sendo então a alma imortal e tendo nascido muitas vezes, e tendo visto tanto as coisas (que estão) aqui quanto as (que estão) no Hades, enfim, todas, as coisas, não o que não tenha aprendido; de modo que não é nada de admirar, tanto com respeito à virtude quanto ao demais, ser possível a ela rememorar aquelas coisas justamente que já antes conhecia. Pois, sendo a natureza toda congênere e tendo a alma aprendido todas as coisas, nada impede que, tendo (alguém) rememorando alguma só coisa — fato esse precisamente que os homens chamam aprendizado —, essa pessoa descubra todas as outras coisas, se for corajosa e não se cansar de procurar. Pois, pelo visto, o procurar e o aprender são, no seu total, uma rememoração.

Platão.Mênon. Rio de Janeiro: São Paulo, 2001. p. 51-2.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.

De acordo com a teoria da reminiscência, a alma contempla as ideias antes de encarnar, mas de tudo se esquece ao se unir ao corpo.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q1075136 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral. A descoberta de que o outro é um “outro eu” é fundamental para superar o egocentrismo. No entanto, o desenvolvimento desses três níveis mentais — inteligência, afetividade e moralidade — não é automático, porque exige a intermediação de agentes culturais — pais, professores, adultos em geral.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2009, p. 222.

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.


A ética e a moral são conceitos correlacionados, complementares e dependentes, restringindo-se a moral à questão ética em um ambiente de ação democrática.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q1075137 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Ainda não foi criada uma filosofia natural pura. As existentes acham-se infectadas e corrompidas: na escola de Aristóteles, pela lógica; na escola de Platão, pela teologia natural; na segunda escola de Platão, a de Proclo e outros, pela matemática, a quem cabe rematar a filosofia e não engendrar ou produzir a filosofia natural.

Francis Bacon. Novum Organum.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Na sua crítica a Aristóteles, Bacon defende o abandono da busca de causas finais para o estudo da natureza, sem exceção.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q1075141 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

O período de tempo que vai mais ou menos da data de publicação do De revolutionibus de Nicolau Copérnico, isto é, de 1543, à obra de Isaac Newton, Philosophia naturalis principia mathematica, publicada pela primeira vez em 1687, é comumente apontado hoje como o período da “revolução científica”. Trata-se de um poderoso movimento de ideias que adquiriu, no século XVII, as suas características determinantes na obra de Galileu, que encontra os seus filósofos — em aspectos diferentes — nas ideias de Bacon e Descartes e que depois iria encontrar a sua expressão, agora clássica, na imagem newtoniana do universo concebido como uma máquina, ou seja, como um relógio.

Giovanni Reale e Dario Antiseri. História da Filosofia: do humanismo a Kant. São Paulo: Paulus, 1990.

Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.

A filosofia de René Descartes apresenta, em alguma medida, algum tipo de mecanicismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q1070984 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

É evidente que nem um juízo verdadeiro, nem uma proposição verdadeira podem ser contrários de outro juízo verdadeiro e de outra proposição verdadeira. As proposições contrárias são as que afirmam e predicam qualidades contrárias, enquanto as proposições verdadeiras são suscetíveis de ser verdadeiras ao mesmo tempo: ora, os contrários não podem pertencer simultaneamente ao mesmo sujeito.

Aristóteles.Órganon.

Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item que se segue.


Proposições contrárias derivam de proposições verdadeiras, porque afirmam e predicam qualidades verdadeiras, porém contrárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q1070989 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia. É porque o conceito deve ser criado que ele remete ao filósofo como àquele que o tem em potência, ou que tem sua potência e sua competência. Não se pode objetar que a criação se diz antes do sensível e das artes, já que a arte faz existir entidades espirituais e que os conceitos filosóficos são também sensibilia. Para falar a verdade, as ciências, as artes, as filosofias são igualmente criadoras, mesmo se compete apenas à filosofia criar conceitos no sentido estrito. Os conceitos não nos esperam inteiramente feitos, como corpos celestes. Não há céu para os conceitos. Eles devem ser inventados, fabricados ou antes criados, e não seriam nada sem a assinatura daqueles que os criam.

Deleuze e Guattari. O que é a filosofia?

Com relação ao tema abordado no texto anterior e a assuntos pertinentes à filosofia, à arte e às ciências, julgue o próximo item.

A criação dos conceitos é subordinada à criação nas artes e nas ciências, o que faz da filosofia uma arte ou ciência das verdades.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q1070990 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia. É porque o conceito deve ser criado que ele remete ao filósofo como àquele que o tem em potência, ou que tem sua potência e sua competência. Não se pode objetar que a criação se diz antes do sensível e das artes, já que a arte faz existir entidades espirituais e que os conceitos filosóficos são também sensibilia. Para falar a verdade, as ciências, as artes, as filosofias são igualmente criadoras, mesmo se compete apenas à filosofia criar conceitos no sentido estrito. Os conceitos não nos esperam inteiramente feitos, como corpos celestes. Não há céu para os conceitos. Eles devem ser inventados, fabricados ou antes criados, e não seriam nada sem a assinatura daqueles que os criam.

Deleuze e Guattari. O que é a filosofia?

Com relação ao tema abordado no texto anterior e a assuntos pertinentes à filosofia, à arte e às ciências, julgue o próximo item.

O conceito é fundamental para as filosofias e cabe aos filósofos sua invenção, fabricação ou criação.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q1070991 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

A Moral pode assumir dois polos contraditórios: o caráter social e o individual. A partir dessa afirmação, julgue o item a seguir.

Enaltecer a exclusividade do caráter social da moral resulta no dogmatismo.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q1071002 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

A BNCC apresenta a disciplina de língua portuguesa no ensino médio como encarregada de, entre outras coisas:


“promover o desenvolvimento de habilidades relativas ao trato com a informação e a opinião, no que diz respeito à veracidade e à confiabilidade de informações, à adequação, validade e força dos argumentos”. (BNCC. 2018, p. 498).

Considerando a BNCC e sua organização, bem como as relações de interdisciplinaridade possíveis entre a filosofia e a língua portuguesa, julgue o item a seguir.

A citação apresentada e habilidades e competências da área de ciências humanas abrem a possibilidade do uso da filosofia, por meio da lógica, no sentido de desenvolver a capacidade de identificar premissas e garantir a verdade de suas conclusões.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q1071004 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

A BNCC apresenta a disciplina de língua portuguesa no ensino médio como encarregada de, entre outras coisas:


“promover o desenvolvimento de habilidades relativas ao trato com a informação e a opinião, no que diz respeito à veracidade e à confiabilidade de informações, à adequação, validade e força dos argumentos”. (BNCC. 2018, p. 498).

Considerando a BNCC e sua organização, bem como as relações de interdisciplinaridade possíveis entre a filosofia e a língua portuguesa, julgue o item a seguir.

A citação apresentada e habilidades e competências da área de ciências humanas apontam para a possibilidade do uso da filosofia em sua dimensão socioafetiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q1071005 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à noção de arte e de absoluto na filosofia hegeliana, julgue o item a seguir.

O sistema do espírito absoluto em Hegel obedece a uma hierarquia composta pelas figuras da arte, da filosofia e da lógica.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q1071010 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

Para Walter Benjamin, a produção artística deixa de se realizar como um ritual e passa ser apropriada pela indústria cultural (fabricada), que a reproduz na intenção de que ela possa ser absorvida pelas massas.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q1071011 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

Mesmo sendo um crítico da perda de sentido da obra de arte, no processo de reprodutibilidade técnica, Walter Benjamin consegue ser otimista quanto ao uso do cinema, por exemplo, como ferramenta que torna possível profundas transformações sociais por meio do alcance do proletariado.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q1071012 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

Para Walter Benjamin, a grande questão a ser pensada e analisada na era da indústria cultural, quanto ao conceito de reprodutibilidade técnica da obra de arte é o valor da quintessência de tudo que foi transmitido pela tradição a partir de sua origem, duração e conteúdo histórico.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q1075122 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.


A peça Vestido de noiva revolucionou os padrões estéticos vigentes na época em que foi encenada, sobretudo no que diz respeito a dramaturgia, cenografia, direção e interpretação.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q1075138 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Ainda não foi criada uma filosofia natural pura. As existentes acham-se infectadas e corrompidas: na escola de Aristóteles, pela lógica; na escola de Platão, pela teologia natural; na segunda escola de Platão, a de Proclo e outros, pela matemática, a quem cabe rematar a filosofia e não engendrar ou produzir a filosofia natural.

Francis Bacon. Novum Organum.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Para Francis Bacon, o conhecimento científico não admite a noção de forma, tendo daí surgido sua crítica incisiva a Aristóteles, que propôs a noção de causa formal.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.