Início

Questões de Concursos SEDUC AM

Resolva questões de SEDUC AM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q794574 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à filosofia moderna.

Se um professor de geografia for explicar aos seus alunos o que é uma ilha e, em vez de ensinar exclusivamente com conceitos racionais, utilizar uma maquete como suporte didático, é correto afirmar que o professor promoverá o conhecimento de forma empírica, tal como preconizado por Bacon no início da época moderna.

  1. ✂️
  2. ✂️

462Q809684 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente Social, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando as diferentes temáticas abordadas no texto acima, julgue os itens de 97 a 102.

A legislação atual obriga os pais de alunos sorologicamente positivos a informar à direção e aos professores a sua condição, bem como a exigir a sua permanência na escola em classe especial.

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q320488 | Pedagogia, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

São características da gestão participativa: o compartilhamento de autoridade, a delegação de poder e a maior eficiência no controle de recursos financeiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

464Q550705 | Informática, Internet, Assistente Social, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito a conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsecutivos.

Um firewall pessoal é um software ou programa utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados provenientes da Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️

465Q322143 | Pedagogia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Consoante a tendência pedagógica marxista, para que ocorra a formação integral do ser humano, os conteúdos educacionais devem propiciar a educação mental, física e tecnológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

466Q553503 | Informática, Busca e Pesquisa, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet e intranet.

Ao se efetuar uma pesquisa na Internet, o uso de aspas (“ ”) delimitando o texto digitado restringe a busca às páginas que contenham exatamente as mesmas informações do conteúdo que esteja entre as aspas, mas em qualquer ordem do conteúdo do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️

467Q485175 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca do aquecimento global e das principais correntes de pensamento a respeito desse aquecimento.

Os céticos a respeito do aquecimento global argumentam que os ciclos solares, as oscilações de temperatura dos oceanos e as erupções vulcânicas representam os principais agentes controladores da temperatura global.

  1. ✂️
  2. ✂️

469Q592560 | Química, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Grande parte dos efeitos luminosos visualizados durante shows com fogos de artifício é produzida por luminescência. Nesse fenômeno, elétrons são excitados a estados de energia mais elevados e, ao retornarem para estados mais baixos, emitem luz característica de cada espécie química. Por exemplo, sais de Sr2+ emitem radiação vermelha, enquanto sais de Cu2+, radiação azul.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito da luminescência e de sua relação com a estrutura eletrônica.

O experimento de bombardeamento de uma fina folha de platina com partículas ", realizado no início do século XX pela equipe de Ernest Rutherford, permitiu explicar a razão de cada espécie química emitir radiação com uma coloração específica.

  1. ✂️
  2. ✂️

470Q471812 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da construção de competências e habilidades na educação física.

A elaboração de situações-problema que envolvam movimentos e sua consequente superação pelos alunos é admitida como meio de construção de competências, já que, normalmente, favorecem a ocorrência de situações relacionais que proporcionam a socialização dos conhecimentos entre os alunos envolvidos na busca da solução.

  1. ✂️
  2. ✂️

471Q357446 | Contabilidade Geral, Sistema Integrado de Administração Financeira, Contador, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao registro das operações típicas dos entes federativos mediante a utilização do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), julgue os itens de 80 a 85.

Para que os entes públicos obedeçam ao princípio do registro pelo valor original, é importante que os elementos patrimoniais sejam avaliados com suficiente regularidade, de maneira que o valor registrado não difira significativamente daquele que possa ser determinado utilizando-se o valor justo ou o valor de mercado na data de encerramento do balanço.

  1. ✂️
  2. ✂️

472Q323990 | Pedagogia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

A Declaração da Guatemala, de 1999, associa o termo inclusão à ideia de acessibilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q794867 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

a das diretrizes do currículo do ensino médio é a inclusão da disciplina de filosofia como obrigatória em todos os seus três anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q601610 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Bibliotecário, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

As bibliografias são importantes instrumentos de controle bibliográfico que facilitam o acesso aos acervos das unidades de informação. Com base nesse assunto, julgue os itens seguintes.

A origem das bibliografias comerciais é recente, datando do início do século XX.

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q319047 | Pedagogia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.

Cabe aos responsáveis pelas creches entrar em contato com a família das crianças, quando estas estiverem impossibilitadas de frequentar as creches por motivo de doença.

  1. ✂️
  2. ✂️

476Q794466 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das ideias de Wittgenstein, Foucault e Derrida, julgue os próximos itens

Wittgenstein fundamentou o conhecimento da realidade e das teorias científicas a partir da lógica, e não da epistemologia.

  1. ✂️
  2. ✂️

477Q339831 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Um professor avalia o aprendizado de seus alunos, aplicando provas objetivas de dois tipos:

• tipo 1: contém 10 afirmações para que o aluno julgue se cada uma das afirmações é VERDADEIRA ou FALSA;

• tipo 2: contém 4 questões de múltipla escolha; cada questão possui 5 opções e o aluno deverá apontar qual dessas opções é a correta.

Com referência à situação apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

A quantidade de possíveis gabaritos para uma prova do tipo 2 é superior a 600.

  1. ✂️
  2. ✂️

478Q326364 | Pedagogia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

Na educação infantil, a avaliação dos alunos limita-se ao registro de notas no boletim escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

479Q794846 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, segundo o entendimento dos sofistas, o homem é a medida de todas as coisas, das que são o que elas são e das que não são o que elas não são, julgue os itens seguintes.

A retórica sofística apresenta-se como uma técnica capaz de persuadir qualquer um de qualquer coisa, por meio do relativismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

480Q602398 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Bibliotecário, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando os conceitos básicos e as finalidades da documentação, julgue os itens a seguir.

Documentação, em sentido amplo, refere-se à reunião ou coleção de documentos de qualquer natureza, conservados e organizados para fins de consulta, estudo ou prova.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.