Início

Questões de Concursos SEDUC AM

Resolva questões de SEDUC AM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q1071749 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AM, FGV

(...) os poetas trágicos são versados em todas as artes, em todas as coisas humanas relativas às virtudes e aos vícios, e até mesmo nas coisas divinas; na verdade, é necessário, afirmam, que o bom poeta, se quiser criar uma bela obra, conheça os temas de que trata, pois de outra forma não seria capaz de criar. É preciso, pois, examinar se tais pessoas, tendo-se deparado com imitadores desse gênero, não foram enganadas pela visão de suas obras, não se dando conta de que elas se acham afastadas em três graus do real, e de que, sem conhecer a verdade, é fácil realizá-las com êxito, pois os poetas criam fantasmas e não coisas reais (...)”.

(PLATÃO. A República. São Paulo: Perspectiva, 2006, Livro X.)

Platão atribui um papel pedagógico importante à arte na cidade ideal concebida n’A República, mas seus critérios são rigorosos e sua crítica recai sobre os poetas, por serem “imitadores”.

Com relação à crítica platônica da imitação, analise as afirmativas a seguir.

I. A crítica platônica da imitação inclui uma hierarquização da mimese em relação às essências, que são a única realidade.

II. A crítica platônica da imitação distingue o bom do mau poeta, pois o primeiro conhece sua arte, por isso, acede ao Belo.

III. A crítica platônica da imitação elogia o papel da tragédia, por sua abordagem superior das virtudes e vícios humanos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q1079949 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Sem cargo, SEDUC AM, Instituto Acesso, 2018

"Aprovado em julho de 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, conhecido também como Lei Brasileira de Inclusão (Lei Nº 13.146/15), é considerada uma conquista. Três artigos da lei asseguram o direito à educação inclusiva adaptada às necessidades das pessoas com deficiência. Porém, garantir esses direitos ainda é um desafio para o País. Os artigos devem entrar em vigor em 2020, mas a sua implementação ainda é vista como um problema." Rádio Câmara. Adaptado Educação inclusiva: o Brasil está preparado? Disponível em: http://www2.camara.leg.br/ Acesso em: 14/05/18.
A inclusão dos alunos com necessidades especiais nas classes regulares ainda é vista como um problema porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q1071760 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

O princípio de que “a existência precede a essência” é central no pensamento do filósofo Jean-Paul Sartre.

Assinale a opção que aponta uma consequência conceitual desse princípio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q1071750 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

A busca da felicidade é um tema recorrente nas tradições filosóficas bem como objeto de reflexão crítica em outros campos de conhecimento, como a ciência e a psicanálise.

Relacione os pensadores a seguir às respectivas concepções sobre a felicidade.

1. Sócrates

2. Espinosa

3. John Stuart Mill

4. Sigmund Freud

( ) Na vida é útil aperfeiçoarmos, tanto quanto pudermos, o intelecto ou a razão, e nisso consiste a suprema felicidade ou beatitude do homem.

( ) A busca da felicidade em suas mais variadas formas é explicável pelo princípio do prazer, mas a impossibilidade de sua conquista definitiva é igualmente justificável, dado o princípio de realidade.

( ) Não se pode fornecer nenhuma razão por que a felicidade geral é desejável, exceto a de que cada pessoa deseja sua própria felicidade, na medida em que crê poder alcançá-la.

( ) A presença, na alma, do bem que lhe é próprio, ou seja, a justiça ou ordem da alma, é causa imediata da felicidade.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q1071756 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

Não é possível desunir Filosofia de filosofar, pois os dois são uma mesma coisa. O filosofar é uma disciplina no pensamento que, ao ser operada, vai produzindo Filosofia e a Filosofia é a própria matéria que gera o filosofar. São indissociáveis. A matéria Filosofia separada do ato de filosofar é matéria morta, recheio de livro de estante. Para ser Filosofia ela tem que ser reativada, reoperada, assim reaparecendo a cada vez. Como a malha tricotada que só aparece se houver o ato do tricotar”.

(ASPIS, R. P. L.O professor de Filosofia: o ensino de Filosofia no ensino médio como experiência filosófica”. In: Cadernos Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305-320, set./dez. 2004.)

A posição teórica sustentada no trecho acima – a de que não há propriamente uma dissociação entre a História da Filosofia e o filosofar –, aplicada ao ensino de Filosofia, pode ser executada com diversas estratégias.

Com relação à perspectiva de vinculação entre história da Filosofia e o filosofar no ensino de Filosofia, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Essa perspectiva permite recuperar a superioridade epistemológica do ensino universitário em relação à educação básica, ao garantir, para essa última, a certeza e a autenticidade do conteúdo filosófico a ser transmitido aos alunos das escolas.

( ) Essa perspectiva cria condições para que o licenciando em Filosofia consiga traduzir, de modo autônomo e produtivo, sua convivência com as questões e os textos clássicos da Filosofia para o contexto de sala de aula.

( ) Essa perspectiva possibilita superar o distanciamento entre a atividade pedagógica e a pesquisa especializada, proporcionando ao estudante de Filosofia uma inserção efetiva no seio da tradição filosófica.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q1071751 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AM, FGV

A lógica fornece padrões de correção do raciocínio. Dois de seus conceitos são a validade e a legitimidade: um argumento é válido quando sua conclusão segue logicamente suas premissas; um argumento é legítimo quando não é apenas válido, como também possui premissas verdadeiras.

Considere o seguinte argumento:

“Todos os patos são raposas;

todas as raposas são animais;

logo (conclusão), todos os patos são animais”.

O argumento é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q1071754 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

Positivismo deriva do termo “positivo”, definido por Augusto Comte em seu Discurso preliminar sobre o espírito positivo, a partir das características do novo espírito filosófico.

Na perspectiva do positivismo comtiano, “positivo” significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q1071757 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

Todos os objetos da razão ou investigação humana podem ser divididos naturalmente em duas espécies, a saber: relações de ideias e questões de fato”.

(HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 143 (Col. Os Pensadores).)

A Filosofia humeana é conhecida pelo princípio segundo o qual todo conhecimento da natureza assenta na descoberta de algum tipo de relação causal. Para Hume, relações causais são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q1071752 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AM, FGV

De modo algum [o pragmatismo e o instrumentalismo] perseguem a produção de crenças úteis à moral e à sociedade. Mas a formação de uma fé na inteligência, como a única e indispensável crença necessária à moral e à vida social. Quanto mais se aprecia o valor intrínseco, imediato e estético do pensamento e da ciência, quanto mais se toma consciência de que a própria inteligência acrescenta alegria e dignidade à vida, tanto mais se sente pesar frente à situação em que o exercício e a alegria da razão encontram-se limitados a um grupo social restrito, fechado e técnico, e tanto mais dever-se-ia perguntar como seria possível fazer todos os homens participantes desse inestimável bem”.

(DEWEY, John. “O desenvolvimento do pragmatismo americano”.

In: Scientiae Studiae, São Paulo, v. 5, nº 2, 2007, p. 242.)

O instrumentalismo de John Dewey, parte integrante do pragmatismo norte-americano, refletiu sobre o papel social do filósofo no mundo a partir da idéia de democracia, articulando-a ao pensamento filosófico e à ciência.

Com relação à concepção deweyana da democracia e com base no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao recusar o papel fundacionista da Filosofia como função definitiva do saber científico, Dewey assimilou o papel de expandir o conhecimento científico para toda a sociedade à democracia.

II. A concepção deweyana de uma atitude experimental na ciência, enquanto favorável à receptividade do novo, se estendeu à educação como oportunidade de formas novas de liberdade social e artística.

III. O conhecimento como produto provisório de investigações, e não algo definitivamente estabelecido, é uma ideia deweyana congruente com o princípio democrático da educação como experiência reflexiva.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q1071753 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AM, FGV

No intuito de prover uma sistematização do conhecimento filosófico, Aristóteles distinguiu vários ramos da ciência, nos quais a metafísica é identificada como uma ciência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q1071759 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

No sentido mais amplo do progresso do pensamento, o esclarecimento tem perseguido sempre o objetivo de livrar os homens do medo e de investi-los na posição de senhores. Mas a terra totalmente esclarecida resplandece sob o signo de uma calamidade triunfal”.

(ADORNO, T. W. e HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985, p. 17.)

A Dialética do Esclarecimento se inicia com o trecho acima citado, fornecendo a chave geral de leitura desse ensaio: mostrar as duas faces do esclarecimento, ao mesmo tempo libertador e aprisionador.

Com relação à crítica de Adorno e Horkheimer ao esclarecimento, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O movimento das Luzes do século XVIII, contrariamente a seu esforço, não destruiu o mito, transformando o próprio esclarecimento em uma mistificação, pois usou as mesmas funções assertivas e controladoras que se dispôs a combater.

( ) O conhecimento científico, longe de emancipar a razão, aborda a realidade em perspectiva já limitada pelo jogo de interesses sociais e historicamente situados, o que explica que a crítica iluminista da razão é suscetível de se deixar instrumentalizar pelo interesse.

( ) A arte escapa à dominação social da natureza, pois é o único campo capaz de mostrar como se conquista a autonomia do sujeito, através da fruição estética, justificando, com isso, a distância ética e estética entre arte superior e cultura popular.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q1079950 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Sem cargo, SEDUC AM, Instituto Acesso, 2018

A inserção no mundo do trabalho para as pessoas portadoras de deficiência está garantida através de vários meios legais. Analise as afirmativas a seguir:
I. Para fins de reserva legal as empresas com mais de cem funcionários devem reservar de 2% a 5% das vagas para pessoas portadores de deficiência. II. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, não podendo participar plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. III. Para a reserva de cargos será considerada somente a contratação direta de pessoa com deficiência, incluindo o aprendiz com deficiência de que trata a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). IV. A dispensa de pessoa com deficiência ou de beneficiário reabilitado da Previdência Social ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias só poderá ocorrer após a contratação de outro trabalhador com deficiência ou reabilitado.
São afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.