Início

Questões de Concursos SEDUC CE

Resolva questões de SEDUC CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q5671 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
O principal propósito comunicativo do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q484741 | Geografia, Conferências e Tratados Ambientais, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O relatório conhecido como “Os limites do Crescimento” é uma importante publicação que trata da utilização indiscriminada dos recursos naturais e chama a atenção para um possível colapso destes recursos, caso medidas de planejamento, proteção e conservação não forem adotadas pela sociedade. Esse documento está associado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q322402 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q324213 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:

I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.

II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

É correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q5669 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.

texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce

No trecho “Se existe um professor que pode ser substituído por uma máquina, é porque ele realmente merece ser substituído” (linhas 1-2), o indiano Sugata Mitra:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q474271 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Lutas são entendidas não somente como as modalidades de combate formais, mas, também, como prática da luta informal, tal como os jogos de lutas. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q325802 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q384543 | Biologia, Evolução, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Relacione os defensores das principais hipóteses sobre a origem da vida com suas respectivas descrições, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Jan Baptiste Van Helmont

2. Francesco Redi

3. Louis Pasteur

4. Aleksandr Ivanovich Oparin

5. Stanley Miller

( ) Adepto da biogênese, fez um experimento onde colocou alimentos em vários vidros e deixou alguns fechados com gaze e outros abertos: nos fechados, as moscas não apareceram.

( ) Ferveu um caldo de carne e armazenou o líquido estéril por certo tempo em um recipiente que permitia apenas a entrada de ar, mas não a poeira, demonstrando, assim, que os microrganismos estavam no ar.

( ) Adepto da teoria da abiogênese, acreditava que quando se espreme uma roupa de baixo suja, um fermento drenado da roupa reveste o trigo e o transforma em camundongo.

( ) Recriou, em laboratório, as condições da atmosfera primitiva dentro de um balão de vidro, submetido a altas temperaturas e constante ação de descargas elétricas. Ao fim de certo tempo, ele observou o acúmulo de aminoácido no interior do balão.

( ) Lançou a hipótese de que a vida se originou a partir da combinação entre os gases existentes na atmosfera primitiva que, sob a ação das descargas elétricas e dos raios ultravioleta, formariam estruturas químicas complexas, conhecidas hoje como aminoácidos.

A sequência correta de cima pra baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q474564 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Ao abordar o tema aptidão física, saúde e qualidade de vida em uma aula, o professor de Educação Física está correto quando afirma que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q374899 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A distinção entre o Realismo e o Naturalismo nem sempre é muito nítida, exceto nos textos em que se exagera a segunda tendência. Sobre isso, escreva V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

( ) Os naturalistas enfatizam o fato de a hereditariedade física e psicológica determinar o comportamento das personagens.

( ) A personagem naturalista é reduzida a quase nada; seu comportamento aproximase do comportamento animal.

( ) Uma característica frequente nas personagens realistas é a ênfase na satisfação de necessidades instintivas.

( ) O desequilíbrio das personagens realistas permanece latente até que o ambiente físico e social favoreça sua manifestação, portanto, juntando-se os fatores herança biológica e ambiente, criam-se condições para que se manifeste o conflito dramático da personagem realista.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q795034 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considerando os conceitos de ética e moral, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q794813 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sobre a licitude ou ilicitude de matar qualquer ser vivente, conforme o entendimento de Santo Tomás de Aquino na obra Tratado da Justiça, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A vida e a morte de plantas e animais não está subordinada ao homem.

( ) Poderia por vezes ser bom matar um pecador quando se tenha degradado até o nível do animal.

( ) Quem por ordem divina mata um inocente não peca, como também não peca Deus.

( ) Para o homem é lícito tirar a vida dos animais somente para fins de legítima defesa.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q383622 | Biologia, Biologia Celular, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Um professor queria explicar a estrutura de células procarióticas e eucarióticas animal e vegetal, mas não dispunha de microscópio. Como alternativa, confeccionou, juntamente com seus alunos, modelos didáticos representativos desses três tipos celulares. O modelo que representa uma célula animal é aquele que possui as seguintes estruturas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q374969 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sabendo que se denomina de Pré-Modernismo tudo que aconteceu no âmbito artístico-cultural no Brasil, no século XX, antes da Semana da Arte Moderna, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q482948 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

“O mundo estaria se ‘desterritorializando’? Sob o impacto dos processos de globalização que ‘comprimiram’ o espaço e o tempo, (...) o que restaria de nossos ‘territórios’, de nossa ‘geografia’?

Fonte: HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização – do fim dos territórios à multiterritorialidade. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp. 19 e 20.

Na geografia, o debate contemporâneo sobre territorialização, desterritorialização e reterritorialização conclui acerca

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q374922 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Embora não haja consenso em relação a uma etiqueta para as tendências literárias contemporâneas, mas, utilizando o termo “pósmodernismo, analise as asserções que se seguem.

I. Pós-modernismo é um nome geralmente dado às formas culturais de um período que aparecem desde os anos 60, abrangendo certas características como reflexão, ironia e um tipo de arte que mistura o popular e o erudito.

II. É visto ora como continuação dos aspectos mais radicais de modernismo, ora, ao contrário, como marcando uma ruptura com o modernismo como um modernismo nãohistórico que anseia acabar.

III. Como alguns dos denominadores comuns que servem para definir o pós-modernismo, pode-se citar que os discursos pós-modernos instalam e subvertem convenções; que esses discursos não desafiam os limites fixos entre os gêneros, entre os tipos de arte, entre teoria e arte, entre arte erudita e cultura de massa.

IV. Uma das características marcantes do pósmodernismo é o pluralismo de estilos e, particularmente, o que caracteriza a poesia pós-modernista é o ludismo na criação da obra, presença marcante da intertextualidade, a intensificação da metalinguagem e o fragmentarismo textual; já o que caracteriza a prosa pós-modernista é o enaltecimento do intimismo e da “literatura-verdade” presente na prosa política (romance-reportagem e o realismo fantástico), que rejeita as prosas regionalista, urbana e autobiográfica.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q473001 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica nas escolas brasileiras. A educação física dessa época era baseada em métodos ginásticos europeus, que buscavam o vigor físico essencial, o equilíbrio da vida humana, a preservação da pátria, a prontidão no obedecer, o asseio no vestuário e no corpo e a dignidade da espécie. Com relação à educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q482939 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto: “Quando a sociedade age sobre o espaço, ela não o faz sobre os objetos como realidade física, mas como realidade social, isto é, objetos sociais já valorizados aos quais ela (a sociedade) busca oferecer ou impor um novo valor. A ação se dá sobre objetos já agidos, isto é, portadores de ações concluídas, mas ainda presentes. Esses objetos da ação são, desse modo, dotados de uma presença humana e por ela qualificados”.

Fonte: SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC, 1999. p. 88.

O texto retrata o conceito de espaço como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q390428 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considere as seguintes afirmações sobre o modelo de Nacional-desenvolvimentismo que predominou durante o Governo Juscelino Kubitschek:

I. A Planificação da economia, através do Plano de Metas, apresentou a proposta de estatização das empresas multinacionais e o investimento de capital público, oriundo de impostos, nas empresas estatais.

II. Abertura da economia para o capital internacional com presença de empresas multinacionais, sobretudo no setor automobilístico, provocou o escoamento dos recursos nacionais para o exterior.

III. O alto custo da realização do Plano de Metas e a abertura para o mercado internacional, gerou uma alta inflacionária e uma onda migratória de nordestinos e nortistas para as metrópoles que se industrializavam.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q386931 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o que se diz a seguir em relação à necessidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como meio de acompanhamento do desenvolvimento tecnológico atual para a promoção e construção do conhecimento:

I. Televisão e vídeo combinam a comunicação sensorial-cinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão, promovendo uma integração que começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

II. Os educadores podem fazer uso das TIC’s como um sistema diferenciado de aprendizagem que permita o respeito à individualidade, abrindo espaço para debates e discussões, que sejam de caráter não só informativo como também formativo, garantindo o desenvolvimento de cidadãos capazes de ações condizentes e inseridos no contexto social vigente.

III. Inovando com o uso das TIC’s, a disciplina de Biologia, deixará de ser uma transmissão de conhecimentos restritos a memorização passando a ser investigativo e um meio de verificar a estrutura, as causas e as relações dos conteúdos entre si, assim como os mistérios da natureza.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.