Início Questões de Concursos SEDUC CE Resolva questões de SEDUC CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SEDUC CE Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 101Q474154 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018A aptidão física relacionada à saúde é formada pelos seguintes componentes: ✂️ a) flexibilidade, resistência aeróbia, força e composição corporal. ✂️ b) agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora. ✂️ c) flexibilidade, velocidade, força e coordenação motora. ✂️ d) agilidade, resistência aeróbia, equilíbrio postural e composição corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 102Q390399 | História, Educação em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes ✂️ a) nos preconceitos e nas inúmeras ameaças aos direitos humanos e disputas de poder. ✂️ b) nos espaços escolares onde se considera o(a) professor(a) incapaz de ensinar corretamente. ✂️ c) nas concepções de história e educação presentes na prática pedagógica dos docentes. ✂️ d) nas interações entre alunos e alunas e as formas de relacionamentos com a escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 103Q5674 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFCTexto associado.No trecho “mesmo que não tenham a mesma condição financeira” (linhas 19-20), a expressão grifada traduz a ideia de: ✂️ a) adição. ✂️ b) concessão. ✂️ c) condição. ✂️ d) proporção. ✂️ e) comparação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 104Q485390 | Inglês, Interpretação de Textos em Inglês, Professor, Seduc CE, UECE, 2018When the ____________1, ___________ ✂️ a) iGeners were born1 – the internet was finally popularized2 ✂️ b) iPad was released1 – the 1st-generation iPhone hadn’t been invented yet2 ✂️ c) iPhone was designed, developed and marketed1 – post-Millennials were being brought to life2 ✂️ d) internet boom happened1 – Millennials had already been born2 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 105Q474193 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Ensinar ginástica nas aulas de Educação Física na escola não é algo recente. São diversas as possibilidades de apresentar este conteúdo aos alunos. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que ✂️ a) as ginásticas de condicionamento físico voltamse para problemas físicos, embora com novas propostas de abordagem do corpo: um exemplo é a yoga. ✂️ b) as ginásticas de demonstração possuem o caráter não competitivo e sim, demonstrativo tais como a ginástica rítmica e a acrobática. ✂️ c) as ginásticas de condicionamento físico visam à estética corporal relacionada ao padrão de corpo belo estabelecido pela sociedade de consumo; por exemplo, pode-se citar aeróbica, localizada, step e body pump. ✂️ d) as ginásticas fisioterápicas tratam de elementos de prevenção; dentre elas se apresenta a cinesioterapia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 106Q390407 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Os estudos de gênero buscam compreender como no decorrer da história humana o masculino e o feminino são representados, visto que as sociedades se organizam a partir dessas representações. Trazer estudos de gênero para o ensino significa evidenciar o caráter social, portanto, ✂️ a) uma dimensão importante da sexualidade dos seres humanos. ✂️ b) o desabrochar da consciência histórica no decorrer do século XX. ✂️ c) mítico e simbólico do comportamento de homens e mulheres no tempo. ✂️ d) histórico, dos princípios baseados nas percepções das diferenças sexuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 107Q474344 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Ao tratar a Educação Física como Linguagem, é correto concluir-se que ✂️ a) o aluno deve compreender o seu sentir corporal, o seu relacionar-se com os outros e com as instituições sociais de práticas corporais, valorizando a linguagem verbal em detrimento da linguagem não verbal. ✂️ b) à medida que os professores objetivam, em suas aulas, a repetição das técnicas presentes nos esportes, passam a ativar nos alunos a competência de analisar as diferentes linguagens corporais. ✂️ c) a Educação Física deve reproduzir as produções sociais que se estruturam por códigos transmitidos pela mídia, de uma realidade que permite organizar uma visão de mundo mediada pela expressão, comunicação e informação. ✂️ d) o indivíduo aprende a fazer uso das expressões corporais de acordo com o ambiente onde ele está inserido, ou seja, todo movimento do corpo tem um significado correspondente ao contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 108Q390345 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Com relação à exploração de indígenas e de escravos africanos no período colonial brasileiro, pode-se afirmar corretamente que ✂️ a) apesar de o tráfico negreiro ter-se intensificado a partir da década de 1570, a escravidão indígena foi mais importante do que a escravidão africana no processo de colonização no litoral açucareiro nordestino. ✂️ b) a ação da Igreja Católica foi um entrave à escravidão dos africanos no Brasil, já os indígenas, antropófagos e sem perspectiva religiosa, podiam ser escravizados pois não tinham alma, segundo o discurso da Igreja. ✂️ c) além da escravidão negra, preponderante nas principais regiões colonizadas, o trabalho compulsório indígena também ocorreu na colônia e só foi proibido em meados do séc. XVIII. ✂️ d) a única forma de resistência à escravidão praticada pelos africanos era a formação de quilombos, o maior deles, Palmares, contava com uma população exclusivamente de africanos fugidos das fazendas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 109Q336527 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Em uma escola a média aritmética dos pesos de todos os 60 alunos (homens e mulheres) do segundo ano é 49,80 Kg. Sabendo que a média aritmética dos pesos dos alunos é 52,00 Kg e que a média aritmética dos pesos das alunas é 41,00 Kg, pode-se concluir acertadamente que nessa turma há ✂️ a) 33 alunos e 27 alunas. ✂️ b) 48 alunos e 12 alunas. ✂️ c) 38 alunos e 22 alunas. ✂️ d) 46 alunos e 14 alunas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 110Q794921 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Martin Heidegger foi professor em Marburgo a partir de 1929. Acerca de sua filosofia, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) A primeira característica fundamental do homem é o seu ser-no-mundo. ( ) O ser-no-mundo manifesta-se no assumir o cuidado com os outros. ( ) Viver para a morte constitui o sentido autêntico da existência. ( ) O homem é o ente que se perguntar sobre o sentido do ser. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: ✂️ a) V, V, F, V. ✂️ b) F, F, V, F. ✂️ c) V, F, V, V. ✂️ d) F, V, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 111Q383607 | Biologia, Evolução, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Assinale a afirmação que corresponde à teoria de Darwin. ✂️ a) As mudanças evolutivas dos seres vivos ocorrem em um padrão a partir de um ancestral comum. ✂️ b) A teoria da evolução por seleção natural explica mudanças e adaptações evolutivas. ✂️ c) Darwin utilizou a herança mendeliana e a seleção natural para fundamentar sua teoria. ✂️ d) Ao longo do tempo, as espécies transformam-se em outras espécies, selecionadas através da seleção natural. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 112Q390412 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Considerando a economia no Brasil durante a República Velha, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) Foi caracterizada pela grande variedade de produtos fundamentais para a pauta de exportação do país, sobretudo a produção agropecuária de soja, algodão e carne. ✂️ b) Era baseada na grande produção de café, maior produto de exportação, que enriqueceu elites agrárias do sudeste do país, fazendo-as detentoras do poder político. ✂️ c) Estabelecida na industrialização praticada no Império a partir dos investimentos do Visconde Mauá, tinha na produção rural um sustentáculo para a indústria na região do Rio de Janeiro e de São Paulo. ✂️ d) Estava em crise desde o fim do Império com a queda da produção cafeeira após a Lei Áurea, o que causou desentendimentos entre os fazendeiros e o governo, tornando conturbado o início da república. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 113Q794612 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEEm 1947, é publicado um livro fundamental da Escola de Frankfurt, ligada ao Instituto de Pesquisa Social: Dialética do iluminismo, de Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969). Essa obra consiste justamente nessa contradição: que a ciência e a técnica, nascidas como instrumento da emancipação do homem, tenham se tornado fatores de opressão e alienação. Para Adorno, se a ideia da ciência é a pesquisa, a da filosofia é a interpretação. A propósito dessas informações, assinale a opção correta. ✂️ a) Adorno e Horkheimer não partilham de uma concepção messiânica da história. ✂️ b) Por ser interpretação, a filosofia é desprovida de método. ✂️ c) Para os autores, a interpretação da realidade histórica deve privilegiar o que é contínuo, estrutural, forte, aquilo que é triunfante e racional; outro tipo de interpretação forja uma imagem distorcida da realidade histórica. ✂️ d) Para Adorno e Horkheimer, filosofia é construção de um conhecimento científico que abrange a totalidade da realidade histórica de maneira objetiva. ✂️ e) A concepção da história, em Adorno e Horkheimer, privilegia a negatividade, isto é, o que é fraco, sofrido e considerado como louco como elementos decisivos em que se pode insinuar algo como uma redenção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 114Q794591 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Para Francis Bacon os ídolos são falsas noções que invadem o intelecto humano e dificultam seu acesso à verdade. Conforme ele, os gêneros de ídolos que dificultam o acesso à verdade são os seguintes: ✂️ a) ídolos da tribo, ídolos das crenças, ídolos do foro e ídolos do teatro. ✂️ b) ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos do foro, ídolos do teatro. ✂️ c) ídolos do teatro, ídolos dos mitos, ídolos da caverna e ídolos da praça. ✂️ d) ídolos das crenças, ídolos dos mitos, ídolos da praça e ídolos da caverna. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 115Q5676 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFCTexto associado.Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase se explica pelo mesmo motivo que no trecho: “Sugata Mitra colocou um computador com acesso à internet no muro de uma favela em Nova Delhi” (linhas 09-10). ✂️ a) A palestra no EducaParty ocorreu às 20 horas. ✂️ b) A capacidade de aprender é inerente à criança. ✂️ c) À noite, Sugata Mitra apresentou seu trabalho. ✂️ d) As crianças aprendem à custa de muito esforço. ✂️ e) As crianças continuavam à espera de novas escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 116Q474116 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018A Educação Física na escola, no entendimento de suas tendências, passou por diversos contextos históricos. Especificamente, a tendência que imperou na época da ditadura militar no Brasil possuía como característica o ✂️ a) esportivismo, que se preocupava com a valorização do gesto e do rendimento técnico, dando ênfase à competição. ✂️ b) tecnicismo, que consistia no preparo de alunos para suportar o combate e a prática exacerbada de esportes. ✂️ c) militarismo, que buscava talentos esportivos e pregava a exclusão dos não hábeis em esportes. ✂️ d) militarismo, que empregava a ginástica calistênica, repetição de técnicas esportivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 117Q483335 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018A leitura geográfica dos conceitos de lugar e paisagem, no ensino de geografia, pressupõem estudos ✂️ a) de identidade, com registros de memória social, percepção das relações e elementos que compõem o vivido e a subjetividade. ✂️ b) relacionais, que permitem construir uma noção de espaço plano e isotrópico. ✂️ c) estruturais, que auxiliam na construção do conhecimento geográfico pela via da escala global. ✂️ d) analíticos, que articulam conhecimentos dedutivos na leitura da relação entre natureza e sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 118Q794882 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Considerando as ações que caracterizam a arte como elemento do sistema hegeliano, como espírito absoluto, analise os seguintes itens: I. revelar a subversão do contingente por um outro princípio de realidade; II. incluir a sensibilidade, imaginação e razão, emancipadas da lógica da dominação; III. considerar a arte vigente como decadência burguesa; IV. associar-se à representação de uma classe específica. Corresponde a ação que caracteriza a arte como elemento do sistema hegeliano somente o que consta em ✂️ a) III e IV. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 119Q545713 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEOs Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio afirmam a necessidade de que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em física, privilegiando-se o fazer, o manusear, o operar e o agir em diferentes formas e níveis. Eles também atribuem uma maior abrangência à experimentação, situando-a para além das situações convencionais de laboratório. Considerando essas informações, assinale a opção correta. ✂️ a) O desenvolvimento de competências em física por meio da experimentação dispensa o uso de atividades realizadas fora do laboratório didático. ✂️ b) A experimentação deve sempre obedecer a procedimentos previamente fixados pelo professor, cabendo aos alunos a execução das normas. ✂️ c) A experimentação no ensino de física deve sempre estar associada ao desenvolvimento de aspectos históricos e sociais da produção de conhecimento científico. ✂️ d) As competências esperadas e possíveis de serem atingidas por meio da experimentação no ensino médio prescindem da coleta de dados, sua interpretação e identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico. ✂️ e) Independentemente dos materiais disponíveis e utilizados no processo de experimentação, o fundamental é ter claro que competências estarão sendo promovidas com as atividades experimentais propostas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 120Q794611 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Considerando a doutrina ética de Kant, atente para o que se afirma a seguir e assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) O imperativo categórico nos leva a agir tendo por objetivo principal alcançar a felicidade. ✂️ b) Para que possa ser qualificada do ponto de vista moral, uma ação deve ter como condição necessária e suficiente uma vontade condicionada pela satisfação das inclinações. ✂️ c) A boa vontade consiste em respeitar a lei moral, tendo como motivo da ação a razão e o respeito à lei que ela fornece. ✂️ d) A ação moral é aquela que é praticada conforme o dever, ou seja, em conformidade com a lei moral. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
101Q474154 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018A aptidão física relacionada à saúde é formada pelos seguintes componentes: ✂️ a) flexibilidade, resistência aeróbia, força e composição corporal. ✂️ b) agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora. ✂️ c) flexibilidade, velocidade, força e coordenação motora. ✂️ d) agilidade, resistência aeróbia, equilíbrio postural e composição corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
102Q390399 | História, Educação em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes ✂️ a) nos preconceitos e nas inúmeras ameaças aos direitos humanos e disputas de poder. ✂️ b) nos espaços escolares onde se considera o(a) professor(a) incapaz de ensinar corretamente. ✂️ c) nas concepções de história e educação presentes na prática pedagógica dos docentes. ✂️ d) nas interações entre alunos e alunas e as formas de relacionamentos com a escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
103Q5674 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFCTexto associado.No trecho “mesmo que não tenham a mesma condição financeira” (linhas 19-20), a expressão grifada traduz a ideia de: ✂️ a) adição. ✂️ b) concessão. ✂️ c) condição. ✂️ d) proporção. ✂️ e) comparação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
104Q485390 | Inglês, Interpretação de Textos em Inglês, Professor, Seduc CE, UECE, 2018When the ____________1, ___________ ✂️ a) iGeners were born1 – the internet was finally popularized2 ✂️ b) iPad was released1 – the 1st-generation iPhone hadn’t been invented yet2 ✂️ c) iPhone was designed, developed and marketed1 – post-Millennials were being brought to life2 ✂️ d) internet boom happened1 – Millennials had already been born2 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
105Q474193 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Ensinar ginástica nas aulas de Educação Física na escola não é algo recente. São diversas as possibilidades de apresentar este conteúdo aos alunos. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que ✂️ a) as ginásticas de condicionamento físico voltamse para problemas físicos, embora com novas propostas de abordagem do corpo: um exemplo é a yoga. ✂️ b) as ginásticas de demonstração possuem o caráter não competitivo e sim, demonstrativo tais como a ginástica rítmica e a acrobática. ✂️ c) as ginásticas de condicionamento físico visam à estética corporal relacionada ao padrão de corpo belo estabelecido pela sociedade de consumo; por exemplo, pode-se citar aeróbica, localizada, step e body pump. ✂️ d) as ginásticas fisioterápicas tratam de elementos de prevenção; dentre elas se apresenta a cinesioterapia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
106Q390407 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Os estudos de gênero buscam compreender como no decorrer da história humana o masculino e o feminino são representados, visto que as sociedades se organizam a partir dessas representações. Trazer estudos de gênero para o ensino significa evidenciar o caráter social, portanto, ✂️ a) uma dimensão importante da sexualidade dos seres humanos. ✂️ b) o desabrochar da consciência histórica no decorrer do século XX. ✂️ c) mítico e simbólico do comportamento de homens e mulheres no tempo. ✂️ d) histórico, dos princípios baseados nas percepções das diferenças sexuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
107Q474344 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Ao tratar a Educação Física como Linguagem, é correto concluir-se que ✂️ a) o aluno deve compreender o seu sentir corporal, o seu relacionar-se com os outros e com as instituições sociais de práticas corporais, valorizando a linguagem verbal em detrimento da linguagem não verbal. ✂️ b) à medida que os professores objetivam, em suas aulas, a repetição das técnicas presentes nos esportes, passam a ativar nos alunos a competência de analisar as diferentes linguagens corporais. ✂️ c) a Educação Física deve reproduzir as produções sociais que se estruturam por códigos transmitidos pela mídia, de uma realidade que permite organizar uma visão de mundo mediada pela expressão, comunicação e informação. ✂️ d) o indivíduo aprende a fazer uso das expressões corporais de acordo com o ambiente onde ele está inserido, ou seja, todo movimento do corpo tem um significado correspondente ao contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
108Q390345 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Com relação à exploração de indígenas e de escravos africanos no período colonial brasileiro, pode-se afirmar corretamente que ✂️ a) apesar de o tráfico negreiro ter-se intensificado a partir da década de 1570, a escravidão indígena foi mais importante do que a escravidão africana no processo de colonização no litoral açucareiro nordestino. ✂️ b) a ação da Igreja Católica foi um entrave à escravidão dos africanos no Brasil, já os indígenas, antropófagos e sem perspectiva religiosa, podiam ser escravizados pois não tinham alma, segundo o discurso da Igreja. ✂️ c) além da escravidão negra, preponderante nas principais regiões colonizadas, o trabalho compulsório indígena também ocorreu na colônia e só foi proibido em meados do séc. XVIII. ✂️ d) a única forma de resistência à escravidão praticada pelos africanos era a formação de quilombos, o maior deles, Palmares, contava com uma população exclusivamente de africanos fugidos das fazendas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
109Q336527 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Em uma escola a média aritmética dos pesos de todos os 60 alunos (homens e mulheres) do segundo ano é 49,80 Kg. Sabendo que a média aritmética dos pesos dos alunos é 52,00 Kg e que a média aritmética dos pesos das alunas é 41,00 Kg, pode-se concluir acertadamente que nessa turma há ✂️ a) 33 alunos e 27 alunas. ✂️ b) 48 alunos e 12 alunas. ✂️ c) 38 alunos e 22 alunas. ✂️ d) 46 alunos e 14 alunas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
110Q794921 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Martin Heidegger foi professor em Marburgo a partir de 1929. Acerca de sua filosofia, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) A primeira característica fundamental do homem é o seu ser-no-mundo. ( ) O ser-no-mundo manifesta-se no assumir o cuidado com os outros. ( ) Viver para a morte constitui o sentido autêntico da existência. ( ) O homem é o ente que se perguntar sobre o sentido do ser. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: ✂️ a) V, V, F, V. ✂️ b) F, F, V, F. ✂️ c) V, F, V, V. ✂️ d) F, V, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
111Q383607 | Biologia, Evolução, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Assinale a afirmação que corresponde à teoria de Darwin. ✂️ a) As mudanças evolutivas dos seres vivos ocorrem em um padrão a partir de um ancestral comum. ✂️ b) A teoria da evolução por seleção natural explica mudanças e adaptações evolutivas. ✂️ c) Darwin utilizou a herança mendeliana e a seleção natural para fundamentar sua teoria. ✂️ d) Ao longo do tempo, as espécies transformam-se em outras espécies, selecionadas através da seleção natural. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
112Q390412 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Considerando a economia no Brasil durante a República Velha, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) Foi caracterizada pela grande variedade de produtos fundamentais para a pauta de exportação do país, sobretudo a produção agropecuária de soja, algodão e carne. ✂️ b) Era baseada na grande produção de café, maior produto de exportação, que enriqueceu elites agrárias do sudeste do país, fazendo-as detentoras do poder político. ✂️ c) Estabelecida na industrialização praticada no Império a partir dos investimentos do Visconde Mauá, tinha na produção rural um sustentáculo para a indústria na região do Rio de Janeiro e de São Paulo. ✂️ d) Estava em crise desde o fim do Império com a queda da produção cafeeira após a Lei Áurea, o que causou desentendimentos entre os fazendeiros e o governo, tornando conturbado o início da república. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
113Q794612 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEEm 1947, é publicado um livro fundamental da Escola de Frankfurt, ligada ao Instituto de Pesquisa Social: Dialética do iluminismo, de Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969). Essa obra consiste justamente nessa contradição: que a ciência e a técnica, nascidas como instrumento da emancipação do homem, tenham se tornado fatores de opressão e alienação. Para Adorno, se a ideia da ciência é a pesquisa, a da filosofia é a interpretação. A propósito dessas informações, assinale a opção correta. ✂️ a) Adorno e Horkheimer não partilham de uma concepção messiânica da história. ✂️ b) Por ser interpretação, a filosofia é desprovida de método. ✂️ c) Para os autores, a interpretação da realidade histórica deve privilegiar o que é contínuo, estrutural, forte, aquilo que é triunfante e racional; outro tipo de interpretação forja uma imagem distorcida da realidade histórica. ✂️ d) Para Adorno e Horkheimer, filosofia é construção de um conhecimento científico que abrange a totalidade da realidade histórica de maneira objetiva. ✂️ e) A concepção da história, em Adorno e Horkheimer, privilegia a negatividade, isto é, o que é fraco, sofrido e considerado como louco como elementos decisivos em que se pode insinuar algo como uma redenção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
114Q794591 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Para Francis Bacon os ídolos são falsas noções que invadem o intelecto humano e dificultam seu acesso à verdade. Conforme ele, os gêneros de ídolos que dificultam o acesso à verdade são os seguintes: ✂️ a) ídolos da tribo, ídolos das crenças, ídolos do foro e ídolos do teatro. ✂️ b) ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos do foro, ídolos do teatro. ✂️ c) ídolos do teatro, ídolos dos mitos, ídolos da caverna e ídolos da praça. ✂️ d) ídolos das crenças, ídolos dos mitos, ídolos da praça e ídolos da caverna. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
115Q5676 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFCTexto associado.Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase se explica pelo mesmo motivo que no trecho: “Sugata Mitra colocou um computador com acesso à internet no muro de uma favela em Nova Delhi” (linhas 09-10). ✂️ a) A palestra no EducaParty ocorreu às 20 horas. ✂️ b) A capacidade de aprender é inerente à criança. ✂️ c) À noite, Sugata Mitra apresentou seu trabalho. ✂️ d) As crianças aprendem à custa de muito esforço. ✂️ e) As crianças continuavam à espera de novas escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
116Q474116 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018A Educação Física na escola, no entendimento de suas tendências, passou por diversos contextos históricos. Especificamente, a tendência que imperou na época da ditadura militar no Brasil possuía como característica o ✂️ a) esportivismo, que se preocupava com a valorização do gesto e do rendimento técnico, dando ênfase à competição. ✂️ b) tecnicismo, que consistia no preparo de alunos para suportar o combate e a prática exacerbada de esportes. ✂️ c) militarismo, que buscava talentos esportivos e pregava a exclusão dos não hábeis em esportes. ✂️ d) militarismo, que empregava a ginástica calistênica, repetição de técnicas esportivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
117Q483335 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018A leitura geográfica dos conceitos de lugar e paisagem, no ensino de geografia, pressupõem estudos ✂️ a) de identidade, com registros de memória social, percepção das relações e elementos que compõem o vivido e a subjetividade. ✂️ b) relacionais, que permitem construir uma noção de espaço plano e isotrópico. ✂️ c) estruturais, que auxiliam na construção do conhecimento geográfico pela via da escala global. ✂️ d) analíticos, que articulam conhecimentos dedutivos na leitura da relação entre natureza e sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
118Q794882 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Considerando as ações que caracterizam a arte como elemento do sistema hegeliano, como espírito absoluto, analise os seguintes itens: I. revelar a subversão do contingente por um outro princípio de realidade; II. incluir a sensibilidade, imaginação e razão, emancipadas da lógica da dominação; III. considerar a arte vigente como decadência burguesa; IV. associar-se à representação de uma classe específica. Corresponde a ação que caracteriza a arte como elemento do sistema hegeliano somente o que consta em ✂️ a) III e IV. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
119Q545713 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEOs Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio afirmam a necessidade de que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em física, privilegiando-se o fazer, o manusear, o operar e o agir em diferentes formas e níveis. Eles também atribuem uma maior abrangência à experimentação, situando-a para além das situações convencionais de laboratório. Considerando essas informações, assinale a opção correta. ✂️ a) O desenvolvimento de competências em física por meio da experimentação dispensa o uso de atividades realizadas fora do laboratório didático. ✂️ b) A experimentação deve sempre obedecer a procedimentos previamente fixados pelo professor, cabendo aos alunos a execução das normas. ✂️ c) A experimentação no ensino de física deve sempre estar associada ao desenvolvimento de aspectos históricos e sociais da produção de conhecimento científico. ✂️ d) As competências esperadas e possíveis de serem atingidas por meio da experimentação no ensino médio prescindem da coleta de dados, sua interpretação e identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico. ✂️ e) Independentemente dos materiais disponíveis e utilizados no processo de experimentação, o fundamental é ter claro que competências estarão sendo promovidas com as atividades experimentais propostas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
120Q794611 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Considerando a doutrina ética de Kant, atente para o que se afirma a seguir e assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) O imperativo categórico nos leva a agir tendo por objetivo principal alcançar a felicidade. ✂️ b) Para que possa ser qualificada do ponto de vista moral, uma ação deve ter como condição necessária e suficiente uma vontade condicionada pela satisfação das inclinações. ✂️ c) A boa vontade consiste em respeitar a lei moral, tendo como motivo da ação a razão e o respeito à lei que ela fornece. ✂️ d) A ação moral é aquela que é praticada conforme o dever, ou seja, em conformidade com a lei moral. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro