Início

Questões de Concursos SEDUC CE

Resolva questões de SEDUC CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q386968 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Assinale a opção que apresenta corretamente característica(s) dos fungos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q474334 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O livro Metodologia do Ensino da Educação Física, do Coletivo de Autores, defende que a avaliação deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q383805 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

O bioma caracterizado pela presença marcante de árvores tortuosas de pequeno e médio porte, com cascas duras e grossas e folhas cobertas de pelos e por estações climáticas bem definidas, com uma época chuvosa e outra bastante seca, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q384652 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Biologia é amplamente definida como o estudo da vida, mas pesquisadores defendem que no Ensino de Biologia deve ter espaço para a morte, já que a morte é uma das etapas do ciclo de vida. Considere o que se afirma a seguir em relação ao ciclo de vida, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Uma das funções essenciais da divisão celular em eucariotos como protistas, fungos, plantas e animais é a de repor células que morrem.

( ) Em humanos, bilhões de células morrem todos os dias, principalmente no sangue e em órgãos com revestimento epitelial como o intestino.

( ) A morte por apoptose é acidental e se dá quando a célula está danificada por veneno ou é privada de nutrientes essenciais.

( ) As células são programadas para autodestruição quando não são mais necessárias ou já acumularam erros no DNA prejudiciais ao organismo

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q794805 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Segundo a obra A Política de Aristóteles, a democracia pode ser definida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q386176 | Biologia, Taxonomia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

A nomeação dos seres vivos que compõem a biodiversidade constitui uma etapa do trabalho de classificação. No sistema binominal, cada espécie é identificada por dois nomes em latim: o primeiro, escrito em letra maiúscula corresponde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q383797 | Biologia, Microbiologia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o seguinte excerto: “Uma resposta legítima à pergunta o que é vida? é bactéria. Qualquer organismo, não sendo em si uma bactéria viva, é descendente – de um modo ou de outro – de alguma bactéria, ou mais provelmente, de fusões de vários tipos de bactérias. As bactérias povoaram o planeta e nunca abriram mão desse controle”.

Fonte: Margulis & Sagan. O que é vida?. Zahar, 2002.

Em consonância com o excerto e de acordo com a hipótese mais aceita a respeito da origem da vida na Terra, os primeiros seres vivos eram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q374654 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Levando-se em conta o fato de que se deve oferecer um ensino culturalmente sensível, tendo em vista a pluralidade cultural, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q382609 | Biologia, Evolução, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que diz respeito aos níveis de diversidade, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A diversidade filogenética considera que a diversidade é maior em uma comunidade na qual as espécies são filogeneticamente mais distintas.

( ) A diversidade funcional é a maneira com que a variação dos ecossistemas e das características das espécies influenciam no funcionamento das comunidades.

( ) Segundo a diversidade orgânica, possuir a mesma história evolutiva faz com que cada espécie apresente características únicas, não compartilhadas com outros seres.

( ) A diversidade genética é gerada, principalmente, pela seleção natural, recombinação e mutações genéticas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q390398 | História, Ceará CE, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O final do século XIX marcou, no Ceará, o aparecimento da Padaria Espiritual. No que diz respeito a esse movimento, é correto afirmar que foi um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q471559 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com relação a cultura e educação física, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q592662 | Química, Elementos Químicos, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O iodo foi descoberto acidentalmente por Bernard Courtois (1777–1838). Quando limpava, com ácido, um tanque onde ele extraia potássio de algas, observou que cristais escuros eram depositados após a formação de vapores da cor violeta. Dessa descrição e de seus conhecimentos, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q484721 | Geografia, Economia, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Um importante indicador da qualidade de vida de um povo é representado pela expectativa de vida, que representa o número de anos que um recém-nascido poderá viver, levando-se em conta os recursos (alimentares, médico-hospitalares, etc.) do país. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q331218 | Matemática, Expressões, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A circunferência não é a única curva plana localizada na superfície de um cone. Há outras três que foram apresentadas no primeiro trabalho significativo produzido por Apolônio (262-192 a.C.), as quais ele denominou de parábola, hipérbole e elipse (curvas ou seções cônicas). Muitos séculos após, com o surgimento da Geometria Analítica, foi estabelecida toda a base para a representação das curvas cônicas por equações quadráticas. Verificando as equações seguintes:

x2 – 4x + 2y = 0; x2 + y2 - x – y + 1 = 0;

16x2 + 9y2 – 144 = 0; 4x2 + y2 - 8x - 2y + 1 = 0;

4x2 – y2 – 8x + 2y + 7 =0 e x2 + xy + y – 1 = 0.

Identificando as curvas por elas representadas verifica-se que temos n curvas cônicas (elipse, hipérbole, parábola, circunferência). Assim, pode-se afirmar corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q472720 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à combinação entre competição e cooperação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q794667 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Na obra A Paz Perpétua, Kant elencou os artigos definitivos para a paz perpétua entre os Estados. O primeiro artigo definitivo para a paz perpétua entre os Estados, segundo Kant, afirma que a constituição civil em cada Estado deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q473986 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Piaget contribuiu com a Educação Física e a Educação de forma geral, a partir de suas pesquisas sobre o desenvolvimento humano, tais como os processos da construção do conhecimento, os estágios do desenvolvimento da inteligência e a construção da moralidade. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q390289 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considere a seguinte proposição: “Para superar a escola vazia de conhecimentos significativos, é necessário que os docentes alcancem um domínio complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar, sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem conteúdo”. CAIMI, Flávi. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, jul./dez. 2015, p.112-3. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/ view/23853 O que se espera do professor de história em relação ao domínio complexo do conteúdo é que ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q374713 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Relacione corretamente as competências com as respectivas habilidades, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

2. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

3. Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

( ) Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

( ) Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

( ) Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

( ) Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

( ) Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q474220 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

De acordo com Gallahue, há uma variedade de esquemas para se classificar as habilidades de movimento. Com base em seus aspectos temporais, o movimento também pode ser classificado como discreto, em série ou contínuo. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.