Início

Questões de Concursos SEDUC CE

Resolva questões de SEDUC CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q386954 | Biologia, Ecologia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

A relação ecológica harmônica, que beneficia ambas as espécies nela envolvidas, mas é facultativa, ou seja, não essencial a sobrevivência dessas espécies, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q472635 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Os artigos citados abaixo integram o Decreto n.º 69.450/1971, que regulamentou a educação física escolar e determinou os objetivos e o currículo a ser seguido.

Art. 1.º A educação física, atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desperta, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando, constitui um dos fatores básicos para a conquista das finalidades da educação. Art. 2.º A educação física, desportiva e recreativa integrará, como atividade escolar regular, o currículo dos cursos de todos os graus de qualquer sistema de ensino. Tendo como referência as referidas normas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q592720 | Química, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considere que, para preparar, por diluição, uma cerveja considerada não alcoólica, de concentração 0,5°GL, disponha-se de uma amostra de 600 mL de uma cerveja com 5,5° GL. Nessa situação, é correto afirmar que o volume mínimo obtido nessa preparação será superior a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q321330 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito do tempo didático e do tempo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q325539 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Ainda acerca dos livros didáticos de química decorrentes da conversão das apostilas de cursos preparatórios, constata-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q321324 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Recurso didático é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q592192 | Química, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Ao ser submetida a condições adequadas, a função orgânica álcool reage com ácidos carboxílicos para a formação de ésteres. Um exemplo desse fenômeno é a esterificação de ácidos graxos para a síntese de biodiesel. Acerca desse sistema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q324578 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Frequentemente os professores deparam-se, na sala de aula, com perguntas de alunos a respeito de questões de vanguarda da biologia como transgenia, células-tronco e biotecnologia. Assinale a opção que apresenta, corretamente, o papel da mídia na formação das opiniões dos estudantes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q1071255 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Atente para o seguinte excerto: “Os padrões teriam resultado originariamente das necessidades dos consumidores; eis porque são aceitos sem resistência. De fato, o que explica é o círculo de manipulação e da necessidade retroativa, no qual a unidade do sistema torna-se cada vez mais coesa. O que não se diz é que o terreno no qual a técnica conquista seu poder sobre a sociedade é o poder que os economicamente mais fortes exercessem sobre a sociedade. A racionalidade técnica hoje é a racionalidade da própria dominação. Ela é o carátercompulsivo da sociedade alienada em si mesma”. Compreendendo a arte e os objetos culturais produzidos e veiculados, como mercadorias, a partir da citação de Adorno e Horkheimer, assinale a opção que corresponde a uma estratégia que contradiz a lógica da indústria cultural sob o capitalismo afluente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

550Q1075155 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

O materialismo histórico dialético, proposto por Karl Marx e Engels, denuncia a exploração do proletariado pelos donos dos meios de produção, utilizando os conceitos de mais-valia absoluta e mais-valia relativa. Constitui uma das variáveis utilizadas para diferenciar esses dois conceitos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q1071244 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Sobre a “Ética do Discurso” de Habermas, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Procura um fundamento metafísico no discurso argumentativo. ( ) Desconsidera a guinada pragmática da linguagem na filosofia contemporânea e continua se embasando na guinada hermenêutica da linguagem. ( ) Habermas apresenta sua ética do discurso como sendo cognitivista, solipsista e procedimentalista. ( ) Constitui-se, dentre outras coisas, de uma reformulação do imperativo categórico kantiano na busca de uma fundamentação última baseada na linguagem.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

552Q1071257 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Conforme a obra O Contrato Social de Rousseau, a vontade geral pode ser concebida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

553Q1075156 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.


Se alguém me diz por que razão um objeto é belo, e afirma que é porque tem cor ou forma, ou devido a qualquer coisa do gênero – afasto-me sem discutir, pois todos esses argumentos me causam unicamente perturbação. Quanto a mim, estou firmemente convencido, de um modo simples e natural, e talvez até ingênuo, que o que faz belo um objeto é a existência daquele belo em si, de qualquer modo que se faça a sua comunicação com este. O modo por que essa participação se efetua, não o examino neste momento; afirmo, apenas, que tudo o que é belo é belo em virtude do Belo em si”.

Platão, Fédon.


Na obra filosófica de Platão, a convicção de Sócrates presente no texto representa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q1075159 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.
O termo grego episteme designa o conhecimento teórico fundamentado e elaborado com rigor. Opõe-se à doxa, o conhecimento comum, obtido sem reflexão constituindo uma mera opinião. Em sentido estrito, o termo epistemologia designa a disciplina filosófica que estuda a natureza do conhecimento obtido nas ciências; identifica e avalia os métodos e o modo de operar de cada uma. Busca distinguir a ciência autêntica da pseudociência. Muitas vezes, a epistemologia é identificada com a filosofia da ciência, embora esta constitua um campo de investigação mais vasto. Em sentido amplo, o termo epistemologia equivale à teoria do conhecimento ou gnosiologia (do grego gnosis, ação de conhecer), a área de estudo filosófico sobre o processo de conhecer em geral.
A partir desses apontamentos, com qual questionamento abaixo o texto acima tece relação direta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q1075166 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.

“Ao invés de indicar algo que seja comum a tudo o que chamamos linguagem, digo que não há uma coisa sequer que seja comum a estas manifestações, motivo pelo qual empregamos a mesma palavra para todas, - mas são aparentadas entre si, de muitas maneiras diferentes. Por causa deste parentesco, ou destes parentescos, chamamos a todas de 'linguagens'”.

Wittgenstein, Investigações Filosóficas.

O texto acima reflete o amadurecimento das ideias de Wittgenstein que, nessa fase,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q1075163 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.
“Não ignoro que muitos tiveram e têm a convicção de que as coisas do mundo sejam governadas pela fortuna e por Deus, sem que os homens possam corrigi-las com sua sensatez, ou melhor, não disponham de nenhum remédio; e por isso poderiam julgar que não vale a pena suar tanto sobre as coisas, deixando-se conduzir pela sorte (…). Entretanto, para que nosso livre-arbítrio não se anule, penso que se pode afirmar que a fortuna decide sobre metade de nossas ações, mas deixa a nosso governo a outra metade, ou quase”. Maquiavel, O Príncipe.
De acordo com as ideias de Maquiavel, a passagem apresentada se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q1075154 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.


“De fato, deve haver alguma realidade natural (uma só ou mais de uma), da qual derivam todas as outras coisas, enquanto ela continua a existir sem mudança. Todavia, esses filósofos não são unânimes quanto ao número e à espécie desse princípio. Tales, iniciador desse tipo de filosofia, diz que o princípio é a água (por isso afirma também que a terra flutua sobre a água), certamente, tirando esta convicção da constatação de que o alimento de todas as coisas é úmido, e da constatação de que até o calor se gera do úmido e vive no úmido”.

Aristóteles, Metafísica.


Segundo o texto, Tales é o “iniciador desse tipo de filosofia”, pois ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q1075162 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.

“Para os filósofos ditos ‘contratualistas’, a origem da sociedade e do Estado baseia-se num contrato firmado entre os homens. Em decorrência, descarta-se a hipótese de que o homem é um ser social por natureza e aproxima-se do fato de que a vida em sociedade aparece como uma decorrência do desejo humano de autopreservação, algo, portanto, artificial” [...].

OLIVEIRA, Flávio; BORGES, Thiago. Unidos venceremos: Mas acabaremos com o medo? Ciência e vida – Filosofia. São Paulo. Lafonte Editora, 2013. N. 89. p. 22. Fragmento.

Esse texto evidencia que o contrato social firma um acordo entre os seres humanos, a fim de que eles vivam em sociedade. Compartilham dessa concepção, os seguintes filósofos “contratualistas”:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q1075157 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.


“Tudo o que recebi, até presentemente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos sentidos: ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou”.

Descartes, Meditações.


Podemos assegurar que, de acordo com o racionalismo cartesiano, essa passagem trata

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q1075164 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o fragmento abaixo.
“O verdadeiro é o vir-a-ser de si mesmo, o círculo que pressupõe seu fim como sua meta, que o tem como princípio, e que só é efetivo mediante sua atualização e seu fim”. Hegel, A Fenomenologia do Espírito.
Sabendo que o pensamento hegeliano está no topo do idealismo alemão, e apoiado no fragmento acima, podemos afirmar que Hegel compreende a verdade como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.