Início

Questões de Concursos SEDUC CE

Resolva questões de SEDUC CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q384770 | Biologia, Biodiversidade, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com relação à biodiversidade, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q374877 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando o Parnasianismo da segunda metade do século XIX e o Simbolismo do fim do século XIX e início do século XX no Brasil, atente para os itens listados a seguir e escreva, nos parênteses, 1 para as características do Parnasianismo e 2 para as características do Simbolismo.

( ) Volta ao Romantismo.

( ) Volta à cultura clássica.

( ) Exterioridade: culto à natureza.

( ) Interioridade: culto do sonho, da fantasia, da imaginação.

( ) Poema endereçado à emoção.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q484128 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A camada pré-sal no Brasil fica abaixo de uma extensa camada rochosa, posicionada abaixo do substrato marinho e que guarda grandes reservas de petróleo. Atente para o que se diz a seguir sobre essa camada e as reservas de petróleo que ela abriga.

I. Está presente nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, e também nas bacias sedimentares de Santos e Campos.

II. A extração de óleo do pré-sal tem se demonstrado inviável e ineficiente nos últimos anos, e ainda é pequeno o volume de petróleo extraído, devido às limitações técnicas e o elevado custo de exploração.

III. O avanço e consolidação das tecnologias e o conhecimento geológico aumentaram a eficiência da exploração de petróleo nesta região.

IV. A exploração de petróleo no pré-sal brasileiro é cada vez mais low cost, fato que pode deixar o nosso petróleo mais competitivo no mercado internacional.

Está correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q473705 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

A respeito da competição em esportes individuais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q374662 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que diz respeito ao Barroco no Brasil, escreva V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

( ) O marco inicial da literatura barroca brasileira é o surgimento do poema “Prosopopeia”, escrito por Botelho de Oliveira em 1601.

( ) Durante a vigência da estética barroca, importada diretamente da Espanha, nessa altura dominando Portugal, e dos poetas portugueses do século XVI, cultivam-se a poesia, a historiografia, a literatura doutrinária ou de informação da terra e a oratória.

( ) Os principais escritores barrocos em língua portuguesa no Brasil são Botelho de Oliveira, Bento Teixeira, Gregório de matos e Frei Manuel de Santa Maria Itaparica.

( ) Como manifestação coletiva do Barroco, mostrando já uma certa estruturação da vida intelectual, surgiram as Academias, que eram grêmios literários ou eruditos, inspirados em modelos portugueses.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q474264 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

De acordo com o livro Metodologia do Ensino da Educação Física (Coletivo de Autores), são conteúdos da Educação Física escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q473979 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Acerca do crescente uso de anabolizantes nos últimos anos, tema bastante atual e relevante para a sociedade, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q384308 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando o cruzamento Aa Bb x Aa bb, é correto afirmar que a fração da prole que terá o fenótipo recessivo para, pelo menos, um gene é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q474357 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Os fatores psicomotores devem ser de conhecimento dos professores que atuam com a abordagem psicomotora. Além dos fatores, existem os subfatores psicomotores, dentre os quais existe um denominado sincinesia, que é um movimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q320096 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

A respeito do emprego de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em sala de aula, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q5678 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
A forma grifada em “Elas dizem para si mesmas que são capazes de fazer o que as outras crianças fazem” (linha 19) tem a mesma função que a forma destacada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q321897 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:

I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto políticopedagógico da escola.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q794754 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A filosofia teórica de John Locke teve ampla influência na reflexão racional sobre o empirismo e o racionalismo. Considerando a teoria do conhecimento humano na filosofia de John Locke, assinale a afirmação FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q323139 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q390375 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, teve uma grande repercussão na história do Brasil republicano. No que concerne a esse episódio, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q484568 | Geografia, Território, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

No que concerne às competências e habilidades a serem desenvolvidos em Geografia, os parâmetros curriculares esclarecem que a construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico capaz de satisfazer os objetivos específicos.

De acordo com o que estabelece os parâmetros curriculares, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q390387 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As décadas de 1930 e 1940 foram marcadas por uma efervescência política no Brasil, pois, nesse período,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q390334 | História, Educação em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto:

“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive”.

(Grifo do autor) BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. MEC, p.25.

Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q383823 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As variáveis que podem ser utilizadas para definir a biodiversidade são as seguintes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q483983 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Os corredores de biodiversidade ou corredores ecológicos, foram regulamentados no Brasil no início dos anos 2000, como uma tentativa de mitigar os efeitos das ações antrópicas no meio ambiente.

Acerca desse assunto, analise as seguintes afirmações:

I. Os corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas.

II. Um dos objetivos desse sistema é proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal.

III. A movimentação de animais nesses corredores pode permitir a recolonização de áreas degradadas, conciliando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.