Início

Questões de Concursos SEDUC CE

Resolva questões de SEDUC CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q794806 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com Hegel, a arte é uma manifestação do espírito (geist). Em uma obra de arte, o belo manifesta o espírito sensivelmente, sendo produto do espírito. O espírito é superior à natureza, logo o belo natural é inferior ao belo artístico. Com base na teoria estética hegeliana, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q384214 | Biologia, Biologia Celular, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sobre os processos celulares utilizados para obtenção de energia, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A fermentação ocorre no citosol e converte piruvato em ácido láctico ou etanol.

( ) A fosforilação oxidativa, realizada nas mitocôndrias, desenvolveu-se após o surgimento do oxigênio atmosférico.

( ) A fermentação aproveita apenas 20 kcal/mol das 690 kcal/mol presentes na glicose.

( ) Na respiração celular, os transportadores reduzem-se na oxidação do piruvato e na cadeia transportadora de elétrons e depois são oxidados no ciclo do ácido cítrico.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q390294 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando a cena cultural no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, analise as seguintes afirmações:

I. Os anos 60 se caracterizam como um período agitado: por um lado há uma explosão de criatividade e participação da juventude; por outro, uma repressão institucional, com censura, que chega ao auge a partir de 1968 com o endurecimento do regime militar após o AI-5.

II. Apesar da centralização, no Rio e em São Paulo, das grandes redes de televisão, surgidas na década de 60, há uma produção cultural expressa através de artistas de outros locais nos anos 60 e 70, tais como o Tropicalismo, o Clube da Esquina, os Novos Baianos, o Pessoal do Ceará, etc.

III. Esteve inicialmente restrita ao Sudeste, mas após a criação da TV globo e a formação de sua rede de emissoras afiliadas, após 1965, ganhou força o regionalismo e deu voz às diversidades e aos grupos sociais excluídos e opositores do governo.

Está correto que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q484986 | Geografia, Geoprocessamento, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considerando a importância do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográfica (SIG) como recurso pedagógico no ensino de geografia, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q474254 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que tange ao processo histórico da Educação Física na escola, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q328485 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q390395 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente os seguintes excertos: “A Lei de terras decretada no Brasil em 1850 proibia a aquisição de terras públicas através de qualquer outro meio que não fosse a compra, colocando um fim às formas tradicionais de adquirir terras mediante posse e mediante doações da Coroa”; COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à República: momentos decisivos,7. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP,1999, p.171. “Abolido o trabalho escravo, praticamente em nenhuma parte houve modificações de real significação na forma de organização da produção e mesmo na distribuição da renda”.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1967, p. 149.

Relacionando-se os excertos acima aos resultados do processo de abolição da escravatura no Brasil, podese afirmar com precisão que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q473901 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Surgindo de uma necessidade do estado, o Movimento Ginástico Europeu reformulou a sociedade europeia, difundindo preceitos higienistas, nacionalistas, pedagógicos e morais por meio da prática da Ginástica. No que se refere ao processo de difusão do movimento ginástico, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q322266 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia contribui para a expansão das formas habituais de utilização de recursos materiais no trabalho dos professores em sala de aula. De todos os tópicos presentes no currículo da Matemática Básica, a geometria é o que tem experimentado as maiores e mais profundas transformações da tecnologia informática. O termo Geometria Dinâmica tem sido comumente usado para designar softwares geométricos, utilizando programas interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades. Atente para o que se afirma a seguir sobre aspectos da tecnologia informática, com especial atenção na geometria dinâmica.

I. A geometria dinâmica deve ser vista como referência para uma nova geometria.

II. O manuseio dos softwares da geometria dinâmica pode ser usado para instigar os alunos a explicar o porquê da verdade de certas conjecturas, de forma intuitiva, tornando desnecessárias as demonstrações formais.

III. A integração de métodos visuais com métodos geométricos formais, comuns nos programas de geometria dinâmica, contribui para a construção e domínio do conhecimento geométrico pelo aluno.

IV. As potencialidades dos softwares de geometria dinâmica são algumas das mais importantes características, contribuindo para o enriquecimento do processo ensinoaprendizagem da geometria, bem como com a valorização do conhecimento matemático e sua construção.

Assinale a opção que corresponde ao número de afirmações, dentre as quatro apresentadas acima, apropriadas e adequadas no contexto do uso de tecnologias informáticas no processo de ensino aprendizagem, como aqui focalizado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q473842 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Durante um jogo de decisão de um campeonato escolar, um aluno fez um gol, nos minutos finais do jogo, utilizando-se da mão. O juiz do jogo não percebeu a infração e confirmou como válido o gol que conferiu o título à turma. Posteriormente, ao ser perguntado se ele colocou a mão na bola, o aluno respondeu “— Não importa, o importante é que estou me sentindo muito querido pela nossa torcida”.

Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, conforme a teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o comportamento desse aluno é típico do estágio de crescimento moral correspondente ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q382562 | Biologia, Ecologia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando as relações tróficas, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:

( ) A eficiência na transferência de energia de um nível trófico para o próximo é determinada pela qualidade do alimento e pela fisiologia dos consumidores.

( ) Pirâmides de energia ou de biomassa representam as quantidades relativas de energia ou de biomassa em diferentes níveis tróficos.

( ) Teias alimentares são diagramas que revelam as diversas interações tróficas entre as espécies em um ecossistema.

( ) Mudanças no número e no tipo de consumidores nos níveis tróficos mais altos não influenciam a produção primária.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q474173 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Dentre os diversos métodos existentes para o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos, encontra-se o Método dos Jogos Esportivos Modificados. Atente para o que se afirma a seguir a respeito desse método e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) O princípio fundamental é que os jogos modificados devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos, solicitando uma alta expectativa do aluno e garantindo uma intensidade máxima de prazer e participação.

( ) Os objetivos principais do aprendizado dos jogos modificados são o aperfeiçoamento da técnica motora, o domínio do material do jogo e o ensino do comportamento tático.

( ) Os jogos modificados se baseiam na abordagem da compreensão dos jogos em que todos podem participar na tomada de decisões; o ensino progride através da tática de jogo, ao invés das habilidades técnicas.

( ) Os jogos são denominados modificados por apresentarem uma forma diluída do jogo principal; podem ser competitivos ou cooperativos e são recomendados em qualquer nível de escolaridade.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q474078 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O Atletismo se insere no conteúdo Esportes e deve ser apresentado aos alunos nas aulas de Educação Física Escolar. São provas de atletismo apresentadas no conteúdo Esportes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q795178 | Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

De acordo com Locke, um homem renuncia ao estado de natureza e ingressa na sociedade política porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q592558 | Química, Elementos Químicos, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o que se afirma a seguir sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos:

I. Considerando o segundo período da tabela periódica, é correto afirmar que quanto maior a atração entre núcleo e eletrosfera, menor é o raio atômico.

II. Energia de ionização é igual à energia mínima necessária para “arrancar” um elétron de um átomo isolado em estado gasoso.

III. Em um mesmo período da tabela periódica, como os raios diminuem à medida que se aproximam dos gases nobres, a energia de ionização tende a diminuir nesse mesmo sentido.

IV. Conforme nos deslocamos para baixo da tabela periódica, o raio atômico cresce num mesmo grupo. Os elétrons de valência ficam menos atraídos e a energia de ionização cai.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q390337 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A atuação político-religiosa de Teodósio I, após o Edito de Tessalônica, de 27 de fevereiro de 380, procura criar normas práticas para o cumprimento da nova lei. Como imperador, Todósio I
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q484628 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As desigualdades socioespaciais e a exploração humana, que marcam o Brasil em todas as escalas, é um dado das estruturas fundamentais do país e desempenha um papel importante no território e na sociedade. Sobre as questões da desigualdade no Brasil do campo e da cidade, é verdadeiro afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q471415 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

A principal função do professor de educação física é ensinar habilidades motoras. Um meio de verificar o progresso do aluno é utilizar medidas de resultado/produto. Ao se utilizar dessas medidas, o professor deve observar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q794911 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca do racionalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q390429 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o seguinte excerto a respeito dos mandatos de Fernando Henrique Cardoso:

“O Presidente aprofundou as reformas e buscou diminuir o estado-empresário (Estado interventor, muito envolvido na produção de bens e serviços), ainda que fosse criticado pela falta de ação em áreas como educação, saúde e previdência social, bem como pela privatização e seus métodos. Os recursos gerados pelas privatizações, aliás, não se converteram em pagamento da dívida pública nem em investimentos. Eram usados para pagar tãosomente o montante principal da dívida, que praticamente quadruplicou durante os dois mandatos de Fernando Henrique”.

BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.; SCHNEEBERGER, Carlos A. História: volume único para o ensino médio. São Paulo, Scipione, 2004, p.468.

A partir da leitura do excerto acima, é correto inferir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.