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Questões de Concursos SEDUC GO

Resolva questões de SEDUC GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q42597 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A utilização das águas no território goiano é bastante distinta, dependendo, sobretudo, de fatores depovoamento, relevo e disponibilidade hídrica. Para a produção de energia e para o abastecimento humano, Goiás conta com duas principais bacias, que são as dos rios
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22Q42581 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Conforme o que dispõe o Artigo 21, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, “ A educação escolar compõe-se de”:
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23Q42568 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O pensamento pedagógico brasileiro constitui-se do esforço de análise crítica de vários autores ao pensamento pedagógico oficial. Uma das sínteses mais conhecidas é a de Dermeval Saviani, que identifica na história da educação as seguintes tendências:
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24Q42575 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O projeto político-pedagógico é o plano global da instituição, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade (Vasconcellos, 2002). Nesse sentido, ele é
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25Q42586 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

“[...] não basta apresentar ao aluno ora uma obra clássica da arte ocidental, ora uma máscara de alguma tradição africana, ora um produto da cultura de massa”. 

O fragmento apresentado indica a
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26Q42571 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O currículo constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades para desenvolver tanto os processos de conservação quanto os de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados, bem como para socializar as crianças e os jovens segundo os valores tidos como desejáveis (MOREIRA, 1997). Nesse sentido, por currículo entende-se:
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27Q42594 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Bamford (apud Hernandez, 2007), a diferença entre a educação das artes e a educação pelas artes é que
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28Q42569 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A educação como direito fundamental de caráter social realiza-se por meio de políticas públicas, que expressam determinada relação social de produção a ser concretizada pelas instituições. O princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, por exemplo, constitui uma diretriz fundamental que deve informar as políticas públicas educacionais. Assim, o trabalho desenvolvido pela instituição escolar não se restringe à sua prática específica, ele possui uma finalidade social determinada pela concepção que o fundamenta. Nessa perspectiva, cabe à escola:
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29Q42589 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

As pesquisas de Lowenfeld centraram-se nas questõesdo desenvolvimento da capacidade criadora e da consciência estética do indivíduo. Conforme Osinski (2001) paraLowenfeld a função da escola seria
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30Q42591 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Ao falar de currículo integrado, Michael Parsons (In BARBOSA, 2005, p.296) afirma que a integração ocorre quando
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31Q42588 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Goya (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009) a gravura é importante na prática pedagógica na arte educação escolar, porque
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32Q42595 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Um ideário sobre o Ensino da Arte numa perspectiva da diversidade e pluralidade cultural contempla
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33Q42593 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Segundo Hernandez (2007, p.45) trabalhar com base na cultura visual é importante para a educação das artes visuais, porque
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34Q42579 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A Lei n. 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo parao exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e dispõe, no Art.23, que a educação básica poderá organizar-se em
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35Q42596 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação ao processo educativo traz para a educação a concepção de interatividade. Para Silva (2006), a sala de aula interativa seria o ambiente em que o professorinterrompe a tradição do falar/ditar, deixando-se identificar com o contator de história e adota uma postura semelhante à do designer de software interativo. Isso significa que o professor
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36Q42592 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

John Dewey é amplamente reconhecido como um dos mais importantes pensadores e filósofos da educaçãoda Era Moderna. Para Dewey a arte constitui um dos ramos da experiência humana. Para o autor (2010, p.82), o aprendizado deve-se desenvolver a partir
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37Q1071472 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

O ensino de teatro está ligado à educação simbólica e estética, que incide no desenvolvimento dos sentidos ao ler, capturar e significar a realidade, representando-a. Essa proposta de formação lida com outros modos de conhecer, de fazer e de se relacionar, que não sejam apenas resultantes do discurso verbal.


CANDA, Cilene Nascimento. Ensino de Teatro: fundamentos e didática (ebook). Salvador/BA: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2020, p. 54, com adaptações.

Acerca do tema do texto, assinale a alternativa correta.

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38Q1069426 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Carnap é extremamente claro: fora das expressões lógicas e matemática, que são apenas transformações tautológicas, não há fonte de conhecimento além da experiência: não existe nenhum juízo sintético a priori, nenhuma intuição, nenhuma visão eidética. As palavras só têm significado quando indicam algo de factual, e as afirmações só têm sentido quando expressam um possível estado de coisas; do contrário, no primeiro caso, temos um scheinbegriff (pseudoconceito) e, no segundo, uma scheinsatz (pseudoproposição).

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REALE, G.; ANTISSIERI, D. História da filosofia, 7: de Freud à

atualidade. São Paulo: Paulus, 2006, com adaptações.

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Um dos temas e problemas que surgiram na filosofia da ciência e na teoria do significado foi a caracterização do sentido dos termos empregados em uma linguagem científica. Carnap, ocupado com esse problema, dirige duras críticas à linguagem de algumas áreas de investigação filosófica. Acerca desse tema, é correto afirmar que Carnap dirige duras críticas à(s)

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39Q1071468 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

A experiência no estágio curricular supervisionado em teatro constitui-se em um importante espaço pedagógico no percurso formativo dos licenciados em teatro, pois a atividade vincula-se à presença do futuro professor na sala de aula. Nela instaura-se a experiência docente, capaz de motivar um conjunto de discussões e de reflexões acerca da práxis do ensino de teatro no território escolar.

ALMEIDA JÚNIOR, J. S. de. Reflexões acerca do estágio curricular na formação do professor licenciado em teatro. In: Educação em Revista. Belo Horizonte/MG: Faculdade de Educação da UFMG, 2013, v. 29, n. 2, pp. 43-64, com adaptações.

Considerando o referido texto, assinale a alternativa correta.

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40Q1071473 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

Spolin propõe a organização dos jogos teatrais no formato palco/plateia para que todos os jogadores passem pelas duas posições: ora são plateia (observadores), ora são jogadores em cena (atuantes). Essa forma de organização contribui tanto para o desenvolvimento de técnicas teatrais na formação do ator, como para a formação de plateia para o teatro, pois o educando/jogador vivencia o ser ator e o ser plateia, ambos (plateia e palco) com função definida no momento do jogo.


RAMALDES, Karine V. Os Jogos Teatrais de Viola Spolin: uma pedagogia da experiência. Dissertação de mestrado orientada pelo Prof. Dr. Robson Camargo. Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas, Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, Goiânia, 2015, p. 83, com adaptações.

Tendo em vista as informações do texto, assinale a alternativa correspondente ao trabalho do professor de teatro por meio dos jogos no ensino básico.

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