Início

Questões de Concursos SEDUC GO

Resolva questões de SEDUC GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1071467 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

De acordo com o Documento Curricular para Goiás-Ampliado (DC-GO Ampliado), subcapítulo Arte, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1071470 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

Com relação à obra Jogos Teatrais: fichário de Viola Spolin, assinale a alternativa que apresenta o conteúdo das fichas de jogos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1071471 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

O ensino de teatro para os estudantes do ensino médio fundamenta-se na concepção do teatro como linguagem e conhecimento que possuem natureza e sentido próprios, demandando procedimentos pedagógicos específicos para a respectiva efetivação no ambiente escolar.

Disponível em: <www.cee.go.gov.br/files/DOCUMENTO-CURRICULAR-PARA- GOIAS-ETAPA-ENSINO-MEDIO.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2022, com adaptações.

De acordo com o Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1071474 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

As aulas de teatro ou sessões com jogos teatrais propostas aqui tendem a seguir determinada rotina, uma espécie de ritual.

JAPIASSU, Ricardo Otoni Vaz. Metodologia do Ensino de Teatro. Campinas/SP: Papirus, 2001, p. 71, com adaptações.

Assinale a alternativa que indica uma etapa utilizada nas rotinas metodológicas de ensino de teatro para as séries iniciais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1069423 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Deus é inteligível, e inteligíveis são também os princípios das ciências; todavia, há notável diferença entre as duas coisas. Com efeito, tanto a terra como a luz são visíveis, mas a terra não pode ser vista se a luz não brilhar. Deve-se, portanto, crer que também os conhecimentos que são transmitidos nas ciências, e que todo aquele que é capaz de entender admite sem nenhuma dúvida serem verossímeis, não podem ser compreendidos se não forem iluminados por outra coisa, como por um sol deles. Portanto, como no sol natural, podemos observar três coisas: que existe, que resplandece e que ilumina, assim, naquele Deus escondido que queres conhecer, existem três outras coisas: que existe, que é inteligível e que torna inteligíveis todas as outras coisas.

-

Agostinho, Solilóquios, 1, 8, 15. In: REALE, G.; ANTISIERI, D. História

da filosofia: patrística e escolástica. Volume 2. Tradução de Ivo Storniolo.

São Paulo: Paulus, 2003, p. 107, com adaptações.

-

Com base em seus conhecimentos a respeito de Santo Agostinho e no excerto apresentado, no que se refere ao pensamento agostiniano, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1069419 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem.

-

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento?

In: Textos Seletos. Tradução de Raimundo Vier e Floriano de Souza

Fernandes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1985, p. 100.

-

Considerando o fragmento de Kant, quanto ao movimento do Iluminismo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1071469 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

Em conformidade com o Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC - GO Ampliado), subcapítulo Arte, assinale a alternativa que habilidades a serem desenvolvidas pelo teatro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1069415 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

A razão não possui nenhum patrimônio apriorístico. A consciência não retira seus conteúdos da razão, mas exclusivamente da experiência. Por ocasião do nascimento, o espírito humano está vazio de conteúdos, é uma tabula rasa, uma folha em branco sobre a qual a experiência irá escrever.

-

HESSEN, Joannes. Teoria do conhecimento. 3. ed.

São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012, p. 54-55.

-

A respeito da teoria do conhecimento, assinale a alternativa que apresenta a corrente filosófica descrita no texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1069417 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Na filosofia de Aristóteles, o conhecimento das causas é um elemento essencial para a compreensão do ser. Com base nesse pressuposto, as quatro causas propostas por Aristóteles definem-se como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1075167 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Biologia, SEDUC GO, Quadrix, 2018

Texto associado.
Texto para a questão.

Discussão sobre ética cresce nas universidades

Debate sobre o tema passa pelo ensino superior e os jovens estão cada vez mais interessados, assim como as empresas.

Guilherme Soares Dias

O que é um comportamento ético? A resposta muda, dependendo da época, do contexto e do interlocutor. Esse conceito, flexível e cultural, vem ganhando, no entanto, cada vez mais importância no campo profissional e as universidades estão atentas.
Segundo o professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Eugênio Bucci, disciplinas que tratam de ética têm ganhado mais espaço no meio acadêmico. "Vejo que os jovens estão interessados e as empresas também valorizam mais, por estarem preocupadas com seus códigos e com quem vai executá-los", afirma.
Para Bucci, as escolas são o melhor lugar para se aprender sobre ética. "Estudar o tema não significa que a pessoa será mais ou menos honesta, mas poderá ajudá-la a compreender o valor das coisas. O estudo aparelha e inspira quem está vocacionado para o viver bem", diz o professor de jornalismo, que continua ensinando sobre filósofos, como Epicuro e Sócrates, mas também promove mais discussões sobre casos reais. "É um novo jeito de aprender. As pessoas assumem papéis diferentes".
Professora de ética do curso de administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Elisabete Adami dos Santos tem a mesma percepção de Bucci sobre o interesse dos alunos. "Vejo estudantes buscarem informações sobre o tema com uma postura mais crítica. Esta nova geração é muito mais preocupada com a ética, o que me deixa otimista".
Carlos Alberto Di Franco, diretor do departamento de comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), acredita que uma boa bagagem cultural ajuda até nos dilemas éticos mais recentes, como aqueles relacionados ao ambiente digital. "A leitura é o que dá conceito, contexto, capacidade de reflexão e senso crítico", afirma. O desafio da academia, de acordo com ele, é dosar a discussão prática e teórica para não enfraquecer a formação nem ficar afastada dos novos problemas do mercado.

Internet: <http://educacao.estadao.com.br> (com adaptações).
A respeito da ética e da moral, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1069421 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Assinale a alternativa que traduz o caráter liberal do pensamento político de John Locke.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1069425 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Na obra Lógica da investigação científica, Karl Popper afirma que o problema da demarcação é o “de encontrar um critério que nos permitiria distinguir entre as ciências empíricas de um lado, e a matemática e a lógica assim como os sistemas ‘metafísicos’, de outro lado”.

-

À luz do problema apontado por Popper, ele rejeita a lógica indutiva justamente porque ela não proporciona um marco discriminador apropriado. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o critério demarcatório defendido por Popper.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1069416 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Considere, a seguir, a declaração dada por Sócrates a Teeteto.

-

A minha arte obstétrica tem atribuições iguais às das parteiras, com a diferença de eu não partejar mulher, porém homens, e de acompanhar almas, não os corpos, em seu trabalho de parto.

-

PLATÃO. Diálogos: Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém:

Universidade Federal do Pará, 1988, p. 13.

-

Tendo em vista os conhecimentos da filosofia de Sócrates, é correto afirmar que a declaração contida no citado fragmento representa uma evidente referência à (ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1069418 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

No que se refere ao racionalismo de Descartes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1069424 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

[...] sempre que a repetição de algum ato ou operação particular produz uma propensão de renovar o mesmo ato ou

operação sem que sejamos impelidos por qualquer raciocínio ou processo do entendimento, dizemos que essa propensão é efeito de um hábito.

-

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano.

São Paulo: Abril Cultural, 1984.

-

Assinale a alternativa correspondente ao que Hume entende por hábito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1069427 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Segundo Kuhn, os cientistas recebem um paradigma da “ciência normal” e tentam articulá-lo, refinando suas teorias e leis, resolvendo vários enigmas e estabelecendo medições mais exatas de constantes. Mas, por fim, seus esforços podem gerar anomalias. Estas emergem só com dificuldade contra um fundo de expectativas criadas pelo paradigma. A acumulação de anomalias desencadeia uma crise que, às vezes, se resolve por meio de uma revolução que substitui o paradigma antigo por um novo.

-

AUDI, R. Dicionário de filosofia. São Paulo: Paulus, 2006, com adaptações.

-

No que tange ao pensamento científico de Kuhn, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1069430 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Hegel introduz uma noção nova, a de que a razão é histórica, ou seja, a verdade é construída no tempo. Partindo da noção kantiana de que a consciência (ou o sujeito) interfere ativamente na construção da realidade, propõe o que se chama filosofia do devir, do ser como processo, como movimento, como vir-a-ser. Desse ponto de vista, o ser está em constante transformação, donde surge a necessidade de fundar uma lógica que não parta do princípio de identidade, que é estática, mas do princípio de contradição, para dar conta da dinâmica do real.

-

ARANHA, M.; ARRUDA, M. Introdução à filosofia.

São Paulo: Moderna, 2009.

-

Tendo em vista essas informações, assinale a alternativa que apresenta a nova lógica proposta por Hegel.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1069420 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Acerca do contratualismo de Thomas Hobbes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1069431 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Na Summa contra gentiles, falando a propósito das verdades relativas a Deus, Tomás escreve: “há algumas verdades que superam todo poder da razão humana, como, por exemplo, a verdade de que Deus é uno e trino. Outras verdades podem ser pensadas pela razão natural, como, por exemplo, as verdades de que Deus existe, de que Deus é uno, e outras mais”.

-

REALE, G.; ANTISIERI, D. História da filosofia: patrística e escolástica.

Volume 2. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

-

Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito de Tomás de Aquino, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1069428 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Os regimes totalitários, de acordo com Hannah Arendt, não consideram nenhum país como estrangeiro, mas como um potencial território seu. “E da ‘questão judaica’ serviram-se os nazistas para o seu escopo: ‘obrigando-os [os judeus] a deixar o Reich sem passaporte e sem dinheiro, se traduzia na realidade a lenda do hebreu errante; e obrigandoos a assumir um comportamento de hostilidade intransigente contra o Terceiro Reich, os nazistas aproveitavam o pretexto para imiscuir-se nos assuntos internos de qualquer país estrangeiro’.”

-

REALE, G.; ANTISSIERI, D. História da filosofia, 6: de Nietzsche à escola

de Frankfurt. São Paulo: Paulus, 2005, com adaptações.

-

Em conformidade com o texto e com o pensamento de Arendt, quanto à conquista do mundo todo, é correto afirmar que os campos de concentração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.