Questões de Concursos SEDUC MT

Resolva questões de SEDUC MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1032960 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

A compreensão das especificidades de cada unidade temática da Educação Física é essencial para o planejamento das aulas por parte do professor dessa disciplina. A afirmação que expressa essa relevância é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1032961 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

A vivência e a apreciação das atividades corporais favorecem o desenvolvimento integral e abrangente dos estudantes. Consoante a Base Nacional Comum Curricular, é correto afirmar que a experimentação e a fruição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1032962 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

A unidade temática “ginásticas”, apresentada na Base Nacional Comum Curricular, descreve propostas práticas com formas de organização e significados muito diferentes. Entre tais formas está presente a ginástica geral, também conhecida como ginástica para todos. Pode-se afirmar corretamente que tal prática esportiva é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1032963 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

A Educação Física pode fomentar o protagonismo dos estudantes em relação às atividades corporais, uma vez que ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1032964 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

“A experimentação de esportes de marca e precisão na Educação Física escolar pode contribuir para a construção de valores como respeito às diferenças, inclusão e superação de preconceitos, especialmente no tocante às características específicas de cada tipo de modalidade”.
Considerando a importância de promover uma educação que valorize a diversidade, a inclusão e a construção de valores ético-sociais na Educação Física escolar, analise a afirmação apresentada e, tendo em vista os princípios orientadores da Base Nacional Comum Curricular, identifique a alternativa adequada acerca da experimentação de esportes de marca e precisão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1032967 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante uma aula de Filosofia no 2º ano do Ensino Médio, a professora exibe trechos do documentário “O dilema das redes” (Netflix, 2020), que discute os impactos éticos das tecnologias de vigilância e manipulação algorítmica nas redes sociais. O documentário reúne ex-funcionários de grandes empresas de tecnologia para revelar como algoritmos influenciam emoções, escolhas políticas e relações sociais. Após a exibição, ela propõe aos estudantes um debate orientado pelas seguintes perguntas:

• Como o uso de algoritmos interfere na autonomia do sujeito e na convivência democrática?
• Como essa situação se relaciona com os debates filosóficos sobre a responsabilidade no uso de dados pessoais?

Considerando a situação apresentada, qual propósito educativo orienta a atividade proposta pela docente ao exibir o documentário e conduzir o debate filosófico posterior com essas perguntas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1075208 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) A vida coletiva só foi possível porque o ser humano passou a estabelecer regras a fim de organizar as relações entre os indivíduos. Sem estas normas seria impossível a convivência em grupo.

( ) Segundo o antropólogo Lévi-Strauss (2000), a passagem da natureza à cultura foi produzida pela instauração da lei, pela proibição do incesto, mediante a qual se estabeleceram as relações de parentesco e de aliança e o mundo humano, simbólico, foi construído.

( ) A moral, porém, não é apenas um conjunto de regras impostas aos indivíduos, mas a livre e consciente adesão a elas, razão pela qual um ato só pode ser considerado moral se passar pela aceitação da norma, ou seja, não é verdadeiramente moral o ato que for cumprido ou não mediante ameaça de sanções.

( ) Os direitos do homem, tais como em geral têm sido enunciado a partir do século XVIII, estipulam condições mínimas do exercício da moralidade. Por certo, cada um não deixará de aferrar-se à sua moral; deve, entretanto, aprender a conviver com outras, reconhecer a unilateralidade de seu ponto de vista.

( ) Desse modo, a moral do bandido e a do ladrão tornam-se repreensíveis do ponto de vista da moralidade pública, pois violam o princípio da tolerância e atingem direitos humanos fundamentais.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1032968 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Um professor de Filosofia do 1º ano do Ensino Médio deseja introduzir o conceito de substância a partir da leitura do início da Metafísica, de Aristóteles. Ele menciona a seguinte definição: “o ente primeiro é ‘o que é’, o qual precisamente designa a essência” (1028a 10). Após perceber a dificuldade dos estudantes em acompanhar o vocabulário técnico do texto, ele reformula a abordagem da aula. Em vez de seguir com a leitura direta da obra, propõe uma reflexão a partir da seguinte pergunta: “O que faz uma coisa continuar sendo ela mesma mesmo quando muda?” A partir das respostas dos estudantes, ele reconstrói o conceito de substância de maneira gradual e dialógica.

ARISTÓTELES. Metafísica – Livros VII-VIII. Trad. Lucas Angioni. Campinas: IFCH-UNICAMP, 2002

Diante dessa situação, a estratégia adotada pelo professor representa uma prática de transposição didática que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1075209 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Para ser moral um ato deve ser livre, consciente, intencional e responsável. Isso cria um compromisso de reciprocidade e compromisso com a comunidade.

II. O sujeito, assim, não deve saber o que e por que faz, não deve ser coagido ou obrigado a fazer algo e, além disso, deve assumir a autoria do seu ato, reconhecendo-o como seu e respondendo pelas consequências de sua ação.

III. A responsabilidade, assim entendida, acaba criando um dever: a obrigatoriedade, o que implica a interiorização da norma, na autoimposição do seu cumprimento.

IV. Apesar de parecer paradoxal, o cumprimento da norma é coercitivo, mas é sinônimo de liberdade.

V. Por isso, nem mesmo a desobediência - o que determina o caráter moral ou imoral do ato - pode ser excluída, pois justamente por ser livre é que o sujeito pode transgredir a norma, mesmo aquela por ele escolhida.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1032969 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

De modo a propor um debate contemporâneo com seu estudantes do 2º ano do Ensino Médio, uma professora de Filosofia apresenta uma reportagem sobre o uso de reconhecimento facial em escolas públicas para fins de segurança. Alguns estudantes se mostram entusiasmados com a aplicação da tecnologia, enquanto outros demonstram preocupação com possíveis abusos e perda de privacidade. A professora aproveita o debate para introduzir uma questão filosófica: “Toda inovação científica deve ser adotada simplesmente porque é possível?”

Qual aprendizado a professora busca promover em seus estudantes com a atividade planejada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1075210 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

“O conceito d e _______ pode ser pensado a partir de inúmeras perspectivas. Alguns filósofos encetaram uma discussão profunda e até mesmo radical sobre o problema, no sentido de buscar saber se somos ou podemos ser _______ou se a_________ seria apenas uma ilusão”.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1032970 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

“Cantar, dançar e viver a experiência mágica de suspender o céu é comum em muitas tradições. Suspender o céu é ampliar o nosso horizonte; não o horizonte prospectivo, mas um existencial. É enriquecer as nossas subjetividades, que é a matéria que este tempo que nós vivemos quer consumir. Se existe uma ânsia por consumir a natureza, existe também uma por consumir subjetividades – as nossas subjetividades. Então vamos vivê-las com a liberdade que formos capazes de inventar, não botar ela no mercado. Já que a natureza está sendo assaltada de uma maneira tão indefensável, vamos, pelo menos, ser capazes de manter nossas subjetividades, nossas visões, nossas poéticas sobre a existência”.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

No excerto, Ailton Krenak articula uma crítica que pode ser compreendida, do ponto de vista filosófico, como parte do esforço de descolonização epistêmica, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1075211 | Filosofia, O que É a Filosofia, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

Assinale a alternativa correta sobre Filosofia e Ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1032971 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

“A ciência normal, atividade na qual a maioria dos cientistas emprega inevitavelmente quase todo seu tempo, é baseada no pressuposto de que a comunidade científica sabe como é o mundo. Grande parte do sucesso do empreendimento deriva da disposição da comunidade para defender esse pressuposto – com custos consideráveis, se necessário. Por exemplo, a ciência normal frequentemente suprime novidades fundamentais, porque estas subvertem necessariamente seus compromissos básicos”.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

Com base na concepção de ciência normal proposta por Thomas Kuhn, o progresso científico se dá quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1075212 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“ A s __________ com o seu viés dogmático missionário muitas vezes apenas sofisticam o processo quando tentam exorcizar os problemas da humanidade com implantes doutrinários e falsa mística. A arte, por sua vez, parece perder-se definhando na satisfação de se ver reconhecida como atividade meramente contestatória de algumas facetas da sociedade, ou como recurso pedagógico em favor da continuidade de modelos educacionais e sociais, a respeito dos quais infelizmente não se sente obrigatoriamente encorajada a assumir alguma postura mais reflexiva”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1032972 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

É fato que utilizamos a tecnologia, o recurso virtual, a IA, entre tantas outras ferramentas para facilitar nossa vida. Esse não é um problema! A questão é: qual a consequência sobre o uso dessas tecnologias para o ser humano?

Girotti, Marcio Tadeu. Todo virtual é real e todo real é virtual: a virtualidade do real e a complexidade do existir pensando. Revista Contemplação, v. 32, p.1-20, 2023. Disponível em: https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/view/385/42 1. Acesso em: 2 abr. 2025.

A partir do questionamento acima, podemos compreender que:

I – A partir do Cogito cartesiano, “Penso, logo existo”, utilizar a IA, como o ChatGPT, é deixar de existir.
II – Estamos deixando de existir porque estamos deixando de pensar, quando usamos recursos da IA.
III – A tecnologia não nos leva a pensar, mas sim nos dá o conforto da informação pronta e de acesso rápido.
IV – Os recursos da IA aprimoram nossa forma de pensar e endossa o Cogito cartesiano “Penso, logo existo”.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1075213 | Filosofia, O que É a Filosofia, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

De acordo com Chauí, 1991, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Perguntar pela utilidade da Filosofia geralmente esconde ou supõe uma resposta irônica, conhecida de muitos estudantes: “A Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual”. Em outras palavras: “A Filosofia não serve para nada”.

II. Chama-se, por isso, de “filósofo” alguém distraído, que está com a cabeça no mundo da lua, pensando e falando coisas que ninguém consegue entender e que são totalmente inúteis.

III. A pergunta “para que Filosofia?” tem, contudo, sua razão de ser e nada a ver com a cultura e o tipo de sociedade em que vivemos.

IV. Estamos numa sociedade em que só se considera como legítimo, com direito a existir, aquilo que tiver alguma finalidade prática bem visível e de utilidade imediata.

V. É compreensível que ninguém pergunte: para que as Ciências? Todos imaginam “ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação científica à realidade”.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1032973 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Leia a estrofe da música Admirável chip novo, da cantora baiana Pitty:

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga

Tenha, more, gaste, viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça

Use, seja, ouça, diga

Não, senhor, sim, senhor
Não, senhor, sim, senhor

PITTY. Admirável chip novo. [S.l.]: Deckdisc, 2003. 1 CD (3 min 38 s), estéreo. Faixa do álbum Admirável Chip Novo.

As frases no imperativo indicam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1032974 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

O estudo das condições a priori do conhecimento foi denominado por Kant “transcendental”, que nada tem a ver com o “transcendente”, mas com aquelas condições que, de parte do sujeito, contribuem constitutivamente para a possibilidade da experiência. A demonstração da necessidade a priori para a experiência ocupou o centro da Crítica da razão pura sob o nome de “Dedução transcendental das categorias”

ROHDEN, Valério. O criticismo kantiano. In: REZENDE, Antonio (Org.). Curso de Filosofia: para professores e estudantes dos cursos de ensino médio e de graduação. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. p. 131.

Com base nesse trecho, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1032975 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Sobre origem das ideias e princípios de causalidade, temos a seguinte afirmação:

Partindo dessa concepção da origem das ideias e do conhecimento, Hume, o mais radical dos empiristas, chegará a negar validade universal ao princípio de causalidade e à noção de necessidade a ele associada. A causalidade não seria, assim, uma propriedade do real, mas simplesmente o resultado de nossa forma habitual de perceber fenômenos, relacionando-os como causa e efeito, a partir de sua repetição constante.

MARCONDES, Danilo. O empirismo inglês. In: REZENDE, Antonio (Org.). Curso de Filosofia: para professores e estudantes dos cursos de ensino médio e de graduação. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. p. 120-121.

Avalie as afirmações abaixo e julgue se elas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) em relação ao que se afirma no trecho.

( ) Podemos definir uma causa como um objeto seguido de outro de tal forma que todos os objetos semelhantes ao primeiro são seguidos de objetos semelhantes ao segundo.
( ) Objetos semelhantes sempre se encontram em conexão com outros objetos semelhantes.
( ) Um objeto seguido de outro, e cuja aparição sempre conduz o pensamento à ideia desse outro objeto.
( ) A relação de causa e efeito é obtida e fundamentada racionalmente sem relação direta com a experiência

A sequência correta está descrita em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.