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41Q1032976 | Filosofia, A Política, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Leia os dois textos abaixo:

Texto I
Se considerasse somente a força e o efeito que dela resulta, diria: quando um povo é obrigado a obedecer e o faz, age acertadamente; assim que pode sacudir esse jugo e o faz, age melhor ainda, porque, recuperando a liberdade pelo mesmo direito por que lha [sic] arrebataram, ou tem ele o direito de retomá-la ou não o tinham de subtraí-la. A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base para todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os Pensadores). p. 53-54.

Texto II
Para bem compreender o poder político e derivá-lo de sua origem, devemos considerar em que estado todos os homens se acham naturalmente, sendo este um estado de perfeita liberdade para ordenar-lhes as ações e regular-lhes as posses e as pessoas conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei da natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem.

(LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. 3. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. [Coleção os Pensadores]. p. 35.)

Com base nos textos apresentados e nos fundamentos teóricos de seus autores, assinale a alternativa correta.
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42Q1032977 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

No Prefácio dos “Princípios da Filosofia do Direito”, Hegel afirma que “o que é racional é real e o que é real é racional”, procurando constatar que a racionalidade do sujeito deva ser a mesma racionalidade do mundo. Tal afirmação visa, entre outras coisas, superar a dicotomia sujeito e objeto.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princípios da filosofia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Da mesma forma, partindo da afirmação hegeliana, pode-se dizer que é possível superar outra dicotomia, qual seja: a separação entre mundo virtual e mundo real.
Ao compreender a afirmação de Hegel, comparando com a dicotomia real x virtual, pode-se dizer que
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43Q1032978 | Filosofia, O que É a Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

A Filosofia é, pois, o sistema de todo o conhecimento filosófico [...]. Até então não é possível aprender qualquer filosofia; pois onde esta se encontra, quem a possui e segundo quais características se pode reconhecê-la? Só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes [...].

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores). p. 407-408.

A partir do excerto acima é correto afirmar que
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44Q1032979 | Filosofia, O que É a Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Na obra de Marilena Chaui, Convite à filosofia, nos deparamos com a comparação entre mito e filosofia. Veja os dois textos a seguir:

Texto I
O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A Filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.

Texto II
O mito narrava a origem por meio de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos naturais primordiais [...] por meio de causas naturais e impessoais [...].

CHAUI, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 36.

Comparando os dois textos é possível afirmar que
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45Q1032980 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Sócrates caracterizou seu método como maiêutica, que significa literalmente a arte de fazer o parto, uma analogia com o ofício de sua mãe, que era parteira. Ele também se considerava um parteiro, mas de ideias. O papel do filósofo, portanto, não é transmitir um saber pronto e acabado, mas fazer com que outro indivíduo, seu interlocutor, através da dialética, da discussão no diálogo, dê à luz suas próprias ideias (Teeteto, 149a-150c).

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. p. 47.

A partir da passagem acima, avalie os itens abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) O método socrático da maiêutica tem como objetivo principal a exposição do conhecimento acumulado pelo filósofo, que deve ser transmitido aos discípulos.
( ) A maiêutica é uma metáfora para explicar que o conhecimento verdadeiro nasce do próprio interlocutor, com auxílio do diálogo.
( ) A mãe de Sócrates era parteira, assim se compara seu papel de filósofo ao de alguém que auxilia no nascimento de ideias.
( ) O diálogo e a discussão são ferramentas essenciais no método socrático, pois permitem ao interlocutor desenvolver o próprio pensamento.

A opção que representa corretamente a sequência das afirmações é:
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46Q1032981 | Filosofia, O que É a Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

O espanto é a disposição fundamental que nos leva ao filosofar. [...] Por isso, o filósofo é, de certa forma, um ser estranho aos outros homens: eles se integram no mundo como algo evidente e não se preocupam com ele, enquanto o filósofo rompe com a evidência do mundo e começa a questioná-lo.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: Antiguidade e Idade Média. 5. ed. São Paulo: Paulus, 2003. p. 16

A partir do excerto, avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta que melhor distingue senso comum de filosofia:
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47Q1032983 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
A questão, trata da atividade descrita a seguir:


Cristina, a professora da turma do Ensino Médio, planejou suas aulas para discutir a temática "Transformação de energia envolvidas no funcionamento de eletrodomésticos e economia no consumo". Com o intuito de abordar esta temática e ainda discutir os efeitos do desperdício para o meio ambiente no futuro, ela planejou sua aula em três etapas:


I- Etapa 1: apresentação de um vídeo aos estudantes e em seguida, diálogo sobre situações do cotidiano, que os estudantes conhecem e presenciam, relacionadas com o uso de eletrodomésticos na casa deles.

II- Etapa 2: demonstração de alguns experimentos de baixo custo, que foram explicados de forma dialogada com os estudantes, destacando os conhecimentos de Física presentes naqueles experimentos e necessários para a compreensão dos temas estudados.

III- Etapa 3: proposição de uma roda de conversa, entre os estudantes e a professora, quando falarão sobre o conhecimento incorporado por eles nas situações apresentadas pela professora. Professora e colegas questionarão, no intuito de analisar e interpretar tanto as situações iniciais quanto outras que poderiam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento.
No primeiro momento, o vídeo apresentado pela professora continha vários momentos em uma família em que os aparelhos eletrodomésticos eram utilizados sem preocupação com a economia. Dentre as situações de desperdício da energia, citados pelos estudantes, destacamos, o uso da parte de trás da geladeira como secadora de roupa; o uso da máquina de lavar roupa com apenas uma roupa pequena; o uso de lâmpada incandescente para iluminar a casa; a manutenção do chuveiro elétrico ligado enquanto o homem faz a barba.
Após as citações dos estudantes, a professora sintetizou os conhecimentos prévios dos estudantes da seguinte forma: "os estudantes destacaram diferentes atividades e todos estavam conscientes que as situações tratavam de um uso desnecessário de energia que seria prejudicial ao meio ambiente no futuro". Essa organização da professora na etapa 1
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48Q1032984 | Física, Conteúdos Básicos, Habilitação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
A questão, trata da atividade descrita a seguir:


Cristina, a professora da turma do Ensino Médio, planejou suas aulas para discutir a temática "Transformação de energia envolvidas no funcionamento de eletrodomésticos e economia no consumo". Com o intuito de abordar esta temática e ainda discutir os efeitos do desperdício para o meio ambiente no futuro, ela planejou sua aula em três etapas:


I- Etapa 1: apresentação de um vídeo aos estudantes e em seguida, diálogo sobre situações do cotidiano, que os estudantes conhecem e presenciam, relacionadas com o uso de eletrodomésticos na casa deles.

II- Etapa 2: demonstração de alguns experimentos de baixo custo, que foram explicados de forma dialogada com os estudantes, destacando os conhecimentos de Física presentes naqueles experimentos e necessários para a compreensão dos temas estudados.

III- Etapa 3: proposição de uma roda de conversa, entre os estudantes e a professora, quando falarão sobre o conhecimento incorporado por eles nas situações apresentadas pela professora. Professora e colegas questionarão, no intuito de analisar e interpretar tanto as situações iniciais quanto outras que poderiam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento.
Na terceira etapa da sequência didática, a professora promoveu uma socialização do conhecimento entre os estudantes. Ao tratarem da potência dos eletrodomésticos, os estudantes começaram a questionar sobre as denominações entre watts (W) e volts (V) de um chuveiro elétrico que fosse mais econômico. A professora percebeu que os estudantes estavam divididos em diferentes conclusões, sendo que a maior parte entendia que a voltagem, 110V ou 220 V, era indiferente, mas o que importava era a maior potência do chuveiro. Contudo, havia uma turma que argumentava que o chuveiro capaz de gerar o maior aquecimento de água, com o menor de consumo de energia elétrica, seria um chuveiro com menor potência e voltagem. A partir destas conclusões, de forma promover a aprendizagem dos estudantes sobre as variáveis físicas relevantes envolvidas no fenômeno apresentado, a professora propôs uma nova abordagem pedagógica em relação aos conceitos de:

( ) consumo elétrico, para os estudantes que entendiam que a potência era indiferente.
( ) tensão elétrica, para os estudantes que entendiam que a potência deveria ser a maior.
( ) tensão elétrica, para os estudantes que entendiam que a voltagem deveria ser a menor.

As afirmativas são, respectivamente.
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49Q1032985 | Física, Oscilação e Ondas, Habilitação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
O contexto a seguir, será utilizado na questão.


O professor Antunes planejou uma abordagem envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA para tratar o tema sobre ondas eletromagnéticas para 30 estudantes do Ensino Médio. Dentre vários momentos propostos, distribuiu temas de pesquisa e seminários aos estudantes, promoveu apresentação teórica dialogada, visitas a laboratórios e centros de ciências e até mesmo a uma rádio local.
Um dos temas apresentados nos seminários era sobre Ondas de Rádio, onde foi apresentada uma desvantagem do uso das ondas FM, pois podem ter interferência das rádios pirata. Os estudantes no seminário fizeram as seguintes proposições:

I- As rádios piratas interferem em um sinal da rádio de mesma frequência por causa da semelhança dos comprimentos de onda das radiações emitidas.
II- As rádios piratas usam transmissores fora das especificações determinadas pela ANATEL e por isso, acabam atingindo outras frequências.
III- Somente as rádios FM sofrem interferência das rádios piratas, justamente por causa da sua característica de modular a frequência e não a amplitude.

Para que alguns conceitos sejam tratados de forma adequada, o professor, ao final do seminário, deve rediscutir o que foi apresentado em apenas:
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50Q1032986 | Física, Força Gravitacional e Satélites, Habilitação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

De acordo com a Lei da Gravitação de Newton, sabe-se que, a partir da superfície de um planeta, seu campo gravitacional decai com o quadrado da distância a partir do centro do planeta, enquanto em seu interior
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51Q1032987 | Física, Física Térmica, Habilitação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

Uma grandeza física é uma grandeza ou propriedade termométrica, quando varia proporcionalmente com a variação de temperatura, de modo que ela pode ser usada como referência para se determinar uma temperatura.
Considere as seguintes grandezas físicas:

I. Pressão de um gás.
II. Comprimento de uma haste metálica.
III. Peso de um material.
IV. Volume de um material.

As grandezas que podem ser consideradas termométricas são:
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52Q1069375 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

O filósofos pré-socráticos eram também conhecidos como filósofos da Physis ou da natureza. Seu objetivo era construir uma explicação racional e sistemática sobre o universo que substituísse a antiga cosmologia baseada nos mitos. Parmênides de Eleia foi um filósofo pré-socrático que concluiu que o ser é eterno, único, imóvel e ilimitado. Esse pensamento estava em oposição à ideia de que “tudo flui”, defendida por:
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53Q1069376 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

Religião e espiritualidade não se confundem. Não existe religião sem espiritualidade, mas existe espiritualidade sem religião. Isso acontece porque espiritualidade é uma:
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54Q1069377 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

Com o desenvolvimento das ciências da natureza, desejou-se estender o rigor do novo método (científico) também aos assuntos referentes ao homem, que sempre foram objeto da filosofia. Por isso, quando surgiram as primeiras teorias da psicologia e da sociologia, elas vieram marcadas pela influência positivista que pretendia reduzir as ciências humanas às ciências naturais (ARANHA, 1992, pág. 98). Essa tendência metodológica ficou conhecida como:
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55Q1069378 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

Conhecimento é a relação que se estabelece entre um sujeito cognoscente e um objeto. Todo conhecimento manifesta-se por meio do pensamento. Pensar é articular signos, ou seja, é ligar as representações em cadeias (ARANHA, 1992, pág. 49). Assim, durante muito tempo, considerou-se que o pensamento só poderia ser efetivado por meio da linguagem verbal, justamente porque a linguagem verbal é um:
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56Q1069379 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

O ditado popular “Gosto não se discute” retoma a ideia do filósofo empirista David Hume que, no século XVIII, reduziu o conceito de beleza ao:
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57Q1032820 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUC MT, FGV, 2025

Com base nos artigos 27 e 28 da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), avalie se as afirmativas abaixo são Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

1. A educação das pessoas com deficiência deve ser assegurada em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, com foco no aprendizado ao longo de toda a vida.
2. O poder público deve garantir o acesso à educação bilíngue para estudantes com deficiência auditiva, sendo Libras a primeira língua e a modalidade escrita do português a segunda língua.
3. O projeto pedagógico das escolas deve incluir adaptações razoáveis e atendimento educacional especializado para promover a igualdade de acesso ao currículo para estudantes com deficiência.
4. É vedada a cobrança de valores adicionais nas mensalidades ou anuidades de instituições privadas para cumprir obrigações relacionadas à inclusão de estudantes com deficiência.

As afirmativas são, respectivamente:
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58Q1032821 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUC MT, FGV, 2025

A Lei nº 10.111, de 06 de junho de 2014, dispõe sobre a revisão e a alteração do Plano Estadual de Educação (PEE) do Estado de Mato Grosso, instituído pela Lei nº 8.806, de 10 de janeiro de 2008. Considerando os princípios e diretrizes contidos nessa legislação, assinale a alternativa correta.
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59Q1032822 | Direito da Criança e do Adolescente, Medidas de Proteção à Criança e ao Adolescente, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUC MT, FGV, 2025

Os professores de uma escola dos Anos Finais observaram que Juliana, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, apresenta marcas físicas suspeitas e mudanças significativas no comportamento, como retraimento e evitação do convívio social. De acordo com o artigo 56 da Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), após esgotadas as medidas internas para garantir sua proteção, os dirigentes escolares devem
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60Q1032823 | Português, Interpretação de Textos, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUC MT, FGV, 2025

Nem a posse das riquezas, nem a abundância das coisas, nem a obtenção de cargos ou poder produzem a felicidade segundo os epicureus. A felicidade se produz na ausência de dor, na moderação dos afetos e na disposição do espírito em não se preocupar com o que não se pode mudar.

Adaptado de EPICURO. Antologia de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988. (Coleção Os Pensadores), p. 17.

Segundo os epicureus, a verdadeira fonte da felicidade está
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