Questões de Concursos SEDUC PA

Resolva questões de SEDUC PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q794849 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Por reconhecer que o Dasein não é nem espírito, nem substância, Heidegger explica a estrutura e a constituição do homem como um ser-aí, um ser-no-mundo, por se tratar de (da)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q351688 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, SEDUC PA, FADESP

A máscara é um elemento utilizado em cena desde a origem dos rituais, do teatro e da dança. Muitas manifestações cênicas brasileiras utilizam-se das máscaras, como é o caso do carnaval. No Pará, as máscaras também se fazem presentes. As manifestações cênicas paraenses que fazem uso de máscaras em suas cenas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q795019 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Cassirer afirma que o círculo funcional do homem sofreu uma mudança qualitativa graças à aquisição de um sistema simbólico que lhe proporciona novos meios de adaptação. A questão é saber como Cassirer pôde diferenciar o homem dos animais, se ele mesmo reconhece também a existência de um comportamento simbólico em todo o reino animal. A razão deve-se, segundo ele, a uma distinção entre sinais e símbolos, na medida em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q389036 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

No final do século XIX e no início do século XX, as relações de produção na sociedade gomífera da Amazônia caracterizavam-se pelo (pela)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q473600 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Em seu livro Da Cultura do Corpo, Jocimar Daolio revela os resultados de sua pesquisa sobre a competência e a atuação dos professores de educação física, na qual verificou que treinos de equipes, ensaios, organizações de festas, palestras sobre sexo, saídas com equipes para jogos etc. tomam todo o tempo que deveria ser gasto com as atividades curriculares. Segundo o autor, esse expediente descaracteriza a especificidade da Educação Física, dando-lhe o perfil de uma disciplina de natureza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q334638 | Matemática, Geometria Analítica, Professor, SEDUC PA, FADESP

Para resolver as questões 48, 49 e 50, considere os seguintes dados: Um estudante fixa um prego bem no centro de uma tábua quadrada de 40 cm de lado e coloca um barbante com duas argolas nas extremidades.

O conjunto argolas e barbante mede 15 cm. Uma extremidade gira em torno do prego e a outra contém um lápis que, ao girar 360º, desenha uma circunferência. Considere a tábua como o primeiro quadrante do plano cartesiano e as dimensões do prego, das argolas e do lápis desprezíveis.

As equações das retas suportes das diagonais da tábua são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q42604 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

O feudalismo era, na Idade Média, um sistema não apenas econômico mas também social, marcado por forte ressonância na formulação do poder político de quase toda a Europa Ocidental. Com relação a esse sistema, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q389143 | História, Teoria em História, Professor, SEDUC PA, FADESP

Sobre a Nova História, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q380495 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC PA, FADESP

A cor da pele, em indivíduos humanos, quando exposta à luz do sol, escurece; portanto, sofre forte influência do meio, isto é, desenvolve maior pigmentação. Esse é um exemplo de como o ambiente modifica a intensidade de um caráter. A variável de cada caráter denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q389206 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A elite política imperial era heterogênea. Essa divisão básica pode ser explicada por vários fatores, dentre os quais se destaca o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q387953 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A construção do Estado Nacional brasileiro a partir da Independência está assentada na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q324883 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Sobre o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q389157 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

O Império do Belo Monte ou Canudos é um dos vários locus de messianismo, na segunda metade do século XIX. Dentre as circunstâncias que propiciaram o surgimento do messianismo na Bahia, destaca (m)-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q794880 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

A Física moderna diferencia-se da Física aristotélica por considerar a natureza um (uma)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q352029 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

A chamada "proposta triangular", difundida e orientada por Ana Mae Barbosa, é uma das mais importantes contribuições para o ensino de arte na atualidade. Tal proposta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q332889 | Matemática, Geometria Analítica, Professor, SEDUC PA, FADESP

Para resolver as questões 48, 49 e 50, considere os seguintes dados: Um estudante fixa um prego bem no centro de uma tábua quadrada de 40 cm de lado e coloca um barbante com duas argolas nas extremidades.

O conjunto argolas e barbante mede 15 cm. Uma extremidade gira em torno do prego e a outra contém um lápis que, ao girar 360º, desenha uma circunferência. Considere a tábua como o primeiro quadrante do plano cartesiano e as dimensões do prego, das argolas e do lápis desprezíveis.

As coordenadas do centro da tábua e a medida do raio da circunferência são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q474670 | Espanhol, Gramática Espanhol, Professor, SEDUC PA, FADESP

¿En qué oración hay uso adecuado de la acentuación gráfica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q42611 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a Revolução de 1930 representou momento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q485890 | Inglês, Gramática, Professor, SEDUC PA, FADESP

The authors have insisted ___ explaining about reading strategies.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q42607 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

Tomando como referência inicial esse texto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.