Questões de Concursos SEDUC PA Resolva questões de SEDUC PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEDUC PA Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 241Q546076 | Física, Professor, SEDUC PA, FADESPDe acordo com a concepção einsteniana, se um objeto passar a se mover muito rapidamente em relação a um observador, este observará que aquele ✂️ a) terá sua massa aumentada e sua densidade diminuída. ✂️ b) transformará massa em energia e, por esse motivo, seu volume diminuirá. ✂️ c) aumentará sua densidade em proporção maior do que sua inércia crescerá. ✂️ d) terá suas dimensões aumentadas na mesma proporção em que sua massa também aumentará. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 242Q378722 | Biologia, Impacto ambiental, Professor, SEDUC PA, FADESPOs biomas brasileiros e toda sua diversidade biológica correm sérios riscos de destruição pela interferência de seres humanos quando esses ocasionam ao ambiente ✂️ a) proteção e regeneração das florestas e pela garantia de sobrevivência dos seres vivos. ✂️ b) manutenção do equilíbrio dinâmico natural, favorecendo a multiplicidade de espécies animais. ✂️ c) possibilidades de recuperação, mantendo-se quando os distúrbios não são muito extensos. ✂️ d) manutenção da redução na regulação do número de espécies, com alteração do processo evolutivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 243Q323694 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEEm determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta. ✂️ a) A elaboração dos objetivos no plano de curso é adequada, porque o professor contemplou um objetivo para cada habilidade. ✂️ b) Os objetivos apresentados são específicos por conhecimento e, ao mesmo tempo, por habilidade. ✂️ c) Os objetivos propostos são relativos a atitudes. ✂️ d) O professor deve dividir a unidade a ser trabalhada em três subunidades e apresentar três objetivos diferentes, atividades específicas e técnicas avaliativas distintas, para atingir a aferição das habilidades de explicação, demonstração e resolução de problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 244Q472061 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESPDentre os temas transversais indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), objeto de publicação do Governo Federal (1998), destaca-se um que chama a atenção por tratar do aprimoramento moral do indivíduo, do respeito mútuo, da justiça, da dignidade, da solidariedade, valores que estão em todos os ramos das atividades físicas. O tema em questão é o (a) ✂️ a) saúde. ✂️ b) ética ✂️ c) meio ambiente. ✂️ d) pluralidade cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 245Q379701 | Biologia, Microbiologia, Professor, SEDUC PA, FADESPOs habitantes de uma determinada região da floresta amazônica mantêm entre si um fluxo de energia alimentar, disponibilizando equilíbrio e interdependência, pois assim possibilitam que a matéria inorgânica retorne ao meio abiótico, para que seja transformada em matéria orgânica, por meio da ação de ✂️ a) fungos e insetos. ✂️ b) bactérias e fungos. ✂️ c) insetos e vermes. ✂️ d) bactérias e insetos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 246Q389229 | História, História Geral, Professor, SEDUC PA, FADESPNas palavras do presidente Geisel, a transição para o governo civil deveria ser "lenta, gradual e segura". Para realizar essa tarefa, foi escolhido seu sucessor, João Figueiredo, que, visando "fazer deste país uma democracia", sancionou, em agosto de 1979, o a) ✂️ a) lei que ressuscitava a "linha dura", para evitar o "perigo vermelho", que ameaçava a sociedade brasileira desde a condecoração de Che Guevara pelo presidente Jânio Quadros. ✂️ b) decreto que escolhia os senadores "biônicos" para a composição do Congresso Nacional que votaria no "Pacote de Abril". ✂️ c) Lei da Anistia para todos os crimes políticos, do governo e da oposição, propiciando a volta ao país de inúmeros exilados, famosos e não famosos. ✂️ d) decreto de anulação do Ato Institucional n.º 5, que determinava o fim dos partidos políticos, com exceção do governista ARENA e do oposicionista PMDB. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 247Q594015 | Química, Professor, SEDUC PA, FADESPEntre as substâncias formadas pela união de átomos de boro e de flúor, encontra-se o trifluoreto de boro, BF3. Analisando-se as propriedades dessas espécies, chega-se à seguinte conclusão: ✂️ a) sendo o flúor menos eletronegativo que o boro, as ligações B – F são polares. ✂️ b) é triangular plana, as três ligações B – F são apolares. ✂️ c) são iônicas. ✂️ d) é apolar porque seu momento dipolar é nulo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 248Q378878 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC PA, FADESPUm gene clonado em bactéria ou em vírus pode ser extraído e transferido para indivíduos de uma outra espécie, que passarão a ser denominados transgênicos. A produção desses organismos é feita a partir de ovos, nos quais foi injetado ✂️ a) DNA ✂️ b) RNA ✂️ c) DNA e RNA. ✂️ d) RNA transportador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 249Q810189 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEAssinale a opção que está de acordo com o que dispõe a Lei n.º 9.394/1996. ✂️ a) São consideradas despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino: remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente; aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino; subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural. ✂️ b) O ensino religioso é considerado de matrícula optativa, mas sua oferta é obrigatória no ensino básico. ✂️ c) A gestão democrática, em todos os níveis e modalidades de instituições, é um dos princípios sob os quais se deve alicerçar o ensino brasileiro. ✂️ d) A base nacional comum do currículo do ensino fundamental e médio deve compreender: a língua portuguesa; a matemática; o conhecimento do mundo físico e natural; a realidade social e política do mundo e do Brasil; o ensino das artes e da educação física; e, no estudo da história do Brasil, deve ser ressaltada a contribuição das diversas etnias e culturas formadoras da Nação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 250Q593427 | Química, Professor, SEDUC PA, FADESPO raio atômico é uma importante propriedade periódica e, em um período da Tabela Periódica, aumenta do da) ✂️ a) centro para as extremidades. ✂️ b) extremidade para o centro. ✂️ c) direita para a esquerda. ✂️ d) esquerda para a direita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 251Q326458 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESPSobre o sistema de escrita do português, é correto afirmar que ✂️ a) não se utiliza de recursos especiais para representar alguns sons da fala. ✂️ b) um mesmo segmento fonético não pode ser representado por diferentes letras. ✂️ c) a relação entre as letras e os sons da fala é automática, pelo fato de a escrita ser o espelho da fala. ✂️ d) suas características básicas são o uso alfabético das letras, o uso de letras sem som na fala, o uso de sinais diacríticos e o uso morfológico de letras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 252Q545677 | Física, Professor, SEDUC PA, FADESPEm uma amostra radioativa, chama-se Vida-Média o (a) ✂️ a) tempo médio que cada núcleo presente na amostra leva para se desintegrar. ✂️ b) metade do tempo que a amostra leva para desintegrar todos os seus núcleos. ✂️ c) tempo necessário para que todos os núcleos presentes na amostra se desintegrem. ✂️ d) tempo necessário para que metade dos núcleos presentes na amostra se desintegre. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 253Q480879 | Geografia, Economia, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEDo ponto de vista da caracterização das macrorregiões brasileiras, assinale a opção correta acerca da singularidade e da dinâmica socioeconômica encontradas. ✂️ a) Na região Sudeste, se concentra a maior parte da produção nos diversos setores das atividades econômicas e da população brasileira, o que é justificado pela maior abundância de recursos naturais em relação ao restante do país. ✂️ b) O Centro-Oeste é uma região onde predomina a atividade pecuária. Seus ácidos solos e uma significativa estação de estiagem de chuvas impedem o cultivo da terra nessa região. ✂️ c) A região Sul brasileira vive nos dias de hoje uma estagnação econômica em conseqüência do insucesso da implantação do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). ✂️ d) No Nordeste brasileiro, é verificado um expressivo crescimento industrial em função de políticas territoriais, estabelecendo financiamentos e projetos de infra-estrutura nas áreas de energia e de transportes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 254Q382327 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEDUC PA, FADESPNa mulher, quando os hormônios gonadotróficos são secretados, interagem com os produzidos pelos ovários, de modo que uns controlam a produção dos outros. Essas interações hormonais ocasionam alterações que vão construindo as fases do ciclo menstrual. Uma dessas alterações pode ser assim descrita: ✂️ a) o FSH controla a secreção do estrógeno pelo ovário, que retarda o desenvolvimento do endométrio. ✂️ b) no momento da ovulação, as taxas de estrógeno e de LH estão muito baixas. ✂️ c) logo após a ovulação, ocorre uma diminuição dos níveis de progesterona. ✂️ d) no início do ciclo, as taxas de FSH e LH no sangue diminuem, provocando a descamação do endométrio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 255Q481153 | Geografia, Economia, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPENa atual economia globalizada, a constituição de blocos econômicos regionais obedece à determinadas necessidades. Quanto aos objetivos ligados à conformação dos blocos regionais, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Há, na verdade, diversos tipos de associações que caracterizam diferentes níveis de integração econômica. ✂️ b) No processo de consolidação dos blocos econômicos, podese objetivar diminuição ou extinção das tarifas alfandegárias. ✂️ c) A garantia de obtenção de lucros e a acumulação de capitais estão entre os objetivos almejados na constituição de blocos econômicos. ✂️ d) O reforço da soberania dos países no estabelecimento de políticas que atendam a seus próprios interesses é um ganho positivo com a consolidação de blocos econômicos regionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 256Q485604 | Inglês, Gramática, Professor, SEDUC PA, FADESP____ she should have spent the whole weekend preparing for this test, she is in fact just sitting on the sofa watching TV. ✂️ a) nevertheless ✂️ b) however ✂️ c) whereas ✂️ d) despite Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 257Q472363 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESPNa concepção de Paulo Freire, Gadotti e Saviani, homem e sociedade formam uma unidade em constante transformação. Essa concepção deu origem a uma visão de educação como prática transformadora que tem uma dimensão ✂️ a) filosófica. ✂️ b) dialética. ✂️ c) sociológica. ✂️ d) democrática Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 258Q485714 | Inglês, Gramática, Professor, SEDUC PA, FADESP In the utterance " …) and self-evaluation of learning after the language activity is completed", taken from the 2nd paragraph of the text, the underlined word functions as a ____. ✂️ a) pronoun ✂️ b) noun ✂️ c) verb ✂️ d) conjunction Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 259Q794947 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESPO princípio do terceiro excluído, um dos princípios da lógica clássica, diz: ✂️ a) uma proposição é sempre igual a si mesma e não a uma terceira. ✂️ b) uma terceira proposição não pode ser inferida de duas primeiras. ✂️ c) uma proposição é idêntica a si, excluída a possibilidade de inferência de uma terceira. ✂️ d) dadas duas proposições constituídas pelos mesmos sujeitos e predicados, sendo uma afirmativa e a outra negativa, ambas não podem ser verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 260Q325878 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEDUC PA, FADESPAs capacidades de sentir, fantasiar e imaginar fazem parte do universo ✂️ a) infantil, mas acompanham o ser humano por toda a vida. ✂️ b) infantil, não acompanhando o ser humano por toda a vida. ✂️ c) de adultos especialmente dotados. ✂️ d) juvenil, após a conclusão de sua formação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
241Q546076 | Física, Professor, SEDUC PA, FADESPDe acordo com a concepção einsteniana, se um objeto passar a se mover muito rapidamente em relação a um observador, este observará que aquele ✂️ a) terá sua massa aumentada e sua densidade diminuída. ✂️ b) transformará massa em energia e, por esse motivo, seu volume diminuirá. ✂️ c) aumentará sua densidade em proporção maior do que sua inércia crescerá. ✂️ d) terá suas dimensões aumentadas na mesma proporção em que sua massa também aumentará. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
242Q378722 | Biologia, Impacto ambiental, Professor, SEDUC PA, FADESPOs biomas brasileiros e toda sua diversidade biológica correm sérios riscos de destruição pela interferência de seres humanos quando esses ocasionam ao ambiente ✂️ a) proteção e regeneração das florestas e pela garantia de sobrevivência dos seres vivos. ✂️ b) manutenção do equilíbrio dinâmico natural, favorecendo a multiplicidade de espécies animais. ✂️ c) possibilidades de recuperação, mantendo-se quando os distúrbios não são muito extensos. ✂️ d) manutenção da redução na regulação do número de espécies, com alteração do processo evolutivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
243Q323694 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEEm determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta. ✂️ a) A elaboração dos objetivos no plano de curso é adequada, porque o professor contemplou um objetivo para cada habilidade. ✂️ b) Os objetivos apresentados são específicos por conhecimento e, ao mesmo tempo, por habilidade. ✂️ c) Os objetivos propostos são relativos a atitudes. ✂️ d) O professor deve dividir a unidade a ser trabalhada em três subunidades e apresentar três objetivos diferentes, atividades específicas e técnicas avaliativas distintas, para atingir a aferição das habilidades de explicação, demonstração e resolução de problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
244Q472061 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESPDentre os temas transversais indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), objeto de publicação do Governo Federal (1998), destaca-se um que chama a atenção por tratar do aprimoramento moral do indivíduo, do respeito mútuo, da justiça, da dignidade, da solidariedade, valores que estão em todos os ramos das atividades físicas. O tema em questão é o (a) ✂️ a) saúde. ✂️ b) ética ✂️ c) meio ambiente. ✂️ d) pluralidade cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
245Q379701 | Biologia, Microbiologia, Professor, SEDUC PA, FADESPOs habitantes de uma determinada região da floresta amazônica mantêm entre si um fluxo de energia alimentar, disponibilizando equilíbrio e interdependência, pois assim possibilitam que a matéria inorgânica retorne ao meio abiótico, para que seja transformada em matéria orgânica, por meio da ação de ✂️ a) fungos e insetos. ✂️ b) bactérias e fungos. ✂️ c) insetos e vermes. ✂️ d) bactérias e insetos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
246Q389229 | História, História Geral, Professor, SEDUC PA, FADESPNas palavras do presidente Geisel, a transição para o governo civil deveria ser "lenta, gradual e segura". Para realizar essa tarefa, foi escolhido seu sucessor, João Figueiredo, que, visando "fazer deste país uma democracia", sancionou, em agosto de 1979, o a) ✂️ a) lei que ressuscitava a "linha dura", para evitar o "perigo vermelho", que ameaçava a sociedade brasileira desde a condecoração de Che Guevara pelo presidente Jânio Quadros. ✂️ b) decreto que escolhia os senadores "biônicos" para a composição do Congresso Nacional que votaria no "Pacote de Abril". ✂️ c) Lei da Anistia para todos os crimes políticos, do governo e da oposição, propiciando a volta ao país de inúmeros exilados, famosos e não famosos. ✂️ d) decreto de anulação do Ato Institucional n.º 5, que determinava o fim dos partidos políticos, com exceção do governista ARENA e do oposicionista PMDB. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
247Q594015 | Química, Professor, SEDUC PA, FADESPEntre as substâncias formadas pela união de átomos de boro e de flúor, encontra-se o trifluoreto de boro, BF3. Analisando-se as propriedades dessas espécies, chega-se à seguinte conclusão: ✂️ a) sendo o flúor menos eletronegativo que o boro, as ligações B – F são polares. ✂️ b) é triangular plana, as três ligações B – F são apolares. ✂️ c) são iônicas. ✂️ d) é apolar porque seu momento dipolar é nulo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
248Q378878 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC PA, FADESPUm gene clonado em bactéria ou em vírus pode ser extraído e transferido para indivíduos de uma outra espécie, que passarão a ser denominados transgênicos. A produção desses organismos é feita a partir de ovos, nos quais foi injetado ✂️ a) DNA ✂️ b) RNA ✂️ c) DNA e RNA. ✂️ d) RNA transportador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
249Q810189 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEAssinale a opção que está de acordo com o que dispõe a Lei n.º 9.394/1996. ✂️ a) São consideradas despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino: remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente; aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino; subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural. ✂️ b) O ensino religioso é considerado de matrícula optativa, mas sua oferta é obrigatória no ensino básico. ✂️ c) A gestão democrática, em todos os níveis e modalidades de instituições, é um dos princípios sob os quais se deve alicerçar o ensino brasileiro. ✂️ d) A base nacional comum do currículo do ensino fundamental e médio deve compreender: a língua portuguesa; a matemática; o conhecimento do mundo físico e natural; a realidade social e política do mundo e do Brasil; o ensino das artes e da educação física; e, no estudo da história do Brasil, deve ser ressaltada a contribuição das diversas etnias e culturas formadoras da Nação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
250Q593427 | Química, Professor, SEDUC PA, FADESPO raio atômico é uma importante propriedade periódica e, em um período da Tabela Periódica, aumenta do da) ✂️ a) centro para as extremidades. ✂️ b) extremidade para o centro. ✂️ c) direita para a esquerda. ✂️ d) esquerda para a direita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
251Q326458 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESPSobre o sistema de escrita do português, é correto afirmar que ✂️ a) não se utiliza de recursos especiais para representar alguns sons da fala. ✂️ b) um mesmo segmento fonético não pode ser representado por diferentes letras. ✂️ c) a relação entre as letras e os sons da fala é automática, pelo fato de a escrita ser o espelho da fala. ✂️ d) suas características básicas são o uso alfabético das letras, o uso de letras sem som na fala, o uso de sinais diacríticos e o uso morfológico de letras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
252Q545677 | Física, Professor, SEDUC PA, FADESPEm uma amostra radioativa, chama-se Vida-Média o (a) ✂️ a) tempo médio que cada núcleo presente na amostra leva para se desintegrar. ✂️ b) metade do tempo que a amostra leva para desintegrar todos os seus núcleos. ✂️ c) tempo necessário para que todos os núcleos presentes na amostra se desintegrem. ✂️ d) tempo necessário para que metade dos núcleos presentes na amostra se desintegre. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
253Q480879 | Geografia, Economia, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEDo ponto de vista da caracterização das macrorregiões brasileiras, assinale a opção correta acerca da singularidade e da dinâmica socioeconômica encontradas. ✂️ a) Na região Sudeste, se concentra a maior parte da produção nos diversos setores das atividades econômicas e da população brasileira, o que é justificado pela maior abundância de recursos naturais em relação ao restante do país. ✂️ b) O Centro-Oeste é uma região onde predomina a atividade pecuária. Seus ácidos solos e uma significativa estação de estiagem de chuvas impedem o cultivo da terra nessa região. ✂️ c) A região Sul brasileira vive nos dias de hoje uma estagnação econômica em conseqüência do insucesso da implantação do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). ✂️ d) No Nordeste brasileiro, é verificado um expressivo crescimento industrial em função de políticas territoriais, estabelecendo financiamentos e projetos de infra-estrutura nas áreas de energia e de transportes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
254Q382327 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEDUC PA, FADESPNa mulher, quando os hormônios gonadotróficos são secretados, interagem com os produzidos pelos ovários, de modo que uns controlam a produção dos outros. Essas interações hormonais ocasionam alterações que vão construindo as fases do ciclo menstrual. Uma dessas alterações pode ser assim descrita: ✂️ a) o FSH controla a secreção do estrógeno pelo ovário, que retarda o desenvolvimento do endométrio. ✂️ b) no momento da ovulação, as taxas de estrógeno e de LH estão muito baixas. ✂️ c) logo após a ovulação, ocorre uma diminuição dos níveis de progesterona. ✂️ d) no início do ciclo, as taxas de FSH e LH no sangue diminuem, provocando a descamação do endométrio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
255Q481153 | Geografia, Economia, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPENa atual economia globalizada, a constituição de blocos econômicos regionais obedece à determinadas necessidades. Quanto aos objetivos ligados à conformação dos blocos regionais, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Há, na verdade, diversos tipos de associações que caracterizam diferentes níveis de integração econômica. ✂️ b) No processo de consolidação dos blocos econômicos, podese objetivar diminuição ou extinção das tarifas alfandegárias. ✂️ c) A garantia de obtenção de lucros e a acumulação de capitais estão entre os objetivos almejados na constituição de blocos econômicos. ✂️ d) O reforço da soberania dos países no estabelecimento de políticas que atendam a seus próprios interesses é um ganho positivo com a consolidação de blocos econômicos regionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
256Q485604 | Inglês, Gramática, Professor, SEDUC PA, FADESP____ she should have spent the whole weekend preparing for this test, she is in fact just sitting on the sofa watching TV. ✂️ a) nevertheless ✂️ b) however ✂️ c) whereas ✂️ d) despite Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
257Q472363 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESPNa concepção de Paulo Freire, Gadotti e Saviani, homem e sociedade formam uma unidade em constante transformação. Essa concepção deu origem a uma visão de educação como prática transformadora que tem uma dimensão ✂️ a) filosófica. ✂️ b) dialética. ✂️ c) sociológica. ✂️ d) democrática Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
258Q485714 | Inglês, Gramática, Professor, SEDUC PA, FADESP In the utterance " …) and self-evaluation of learning after the language activity is completed", taken from the 2nd paragraph of the text, the underlined word functions as a ____. ✂️ a) pronoun ✂️ b) noun ✂️ c) verb ✂️ d) conjunction Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
259Q794947 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESPO princípio do terceiro excluído, um dos princípios da lógica clássica, diz: ✂️ a) uma proposição é sempre igual a si mesma e não a uma terceira. ✂️ b) uma terceira proposição não pode ser inferida de duas primeiras. ✂️ c) uma proposição é idêntica a si, excluída a possibilidade de inferência de uma terceira. ✂️ d) dadas duas proposições constituídas pelos mesmos sujeitos e predicados, sendo uma afirmativa e a outra negativa, ambas não podem ser verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
260Q325878 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEDUC PA, FADESPAs capacidades de sentir, fantasiar e imaginar fazem parte do universo ✂️ a) infantil, mas acompanham o ser humano por toda a vida. ✂️ b) infantil, não acompanhando o ser humano por toda a vida. ✂️ c) de adultos especialmente dotados. ✂️ d) juvenil, após a conclusão de sua formação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro