Questões de Concursos SEDUC PA

Resolva questões de SEDUC PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q351934 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

No que diz respeito ao ensino das artes visuais, ainda hoje se discute no Brasil se "o que importa para a criança é o processo ou o produto". Os objetivos, os métodos e os conteúdos do ensino das artes visuais podem estar ligados à função da arte na sociedade e à função da arte na escola. Duas categorias de justificativas para o ensino de arte têm determinado a função educacional das artes visuais o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q381258 | Biologia, Recursos Hídricos, Professor, SEDUC PA, FADESP

Os órgãos públicos que administram os recursos hídricos do país preocupam-se com a poluição de rios, lagos e mares em conseqüência do excesso de dejetos humanos provenientes de esgotos domésticos. Esses dejetos, por serem constituídos de matéria orgânica, aceleram a concentração de nutrientes e a diminuição do nível de oxigênio na água, ocasionando o aumento da proliferação de bactérias aeróbicas e, conseqüentemente, a morte de várias espécies aquáticas. Esse processo denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q381122 | Biologia, Impacto ambiental, Professor, SEDUC PA, FADESP

O planeta Terra tem sofrido degradação ambiental, por ações tanto naturais como antrópicas. São exemplos de ações naturais e antrópicas, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q474832 | Espanhol, Professor, SEDUC PA, FADESP

Indique el nombre del autor que se hizo famoso por sus obras teatrales en España durante el siglo de oro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q471622 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

O projeto político-pedagógico de uma escola vai muito além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Não é algo construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais. Deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q472731 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Um dos objetivos da Educação Física no ensino fundamental e médio é levar o aluno a respeitar as diferentes formas de organização social e a apropriar-se dos diferentes conhecimentos, tidos como úteis para o convívio social. Esse objetivo diz respeito à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q592832 | Química, Professor, SEDUC PA, FADESP

A presença de um catalisador em uma reação química provoca a diminuição do da)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q321297 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

A matemática deve ser construída pelo aluno no seu dia-a-dia, evitando-se, assim, que a curiosidade e o interesse que caracterizam a relação inicial da criança com o conhecimento lógicomatemático, demonstrados antes de seu ingresso na escola, desapareçam nos primeiro anos de escolarização, transformando-se, na maioria das vezes, em aversão à matemática. Nessa perspectiva, a escola pode não apenas ajudar as crianças a organizar melhor as suas informações e estratégias, mas também proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos com base no seguinte princípio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q591823 | Química, Professor, SEDUC PA, FADESP

Sabe-se que H2O2 / H2O, E0 = 1,77 V e que I2 / I-, E0 = 0,535 V. Então, atuará espontaneamente como agente oxidante a espécie

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q546258 | Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

A formação de uma imagem ampliada em um microscópio óptico, composto de uma objetiva e de uma ocular, exige que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q545116 | Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Entre a visão quântica de Bohr acerca do átomo e o modelo orbital dos satélites gravitacionais, há uma semelhança essencial produzida pelo fato de que, em ambas as situações, o movimento é ordenado por uma força central inversamente proporcional ao quadrado da distância, porém, uma diferença fundamental entre os dois modelos reside no fato de que os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q320933 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Na produção de textos infantis, deve-se considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q794669 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Embora os juízos analíticos sejam caracterizados como universais, necessários e a priori, e os sintéticos, como particulares, contingentes e a posteriori, Kant reconhece a possibilidade de juízos sintéticos a priori devido ao fato de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q485468 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, SEDUC PA, FADESP

In the utterance " …) which means that they focus on identification …)", taken from the 5th paragraph of the text, the underlined word refers to ____.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q544609 | Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Na reação de fusão nuclear 1H2 + 1H3 ? 0n1 + 2He4 + 14,0 MeV, trítios são bombardeados por dêuterons com 2,0 Me , resultando no espalhamento de nêutrons, perpendiculares à direção original dos dêuterons, e partículas alfa, liberando 14,0 Me de energia. A energia com que as partículas alfa serão emitidas, em Me , será igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q379508 | Biologia, Botânica, Professor, SEDUC PA, FADESP

"São ricas em árvores. Estratos arbóreos entre 30 m e 40 m acima do solo, de modo que a fronde é elevada e densa. O clima é quente, com temperaturas estáveis variando entre 25 ºC e 30 ºC, com chuvas freqüentes e elevada taxa de umidade. Precipitações pluviométricas superiores a 1.800 mm/ano. Ricas em epífitas". Essas características marcantes dizem respeito à floresta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q594312 | Química, Professor, SEDUC PA, FADESP

Considerando que as formas isotópicas do hidrogênio são 1H, 2H e 3H e ainda que a molécula do gás hidrogênio é diatômica, hipoteticamente é possível que o número de diferentes moléculas formadas com os isótopos do hidrogênio em uma amostra desse gás seja igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q472767 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Nezil, na década de 20 do século XX, enfatizava os movimentos naturais e respeitava a anatomia do corpo em sua relação com a gravidade. Excluía exercícios que forçassem as articulações e os músculos em movimento e posturas antinaturais (saltos acrobáticos). Trata-se do método
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q594285 | Química, Professor, SEDUC PA, FADESP

Etóxietano e 2-metil-1-propanol são substâncias químicas que apresentam fórmulas estruturais diferentes, porém possuem a mesma fórmula molecular. Por essa razão, são denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q327550 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEDUC PA, FADESP

Em uma perspectiva crítica, os fundamentos teórico-metodológicos da atuação docente permitem que o professor compreenda a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.