Início

Questões de Concursos SEDUC PE

Resolva questões de SEDUC PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q472014 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

O esporte escolar tendo a preocupação de inserir o aluno no universo da cultura corporal pressupõe a técnica como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q388383 | História, História Geral, Professor, SEDUC PE, IPAD

Leia as afirmativas abaixo referentes ao período entre guerras e à II Grande Guerra Mundial.

1. As duras condições impostas pelos vencedores da I Grande Guerra, no Tratado de Versalhes, à Alemanha podem ser arroladas como razões para a deflagração da II Guerra.

2. A desorganização econômica da Alemanha causada pelo envolvimento no conflito mundial entre 1914 e1918 pode explicar a ascensão do Nazismo, mas não acarretou movimentos operários.

3. Historiadores da contemporaneidade explicam o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki como uma resposta americana às conquistas soviéticas em solo europeu contra os nazistas.

4. A crise de 1929 e a Grande Depressão levaram o democrata Roosevelt ao poder nos EUA para executar um programa de não-intervenção dos poderes públicos na economia, iniciando novo período liberal.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q388648 | História, História Geral, Professor, SEDUC PE, IPAD

Com a deflagração da II Guerra Mundial, o governo brasileiro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q440926 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Nos termos da Constituição Federal de 1988, o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais serão estabelecidos por Leis de iniciativa do(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q415330 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q324553 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SEDUC PE, IPAD

Não é considerada uma incumbência dos estabelecimentos de ensino:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q813558 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SEDUC PE, IPAD

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em nível médio é correto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q389406 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPAD

Um dos movimentos mais importantes contra a política colonial portuguesa, no século XVIII, destacou-se por suas propostas sociais, com ideais que favoreciam os mais pobres. Foi ele:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q327998 | Pedagogia, Professor, SEDUC PE, IPAD

Se um aluno não conseguir desempenhar uma tarefa a contento devido a problemas de compreensão, ele precisará reler os segmentos problemáticos e prestar mais atenção à estrutura e ao conteúdo presentes no texto. O aluno, por exemplo, poderá ser convidado a

1. fazer uma relação, em ordem alfabética, de todas as palavras desconhecidas e buscar o significado fora do contexto.

2. identificar os marcadores discursivos (however, but, then, etc).

3. examinar as redes lexicais que conectam os segmentos do texto.

4. verificar ao uso dos elementos sintáticos.

5. identificar o tema ou assunto

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q485975 | Inglês, Professor, SEDUC PE, IPAD

As estratégias subdividem-se em estratégias de aprendizagem e estratégias de uso da língua. As estratégias de aprendizagem representam pensamentos e comportamentos conscientes usados pelos alunos com o objetivo de aperfeiçoar seu conhecimento e sua competência na língua-alvo. Elas incluem estratégias

1. cognitivas, para memorização e manipulação das estruturas da língua-alvo

2. metacognitivas, para direcionar e supervisionar o uso estratégico

3. afetivas, para aferir as reações emocionais da aprendizagem e reduzir a ansiedade

4. sociais, para intensificar a aprendizagem, como cooperar com outros aprendizes e procurar interagir com falantes nativos.

5. de conhecimento sistêmico, para praticar apenas a leitura.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q473179 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Dentre as afirmativas abaixo qual caracteriza a competição no esporte escolar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q334304 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SEDUC PE, IPAD

O lado de um terreno de 50 metros de comprimento está representado em uma planta por um segmento de 10 centímetros. Podemos dizer que a escala dessa planta é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q474614 | Espanhol, Professor, SEDUC PE, IPAD

"El español ha sobrevivido gracias a la impureza". En ese fragmento, la expresión subrayada se refiere:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q322653 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PE, IPAD

Um professor estabeleceu como um objetivo a ser atingido por seus alunos em geografia o seguinte: Conhecer a divisão político-administrativa e regional do Brasil Esse objetivo por ser amplo pouco pode auxiliar o professor na escolha das estratégias de ensino e na avaliação. Vamos ajudá-lo escolhendo a alternativa que traz a solução para sua prática nas afirmativas abaixo:

1. Definir os objetivos de forma mais específica.

2. Explicitar nos objetivos os comportamentos a serem demonstrados pelos alunos, como resultado das aprendizagens.

3. Formular objetivos explicitando os conhecimentos e as informações a serem adquiridas e habilidades a serem desenvolvidas.

4. Utilizar verbos que descrevam o comportamento do professor ao ensinar e os critérios da avaliação.

Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q381076 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC PE, IPAD

Em genética, quando os alelos de origem materna e paterna localizados em cromossomos homólogos reúnem-se em um mesmo cromossomo, trata-se de um caso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q459689 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Assinale a assertiva correta acerca da seguinte hipótese: João, servidor público da justiça do trabalho, lotado na 43ª Vara do Trabalho, exige de Marta, autora de uma reclamação trabalhista, R$ 500,00 (quinhentos reais) para agendar sua audiência para data mais próxima. Marta se nega e, consequentemente, João não é pago. Assim, João cometeu crime de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q387876 | História, História Geral, Professor, SEDUC PE, IPAD

Analise as afirmativas abaixo sobre aspectos da globalização.

1. O desenvolvimento intensivo de tecnologias da informação e comunicação e nos transportes modificaram, nas últimas décadas, o sistema produtivo e principalmente o mercado de trabalho.

2. O domínio do capital financeiro sobre outras formas nominais de capital acarretou grande expansão das bolsas de valores, feita com forte controle público sobre os capitais especulativos.

3. Os tigres asiáticos, depois de longo período de crescimento, conheceram uma forte crise nos anos 1990, fazendo com que inúmeras empresas viessem à falência, aumentando assim o desemprego.

4. A idéia de desenvolvimento sustentável critica as práticas econômicas baseadas no progresso a qualquer custo e propõe um desenvolvimento centrado no Homem/Mulher, na equidade e na justiça social.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q473451 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Em relação à realização de competições no âmbito escolar, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q474791 | Espanhol, Gramática, Professor, SEDUC PE, IPAD

En "Al menos eso cree Ilán Stavans, que nació judío en México y luego se hizo estadounidense de adopción.", la expresión destacada se trata del uso de verbos de cambio, es decir, indica cambio de estado del sujeto. Señala la opción que presenta corrección en cuanto al uso de dichos verbos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q734147 | Direito Processual Penal, Disposições Preliminares, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Sobre os Juizados Especias Criminais, assinale a afirmativa incorreta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.