Questões de Concurso SEDUC PE

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q481292 | Geografia, Migrações, Professor, SEDUC PE, IPAD

Os movimentos migratórios foram responsáveis pela ocupação de grandes extensões do território brasileiro. O primeiro fluxo migratório significativo ocorreu com:

42 Q42628 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O óxido nitroso, também conhecido como o gás do riso, foi usado como anestésico e hoje é vendido em pequenas cápsulas para preparação de espumas na culinária. Os jovens, hoje, inalam esse gás e sentem um leve torpor e em seguida euforia, embora ainda não se saiba os efeitos colaterais do seu uso prolongado. Acredita-se que pode levar à dependência.
O óxido citado no texto pode ser representado pela fórmula

43 Q42642 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

Assinale a opção em que um dos termos do pensamento de Sêneca foi substituído de forma inadequada.

44 Q326847 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Complete a afirmação de acordo com a seqüência correta das palavras propostas abaixo: Segundo Vygotsky, aquilo que é ________________ hoje será ____________________ amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer ___________________ hoje, ela será capaz de fazer _________________ amanhã

45 Q473350 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Qual das alternativas abaixo se refere à tática esportiva?

46 Q42622 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O posicionamento dos metaloides entre os metais e os não-metais é o nosso primeiro exemplo das tendências na variação das propriedades quando nos deslocamos na tabela periódica. Frequentemente veremos que, à medida que mudamos de posição em um período ou em um grupo, as propriedades físicas e químicas variam de modo mais ou menos regular. Há poucas variações abruptas nas características dos elementos quando nos deslocamos horizontalmente ao longo de um período ou verticalmente através de um grupo.
(Brady, J.; Senese, F. Química a matéria e suas transformações Vol 1, 5ª Ed. Rio de janeiro: LTC. 2009)

Com relação aos raios dos átomos, analise as afirmativas a seguir.
I. O raio do ferro é menor que o raio do potássio.
II. O raio do paládio é maior que o raio do níquel.
III. O raio do manganês e maior que o raio do estrôncio

Está correto o que se afirma em

47 Q544909 | Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Um jarro de flores cai do alto de um edifício de 30 m. Calcule a sua velocidade quando ele se encontra a 10 m do solo. Despreze a resistência do ar.

48 Q324108 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

49 Q322256 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:

50 Q380291 | Biologia, Biologia molecular, Professor, SEDUC PE, IPAD

As duas cadeias de dexorribonucleotídeos que formam uma molécula de DNA se mantêm unidas por meio de uma ponte de:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.