Início

Questões de Concursos SEDUC PE

Resolva questões de SEDUC PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q481292 | Geografia, Migrações, Professor, SEDUC PE, IPAD

Os movimentos migratórios foram responsáveis pela ocupação de grandes extensões do território brasileiro. O primeiro fluxo migratório significativo ocorreu com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q381975 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor, SEDUC PE, IPAD

Marcello Malpighi (1628-1694), ao remover um anel da casca de um ramo caulinar, observou que a região acima da operação ficava intumescida com o passar do tempo. Qual hipótese Malpighi formulou baseado em suas observações?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q42622 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O posicionamento dos metaloides entre os metais e os não-metais é o nosso primeiro exemplo das tendências na variação das propriedades quando nos deslocamos na tabela periódica. Frequentemente veremos que, à medida que mudamos de posição em um período ou em um grupo, as propriedades físicas e químicas variam de modo mais ou menos regular. Há poucas variações abruptas nas características dos elementos quando nos deslocamos horizontalmente ao longo de um período ou verticalmente através de um grupo.
(Brady, J.; Senese, F. Química a matéria e suas transformações Vol 1, 5ª Ed. Rio de janeiro: LTC. 2009)

Com relação aos raios dos átomos, analise as afirmativas a seguir.
I. O raio do ferro é menor que o raio do potássio.
II. O raio do paládio é maior que o raio do níquel.
III. O raio do manganês e maior que o raio do estrôncio

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q326847 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Complete a afirmação de acordo com a seqüência correta das palavras propostas abaixo: Segundo Vygotsky, aquilo que é ________________ hoje será ____________________ amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer ___________________ hoje, ela será capaz de fazer _________________ amanhã

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q42642 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

Assinale a opção em que um dos termos do pensamento de Sêneca foi substituído de forma inadequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q322256 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q324108 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q379485 | Biologia, Citologia, Professor, SEDUC PE, IPAD

Assinale a seqüência correta dos eventos relacionados ao processo reprodutivo na espécie humana:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q473350 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Qual das alternativas abaixo se refere à tática esportiva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q544909 | Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Um jarro de flores cai do alto de um edifício de 30 m. Calcule a sua velocidade quando ele se encontra a 10 m do solo. Despreze a resistência do ar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q474882 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor, SEDUC PE, IPAD

El estatuto del Niño y del Adolescente trata del derecho a la educación, a la cultura, al deporte y al ocio, afirmando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q42635 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Em outubro de 2015, José foi matricular seus filhos para ano letivo de 2016 na rede pública de Pernambuco.
Seu filho caçula completaria 6 anos em janeiro de 2016 e nunca fora à escola; o filho do meio tinha sido aprovado no 5º ano; e o filho mais velho, no 9º ano do Ensino Fundamental.
Para o ano letivo de 2016, os filhos de José deverão ser matriculados, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q604923 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Resumo é a apresentação concisa e seletiva de um texto, aplicável aos diversos tipos de publicação, ressaltando de forma clara e sintética a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes. Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q42633 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar.

A respeito das possíveis propostas para essa aula de acordo com diferentes matrizes teóricas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A professora, em uma concepção tradicionalista, mostra o material, pede que os alunos abram o livro-texto e que leiam o capítulo “Água e suas características” para encontrarem as informações de que precisam.
( ) A professora, segundo a concepção tecnicista, apresenta os materiais, mistura o açúcar com a água, mostra o copo aos alunos e conclui que a água se caracteriza com um solvente.
( ) A professora, segundo a concepção interacionista, pede que os alunos misturem o açúcar na água. A seguir, pergunta aos alunos o que eles acham que aconteceu e, ao ouvir de seus alunos que o açúcar “sumiu”, sugere que eles provem a água.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q380291 | Biologia, Biologia molecular, Professor, SEDUC PE, IPAD

As duas cadeias de dexorribonucleotídeos que formam uma molécula de DNA se mantêm unidas por meio de uma ponte de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q42632 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Segundo o documento “Base Curricular Comum para as redes públicas do estado de ensino de Pernambuco”, relacione os paradigmas da Educação na modernidade às respectivas definições.

1. Paradigma do interesse
2. Paradigma da obrigação
3. Paradigma da solidariedade

( ) Propõe a superação do antagonismo disseminado entre o espaço social e o indivíduo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
( ) Funda-se na concepção de que os objetivos pessoais devem ser priorizados sobre os coletivos, daí advindo a noção de indivíduo como uma célula à parte da sociedade e de sociedade como a soma dos indivíduos.
( ) Consagra o culto ao poder centralizador, na medida em que o respeito às regras e aos costumes deve prevalecer sobre a liberdade individual.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q325372 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Considerando a relação entre afetividade e cognição, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q42630 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação como uma forma de exercer a gestão democrática na escola, sendo uma oportunidade para “o gestor reconhecer e concretizar a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças”.

As afirmativas a seguir apresentam possíveis encaminhamentos para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico nas escolas.

I. Adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos.
II. Convidar representantes de todos os setores da escola para pensarem a elaboração do documento.
III. Desconsiderar os conflitos de ideias que surgem durante os debates.

Assinale a(s) afirmativa(s) contrária(s) ao caráter proposto para o documento pela legislação citada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q380560 | Biologia, Microbiologia, Professor, SEDUC PE, IPAD

As fontes primárias dos elementos carbono e nitrogênio que compõem as moléculas dos seres vivos são, respectivamente, o gás carbônico e o gás nitrogênio. Que organismos são capazes de fixar esses elementos e por meio de qual processo celular se dá a fixação do carbono?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q42645 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

No período inicial das palavras de Sócrates, há a presença de dois exemplos de diferentes figuras de linguagem; tais figuras são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.