Questões de Concurso SEDUC PE

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q379485 | Biologia, Citologia, Professor, SEDUC PE, IPAD

Assinale a seqüência correta dos eventos relacionados ao processo reprodutivo na espécie humana:

52 Q42635 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Em outubro de 2015, José foi matricular seus filhos para ano letivo de 2016 na rede pública de Pernambuco.
Seu filho caçula completaria 6 anos em janeiro de 2016 e nunca fora à escola; o filho do meio tinha sido aprovado no 5º ano; e o filho mais velho, no 9º ano do Ensino Fundamental.
Para o ano letivo de 2016, os filhos de José deverão ser matriculados, respectivamente,

53 Q604923 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Resumo é a apresentação concisa e seletiva de um texto, aplicável aos diversos tipos de publicação, ressaltando de forma clara e sintética a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes. Assinale a alternativa correta:

54 Q42633 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar.

A respeito das possíveis propostas para essa aula de acordo com diferentes matrizes teóricas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A professora, em uma concepção tradicionalista, mostra o material, pede que os alunos abram o livro-texto e que leiam o capítulo “Água e suas características” para encontrarem as informações de que precisam.
( ) A professora, segundo a concepção tecnicista, apresenta os materiais, mistura o açúcar com a água, mostra o copo aos alunos e conclui que a água se caracteriza com um solvente.
( ) A professora, segundo a concepção interacionista, pede que os alunos misturem o açúcar na água. A seguir, pergunta aos alunos o que eles acham que aconteceu e, ao ouvir de seus alunos que o açúcar “sumiu”, sugere que eles provem a água.

As afirmativas são, respectivamente,

55 Q325372 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Considerando a relação entre afetividade e cognição, é incorreto afirmar:

56 Q474882 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor, SEDUC PE, IPAD

El estatuto del Niño y del Adolescente trata del derecho a la educación, a la cultura, al deporte y al ocio, afirmando:

57 Q42632 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Segundo o documento “Base Curricular Comum para as redes públicas do estado de ensino de Pernambuco”, relacione os paradigmas da Educação na modernidade às respectivas definições.

1. Paradigma do interesse
2. Paradigma da obrigação
3. Paradigma da solidariedade

( ) Propõe a superação do antagonismo disseminado entre o espaço social e o indivíduo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
( ) Funda-se na concepção de que os objetivos pessoais devem ser priorizados sobre os coletivos, daí advindo a noção de indivíduo como uma célula à parte da sociedade e de sociedade como a soma dos indivíduos.
( ) Consagra o culto ao poder centralizador, na medida em que o respeito às regras e aos costumes deve prevalecer sobre a liberdade individual.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

58 Q380560 | Biologia, Microbiologia, Professor, SEDUC PE, IPAD

As fontes primárias dos elementos carbono e nitrogênio que compõem as moléculas dos seres vivos são, respectivamente, o gás carbônico e o gás nitrogênio. Que organismos são capazes de fixar esses elementos e por meio de qual processo celular se dá a fixação do carbono?

59 Q42630 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação como uma forma de exercer a gestão democrática na escola, sendo uma oportunidade para “o gestor reconhecer e concretizar a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças”.

As afirmativas a seguir apresentam possíveis encaminhamentos para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico nas escolas.

I. Adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos.
II. Convidar representantes de todos os setores da escola para pensarem a elaboração do documento.
III. Desconsiderar os conflitos de ideias que surgem durante os debates.

Assinale a(s) afirmativa(s) contrária(s) ao caráter proposto para o documento pela legislação citada.

60 Q42645 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

No período inicial das palavras de Sócrates, há a presença de dois exemplos de diferentes figuras de linguagem; tais figuras são, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.