Início

Questões de Concursos SEDUC RJ

Resolva questões de SEDUC RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q326081 | Pedagogia, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

Na avaliação formativa, a formação integral do aluno, quanto a sua função social e de aprendizagem, deve basear-se no desenvolvimento de suas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q224254 | Educação Física, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

Durante a tramitação da atual LDB, a Educação Física foi "manipulada" de várias formas e por grupos diferentes de acordo com os mais diversos interesses, com avanços e retrocessos de toda sorte. Segundo Castellani Filho (1998), uma vez promulgada tal lei, em relação à posição no currículo ofi cial nacional e concepção, manteve-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q373409 | Português, Colocação Pronominal, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Considerando que todas as frases a seguir devem estar redigidas segundo a norma culta da língua, aquela que apresenta um erro no emprego do pronome pessoal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q483388 | Geografia, Conferências e Tratados Ambientais, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A APEC (Fórum Econômico da Ásia e do Pacífi co) é um organismo intergovernamental criado em 1993 para consulta e cooperação econômica que pretende, até 2020, implantar uma zona de livre comércio entre seus vinte membros. A APEC é um poderoso bloco econômico que representa cerca de metade do PIB, 40% do comércio mundial e mais de 2,5 bilhões de habitantes. Um dos principais obstáculos à afi rmação desse bloco econômico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q794638 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O existencialismo, pelo modo como elabora a questão da liberdade e da autenticidade como elementos centrais da existência humana, do ser humano como ser autoconsciente que cria a si mesmo, assume a dimensão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q341049 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Renato decidiu dar carona de carro ao seu colega Roberto e os dois marcaram de se encontrar entre 16h e 17h. Mas, para um não ficar esperando por muito tempo o outro, eles decidiram que iriam esperar apenas por 15min. Por exemplo, se Renato chegar às 16h 20min vai esperar o Roberto até 16h 35min. Se, até esse horário Roberto não tenha chegado ainda, Renato vai embora. O mesmo exemplo se aplica se Roberto chegar primeiro. A probabilidade deles não se encontrarem é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q224918 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

Gallahue e Ozmun (2003) afi rmam que um auto conceito negativo ou defi ciente pode resultar em problemas de comportamento, dificuldade de aprendizagem e delinquência. Segundo os autores, a percepção que o estudante tem de si afeta o nível de desempenho acadêmico. E os educadores precisam saber utilizar as atividades motoras para encorajar a formação de auto conceitos positivos e estáveis. Ainda de acordo com os autores citados, é muito importante que as experiências motoras dos educandos sejam orientadas para o êxito, pois assim auxiliariam na melhora do auto conceito. E para que isso aconteça, Gallahue e Ozmun sugerem que os educadores usem métodos de abordagens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q220692 | Gestão de Pessoas, Avaliação de desempenho, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

O desempenho fraco, na avaliação genérica das práticas de gestão de pessoas, é representado por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q338553 | Matemática, Trigonometria, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Considere as circunferências C1 : x2 – 4y + 2x + y2 – 4 = 0 e C2 : x2 – 6x + y2 = – 5. Essas circunferências, em relação à posição relativa entre si, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q176251 | Informática, Hardware, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

A figura se refere a uma impressora multifuncional 3 em 1.

Analise as afirmativas a seguir.

I- Gera arquivos em formato PDF.

II- Opera como uma fotocopiadora.

III- Digitaliza imagens em formato SCR.

IV- Converte fotos do formato CDR para JPG.

V- Imprime documentos em formatos Carta e A4.

Duas afirmativas que representam características dessa impressora são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q222253 | Português, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 2

PENSAMENTOS DO MILLÔR

O Estado só deveria dar ao indivíduo, como educação, o aprendizado da leitura. Daí em diante o cidadão seria, do ponto de vista ofi cial, completamente deseducado, o Estado criando apenas vastíssimas bibliotecas e centros de informações, onde o cidadão pudesse encontrar todas (mas todas mesmo) as tendências culturais existentes. Ao chegar à puberdade (14, 15, 16, 17 anos ou quando ele próprio decidisse) o cidadão frequentaria centros de aprendizado técnico, onde lidaria com máquinas e instrumentos necessários a uma educação técnica, não abstrata. Os cidadãos interessados apenas em atividades abstratas – escrever, pintar, psicanalisar ou politicar – frequentariam, se quisessem, locais de discussão – ágoras modernas – mas continuariam, no sentido atual, totalmente autodidatas. O sistema educacional vigente é apenas uma maneira de levar a ignorância às suas extremas consequências.

(Millôr Fernandes, Definitivo)

A alternativa que apresenta uma afirmação adequada sobre aspectos gráficos do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q794490 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Na visão de Kant ( in Marcondes,1997), a tarefa da crítica consiste em realizar o exame dos limites da razão teórica e estabelecer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q794744 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em sua obra Poética, Aristóteles analisa a tragédia grega de sua época e a tradição da poesia épica, desenvolvendo duas noções de grande influência na teoria e na crítica literária. São as noções de catarsis (efeito purificador produzido nos que assistem às tragédias) e de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q226764 | Gestão de Pessoas, Recursos humanos, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

Um aspecto da pesquisa de atitude quanto à organização é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q222035 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC RJ, CEPERJ

Na fisiologia do sistema urinário humano, durante a formação da urina, a filtração, a reabsorção e a secreção ocorrem respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q339802 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A negação da sentença “Todos os professores de Matemática são inteligentes” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q332897 | Matemática, Progressões, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A soma dos termos de ordem ímpar de uma progressão geométrica ilimitada é igual a 128 e a soma dos termos de ordem par é igual a 32. A soma dos algarismos do 1° termo será igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q794582 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Comandar e agir, segundo comandos; relatar um acontecimento; conjecturar sobre o acontecimento; expor uma hipótese e prová-la; cantar uma cantiga de roda são exemplos que Wittgenstein (1996) aponta, ao analisar “as diversas maneiras de se usar a linguagem”, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q178168 | Português, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO OFICIAL

DIMENSÕES DA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO

No cenário de reformas educacionais, as transformações socioeconômicas interferem na escola e estimulam o desenvolvimento de estratégias específi cas de gestão do trabalho. As transformações organizacionais expressam-se, como lembram Terssac e Lompré (1996), em um conjunto de regulamentos e incitações, de dispositivos explícitos e obrigações implícitas, os quais se imbricam mais ou menos harmoniosamente com as regras em vigor. Os modos de gestão da carreira centrados no indivíduo convivem com o estímulo ao trabalho coletivo, à cooperação, à descentralização e autonomia local (...). Contradições desse tipo são reguladas, por vezes, pelo trabalhador, em situação de urgência, incidindo sobre o modo operatório e degradando as condições de trabalho. Com base nos conhecimentos em ergonomia, sabe-se que, no curso da ação, o trabalhador decide sobre o modo operatório, a depender dos objetivos gerais da tarefa e daqueles objetivos que ele elabora para adaptar as suas operações ao quadro temporal e aos imprevistos que surgem derivados da variabilidade do objeto e dos processos (Theureau, 1990). Em situação de urgência (evento inesperado ou quando as tarefas se sobrepõem), o modo operatório possível é aquele mais rápido. Ora, trabalhar sob pressão temporal pode desfavorecer o desenvolvimento de estratégias de autoproteção à saúde, como buscar a postura mais confortável, permanecer sentado com o dorso apoiado, evitar abuso vocal. É possível também que o modo operatório mais rápido implique abandonar investimentos em direção à maior aproximação do aluno e das suas necessidades, denotando perda da qualidade e sensação de trabalho inacabado ou objetivo não alcançado. (...) A gestão da sala de aula é considerada dependente da expertise
pedagógica e das competências individuais e de relacionamento dos docentes, e pouca ênfase é dada às situações objetivas de trabalho. Exemplifi cando, no plano pedagógico está previsto trabalho em grupo. Contudo, a desproporção entre o número de alunos e o espaço físico gera perturbações na condução da atividade pedagógica. As ausências dos professores que foram convocados para tarefas outras na estrutura escolar, ou afastados por doença, provocam reordenamento do trabalho na escola. Os profi ssionais presentes terão de lidar com o aumento do volume de trabalho ao receberem em suas salas os alunos do colega que se ausentou. Os professores entrevistados por Silva (2007) têm a impressão de "guardar" aluno quando substituem a ausência do colega. Improvisos e criação de atividades em tempo real causam-lhes a sensação, segundo os seus dizeres, de "bombeiros para apagar incêndio" ou "gaiatos jogados na sala". Atividades dessa natureza são resultado dos improvisos dos "substitutos" no lugar do esperado ensino programático. Em realidade, na ausência do professor os alunos passam a fazer qualquer atividade para se manterem mais ou menos disciplinados dentro das escolas. Estas são situações que trazem consequências diretas para o rendimento ou aproveitamento dos alunos. Os professores convivem com a fragilidade da relação de seus alunos com o processo de aprendizagem, pois a abertura da escola a novos contingentes da população trouxe problemas inusitados. As restrições de acesso do universo familiar à cultura escolar e o consumo de produtos culturais de massa sob o signo da imagem e do som estão na base dos comportamentos alheios aos objetivos pedagógicos. Superar essa realidade é crucial para a motivação do aluno, que precisa ser convencido da importância do seu esforço para vencer as difi culdades e abrir-se para a dedicação (Barrère, 2002). (...) Resumindo, a gestão atua sobre os recursos humanos, gerando mais tarefas e exigindo um perfi l fl exível em detrimento de adequações ou de medidas facilitadoras como recursos materiais (microfones, salas de vídeo, ambiente multimeios), dimensio dimensionamentos qualitativo (habilidades e formação dos membros da equipe) e quantitativo do efetivo, projeto da sala de aula etc. Ou em outros casos, dependendo do modelo de gestão adotado pelas redes de ensino ou pelas escolas, pode resultar em práticas que bloqueiam a criatividade dos professores e interferem até mesmo na aprendizagem do aluno. Nos dizeres da professora entrevistada por Noronha (2001), há limites em sua autonomia, porque, muitas vezes, terá de trabalhar de uma forma contrária àquela mais apropriada, segundo a sua experiência com os alunos, para o nível e o estágio de aprendizagem do aluno. (Ada Ávila Assunção e Dalila Andrade Oliveira. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, nº 107, ago. 2009)

A vírgula delimita fronteira entre orações em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q225140 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

O método de desenvolvimento de pessoas no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.