Início

Questões de Concursos SEDUC RJ

Resolva questões de SEDUC RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q794785 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Marcondes (1997), a filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q483123 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Existe uma clara tendência no atual mundo globalizado para a formação de organizações econômicas supranacionais, que objetivam a integração econômica de seus países membros. Estes, por sua vez, para participar dessas organizações, pagam o preço da perda – mesmo que parcial – de sua soberania. Essa perda de soberania é proporcional à abrangência da integração entre os países membros: quanto maior for a integração da organização, maior será a perda de soberania. Assim, dentro de cada país, surgem calorosos debates sobre o ingresso em uma organização supranacional, onde isolamento econômico e perda de competitividade, por um lado, e enfraquecimento político e avanço de práticas imperialistas, por outro, são argumentos comumente usados pelos que defendem posições favoráveis ou não à participação nessas organizações. A associação correta entre o tipo de acordo econômico e seu respectivo exemplo, em que há a livre circulação de produtos, serviços e pessoas entre os países membros, a implantação da tarifa externa comum e da livre circulação de produtos, além da existência de moeda única, políticas macroeconômicas comuns (taxas de juros, câmbio, teto da dívida pública etc.) e um único banco central é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q174918 | Gestão de Pessoas, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

No modelo do sistema padronizado, o trabalho em uma escola pode ser dividido em função, atividade, tarefa e passo. Neste contexto, a etapa atividade corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q794550 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A espontaneidade de ação, a independência de determinações estranhas ou empíricas e a autodeterminação, como um jogo subjetivo e estético das faculdades, caracterizam a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q175067 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Um Diretor quer colocar nos quadros administrativos da escola dois amigos de sua mulher e sua própria mulher. Do ponto de vista das análises que procuram interpretar características da formação cultural do Brasil, em face da democracia, cidadania e burocracia, este comportamento é conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q795196 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

“Todos os instintos sob enorme força repressiva, volvem para dentro, e a isso chamo interiorização do homem [...]”. A partir dessa interiorização, se desenvolve o que mais tarde Nietzsche denominará:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q321434 | Pedagogia, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

As atitudes e comportamentos de um professor em sala de aula e problemas aí surgidos, precisam ser pensados e resolvidos ou encaminhados para uma solução, exigindo uma qualidade de relação pessoal e social que permita, pelo menos, que ocorram tentativas de compreensão e equilíbrio pessoal, social, profissional e de independência de juízo com responsabilidade social. Tal atitude é reconhecida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q174523 | Português, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO OFICIAL

DIMENSÕES DA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO

No cenário de reformas educacionais, as transformações socioeconômicas interferem na escola e estimulam o desenvolvimento de estratégias específi cas de gestão do trabalho. As transformações organizacionais expressam-se, como lembram Terssac e Lompré (1996), em um conjunto de regulamentos e incitações, de dispositivos explícitos e obrigações implícitas, os quais se imbricam mais ou menos harmoniosamente com as regras em vigor. Os modos de gestão da carreira centrados no indivíduo convivem com o estímulo ao trabalho coletivo, à cooperação, à descentralização e autonomia local (...). Contradições desse tipo são reguladas, por vezes, pelo trabalhador, em situação de urgência, incidindo sobre o modo operatório e degradando as condições de trabalho. Com base nos conhecimentos em ergonomia, sabe-se que, no curso da ação, o trabalhador decide sobre o modo operatório, a depender dos objetivos gerais da tarefa e daqueles objetivos que ele elabora para adaptar as suas operações ao quadro temporal e aos imprevistos que surgem derivados da variabilidade do objeto e dos processos (Theureau, 1990). Em situação de urgência (evento inesperado ou quando as tarefas se sobrepõem), o modo operatório possível é aquele mais rápido. Ora, trabalhar sob pressão temporal pode desfavorecer o desenvolvimento de estratégias de autoproteção à saúde, como buscar a postura mais confortável, permanecer sentado com o dorso apoiado, evitar abuso vocal. É possível também que o modo operatório mais rápido implique abandonar investimentos em direção à maior aproximação do aluno e das suas necessidades, denotando perda da qualidade e sensação de trabalho inacabado ou objetivo não alcançado. (...) A gestão da sala de aula é considerada dependente da expertise
pedagógica e das competências individuais e de relacionamento dos docentes, e pouca ênfase é dada às situações objetivas de trabalho. Exemplifi cando, no plano pedagógico está previsto trabalho em grupo. Contudo, a desproporção entre o número de alunos e o espaço físico gera perturbações na condução da atividade pedagógica. As ausências dos professores que foram convocados para tarefas outras na estrutura escolar, ou afastados por doença, provocam reordenamento do trabalho na escola. Os profi ssionais presentes terão de lidar com o aumento do volume de trabalho ao receberem em suas salas os alunos do colega que se ausentou. Os professores entrevistados por Silva (2007) têm a impressão de "guardar" aluno quando substituem a ausência do colega. Improvisos e criação de atividades em tempo real causam-lhes a sensação, segundo os seus dizeres, de "bombeiros para apagar incêndio" ou "gaiatos jogados na sala". Atividades dessa natureza são resultado dos improvisos dos "substitutos" no lugar do esperado ensino programático. Em realidade, na ausência do professor os alunos passam a fazer qualquer atividade para se manterem mais ou menos disciplinados dentro das escolas. Estas são situações que trazem consequências diretas para o rendimento ou aproveitamento dos alunos. Os professores convivem com a fragilidade da relação de seus alunos com o processo de aprendizagem, pois a abertura da escola a novos contingentes da população trouxe problemas inusitados. As restrições de acesso do universo familiar à cultura escolar e o consumo de produtos culturais de massa sob o signo da imagem e do som estão na base dos comportamentos alheios aos objetivos pedagógicos. Superar essa realidade é crucial para a motivação do aluno, que precisa ser convencido da importância do seu esforço para vencer as difi culdades e abrir-se para a dedicação (Barrère, 2002). (...) Resumindo, a gestão atua sobre os recursos humanos, gerando mais tarefas e exigindo um perfi l fl exível em detrimento de adequações ou de medidas facilitadoras como recursos materiais (microfones, salas de vídeo, ambiente multimeios), dimensio dimensionamentos qualitativo (habilidades e formação dos membros da equipe) e quantitativo do efetivo, projeto da sala de aula etc. Ou em outros casos, dependendo do modelo de gestão adotado pelas redes de ensino ou pelas escolas, pode resultar em práticas que bloqueiam a criatividade dos professores e interferem até mesmo na aprendizagem do aluno. Nos dizeres da professora entrevistada por Noronha (2001), há limites em sua autonomia, porque, muitas vezes, terá de trabalhar de uma forma contrária àquela mais apropriada, segundo a sua experiência com os alunos, para o nível e o estágio de aprendizagem do aluno. (Ada Ávila Assunção e Dalila Andrade Oliveira. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, nº 107, ago. 2009)

No segundo parágrafo, o uso de parênteses justifi ca-se, respectivamente, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q794718 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O interesse pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão da polis, que passa a se organizar politicamente no sistema de democracia na Atenas do século V a.C., delimita o contexto do surgimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q175606 | Pedagogia, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O Plano Estadual de Educação (Lei 5597/09) defi niu objetivos e metas para a Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro. Entre esses objetivos e metas apontamos a ampliação, progressiva, no prazo de 5 anos, da carga horária na Educação Básica das disciplinas, de forma a que a matriz curricular passe a ter:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q319909 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Deve-se perceber a qualidade da formação de professores a partir de sua concepção. Para tal, um fator deve ser preponderante: além de se querer um professor reflexivo, crítico e criador de identidade, que sua formação seja também, de igual maneira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q591618 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Quando o acetaldeído reage com hidróxido de sódio diluído, forma-se um intermediário iônico, que reage com outra molécula de aldeído, formando um composto instável, que sofre desidratação para formar o composto A. O nome oficial deste composto, segundo a nomenclatura IUPAC é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q795041 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A retórica sofística apresenta-se como uma técnica capaz de persuadir qualquer um de qualquer coisa e põe em destaque as opiniões. Estas podem ser boas e más, melhores e piores, úteis e prejudiciais, mas nunca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q228487 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC RJ, CEPERJ

Observe as seguintes características:
• Substância gasosa produzida em diversas partes da planta.
• Sua produção é responsável direta da abscisão das folhas.
• Induz o amadurecimento dos frutos.

Essas características estão relacionadas ao seguinte hormônio vegetal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q173231 | Gestão de Pessoas, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Os melhores gerentes conseguem capitalizar as forças para tornar a organização mais eficaz. Uma declaração de missão clara pode ajudar nesse processo da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q485814 | Inglês, Gramática, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Questions 21 to 28 address both the teaching of English as a foreign language and the Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Read them and mark the right alternative: English Language Teaching practice has incorporated the following principle as part of its most recent procedures (Harmer, 1998: 32):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q373536 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

Responda às questões de números 06, 07 e 08 com base no segmento:

“Na última semana li vários editoriais de jornais e artigos de diversas tendências sobre o mesmo tema: a internet como geradora e ampliadora de um virulento e empobrecedor Fla X Flu, ou pior, de um PT X PSDB em que todos saem perdedores”.

O comentário incorreto sobre um elemento componente desse fragmento do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q220757 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A história da defesa do princípio do ensino público e gratuito no Brasil envolveu vários defensores da Escola Nova. Entre esses diferentes defensores destacam-se os seguintes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q593544 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A geometria molecular envolve o estudo da organização espacial dos átomos em uma molécula e permite a compreensão de muitas propriedades de uma substância. A “Teoria da Repulsão dos Pares Eletrônicos da Camada de Valência” (RPECV ou VSEPR em inglês) é uma ferramenta útil na sua determinação. De acordo com esta teoria, as formas moleculares corretas das espécies químicas XeF4, ICl3, TeO3 e POCl3 são,respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.