Início

Questões de Concursos SEDUC RJ

Resolva questões de SEDUC RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q794977 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A lógica hegeliana é uma lógica dialética que tem como um de seus principais fundamentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q224459 | Português, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

"Será que as novas tecnologias vão ser uma ferramenta, a par de outras, para ensinar e aprender?"
Diante da pergunta inicial do entrevistador, o entrevistado manifesta–se do seguinte modo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q224215 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

Ao apresentar algumas situações de ensino com vistas à transformação didático-pedagógica do esporte, Kunz (2001) define certas estratégias didáticas do professor e sugere os seguintes exemplos de aulas, relativos ao ensino do salto e da corrida veloz coletiva, respectivamente:

1- Somar os saltos de uma equipe para viabilizar a quebra do recorde mundial do salto em distância.
2- Desenvolver o revezamento de corrida de resistência.

Tais exemplos referem-se à estratégia de "transcendência de limites":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q484446 | Geografia, Economia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

No Brasil, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação pretende articular todas as Unidades de Conservação existentes no território. As Unidades de Conservação podem ser de dois tipos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável, que estão exemplifi cadas, respectivamente, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q177526 | Gestão de Pessoas, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma variável da avaliação externa que faz parte da seguinte dimensão estruturante do IFC/RS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q180087 | Gestão de Pessoas, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O Mercado de Recursos Humanos é constituído de pessoas que oferecem habilidades, conhecimentos e destrezas e se refere ao seguinte aspecto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q178371 | Informática, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Na internet existem determinados sites que disponibilizam uma interface otimizada, que permite ao utilizador ler e escrever e-mails usando um browser, possibilitando a recepção e o envio de mensagens de correio eletrônico. Essa interface caracteriza um recurso conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q384545 | Biologia, Evolução, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Até meados do século XVII, acreditava-se que os vermes nasciam espontaneamente na carne em putrefação. Uma hipótese de que os vermes nasciam dos ovos depositados por moscas e não por geração espontânea foi formulada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q794942 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

À síntese dialética da consciência e da autoconsciência, Hegel (in Marcondes, 1997) chama de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q178137 | Pedagogia, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O estudo e a leitura atenta dos Parâmetros Curriculares Nacionais nos levam a considerar que constituem uma proposta que se funda na concepção de que a aprendizagem se constrói por um processo cognitivo com base na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q225246 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, o projeto-político pedagógico - PPP das unidades escolares deve traduzir a proposta educativa da escola. Sobre o PPP, está correta a seguinte assertiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q222233 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Antoni Zabala diz que nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. Esses esquemas se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto do conhecimento. Assim, é correto afirmar que a natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q593234 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

CnH 2n+2 é a fórmula geral da classe de compostos orgânicos chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q224407 | Português, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

"Não quero dizer com isto que as escolas não explorarão as novas tecnologias. Nada disso! O que pretendo dizer é que o farão de forma muito mais moderada do que seria de esperar, em torno de centros de recursos – esses sim, bem equipados, com um conjunto variado de títulos didácticos, e com uma indispensável ligação às redes electrónicas. Em contrapartida, duvido em absoluto da viabilidade (e justificação) dos cenários, ainda muito defendidos, de escolas com um terminal para cada aluno e com redes internas por todo o lado".
O vocábulo que, nesse segmento do texto, não apresenta a função de coesão referencial é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q483004 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Pode-se definir biomas como uma área de espaço geográfico caracterizado por um conjunto de ecossistemas terrestres com vegetação, solo e fisionomia (características) típicos no qual predomina certo tipo de clima. No Brasil, encontram-se diversos tipos de biomas. Os tipos de biomas que ocorrem no Nordeste do Brasil são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q320748 | Pedagogia, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

O pensamento pedagógico moderno sofreu infl uências de várias escolas sociológicas. Comte, citado por Piletti (2006), deu início a esses estudos ao sustentar, como princípio básico, o modelo educacional de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q227414 | Português, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 3

O FUTURO DA EDUCAÇÃO PERANTE A NOVA TECNOLOGIA

Dias de Figueiredo (org.)

"Será que as novas tecnologias vão ser uma ferramenta, a par de outras, para ensinar e aprender?" Sem dúvida! E serão ferramentas com importância crescente. Mas importa esclarecer aqui um aspecto em que a minha visão diverge da habitual. A opinião comum é que essas ferramentas serão usadas principalmente nas escolas. A minha visão é que serão usadas majoritariamente em casa e em centros de recursos publicamente disponíveis (centros estes que evoluirão a partir das bibliotecas públicas). Esta minha opinião baseia se em três razões principais. Primeiro, as escolas não têm condições financeiras para manterem um grande parque de equipamento que se torna obsoleto todos os dois ou três anos, nem para adquirirem um número significativo de licenças de títulos didácticos, sempre em renovação. Segundo, o ritmo de evolução das tecnologias torna incomportável em termos financeiros, e insustentável em termos profissionais, uma formação e reciclagem permanente dos professores "para as tecnologias". Terceiro, as empresas produtoras de suportes e serviços didácticos só conseguem encontrar viabilidade económica para uma prestação de qualidade se se dirigirem ao mercado alargado do grande consumo. Já actualmente, o mercado doméstico de equipamentos e produtos de software é incomparavelmente mais visível do que o mercado das escolas. Não quero dizer com isto que as escolas não explorarão as novas tecnologias. Nada disso! O que pretendo dizer é que o farão de forma muito mais moderada do que seria de esperar, em torno de centros de recursos - esses sim, bem equipados, com um conjunto variado de títulos didácticos, e com uma indispensável ligação às redes electrónicas. Em contrapartida, duvido em absoluto da viabilidade (e justificação) dos cenários, ainda muito defendidos, de escolas com um terminal para cada aluno e com redes internas por todo o lado.

"Não quero dizer com isto que as escolas não explorarão as novas tecnologias. Nada disso! O que pretendo dizer é que o farão de forma muito mais moderada do que seria de esperar, em torno de centros de recursos - esses sim, bem equipados, com um conjunto variado de títulos didácticos, e com uma indispensável ligação às redes electrónicas. Em contrapartida, duvido em absoluto da viabilidade (e justificação) dos cenários, ainda muito defendidos, de escolas com um terminal para cada aluno e com redes internas por todo o lado". O vocábulo que, nesse segmento do texto, não apresenta a função de coesão referencial é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q373343 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A concordância com o verbo ser não é aceita como correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q178315 | Administração Pública, Nova gestão pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Nos últimos anos, a ideia de que a participação mais direta e ativa dos cidadãos nas esferas de decisão das políticas públicas e nas ações governamentais em geral tornou-se um imperativo para que as instituições públicas fossem relegitimadas enquanto instituições efetivamente representativas e democráticas. O conjunto de procedimentos e mecanismos que levam os decisores governamentais e dirigentes públicos a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.