Questões de Concursos SEDUC SP

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101Q221397 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Para proporcionar experiências que despertem a curiosidade dos alunos sobre o patrimônio material e imaterial de sua cidade, o docente organiza visitas a alguns museu e casas de cultura de São Paulo: o Museu da Cidade de São Paulo, a Pinacoteca e a Cassa de Cultura do Butantã.
Com relação aos objetivos de educação patrimonial presentes nesta atividade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Compreender a função contemporânea dos museus, espaços onde se guardam as criações do passado, para oferecer um testemunho material e um registro preciso de como era a vida das sociedades pretéritas.
( ) Identificar as transformações da cidade e da sociedade através da análise da arquitetura dos museus e dos acervos que lhes foram destinados.

( ) Estabelecer a ligação entre o saber escolar e o comunitário, permitindo que os alunos se apropriem do universo artístico e cultural em sua dimensão local e regional.

As afirmativas são, respectivamente,
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102Q692214 | Português, Interpretação de Textos, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

O “caráter profético” mencionado no 3° parágrafo – … o livro de Levrero destaca-se não só pela atualidade mas também pelo caráter profético. – está relacionado, segundo conclui o autor do texto, à concretização da previsão do livro segundo a qual
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103Q683939 | Português, Sintaxe, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Alterando-se a expressão “o caramujo” para o plural (os caramujos), o texto do último quadrinho assumirá, em conformidade com a norma-padrão de concordância da língua portuguesa, a seguinte redação:
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104Q228003 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Segundo Borges (2005), são procedentes as críticas ao modelo curricular da formação de Professores de Educação Física.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. As críticas afirmam que o currículo está distante da realidade, estruturando–se de uma forma compartimentalizada, o que pode ser identificado na fragmentação entre teoria e prática.
II. As críticas afirmam que o currículo está estruturado com ênfase em conteúdos da área desportiva e biomédica
III. As críticas afirmam que o currículo separa os conhecimentos específicos da área da Educação Física dos conhecimentos pedagógicos, do conhecimento da sociedade e do conhecimento filosófico.
Assinale.

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105Q226004 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Com relação à presença da mídia no cotidiano dos alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. A mídia transmite informações, alimenta o imaginário e dita atitudes.
II. A mídia desconstrói novos sentidos e modalidades de entretenimento e consumo.
III. A escola deve tornar–se, explícita e intencionalmente, mais um contexto de mediação que se interpõe entre os(as) alunos(as) e as mídias.
Assinale:

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106Q222235 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que não corresponde à importância do ensino de Teatro na escola.

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107Q223625 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

São estratégias usadas para transformar os docentes de arte em mediadores culturais, à exceção de uma. Assinale a.

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108Q688794 | Português, Interpretação de Textos, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

A frase do primeiro quadrinho “Se eu tivesse um computador, com certeza ia tirar notas melhores…” está corretamente reescrita, sem alteração do sentido do texto original e de acordo com a norma padrão da língua, em: 
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109Q681395 | Legislação Estadual, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

No que concerne à Proteção Especial, a Constituição do Estado de São Paulo determina que o Poder Público promoverá programas especiais, admitindo a participação de entidades não governamentais e tendo como propósito:
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110Q221182 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo estabelece que a Educação Física, no ensino fundamental deve aprofundar os conhecimentos sobre jogo, esporte, ginástica, etc., atribuindo– lhes os "sentidos e intencionalidades presentes nas codificações das culturas esportiva, lúdica, gímnica, das lutas e rítmica." (pag. 44).
Com base no descrito e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas a seguir.
I. O gesto desportivo deve ser demonstrado com precisão pelo professor, para que o aluno possa repeti–lo perfeitamente.
II. O professor deve incentivar o aluno a desenvolver seu gesto, guiando–o para uma execução eficiente.
III. O professor deve orientar o aluno no sentido de uma execução eficiente, mas abrindo espaço para que ele arrisque movimentos mais complexos.
Assinale:

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111Q689074 | Legislação Estadual, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Nos termos da Lei Complementar n° 1.080, de 17.12.2008, no que concerne à licença-prêmio aos integrantes dos quadros das Secretarias de Estado, é correto afirmar que 
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112Q221306 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC SP, FGV

muito grande a similaridade genética entre o homem e os grandes macacos (Pongo: Orangotango, Pan: Chimpanzé, Gorilla: Gorila e Hylobates: Gibões).
Essa grande similaridade reforça a hipótese criada por Charles Darwin da descendência comum.
Assinale a alternativa que indica a ordem decrescente da similaridade gênica dos gêneros de primatas, em relação ao homem.

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113Q691419 | Legislação Estadual, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Nos termos do Decreto n° 60.428, de 08.05.2014 (aprova o Código de Ética da Administração Pública Estadual e dá nova redação a dispositivos do Decreto n° 57.500, de 8 de novembro de 2011), assinale a alternativa correta.
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114Q223483 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC SP, FGV

O microscópio óptico é o instrumento mais utilizado na observação de células e algumas de suas estruturas. Assinale a alternativa que só apresenta células e elementos celulares perceptíveis na microscopia óptica.

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115Q228335 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Um dos desafios frequentes das aulas de Teatro é a apresentação de cenas sem falas.
Ao solicitar tal atividade, o professor tem como objetivos
I. reduzir o barulho excessivo em sala de aula.
II. estimular o desenvolvimento das ações físicas do aluno.
III. promover novas formas de comunicação e expressão.
Assinale:

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116Q683743 | Português, Interpretação de Textos, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
A legião on-line 
Um dos temas de “O Romance Luminoso”, a obra póstuma e incrivelmente contemporânea de Mario Levrero, é o uso da internet como antidepressivo. Sem alcançar a tal experiência luminosa que lhe permitiria escrever um romance iniciado há 15 anos, o autor passa os dias em frente ao computador curtindo o fracasso. Baixa e elabora programas, joga paciência, busca sites ao acaso. Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: a televisão. É um transtorno cada vez mais comum. Todo mundo conhece alguém que está sempre conectado; acorda e já olha o celular, o qual dormiu ao lado dele na cama; checa os aplicativos de cinco em cinco minutos; quando não está on-line, sente ansiedade, mau humor, angústia, tristeza. Os viciados em smartphones são uma legião. Publicado em 2005, o livro de Levrero destaca-se não só pela atualidade mas também pelo caráter profético. A páginas tantas, o autor anota: “O mundo do computador já foi invadido pelos abjetos*, e quanto mais barato fica mais cresce a abjeção. Não porque os pobres sejam necessariamente abjetos, e sim porque as pessoas mais vivas usarão as maravilhas tecnológicas para embrutecer mais ainda os pobres”. E conclui: “A internet tem mostrado, cada vez mais claramente, para que nasceu, e, com vistas a esse objetivo, será controlada por comerciantes e estadistas”. Isso nos leva, naturalmente, a pensar na relação das redes sociais com a empresa de dados políticos ligada à campanha presidencial de Donald Trump. Ou, em outro caso, sendo obrigadas a excluir contas por suspeita de fraude. Esse cenário de disseminação de informações questionáveis – com o fim de manipular condutas –, mas que em geral têm aceitação, aprofunda mais ainda a abjeção diagnosticada por Levrero. Que tal passar mais tempo off-line? (Alvaro Costa e Silva. Folha de S.Paulo, 11.08.2018. Adaptado) *Abjeto: de abjeção ? ato, estado ou condição que revela alto grau de torpeza, degradação.
Segundo as informações dos dois primeiros parágrafos do texto, 
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117Q692460 | Legislação Estadual, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Nos termos da Lei Complementar n° 1.080, de 17.12.2008, é correto afirmar que promoção é a 
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118Q692598 | Português, Pontuação, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

A reescrita do trecho “Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: a televisão.” preserva o sentido do texto original e atende à norma-padrão de pontuação e de regência verbal, em:
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119Q227715 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC SP, FGV

A Introgressão genética é a passagem ou fluxo de genes de uma espécie para outra diferente. Essa transferência ocorre normalmente na natureza e também pode ser realizada por cientistas, que introduzem genes, os chamados transgenes, de uma espécie em outra, criando organismos transgênicos. Há muitas críticas à criação de plantas transgênicas. Com relação à produção de plantas transgênicas, são feitas as afirmativas a seguir.
I. Na área dos cultivos de algodão transgênico e suas adjacências houve diminuição na população e na diversidade de insetos em geral.
II. Em áreas de cultivo de algumas plantas transgênicas foram registradas transferências de vários transgenes de resistência a herbicidas para espécies de plantas daninhas.
III. Não foi observada a transferência de genes das plantas transgênicas para plantas de outras espécies.
Assinale:

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120Q690573 | Legislação Estadual, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Nos termos da Constituição do Estado de São Paulo, é correto afirmar que os municípios responsabilizar-se-ão
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